Decidi eu mesmo fazer a limpeza no sistema, mas queria uma dica de qual melhor aditivo para colocar no opalão com cabeçote de ferro?! Qual marca e de que cor o aditivo??? E esses produtos como o Rad Flush pra dar uma limpada???
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15356) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
+27
rafa_pr
Murilo R
Sandro Araújo
Paulo Corso
Mauricio4100
endrigo
Kako
N474N
Diplo87
cabesanto77
megadeth
Pinduca do Bagre
adpachec
HelberCamargo
Eduardo SSa
Glaucio Missioneiro
Diegoj
eduardobezera
AndersonJF
Diego Darth
LGHR_opaleiro
Rubão6cc
Marcos Adriano
frederico santos
parra
rafinhajuliao
Leo773
31 participantes
Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº51
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Galera, em Dezembro agora mandei fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a adição de aditivos, que no caso, foi o radiex azul. Fds fui checar o nível da água no radiador e a bendita água está marrom!!! Já o reservatório de expansão está com a água azul e só um pouco de sujeira no fundo.
Decidi eu mesmo fazer a limpeza no sistema, mas queria uma dica de qual melhor aditivo para colocar no opalão com cabeçote de ferro?! Qual marca e de que cor o aditivo??? E esses produtos como o Rad Flush pra dar uma limpada???
Decidi eu mesmo fazer a limpeza no sistema, mas queria uma dica de qual melhor aditivo para colocar no opalão com cabeçote de ferro?! Qual marca e de que cor o aditivo??? E esses produtos como o Rad Flush pra dar uma limpada???
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº52
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
óia... Normalmente o cidadão qd compra um carro 'novo' (( Opala - Caravan ou outra viatura )) e começa a endireitar o bixo..meche aqui e ali,troca mangueira etc etc...e daí vai dar um conferes no sistema de arrefecimento e se depara com aquela água no radiador que parece um suco de ferrugem / barro etc.
Daí o cara cai na pegadinha dos aditivos que simplesmente removem tudo , bobeia arrancam até os selos do motor!! Tem um concentrado da Radiex que desmancha tudo !
O colega Adpachec mencionou um aí muito bom.
É inquestionável que um bom aditivo de base organica usado num sistema novo ou totalmente limpo tem sua eficiencia comprovada . Mas muito se fala na qualidade do aditivo e se esquecem do principal... a qualidade da AGUA utilizada.
Alguns vão dizer que eu to errado , mas eu uso AGUA DE POÇO ARTESIANO ( sem cloro ) + aditivo organico nos carros da familia .O mais correto seria usar agua desmineralizada mas daí já é muita frescura.
Daí o cara cai na pegadinha dos aditivos que simplesmente removem tudo , bobeia arrancam até os selos do motor!! Tem um concentrado da Radiex que desmancha tudo !
O colega Adpachec mencionou um aí muito bom.
É inquestionável que um bom aditivo de base organica usado num sistema novo ou totalmente limpo tem sua eficiencia comprovada . Mas muito se fala na qualidade do aditivo e se esquecem do principal... a qualidade da AGUA utilizada.
Alguns vão dizer que eu to errado , mas eu uso AGUA DE POÇO ARTESIANO ( sem cloro ) + aditivo organico nos carros da familia .O mais correto seria usar agua desmineralizada mas daí já é muita frescura.
cabesanto77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 611
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Opala SS 1979
Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
Data de inscrição : 22/01/2014
- Mensagem nº53
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
endrigo escreveu:óia... Normalmente o cidadão qd compra um carro 'novo' (( Opala - Caravan ou outra viatura )) e começa a endireitar o bixo..meche aqui e ali,troca mangueira etc etc...e daí vai dar um conferes no sistema de arrefecimento e se depara com aquela água no radiador que parece um suco de ferrugem / barro etc.
Daí o cara cai na pegadinha dos aditivos que simplesmente removem tudo , bobeia arrancam até os selos do motor!! Tem um concentrado da Radiex que desmancha tudo !
O colega Adpachec mencionou um aí muito bom.
É inquestionável que um bom aditivo de base organica usado num sistema novo ou totalmente limpo tem sua eficiencia comprovada . Mas muito se fala na qualidade do aditivo e se esquecem do principal... a qualidade da AGUA utilizada.
Alguns vão dizer que eu to errado , mas eu uso AGUA DE POÇO ARTESIANO ( sem cloro ) + aditivo organico nos carros da familia .O mais correto seria usar agua desmineralizada mas daí já é muita frescura.
RSRSRS... TIPO USAR AGUA PERRIER NO OPALA...RSRSRSRSRSRS
Mas não ta errado não, na oficina aqui da família, é normal ver carros onde é cabeçote de alumínio, fica tudo corruido, desde carcaça da bomba, valavula trmostatica, dutos do cabeçote....
Tudo por culpa da agua da torneira, que é mais um esgoto tratado cheio produtos químicos....
Agua de chuva ou destilada.... pode ser...
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº54
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Pela orientação do Adpachec o indicado no meu caso é:
"Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%."
O lance tbm é ver qual água utilizar no sistema...
"Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%."
O lance tbm é ver qual água utilizar no sistema...
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº55
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
faz dois anos que uso um tal de radnaq, de 7 reais o litro, água sempre limpinha e motor não aquece
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº56
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Água de cachoeira vale tbm?!?!
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº57
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
ué, pq não? passa num filtro e já era
Mauricio4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89/90 4.1/S
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/04/2010
- Mensagem nº58
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
No meu já tem 4 anos que fiz a limpeza e está tudo perfeito, líquido com mínimo de sujeira e vermelhinho!
Usei o limpador da Radiex e completei com aditivo Delphi diluido com água desmineralizada da Radiex (vende o litro por uns R$2,00)!
Importante é colocar a proporção que o aditivo pede, não adianta nada meter 8 litros de água torneiral e 1 de aditivo, só vai "colorir" a água.
Usei o limpador da Radiex e completei com aditivo Delphi diluido com água desmineralizada da Radiex (vende o litro por uns R$2,00)!
Importante é colocar a proporção que o aditivo pede, não adianta nada meter 8 litros de água torneiral e 1 de aditivo, só vai "colorir" a água.
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3573
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº59
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Eu sempre usei óleo solúvel, mas já faz 6 meses que estou usando aditivo Petrobrás na proporção correta com água desmineralizada, até agora nada de problemas.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº60
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Na última limpeza, apenas foi escoada a água suja, não foi utilizado nenhum produto para limpar o sistema, apenas trocando a água até sair limpa, depois a adição do aditivo na proporção indicada 40%. Agora vou fazer diferente, vou utilizar um Rad Flush pra limpar e depois aditivo e água desmineralizada.
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 51
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº61
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
O óleo solúvel realmente funciona???
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº62
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako escreveu:Água de cachoeira vale tbm?!?!
De chuva...........
Já escutei até sobre por água de bateria....
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3573
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº63
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Água de bateria é água desmineralizada Adpachec. Nada mais é que que agua pura, sem os minerais que existem na composição natural da água.
Óleo solúvel era uma alternativa usada antigamente, funciona sim.
Óleo solúvel era uma alternativa usada antigamente, funciona sim.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº64
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
pode ser até água de Jamaica ...desde que não tenha cloro ! he he !
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº65
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Paulo Corso escreveu:Água de bateria é água desmineralizada Adpachec. Nada mais é que que agua pura, sem os minerais que existem na composição natural da água.
Óleo solúvel era uma alternativa usada antigamente, funciona sim.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº66
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Fiz a limpeza do sistema ontem, depois a adição de aditivo e água desmineralizada... pensa numa mangueira difícil de tirar... é a inferior do radiador, deu trampo muito apertado ali, mas consegui...
Percebi que não se consegue tirar toda a água do sistema, acredito que fique no motor uns 3,5~4,0l é isso mesmo?! É possível retirar os 12 litros do sistema???
Percebi que não se consegue tirar toda a água do sistema, acredito que fique no motor uns 3,5~4,0l é isso mesmo?! É possível retirar os 12 litros do sistema???
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
Idade : 46
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89
VW Santana GLS 2000 - 1992
VW Voyage MSI 1.6 - 2018
Cilindros : 6 (4100)
Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº67
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako escreveu:Fiz a limpeza do sistema ontem, depois a adição de aditivo e água desmineralizada... pensa numa mangueira difícil de tirar... é a inferior do radiador, deu trampo muito apertado ali, mas consegui...
Percebi que não se consegue tirar toda a água do sistema, acredito que fique no motor uns 3,5~4,0l é isso mesmo?! É possível retirar os 12 litros do sistema???
Não acho que fique tudo isso no sistema, mas fica bastante dentro do motor, vc pode soltar as mangueiras e com ele bem frio dar a partida, o que tiver de água dentro do motor vai sair, no radiador não deve ficar mais q 1L de água... e olhe lá!
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº68
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Fiquei com receio de funcionar o motor com a mangueira inferior solta, não sabia o que poderia acontecer, pegar ar sei lá... mas no radiador foram vários litros, ou pelo menos foi enchendo o motor tbm, consegui repor 6,5 litros pela boca do radiador e mais 1 litro e pouco no reservatório de expansão (até a marca indicada).
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº69
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
enche faz circular agua umas quantas vezes e deixa vazar de novo... só assim pra limpar. No meu fiz isso umas 10 vezes !! sempre sai suja... e quanto ao ar no sistema deixa funcionar o motor e vai completando a agua que o sistema se 'sangra' por si mesmo funcionando sem a tampa e motor na lenta...
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
Idade : 46
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89
VW Santana GLS 2000 - 1992
VW Voyage MSI 1.6 - 2018
Cilindros : 6 (4100)
Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº70
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Uma boa forma de retirar o ar do sistema é conforme ví num manual de manutenção da GM para o Monza, vc tira a cebolinha da temperatura e funciona o motor, vai completando a água, qdo parar de sair ar pela abertura da cebolinha é pq dentro do motor não tem mais ar, vc fecha de novo com a cebolinha e enche o radiador, tampa, completa o reservatório de expansão e pronto!
O bom de fazer assim é que vc tira o ar que fica no motor e depois acaba atrapalhando a abertura da válvula termostática.
O bom de fazer assim é que vc tira o ar que fica no motor e depois acaba atrapalhando a abertura da válvula termostática.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº71
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Esvaziar e encher eu fiz 3 vezes, funcionei o motor um tempão nestes intervalos, até a água sair limpa completamente, só no final que coloquei a água e o aditivo. Mas na próxima vez eu tento fazer o trampo mais completo. No final testei o carro deixando funcionar em marcha lenta até acionar a ventoinha auxiliar e com o ponteiro na posição correta.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº72
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Coloquei esta tampa no radiador, será que ela aguenta ou é indicada pro Opalão?!
Mauricio4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
Idade : 34
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89/90 4.1/S
Cilindros : 6
Data de inscrição : 22/04/2010
- Mensagem nº73
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Se ela for compatível com a pressão de trabalho do sistema original do Opala ta perfeito, não tem problema nenhum, só não me recordo agora qual é o valor da pressão, a sua tampa é para 16lbs!
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº74
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
interessante vídeo sobre a Radiex...
https://www.youtube.com/watch?v=FVSRmvEy60Q
https://www.youtube.com/watch?v=FVSRmvEy60Q
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº75
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Mauricio4100 escreveu:Se ela for compatível com a pressão de trabalho do sistema original do Opala ta perfeito, não tem problema nenhum, só não me recordo agora qual é o valor da pressão, a sua tampa é para 16lbs!
A tampa que estava antes é de 15lbs... ficou 10 o carro depois da limpeza e a adição de aditivo, o ponteiro sempre abaixo da metade, a ventoinha auxiliar quase não liga, só em trânsito pesado, ficou TOP!!!
megadeth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 476
Idade : 49
Localização : São Carlos-SP
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4
Data de inscrição : 04/05/2013
- Mensagem nº76
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Use o Hi tec Ht 3000 para motores diesel é especifico para radiadores antigos e age somente como anticorrosivo, usei por 10 anos na bandeirante e agora uso no opalaKako escreveu:Pela orientação do Adpachec o indicado no meu caso é:
"Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%."
O lance tbm é ver qual água utilizar no sistema...
segue o link http://www.hitech.ind.br/conteudo.asp?idc=3&cat=11
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1524
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº77
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
esses aditivos que vendem por ai e kisuco misturado com agua coloque agua de chuva e 3 ml de óleo mineral solúvel por litro dgua e boa fica tudo branquinho vc consegue óleo solúvel com algum torneiro mecânico ai na sua cidade.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº78
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
No manual do Opala menciona alguns ml's de Óleo Solúvel junto com o aditivo.
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1524
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº79
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
no manual fala 3 ml por litro
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº80
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Ontem assim que cheguei em casa, notei que vazou um pouco de água com aditivo assim que desliguei o carro, ao procurar de onde vinha o vazamento ví que era da mangueira superior onde encaixa na entrada no motor, será que é apenas aperto na braçadeira ou esta mangueira não está legal?! Está com muita pressão no sistema, é assim mesmo?! A temperatura continua ok, nem chegando no meio está...
A tampa que estou usando é de 16 lbs com válvula de alivio.
O reservatório de expansão só serve para receber a água do radiador ou também é puxada água de lá para o radiador?!
A tampa que estou usando é de 16 lbs com válvula de alivio.
O reservatório de expansão só serve para receber a água do radiador ou também é puxada água de lá para o radiador?!
rafa_pr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1058
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011
- Mensagem nº81
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
A pressão certa pro sistema do opala é 13lbs! Existe dessa marca a tampa de 13 tb!
Pode ser que esteja dando muita pressão com essa tampa sim!
Diz a lenda que o sistema puxa água do reservatório de expansão, mas eu acho que não, pois a válvula da tampa só abre com pressão, então não tem como a água voltar do reservatório pro radiador...
Pode ser que esteja dando muita pressão com essa tampa sim!
Diz a lenda que o sistema puxa água do reservatório de expansão, mas eu acho que não, pois a válvula da tampa só abre com pressão, então não tem como a água voltar do reservatório pro radiador...
RN_Willemann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2517
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009
- Mensagem nº82
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
No meu carro puxa, e quando desliga um pouco da agua volta pro vazo e faz vazos comunicantes quando ligo o carro denovo.
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº83
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako escreveu:Ontem assim que cheguei em casa, notei que vazou um pouco de água com aditivo assim que desliguei o carro, ao procurar de onde vinha o vazamento ví que era da mangueira superior onde encaixa na entrada no motor, será que é apenas aperto na braçadeira ou esta mangueira não está legal?! Está com muita pressão no sistema, é assim mesmo?! A temperatura continua ok, nem chegando no meio está...
A tampa que estou usando é de 16 lbs com válvula de alivio.
O reservatório de expansão só serve para receber a água do radiador ou também é puxada água de lá para o radiador?!
Se não tiver nenhum vazamento, ele puxa sim.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº84
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Mas posso ter algum problema usando esta tampa de 16lbs?! Já tem mais de uma semana que estou usando o carro quase que diariamente e a temperatura está normal, no máximo em trânsito pesado chega no meio o marcador e a ventoinha auxiliar entra em ação, logo abaixa novamente.
O único vazamento que notei Diego foi nessa mangueira que às vezes vaza depois que desligo o carro...
O único vazamento que notei Diego foi nessa mangueira que às vezes vaza depois que desligo o carro...
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº85
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
É essa tampa cromada da termostatica que faz vazar, eu também tenho uma dessa no meu e sempre vazava. Eu lixei aquele pedaço onde a mangueira encaixa e apertei bem, no meu caso resolveu o problema do vazamento.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº86
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Cadê a junta do batatão da termostática?
Na tampa eu arranquei a borracha de vedaçãoe coloquei uma mais grossa (colei com veda calha).
Funciona bem.
Na tampa eu arranquei a borracha de vedaçãoe coloquei uma mais grossa (colei com veda calha).
Funciona bem.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº87
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Adpachec, acredito que tenham colocado aquela cola silicone para alta temperatura, mas não é ali que vaza, é na mangueira (encaixe).
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº88
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Diegoj escreveu:É essa tampa cromada da termostatica que faz vazar, eu também tenho uma dessa no meu e sempre vazava. Eu lixei aquele pedaço onde a mangueira encaixa e apertei bem, no meu caso resolveu o problema do vazamento.
Vou dar uma olhada ali Diego, valeu!
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº89
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Ou a mangueira está velha, ou o batatão está gasto no ressalto que tem no bocal de encaixe da mangueira (que é para evitar que vaze), ou troca a mangueira/batatão, ou calça com uma câmara de bicicleta (é gato temporário) e coloca a mangueira por cima.
É o ressalto na ponta do cano que pode ter gasto.
É o ressalto na ponta do cano que pode ter gasto.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº90
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Pensei nisso tbm... essas mangueiras de silicone que tem na net compensam?!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550138507-kit-mangueira-de-silicone-opala-6cc-opala-4cc-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-550138507-kit-mangueira-de-silicone-opala-6cc-opala-4cc-_JM
rafa_pr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1058
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011
- Mensagem nº91
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
RN_Willemann escreveu:No meu carro puxa, e quando desliga um pouco da agua volta pro vazo e faz vazos comunicantes quando ligo o carro denovo.
Mas como a água volta se a tampa só abre com pressão interna do sistema?!
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
Idade : 46
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89
VW Santana GLS 2000 - 1992
VW Voyage MSI 1.6 - 2018
Cilindros : 6 (4100)
Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº92
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
rafa_pr escreveu:RN_Willemann escreveu:No meu carro puxa, e quando desliga um pouco da agua volta pro vazo e faz vazos comunicantes quando ligo o carro denovo.
Mas como a água volta se a tampa só abre com pressão interna do sistema?!
É uma boa pergunta, mas que a troca é feita, isso é! rsrs...
Cursino- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13
Localização : Mogi das Cruzes / SP
Modelo do carro : Grand Blazer DLX 4.1 99/ Dodge ES 95/Jeep Cj-5 76
Cilindros : L6 / V6 / 4cil OHC
Data de inscrição : 18/03/2014
- Mensagem nº93
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
A água volta por vácuo, por isso não pode haver vazamento algum no sistema.
Quando a água aquece, expande e vence a pressão da mola da tampa, com isso vai até o reservatório de expansão. Ao esfriar, retrai e com isso retorna por uma válvula com uma mola bem leve no centro da tampa.
Uma foto de uma tampa: Notem uma "arruela" bem no centro da borracha
http://bimg1.mlstatic.com/-tampa-do-radiador-c10-7687-chevette-opala-caravan_MLB-F-3366356551_112012.jpg
Quando a água aquece, expande e vence a pressão da mola da tampa, com isso vai até o reservatório de expansão. Ao esfriar, retrai e com isso retorna por uma válvula com uma mola bem leve no centro da tampa.
Uma foto de uma tampa: Notem uma "arruela" bem no centro da borracha
http://bimg1.mlstatic.com/-tampa-do-radiador-c10-7687-chevette-opala-caravan_MLB-F-3366356551_112012.jpg
rafa_pr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1058
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011
- Mensagem nº94
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Bacana, tá explicado então!
Mas no caso do amigo aí, eu procuraria uma tampa de 13 lbs pra garantir!
Mas no caso do amigo aí, eu procuraria uma tampa de 13 lbs pra garantir!
rafaelcavalheirodefreitas- Opaleiro
- Número de Mensagens : 496
Idade : 35
Localização : faxinal, pr
Modelo do carro : ATUAL COMODORO COUPE 88 4C
EX opala 83 coupe e EX opala78 4 porta luxo
Cilindros : 4c
Data de inscrição : 23/08/2012
- Mensagem nº95
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
use oleo soluvel na agua que é top
rafaelcavalheirodefreitas- Opaleiro
- Número de Mensagens : 496
Idade : 35
Localização : faxinal, pr
Modelo do carro : ATUAL COMODORO COUPE 88 4C
EX opala 83 coupe e EX opala78 4 porta luxo
Cilindros : 4c
Data de inscrição : 23/08/2012
- Mensagem nº96
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
use oleo soluvel na agua que é top
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº97
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Só corrigindo a informação, a tampa correta para o Opala 6 cil de 85 a 92 é de 15lbs e não 13 como o amigo citou acima, inclusive é a que estava no meu tbm era de 15lbs, agora estou usando uma de 16lbs e como o sistema de arrefecimento tá ok vou manter assim.
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
Idade : 46
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89
VW Santana GLS 2000 - 1992
VW Voyage MSI 1.6 - 2018
Cilindros : 6 (4100)
Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº98
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako escreveu:Só corrigindo a informação, a tampa correta para o Opala 6 cil de 85 a 92 é de 15lbs e não 13 como o amigo citou acima, inclusive é a que estava no meu tbm era de 15lbs, agora estou usando uma de 16lbs e como o sistema de arrefecimento tá ok vou manter assim.
Que bacana essas informações, vc tirou de onde? Algum programa especifico?
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº99
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
É do catálogo eletrônico de peças GM, o meu é a versão de 2003, tenho o CD aki, se não conseguir baixar faço uma cópia e te mando a preço de custo (mídia + postagem).
Diego Darth- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1480
Idade : 46
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89
VW Santana GLS 2000 - 1992
VW Voyage MSI 1.6 - 2018
Cilindros : 6 (4100)
Data de inscrição : 20/07/2012
- Mensagem nº100
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Kako escreveu:É do catálogo eletrônico de peças GM, o meu é a versão de 2003, tenho o CD aki, se não conseguir baixar faço uma cópia e te mando a preço de custo (mídia + postagem).
Poxa vlw Kako, vou ver aqui, qualquer coisa te mando uma MP.
Att,
Diego.
Kako- Opaleiro
- Número de Mensagens : 646
Idade : 41
Localização : Limeira-SP
Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
Ex-Comodoro SL/E 90/90
Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
Ex-Galaxie Landau 80/80
Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
Data de inscrição : 27/11/2012
- Mensagem nº101
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
É uma mão na roda para consultar peças, etc... tem a versão 2006 tbm, mas esta eu não tenho...
Alessandro Gervasio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Localização : Botucatu - Sp
Modelo do carro : Opala 1985 turbo injetado
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 20/10/2012
- Mensagem nº102
Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento
Encontrei a versao 2006 deste catálogo baixei agora e vou dar uma fuçada....Parecer ser muito bom...
|
|
Ontem à(s) 19:16:50 por edscarpes
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R