Moro no interior de SP (Orlândia) e há tempos (pouco mais de 1 ano) venho reformando o meu Coupê 77 e uma das coisas que me deixavam sempre preocupado era com relação a documentação do motor 6cc que coloquei em substituição ao 4cc original. (Segue o tópico completo da reforma: http://www.opaleirosdoparana.com/t24634-restauracao-opala-coupe-77-pronto)
Logo que adquiri o carro com o intuito de reformá-lo comprei também uma mecânica 6cc completa em um ferro velho de confiança, com nota fiscal e tudo mais. Primeiro porque não queria sustentar os ladrões de carro e segundo porque tinha a intenção de colocar a numeração desse motor legalmente no documento do meu carro.
Finalizada a reforma fiquei com o carro parado cerca de dois meses (ainda ajustando alguns detalhes de acabamento) e, após ler várias informações aqui no fórum e em diversos outros sites, fiquei com muito receio de não conseguir legalizar o motor novo no Opalão... Várias pessoas alegavam ser IMPOSSÍVEL e inclusive dizendo que compensava mais vender o carro e comprar outro original 6cc. Mesmo assim juntei toda a documentação e fui ao meu despachante para dar entrada na solicitação de transferência do carro para o meu nome (ainda estava no nome do antigo dono que é um amigo meu), mudança de cor (era bege e pintei de azul) e cadastro do número do novo motor (o doc. antigo não tinha nenhum motor cadastrado).
A primeira coisa foi fazer um termo de solicitação de mudança de cor onde assinei e reconheci firma em cartório. Foi preciso uma nota fiscal da pintura (que eu não tinha) para anexar a este documento. Fui ao funileiro que restaurou o meu carro e no mesmo dia ele emitiu uma nota fiscal do serviço de pintura no valor de R$500,00 (sendo que gastei mais de R$10.000,00 na reforma toda). Entreguei o documento reconhecido em cartório e a nota fiscal ao despachante que no mesmo dia também deu entrada no CIRETRAN.
Dois dias depois saiu a liberação para mudança de cor e no mesmo dia demos entrada na transferência do carro para meu nome e inserção do novo número de motor no documento. Neste dia também fiz a vistoria de transferência no CIRETRAN levando além da papelada do despachante a nota fiscal do motor, um termo de responsabilidade da procedência do mesmo e um laudo fotográfico impresso colorido onde constavam a foto do chassi (plaqueta da porta e assoalho), da dianteira e traseira do carro e do número do motor.
Passados mais dois dias visitei o CIRETRAN e o vistoriador me disse que o delegado achou pouco legível nas fotos os números do chassi (tanto da plaqueta quanto do assoalho) não comentando nada a respeito da numeração do motor. Ele marcou no dia seguinte para eu levar o carro para o delegado ver pessoalmente os números. Assim levei e o mesmo fez a verificação, porém solicitou que eu imprimisse as duas fotos em papel fotográfico para anexar ao processo.
Uma semana depois disso recebi a notícia do despachante que o número do motor que eu havia comprado estava cadastrado em dois outros carros, um no estado de SP e outro no estado de MG. Fiquei decepcionado mas havia uma luz no fim do túnel, pois o delegado solicitou que se eu levasse, além da NF do motor que eu já havia entregado, a nota fiscal do veículo (sucata de leilão) do qual o motor foi retirado para comprovar a boa procedência do mesmo. Fui ao ferro velho e tirei uma cópia da nota, sendo que no mesmo dia entreguei ela no CIRETRAN. No dia seguinte fui conferir o andamento e o atendente disse que o delegado queria a nota original. Fui novamente no ferro velho, peguei emprestada esta nota e levei no CIRETRAN denovo.
Passados mais dois dias, o delegado solicitou a cópia do contrato social do ferro velho, pois a nota do motor estava emitida no nome do próprio ferro velho mas a nota da sucata estava emitida no nome do proprietário. Lá vou eu novamente em busca deste documento, onde prontamente o consegui e levei na mesma hora pra o CIRETRAN.
Uma semana depois fui ao despachante e lá estava o documento!!! Com a numeração do motor 6cc nele!!! No mesmo dia fui fazer a substituição e lacração das placas e perguntei ao atendente com relação aos outros dois carros com a mesma numeração de motor que o meu. Ele disse que o delegado emitiu naquele dia dois mandados de busca e apreensão para esses carros pois comprovou que o meu carro estava com o motor retirado do veículo onde este motor havia saído de fábrica (por isso a solicitação de tantos documentos) e que não havia como os outros dois terem feito este mesmo procedimento.
Neste tempo todo vi e li tanta coisa a respeito desta mudança de motor, como:
- Troca de carro que é melhor...
- É impossível fazer esta mudança, você vai precisar falsificar um laudo do INMETRO ou subornar um funcionário de lá...
- Se você for fazer a vistoria assim seu carro vai ficar preso...
Portanto meus amigos, fica aqui meu conselho: NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS MUITO MENOS VENDA SEU 4CC POIS GOSTARIA DE TER UM 6CC. Quem fala que não dá, nem carro deve ter muito menos deve ter tentado fazer um processo desses. Se trata de um pobre desinformado.
Não sei se tive sorte ou outra coisa, mas uma coisa eu asseguro: Fui honesto o tempo todo comprando (além do motor) todas as peças com procedência e notas fiscais (tenho uma pasta cheia) chegando a pagar sempre mais caro por isso, mas agora Deus me abençoou com a legalização do meu carro!!!
Boa sorte a todos e não desistam de seus sonhos (apenas parem de ouvir pessoas desinformadas e pessimistas)
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