Fui atrás de um cavalete de montagem e assustei com o preço (R$ 1500,00), esse com sistema de redução. Os mais simples optei por não querer pois vou montar so 6cil e v8.
Resolvi então em fabricar uma. Como mexo com maquinas pesadas e estruturas metálicas, creio que conseguirei fabricá-la apenas usando restos de materiais.
Comecei pela caixa de redução com sistema de rosca sem fim. A vantagem desse sistema é que ele não roda pelo lado do motor, impedindo dele girar com seu peso desbalanceado. Mais tarde mudei essa parte, comprando uma pronta, pois o tempo que estaca perdendo fabricando as peças no torno se tornou muito inviável.
Agora vem a parte da fixação do motor. Comecei fazendo os braços reguláveis. As vendidas usam uma chapa de ¾ ou 1” fresada. Como esse material e o serviço da fresa ficaria difícil pra mim, resolvi fazer de cantoneiras ¾.
Acredito que conseguirei a resistência desejada.
Já as chapas de fixaram do motor que deveria ser de ¾, fiz unindo chapas de 3/8, que era o que tinha disponível.
Após isso o projeto ficou parado, pois o serviço apertou.
Essa semana resolvi re-colocar a mão na massa, focando agora na parte inferior. Estava pensando em fazer de tubos ou metalon, mais novamente os materiais que tenho não seria suficientes. Andando pelo terreno me deparei com uma haste antiga de uma broca, amarrei no carro e puxei ate a oficina:
Cortando percebi que estava cheia de terra (era haste de uma perfuratriz)
Rodinhas: Pequei uma sobra de tecnil 100mm, comecei a corta-la no torno e não se mostrou suficiente. Tenho umas rodinhas que foram tirados de uma girafa (guincho de motor), so que são de ferro, preferí não usar pois estragarão azulejos. Fui no ferragista comprar rodinhas de portão (de tecnil e com rolamenteos), mais acabei me deparando com essas da Vonder de borracha. (mais tarde descobri que as de portão ficariam melhores, mais como já comprei, vou usa-las).
Sistema direcional: Esse foi interessante, pois não sabia como fazer e fui indo as cegas. Comecei pelo eixo, depois descobri que teria que levantar o conjunto 5cm. Ficou ate interessante, mais suspendi só 4,5cm, pois esses 0,5 vou subir com sistema de travamento.
As rodinhas tive que ir regulando a folga com o final da rosca do parafuso usando arroelas. Se tivesse usado as de portão, o parafuso fixaria direto no rolamento.
Carrinho quase pronto
Teste de altura
O eixo da redução ficou a 1,18m de altura. Cortei a haste de deixei com 95cm e fixei a redução, mais esse esqueci de tirar foto.
Já ia me esquecendo, a caixa de redução que vou colocar arrumei em um ferro velho. Não sei do que é, me disseram que é usada em ônibus.
Segunda feira retornarei a fabricação.
Hoje à(s) 9:15:59 por Gerald
» Regulagem vidro opala cupê
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Trinco da porta destravando sozinho
Ontem à(s) 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Ontem à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc