quem ajuda a iniciar ???????
ok! chega mais...
abraço a todos, quem não tem se quiser informação pode falar que eu tenho muito material didático pra colocar e explicar o que eu souber...
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Rogerio N Rego escreveu:tenho um 4cc 83 e gostaria de injetar, poderia me dizer o que e necessario? qual modulo ideal? qual bico? quais sensores?
Rogerio N Rego escreveu:qual teu modulo? tbi e sensor de posiçao ja tenho. tenho um map gol santana logus ate 96, sera que serve? tenho tambem um bico s10 96, sera que da? sonda ja adaptei na curva de escape. oque mais falta? abraçao
Rogerio N Rego escreveu:sera que funciona monoponto(1 bico)?
aliás digo resistor, desculpe....as montadoras usam tb. e outro o cálculo de impedancia é ex: 4 bicos de 14 ohms por ex 14+14=28 dividido por 4=7ohmsrenato732 escreveu:Desculpe, mais não é capacitor que ter que usar. Bicos de baixa impedancia precisam de Peak and Hold.
Pois exigem uma maior quantidade de corrente para vencer a inercia inicial do mecanismo interno dele.
o bico trabalha aterrando, e a tensão é 12v, o peak and hold funciona ideal mas para um bico é besteira... tem até um esquema de montagem de peak and hold do piu da megasquirt...mas não precisa, o que precisa é o cálculo da impedância....o instalador precisa saber o que está fazendo !!! para mais de um um bico precisa fazer em série paralelo a ligação ! tipo dois bicos de 8 ohms em série dá 16, dois bicos de 8 ohms em paralelo dá 4 ohmsrenato732 escreveu:Desculpe, mais não é capacitor que ter que usar. Bicos de baixa impedancia precisam de Peak and Hold.
Pois exigem uma maior quantidade de corrente para vencer a inercia inicial do mecanismo interno dele.
renato732 escreveu:Acho que vc poderia esquecer um pouco esse lado do som automotivo.
Inicialmente vc esta confundindo tensão com corrente.
Precisar, realmente, só um bico "pode ser qeu não precise", caso vc queira fazer o serviço "nas coxas".
Quanto ao usuario ou ex-usuario (nem sei se ele esta aqui), prefiro não comentar para não gerar discussões desnecessárias. Basta vc entrar no forum proprio da MegaSquirt e ver o que ele fez por lá.
Thallis, estou enrolado mesmo. Tenho que terminar de construir dois galpões para a oficina. Provavelmente apos dia 15 de setembro estarei ai em Gyn, voou querer dar uma olhada na Caravan.
Rogerio N Rego escreveu:posso montar com so um bico? funciona?
renato732 escreveu:Como disse, não vai deixar de funcionar. A questão que hoje existe recursos baratos e informações, que antigamente (na epoca de resistor no bico) não existiam.
A questão que gostaria de levantar é justamente a qualidade no acerto. Não estou falando pra gastar em uma MS3 sendo que talvez seu projeto nao use a quantidade de recursos que faça jus a esse gasto, mais com investimento mínimo, consegue melhorar bastante.
Realmente, nao convém gerar uma discussão desnecessária. Cada um faz do jeito que melhor lhe atenda.
Ja desvirtuei muito seu topico.
Abraço
ok! vou te mandar....eu uso 6 bicos, coletores e cabeçote de omega.Aldo Raduenz Junior escreveu:haymo ribeiro você usa 6 bicos? passa seu msq e um datalog aí! eu comecei um projeto, mas quando tava na parte do acerto mudei meu trampo e agora não dá nem tempo de mexer no meu opala... eu uso ms racing 1
Comando 282 vc quer dizer né?aa.almeida escreveu:Olá, Pessoal, acabo de me registrar no fórum e já vim direto nesse tópico do Mega. Fiz isso porque sou fã do mega e tenho dois carros que montei com ela. Um Spyder(réplica) e um Opala 6cc 86 que é meu projeto atual.
Tenho um pouco de experiência com injeção eletrônica e acho que posso ajudar com ela(e a aprender também, sempre!). Meu Opala tá montado com o Mega 2 com placa 3.0. Com ela controlo combustível, avanço e marcha-lenta (motor de passo- válvula com 4 fios). Tentei manter o carro o mais original e disfarçado quanto possível. Para isso, ainda uso o distribuidor sem ser hall, bobina original, cabeçote de opala, coletor de admissão do 3E com TBI de um GM350 niquelado para rodar no etanol. O bom é que com esse TBI consigo usar a caixa de filtro de ar original!
Ainda não tenho km suficiente para dizer se é o melhor dos mundos, mas ontem peguei o carro na oficina onde montaram um cabeçote preparado com válvulas de Chevrolet Brasil e um comando crowler 382 e taxa de 13,3:1. O resultado ficou bom, nos 4km que andei vi que o carro ficou bruto e depois de um tapinha inicial para essa nova configuração eo carro tá com uma marcha-lenta de 700 rpm lisa lisa. . Tô amaciando e pra evitar empolgação, limitei o giro em 3500 e afrouxei o cabo do acelerador...
Vamo vê onde o 6zão vai parar.
olaaa.almeida escreveu:
...
O Req fuel que uso é 10 (são dois injetores com funcionamento alternado e 6 injeçoes por ciclo, AF de etanol = 9:1),
...
Se estiver utilizando a MSI, para usar o pwm current limit, nao consegue usar o codigo HI-RES.Aldo Raduenz Junior escreveu:É sempre bom aprender com o sr. a_galvão, ele ensinou o pessoal como faz. Ele e o EclypX.
Eu não uso resistor, eu deixo o pwm current limit em 75%. Tem gente que fala que é perigoso, isso procede será? o req_fuel eu deixo em 5.0 mas somente para um bico, será que isto se aplica no meu caso também a_galvão?
Como e´seu caso, ( monoponto )Aldo Raduenz Junior escreveu:sim, acho que então vou providenciar um resistor no bico, e usar o firmware hires10g. acho que seria o mais ideal. obrigado
galvão, o que vc acha em relação ao uso do peak and hold versus usar resistor no bico ou aquelas resistência que eram usadas no passado pelas montadoras como foi citado em respostas acima neste mesmo tópico, que até foi alvo de polêmica ???a_galvao escreveu:Como e´seu caso, ( monoponto )Aldo Raduenz Junior escreveu:sim, acho que então vou providenciar um resistor no bico, e usar o firmware hires10g. acho que seria o mais ideal. obrigado
Enquanto a aplicacao multiponto o tempo de injecao na aplicacao monoponto no maximo e´5miliseg. Na aplicacao multiponto chega a 30miliseg na mesma rotacao. Por este motivo e´necessario utilizar o codigo de HIres para justamente ter mair controle na marcha-lenta.
Como ira trocar o SW, e´ conveniente corrigir o Codigo Hires para a aplicacao no Opala monoponto, para isso e´necessario aumentar o volume da aceleração maxima ( limite de 25miliseg para 50 miliseg) conforme o link:
http://www.opaleirosdoparana.com/t17968p100-me-fale-de-seu-6cc-injetado#537627
O bico e´sensivel a variação de tensao. O P&H estabiliza o bico para que opere no mesmo tempo indiferentemente da flutuação da tensão. O uso do resistor aumenta o tempo morto do bico e potencializa com a flutuação da tensao.haymo ribeiro escreveu:galvão, o que vc acha em relação ao uso do peak and hold versus usar resistor no bico ou aquelas resistência que eram usadas no passado pelas montadoras como foi citado em respostas acima neste mesmo tópico, que até foi alvo de polêmica ???a_galvao escreveu:Como e´seu caso, ( monoponto )
Enquanto a aplicacao multiponto o tempo de injecao na aplicacao monoponto no maximo e´5miliseg. Na aplicacao multiponto chega a 30miliseg na mesma rotacao. Por este motivo e´necessario utilizar o codigo de HIres para justamente ter mair controle na marcha-lenta.
Como ira trocar o SW, e´ conveniente corrigir o Codigo Hires para a aplicacao no Opala monoponto, para isso e´necessario aumentar o volume da aceleração maxima ( limite de 25miliseg para 50 miliseg) conforme o link:
http://www.opaleirosdoparana.com/t17968p100-me-fale-de-seu-6cc-injetado#537627
SEAN1961 escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou restaurando um Opala.
Fiquei muito interessado neste tópico porque tenho uma MS1 Light, Firmware Extra HR 10G e gostei tanto do projeto do Haymo Ribeiro que já comprei o cabeçote, coletores e roda fônica da Silverado 4.1, bicos do Astra flex, e uma bobina MSD Blaster SS (PN 8207).
O bloco do motor veio de uma A20/89 (já retificado) e o comando é um CompCams nº 61-233-4, com 260º de duração.
Estudei o esquema da mega, assim como já li bastante sobre o assunto no site da MegaSquirt tanto aqui no Brasil como o lá dos states.
Porém tenho algumas dúvidas:
1- Para usar a bobina MSD o que teria que ser mudado no distribuidor da A20?
2- Qual é melhor: com distribuidor ou sem (wasted spark)?
3- No caso de ser sem distribuidor, quais e quantas bobinas devo usar e qual o sensor de rotação devo usar (hall ou VR) e de qual carro?
4- Qual seria o melhor combustível gasolina ou álcool?
Assim, se os amigos deste fórum puderem me ajudar com dicas na montagem do meu motor, esquema de montagem e ajustes da mega(msq/datalog) ficaria muito grato.
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