O seguinte , tenho um diplomata SE 91/92. Estou pensando se daqui a um tempo não ficaria interessante colocar injeção eletrônica nele. O seguinte , meu motor é totalmente original , 80mil km originais lacradinho que eu saiba hahaah . Não apresenta barulho , queima de óleo , nada mas nada mesmo de anormal até pq a maneira com que ando com o carro é tranquila , faço todas a manutenções no carro como devem ser feitas.
Só que infelizmente o projeto dos nossos motores "não atende" mais com condições ideais para queimar essa porcaria de gasolina que é nos enfiada goela abaixo . Quem não sofre quando deixa o carro parado por uns 15 dias ? da pra ver que o carburador seca e só pega depois que vc vira o arranque até que a bomba faça chegar gasolina no carburador, aí sim , se a bateria ainda tiver fôlego o motor pega na hora e funciona perfeitamente ( pra ser sincero , tom com nojo de carburador apesar do meu funcionar muito bem).
Só que minha dúvida é o seguinte QUERO UM CARRO COM A MESMA CONFIABILIDADE QUE TENHO HOJE, então NUNCA faria uma instalação gambiarra cheia de improvisos e etc . Por isso prefiro que eu mesmo faça a instalação da injeção. Para que entendam , eu tenho uma empresa que trabalha no projeto e fabricação de máquinas , equipamentos e etc na área industrial e com foco no ramo de Automação Industrial . Logo tenho um conhecimento teórico e prático que ao meu ver pode ajudar muito nesse projeto, e meu sócio já tem experiência com a injeção da Fueltech pois ele instalou e colocou num motor V8 318 que depois foi passado para BI TURBO e foi instalado numa lancha então já teria mais uma pessoa pra me ajudar no projeto.
Vejam bem o que eu quero :
Apesar de já ter lido inúmeras vezes aqui no fórum que "para aumentar a potência do motor é necessário aumentar consumo"
DISCORDO, eu não quero um motor preparado , eu quero um motor com uma eficiência maior , que tenha um rendimento na queima e na entrada e saída dos gases melhor que o nosso amado 4.1/S.
Para se atingir isso tenho algumas idéias como elevar um pouquinho a taxa de compressão( pra compensar a diferença do combustível da época do projeto do motor com o atual), coletores e por aí vai .
Nem decidi ainda se irei trocar comando de válvulas , colocar tucho mecânico etc , pq eu adoro o "silêncio " do tucho hidráulico e minha idéia não é girar a 5500 6500 rpm .
Eu quero um carro com características originais e um motor que consiga empurrar bem o dito diferencial 2,73.
Óbvio que irei optar por 6 bicos de injeção e estou pensando até em fabricar um corpo de borboleta duplo mesmo sendo injetado ( eis o ponto que gostaria de ouvir a opinião dos especialistas aqui ).
Hoje meu carburador é o famoso 3E que todos sabem que é totalmente subdimensionado para um motor do porte do 4100, então vamos lá ao que tenho em mente:
OPINIÃO PRÓPRIA
Porque o carburador 3E é econômico?
pelo CFM baixo em relação aos demais, mas tem uma coisa que na minha opinião " engana um pouco o motorista " ou pelo menos me engana hahaha , pra vc fazer um 3E andar um poquinho vc é obrigado a meter o pé no fundo , então vc tem um bom curso de acelerador até abrir o segundo estágio que é a vácuo , apesar de já ter ouvido aqui de muitos que o 2° abre a 3000 rpm , na minha opinião isto está errado , ele vai abrir se vc enfiar o pé de vez em qualquer rotação principalmente se for em uma subida, no plano por exemplo a 3000 rpm vc anda com o 2 estágio fechado e com o pé lá em cima , mas tudo bem .
Esse curso até abrir o segundo estágio, pelo fato de o 1° estágio ter um CFM muiiiiito baixo faz com que vc sem querer não acelere muito o motor ( espero que de pra entender kkkk )mesmo com o pé na metade do acelerador.
Então eu pensei em fabricar um corpo de borboleta que siga mais ou menos o mesmo princípio, a 1° entrada de ar menor que a segunda , para que quando vc pegue a estrada e que queira um motor que faça na média 9,5 - 10,5KM/l ( que é o que eu faço hoje andando entre 90 e 120KM/H) vc trabalhe apenas com um curso de 50a 60% de acelerador .
Se deseja potência afunda o pé e abra a segunda borboleta , aí sim uma borboleta que na soma das duas de uma resposta parecida com uma W40 ou uma W44 , pra isso vc tem a injeção , monitorando a posição do corpo de borboleta ,e que faça os 6 bicos de injeção colocarem o combustível necessário que o 4100 precisa .
REPITO: eu sei que potência exige petróleo , mas não quero um carro de arrancada ou um carro que eu pise e ele faça um risco preto de 100 m no asfalto . Tenho certeza que com um sistema de alimentação bem projetado e acertado , e com mais alguma melhorias em taxa e nos coletores , seja possível aumentar a eficiência do motor .
Alguém já viu ou já fez alguma corpo de borboletas que funcione como eu descrevi ?
Acham que meu carro perderia confiabilidade? ( fazendo uma instalação de qualidade com peças e material de qualidade )
Alguém se anima a dar dicas , sugestões e idéias para que juntos possamos elaborar uma coisa talvez melhor que colocar pedaços de outros carros no opala ?
Conto com uma estrutura na minha cidade , inclusive empresas que presto serviços com tudo que é tipo de equipamento de usinagem onde o que projetássemos eu faço virar uma peça!
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