Quais alternadores dão certo no Opala 76? De quais carros?
Sei que do astra da certo... mas qual astra?
Os alternadores que carregam em baixa são melhores né?
Queria saber de vários para poder pesquisar preços...
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andreleuch escreveu:Pessoal, quero colocar um alternador mais forte no meu Opala 76 que está com o alternador original ainda...
Quais alternadores dão certo no Opala 76? De quais carros?
Sei que do astra da certo... mas qual astra?
Os alternadores que carregam em baixa são melhores né?
Queria saber de vários para poder pesquisar preços...
Precisa apenas pegar a polia do alternador do opala e colocar no do ômega. O do astra precisa fazer isso, fabricar suporte (se o seu carro for 4 cilindros com direção hidráulica), desvendar as ligações elétricas, etc...skuzam escreveu:O do omega foi só instalar mesmo não preciso trocar nada? To querendo troca o meu por causa do meu som, mais eu tava pensando no de astra.
AndreMD escreveu:O meu 74 funciona com um de Corsa. 100%, gera que é uma beleza!
Eu já peguei o carro com esse alternador. Mas o que dá pra ver pela foto, é que foi necessário trocar a polia e o suporte original foi mantido, não precisou de adaptação para a fixação.
Quanto à parte elétrica, não sei o que foi feito.
AndreMD escreveu:opala4cc, não entendi a sua ironia.
estou ilustrando o que o amigo do fórum pediu, o que há de engraçado nisso?
Guima escreveu:Bom saber que do omega da certo, também tinha a idéia de pegar um de Astra.
gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
opala4cc escreveu:gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
Tá aí um que me escutou! Pelo menos na segunda tentativa...
A informação sobre a correia é informação nova, pois no meu caso não precisei trocar (4cil com DH e AC). Também é novidade o alternador do tempra ter componentes assim tão caros! Você sabe me dizer se era um bosch ou Magnetti Marelli? É por causa dessa história de componentes caros que não me aventuro nesses alternadores de 65A do opala modificados para 100A. Pelo menos não me aventuro até saber que componentes foram colocados lá dentro, quanto custam e se têm disponível no mercado de reposição nacional! As peças do alternador do ômega (130A e 140A) não são baratinhas como as do opala, mas estão na média do preço das peças dos alternadores dos vectras, astras, etc...
Rubão6cc escreveu:gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
Aliás...tinha que ser de Tempra..parece que tudo que tem relação com esse carro é uma bomba..
Bom ver que está investindo na barca amigo...deu uma animada com ela novamente? Lembro de um tópico antigo que vc estava bem desanimado..opala4cc escreveu:
Tá aí um que me escutou! Pelo menos na segunda tentativa...
A informação sobre a correia é informação nova, pois no meu caso não precisei trocar (4cil com DH e AC). Também é novidade o alternador do tempra ter componentes assim tão caros! Você sabe me dizer se era um bosch ou Magnetti Marelli? É por causa dessa história de componentes caros que não me aventuro nesses alternadores de 65A do opala modificados para 100A. Pelo menos não me aventuro até saber que componentes foram colocados lá dentro, quanto custam e se têm disponível no mercado de reposição nacional! As peças do alternador do ômega (130A e 140A) não são baratinhas como as do opala, mas estão na média do preço das peças dos alternadores dos vectras, astras, etc...
Opala4cc vi uma foto lá em cima no começo do tópico, dum cofre de Opala 4 cc com ar...é do seu? Se for o que usou pra encapar as mangueiras do AC?
IVAN4100 escreveu:RECOMENDO O ALTERNADOR EXTRA FORTE DE 100 AMPERES PARA OPALA DA MARCA DOK CAR! São montadores de componentes elétricos. O alternador é feito com peças BOSCH.
O melhor de tudo é que é plug'n play. É só tirar o antigo e colocar o dok car.
Eu coloquei um no meu opala 6 cilindros com AC faz seis meses, e estou curtindo muito. Resolveu os meus problemas.
Além do que os alternadores dk car são novos e possuem garantia de 6 meses. E é muito mais barato comprar um novo deles do que montar os de astra e ômega usados (estes necessitam mudar polia e outras adaptações).
A ÚNICA COISA QUE PRECISA FAZER AO INSTALAR O ALTERNADOR DOK CAR É INSTALAR UM CABO DE MAIOR CAPACIDADE DIRETO DA BATERIA PARA ELE.
Segue o site:
http://www.dokcar.com.br/
Rubão6cc escreveu:gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
Aliás...tinha que ser de Tempra..parece que tudo que tem relação com esse carro é uma bomba..
Bom ver que está investindo na barca amigo...deu uma animada com ela novamente? Lembro de um tópico antigo que vc estava bem desanimado..opala4cc escreveu:
Tá aí um que me escutou! Pelo menos na segunda tentativa...
A informação sobre a correia é informação nova, pois no meu caso não precisei trocar (4cil com DH e AC). Também é novidade o alternador do tempra ter componentes assim tão caros! Você sabe me dizer se era um bosch ou Magnetti Marelli? É por causa dessa história de componentes caros que não me aventuro nesses alternadores de 65A do opala modificados para 100A. Pelo menos não me aventuro até saber que componentes foram colocados lá dentro, quanto custam e se têm disponível no mercado de reposição nacional! As peças do alternador do ômega (130A e 140A) não são baratinhas como as do opala, mas estão na média do preço das peças dos alternadores dos vectras, astras, etc...
Opala4cc vi uma foto lá em cima no começo do tópico, dum cofre de Opala 4 cc com ar...é do seu? Se for o que usou pra encapar as mangueiras do AC?
opala4cc escreveu:
Sim, é do meu opala. Eu usei isolantes térmicos de tubulação. Muito comum de se ver em aparelhos de AC do tipo split. Uma das empresas que fabrica é a http://www.polipex.com.br/
mas tem outras fabricantes por aí. Em Porto Alegre, uma das lojas aonde pode ser adquirido este produto é a frigelar, fica na zona norte, mas tem outras lojas similares na região.
Sobre o revestimento da tubulação, eu usei um critério pouco técnico. A lógica foi a seguinte: a fonte de calor no cofre do motor é o próprio motor. Ele gera mais calor do que a compressão do gás do sistema de AC. Então, em teoria, é benéfico revestir todas as mangueiras do AC pois até mesmo na de alta pressão logo após a passagem do gás na saída do compressor, que é o ponto mais quente do fluido refrigerante no circuito, ele ainda recebe calor oriundo do bloco do motor. É uma particularidade dos sistemas de AC automotivos, principalmente do opala, que é um sistema cujo evaporador fica no cofre. Ainda falta eu colocar um revestimento do mesmo material no filtro secador. Nesse caso, será usada um manta do mesmo material isolante.
Antes de comprar o revestimento para tubos, é necessário medir o diâmetro dos tubos de alumínio do AC para selecionar o revestimento correto. NÃO adianta exagerar na espessura do revestimento, pois existe uma espessura ideal. Também não chega a ser necessário calcular a espessura ideal, já que mesmo pequenas espessuras já representam ganho de rendimento no AC.
Rubão6cc escreveu:opala4cc escreveu:
Sim, é do meu opala. Eu usei isolantes térmicos de tubulação. Muito comum de se ver em aparelhos de AC do tipo split. Uma das empresas que fabrica é a http://www.polipex.com.br/
mas tem outras fabricantes por aí. Em Porto Alegre, uma das lojas aonde pode ser adquirido este produto é a frigelar, fica na zona norte, mas tem outras lojas similares na região.
Sobre o revestimento da tubulação, eu usei um critério pouco técnico. A lógica foi a seguinte: a fonte de calor no cofre do motor é o próprio motor. Ele gera mais calor do que a compressão do gás do sistema de AC. Então, em teoria, é benéfico revestir todas as mangueiras do AC pois até mesmo na de alta pressão logo após a passagem do gás na saída do compressor, que é o ponto mais quente do fluido refrigerante no circuito, ele ainda recebe calor oriundo do bloco do motor. É uma particularidade dos sistemas de AC automotivos, principalmente do opala, que é um sistema cujo evaporador fica no cofre. Ainda falta eu colocar um revestimento do mesmo material no filtro secador. Nesse caso, será usada um manta do mesmo material isolante.
Antes de comprar o revestimento para tubos, é necessário medir o diâmetro dos tubos de alumínio do AC para selecionar o revestimento correto. NÃO adianta exagerar na espessura do revestimento, pois existe uma espessura ideal. Também não chega a ser necessário calcular a espessura ideal, já que mesmo pequenas espessuras já representam ganho de rendimento no AC.
Vc notou alguma diferença? No meu caso o sistema está funcionando de forma eficiente, entretanto, uso 6x2 no cofre o que já eleva a temperatura...o que noto é o seguinte...por exemplo em dias não muito quentes ou à noite sempre que ligo o AC a temperatura chega constantemente no nível mais baixo possível, desligando o compressor e logo depois religando...mas em dias muito quentes ou de dia o AC tem dificuldade pra chegar nessa temperatura de desligamento e logicamente sinto que não gela como eu gostaria...minha ideia é revestir as mangueiras pra ver se consigo uma eficiência uniforme do sistema...até mesmo em dias quentes...não tem outra alternativa já que instalei ventoinha auxiliar....tirando isso só mesmo mexendo no módulo do AC...mas quero evitar fazer isso..
Eu sei que eles têm isso, mas não sei se você vai conseguir isso com eles, pois não sei se eles vão te vender/dar isso aí. Mas para quê recorrer a esse pessoal se você pode ir direto nas lojas que vendem para eles? Além de poder escolher as medidas do isolante, você pagará mais barato e ainda pode escolher a linha de produto que quer.Rubão6cc escreveu:Será que não consigo que me arrumem isso numa empresa de instalação de ar condicionado residencial?
opala4cc escreveu:Eu sei que eles têm isso, mas não sei se você vai conseguir isso com eles, pois não sei se eles vão te vender/dar isso aí. Mas para quê recorrer a esse pessoal se você pode ir direto nas lojas que vendem para eles? Além de poder escolher as medidas do isolante, você pagará mais barato e ainda pode escolher a linha de produto que quer.Rubão6cc escreveu:Será que não consigo que me arrumem isso numa empresa de instalação de ar condicionado residencial?
Liga para o 0800 6454647 da polipex e pergunta aonde você pode comprar na sua cidade.
Até no mercadolivre tem, mas não é igual, é similar:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590955382-tubo-de-isolamento-termico-espuma-em-polietileno-_JM
Bruno Porto escreveu:Pessoal falando em alternador, o do meu ainda é o original, e eu troquei a bateria por uma Bosch de 60A, o meu alternador deve ser de 60A, seria interessante trocar o alternador por um mais potente ou não ?
opala4cc escreveu:IVAN4100 escreveu:RECOMENDO O ALTERNADOR EXTRA FORTE DE 100 AMPERES PARA OPALA DA MARCA DOK CAR! São montadores de componentes elétricos. O alternador é feito com peças BOSCH.
O melhor de tudo é que é plug'n play. É só tirar o antigo e colocar o dok car.
Eu coloquei um no meu opala 6 cilindros com AC faz seis meses, e estou curtindo muito. Resolveu os meus problemas.
Além do que os alternadores dk car são novos e possuem garantia de 6 meses. E é muito mais barato comprar um novo deles do que montar os de astra e ômega usados (estes necessitam mudar polia e outras adaptações).
A ÚNICA COISA QUE PRECISA FAZER AO INSTALAR O ALTERNADOR DOK CAR É INSTALAR UM CABO DE MAIOR CAPACIDADE DIRETO DA BATERIA PARA ELE.
Segue o site:
http://www.dokcar.com.br/
Ivan:
Você tem o número bosch da ponte retificadora e do regulador de voltagem desse alternador?
IVAN4100 escreveu:opala4cc escreveu:
Ivan:
Você tem o número bosch da ponte retificadora e do regulador de voltagem desse alternador?
Olha, acredito que na nota fiscal tenha.
Aqui, em mão, eu não tenho.
Mas... por quê a pergunta, opala 4cc?
opala4cc escreveu:IVAN4100 escreveu:
Olha, acredito que na nota fiscal tenha.
Aqui, em mão, eu não tenho.
Mas... por quê a pergunta, opala 4cc?
Eu queria saber pelo catálogo de produtos da Bosch se o alternador em questão tem a possibilidade de cumprir o que promete - no caso, os 100A. Em outras palaras, eu queria saber se o regulador de voltagem e a ponte retificadora usadas nesse alternador da dokcar são para 100A realmente.
Rubão6cc escreveu:gilmareu escreveu:No meu diplo 89, 6c, ar e direção, coletor com aquecimento para alcool, tentei adaptar o do Tempra, consegui porém tem que embuchar o alternador, pois os parafusos do Tempra são mais grossos. Além disso tem uma latinha na tampa traseira dele que deve ser retirada, pois fica pegando no coletor. Mesmo assim o parafuso do positivo batia no meu coletor e tive que cortar um pedacinho dele, ficou realmente entalado. Infelizmente o picareta me vendeu um alternador zuado e não funcionou, levei no auto-elétrico e recebi a notícia que o alternador do tempra estava "falecido".
Daí comprei do omega 4.1, 130amp, ficou jóia no motor, não pega no coletor, a furação dos parafusos é plug&play e não tem que mexer nada no suporte. Porém ainda não coloquei a usina para gerar eletricidade, pois a correia 10x680 ficou meio curta e acho que terei que partir para uma correia um pouquinho maior, acho que 10x710.
Qto ao alternador do tempra, tomei preju, pois o eletricista falou que sua placa custa mais de 200,00 para consertar e não vale a pena, acho que é assim, quem comprar um 90amp do tempra e der sorte de estar em ordem, só alegria, mas no dia que precisar mexer, vai gastar...
Espero ter ajudado...
Aliás...tinha que ser de Tempra..parece que tudo que tem relação com esse carro é uma bomba..
Bom ver que está investindo na barca amigo...deu uma animada com ela novamente? Lembro de um tópico antigo que vc estava bem desanimado..opala4cc escreveu:
Tá aí um que me escutou! Pelo menos na segunda tentativa...
A informação sobre a correia é informação nova, pois no meu caso não precisei trocar (4cil com DH e AC). Também é novidade o alternador do tempra ter componentes assim tão caros! Você sabe me dizer se era um bosch ou Magnetti Marelli? É por causa dessa história de componentes caros que não me aventuro nesses alternadores de 65A do opala modificados para 100A. Pelo menos não me aventuro até saber que componentes foram colocados lá dentro, quanto custam e se têm disponível no mercado de reposição nacional! As peças do alternador do ômega (130A e 140A) não são baratinhas como as do opala, mas estão na média do preço das peças dos alternadores dos vectras, astras, etc...
Opala4cc vi uma foto lá em cima no começo do tópico, dum cofre de Opala 4 cc com ar...é do seu? Se for o que usou pra encapar as mangueiras do AC?
andreleuch escreveu:Pessoal, quero colocar um alternador mais forte no meu Opala 76 que está com o alternador original ainda...
Quais alternadores dão certo no Opala 76? De quais carros?
Sei que do astra da certo... mas qual astra?
Os alternadores que carregam em baixa são melhores né?
Queria saber de vários para poder pesquisar preços...
Guima escreveu:Bom saber que do omega da certo, também tinha a idéia de pegar um de Astra.
gilmareu escreveu:Rubão6cc escreveu:
Aliás...tinha que ser de Tempra..parece que tudo que tem relação com esse carro é uma bomba..
Bom ver que está investindo na barca amigo...deu uma animada com ela novamente? Lembro de um tópico antigo que vc estava bem desanimado..
Opala4cc vi uma foto lá em cima no começo do tópico, dum cofre de Opala 4 cc com ar...é do seu? Se for o que usou pra encapar as mangueiras do AC?
Não, o meu é 6cc, mas no cofre o alternador ficou bem parecido com aquele 4cc, a única surpresa foi que a correia não deu, vou comprar uma maior, engraçado que ampliei a foto deste 4cc e vi que a correia dela é 10x685 igual a minha e deu certinho.
Respondendo umas perguntas acima, o alternador do Tempra é Bosch 90a, mas é como falaram, tudo deste carro é zicado, como eu nunca dei sorte com fiat mesmo, não ia ser agora que ia mudar, já o do Omega é Delco Remy made in USA e as peças são muito parecidas com o Arno 65, ainda não fiz a usina funcionar por conta da correia, agora só no próximo final de semana. Daí eu posto umas fotos, até agora tô bem satisfeito, trocar a polia foi facil pacarái, aproveitei até os mesmos parafusos do suporte e com uma correia um pouco maior ele afasta do coletor.
Outra mudança que fiz, foi aquela pá (não sei o nome) da frete, o do Omega é de plastico, parece um disco de vinil
Por enquanto eu coloquei a do Opala, além de ficar com uma cara mais de original, a polia foi mais pra dentro deixando a correia fica mais certinha, retinha em relação a polia da DH.
Já com aquele discão do OMega a polia vai um pouquinho pra frente, nada que impeça, mas acho que fica meio desalinhada.
Agora falta pouco para a barca andar
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