Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Embreagem 250mm
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyHoje à(s) 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyHoje à(s) 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyOntem à(s) 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyOntem à(s) 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Ferrugem no sistema de arrefecimento EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

Quem está conectado?

63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
tabarbosa (16850)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
Rubão6cc (15356)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
BANDIT (13573)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
Xann (10394)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
j ricardo (9376)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
Jean Bida (9320)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Ferrugem no sistema de arrefecimento Bar_leftFerrugem no sistema de arrefecimento BarFerrugem no sistema de arrefecimento Bar_right 

+27
rafa_pr
Murilo R
Sandro Araújo
Paulo Corso
Mauricio4100
endrigo
Kako
N474N
Diplo87
cabesanto77
megadeth
Pinduca do Bagre
adpachec
HelberCamargo
Eduardo SSa
Glaucio Missioneiro
Diegoj
eduardobezera
AndersonJF
Diego Darth
LGHR_opaleiro
Rubão6cc
Marcos Adriano
frederico santos
parra
rafinhajuliao
Leo773
31 participantes

    Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Leo773
    Leo773
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2162
    Idade : 34
    Localização : Paraná
    Modelo do carro :
    Opala SS4 76/76 Branco
    Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
    _________________________
    Data de inscrição : 03/09/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Leo773 Qui 3 Out - 13:09:10

    Fala galera, acho que muita gente aqui já teve ou assim como eu tem problema com ferrugem no sistema de arrefecimento.
     Eu já fiz a limpeza do meu com radiex limpa radiador e tal. Completando agua com aditivo. Mas com o passar do tempo a maldita ferrugem volta.

     A um tempo atraz vi mas não lembro onde falaram em colocar Querosene junto com a agua do radiado. Confere?
     Aos dinossauros e piterodatilos ai tem aquela dica escondida na mente?

    abracs
    Ferrugem no sistema de arrefecimento Radiador1
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por rafinhajuliao Qui 3 Out - 14:07:11

    mano.. ta furado samerda ae.. ta nao?

    leva em uma loja de radiadores.. manda lavar e varetar esse seu radiador..

    quando vc coloca aditivo ele costuma soltar a ferrugem q ta grudada no sistema

    por isso "voltou"..

    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por parra Qui 3 Out - 14:18:11

    trocar o radiador é a solução ....
    o radiador do opala funciona como um filtro ... toda a sujeira do motor vai parar dentro dele e la fica ... pode limpar fazer reza brava e eles sempre vai ficar assim ...
    a solução é trocar o radiador, e depois disso sempre usar aditivo para evitar a ferrujem.

    Radiador de L4 é baratinho ... R$150 novo ... e vc sera feliz por muitos e muitos anos !
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por frederico santos Qui 3 Out - 15:28:28

    o ideal é colocar agua destilada tb! seu motor não precisa de sais minerais ,fluor ,cloro ou qualquer substancia que só serve para entrar em reação c o ferro e soltar mais ferrugem.se nãoquer gastar c isso junta agua de chuva filtra num pano e coloca com aditivo como foi citado acima com certeza verá a diferença.mas seu sistema tem que esta limpo senão não vai ter diferença nenhuma..oq pega é que quando vc pede p completar a agua num posto por exemplo essa vai se misturando com a que ja tava ,contaminando,e no final agua pura e aditivo ja não existem mais..
    Leo773
    Leo773
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2162
    Idade : 34
    Localização : Paraná
    Modelo do carro :
    Opala SS4 76/76 Branco
    Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
    _________________________
    Data de inscrição : 03/09/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Leo773 Qui 3 Out - 15:37:02

    esse não é meu radiador nao. foi só um exemplo,

    mas boas dicas ai.OKK
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por parra Qui 3 Out - 15:56:59

    outra coisa .... se o radiador ja ta enferrujado, o fato de ficar colocando aditivo para limpesa ou querosene, oleo solúvel tipo C etc .... vai abrir um buraco logo mais e vazar tudo ...
    Onde tem ferrugem tem buraco, so que ela fica tampado o mesmo .... dai vc limpa e pronto, aparece o furo .... e isso quando nao fura os selos e tudo mais ....

    eu trocaria o radiador, e os selos tb .... assim ficaria tranquilão !

    []'s !
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 3 Out - 21:53:21

    concordo com o parra


    cai na besteira de colocar rad cool com agua bi-desmineralizada no meu radiador uma vez.....coincidencia ou nao apareceu um furinho......

    no dia seguinte esgotei a agua dei 1 pinguinho de solda mig e coloquei agua da torneira.....
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Out - 8:55:07

    Ferrugem sempre vai ter...o meu radiador eu coloquei zero, mas não adianta, a ferrugem do motor contamina a água..


    _________________
    Ferrugem no sistema de arrefecimento Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 4 Out - 9:01:21

    rubensmaffei escreveu:Ferrugem sempre vai ter...o meu radiador eu coloquei zero, mas não adianta, a ferrugem do motor contamina a água..
    enquanto o opala tiver cabeçote de ferro havera ferrugem.....ou seja: sempre kkkkkkkk
    LGHR_opaleiro
    LGHR_opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 140
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 05/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty para limpar o sistema

    Mensagem por LGHR_opaleiro Sex 4 Out - 9:45:18

    para limpar o sistema:

    1º escoa a agua velha, soltando a parte de baixo da borracha que prende no radiador;
    2º com 1 mangueira encha várias vezes e escoe, ai vc vai ver que a agua sai suja... ai vc prende novamente a mangueira no radiador, encha com agua, aperte no meio da mangueira várias vezes p/ tirar bolhas da parte interna, feito isso, 1 copo de querosene + 2 colheres cheias de sabão em pó de lavar roupa, feche o radiador... e de na partida e saia p/ dar 1 role, estique bem ele (o carro) se possível na rodovia p/ bomba d'agua girar bem;
    3º volte e ainda com motor bem quente solte novamente a borracha do radiador, escoa a agua velha, soltando a parte de baixo da borracha que prende no radiador;
    4º repita 2... 3.... 4... vezes dependendo da sujeira que tiver;
    5º para tirar o sabão com querosene repasse várias vezes na garagem de sua casa mesmo!!! e a ultima vez que repassar saia novamente p/ esticar ele ( o carro) para tirar todo o sabão do arrefecimento.

    por ultimo feche bem a mangueira e complete com fluido anti-ferrugem...

    espero ter contribuído, no meu funcionou muito bem !!!

    abraço
    Diego Darth
    Diego Darth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1480
    Idade : 46
    Localização : Guarulhos
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89

    VW Santana GLS 2000 - 1992

    VW Voyage MSI 1.6 - 2018

    Cilindros : 6 (4100)
    Data de inscrição : 20/07/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diego Darth Sex 4 Out - 9:59:11

    Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

    Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

    E aí pessoal? Será que pode?? scratch  Ferrugem no sistema de arrefecimento 695742 
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por AndersonJF Sex 4 Out - 10:16:55

    Diego Darth escreveu:Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

    Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

    E aí pessoal? Será que pode?? scratch  Ferrugem no sistema de arrefecimento 695742 
    Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
    Esse lance de limpar sistema de arrefecimento é foda.....
    Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
    eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
    Abraço
    LGHR_opaleiro
    LGHR_opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 140
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 05/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por LGHR_opaleiro Sex 4 Out - 10:22:07

    Diego Darth escreveu:Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

    Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

    E aí pessoal? Será que pode?? scratch  Ferrugem no sistema de arrefecimento 695742 
    poder até pode, mas o produto RADIEX é muito forte se o radiador tiver muito enferrujado... vai furar !!!
    isso aconteceu com 1 amigo que me passou essa receita do removedor + sabão em pó !!!

    abraço
    ______________________________________________

    Ferrugem no sistema de arrefecimento DSC04192
    image upload
    LGHR_opaleiro
    LGHR_opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 140
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 05/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por LGHR_opaleiro Sex 4 Out - 10:25:24

    AndersonJF escreveu:
    Diego Darth escreveu:Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

    Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

    E aí pessoal? Será que pode?? scratch  Ferrugem no sistema de arrefecimento 695742 
    Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
    Esse lance de limpar sistema de arrefecimento é foda.....
    Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
    eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
    Abraço

    exatamente ... meu amigo usou radiex... ai furou o radiador... ai ele teve que comprar outro, só encontrou no ferro velho e estava também enferrujado... ai usou a formula do removedor+sabão = limpeza...

    __________________________________________________

    Ferrugem no sistema de arrefecimento DSC04192
    image upload
    Diego Darth
    Diego Darth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1480
    Idade : 46
    Localização : Guarulhos
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89

    VW Santana GLS 2000 - 1992

    VW Voyage MSI 1.6 - 2018

    Cilindros : 6 (4100)
    Data de inscrição : 20/07/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diego Darth Sex 4 Out - 10:25:52

    AndersonJF escreveu:
    Diego Darth escreveu:Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

    Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

    E aí pessoal? Será que pode?? scratch  Ferrugem no sistema de arrefecimento 695742 
    Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
    Esse lance de limpar sistema de arrefecimento é foda.....
    Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
    eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
    Abraço
    É Anderson, ontem eu estava conversando com um amigo e ele disse a mesma coisa, melhor usar querosene, até pq ela é oleosa e acaba lubrificando um pouco... mas eu tinha pensado em usar o limpa baú diluído, não concentrado... mas talvez seja melhor ser prudente e usar a querosene mesmo.

    Vlw.
    Diego Darth
    Diego Darth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1480
    Idade : 46
    Localização : Guarulhos
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89

    VW Santana GLS 2000 - 1992

    VW Voyage MSI 1.6 - 2018

    Cilindros : 6 (4100)
    Data de inscrição : 20/07/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diego Darth Sex 4 Out - 10:29:16

    LGHR_opaleiro escreveu:
    AndersonJF escreveu:Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
    Esse lance de limpar sistema de arrefecimento é foda.....
    Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
    eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
    Abraço
    exatamente ... meu amigo usou radiex... ai furou o radiador... ai ele teve que comprar outro, só encontrou no ferro velho e estava também enferrujado... ai usou a formula do removedor+sabão = limpeza...

    __________________________________________________

    Ferrugem no sistema de arrefecimento DSC04192
    image upload
    Melhor mesmo ir de querosene, afinal o radiador do meu Diplo é original ainda, não deve ter resistência para o ácido do limpa baú!

    Vlw pela dica!! OKK 
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por AndersonJF Sex 4 Out - 10:29:36

    Cara ontem eu joguei limpa baú diluido no diferencial 2.73 que vou colocar no meu carro....joguei ontem a noite e larquei pra lá..hoje bem cedinho joguei mal e porcamente uma mangueirada e rancou um mocado de crosta de sujeira...imagina isso em contado com metais mais senssível e quente ainda......vai de querosena...
    Diego Darth
    Diego Darth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1480
    Idade : 46
    Localização : Guarulhos
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 4100 - 89

    VW Santana GLS 2000 - 1992

    VW Voyage MSI 1.6 - 2018

    Cilindros : 6 (4100)
    Data de inscrição : 20/07/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diego Darth Sex 4 Out - 10:31:36

    AndersonJF escreveu:Cara ontem eu joguei limpa baú diluido no diferencial 2.73 que vou colocar no meu carro....joguei ontem a noite e larquei pra lá..hoje bem cedinho joguei mal e porcamente uma mangueirada e rancou um mocado de crosta de sujeira...imagina isso em contado com metais mais senssível e quente ainda......vai de querosena...
    Quente deve derreter até as magueiras!!! rsrsrsrs

    Razz 

    Vou usar o limpa baú só pra lavar o motor mesmo!!! rsrsrsrs
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por AndersonJF Sex 4 Out - 10:45:38

    E olhe lá...kkkkkkkkkkkkk
    Leo773
    Leo773
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2162
    Idade : 34
    Localização : Paraná
    Modelo do carro :
    Opala SS4 76/76 Branco
    Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
    _________________________
    Data de inscrição : 03/09/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Leo773 Sex 4 Out - 11:45:55

    Produtos Limpa radiador normalmente são acidos, otimos removedores de ferrugem maaaaaass...
    é altamente corrosivo.

     Eu mesmo comprei radiex. usei uma vez, nao me aconteceu nada, mas mesmo assim nao vou usar mais. prefiro não arriscar.

    Mas a duvida é
    Querosene uso ele pra limpar apenas? ou deixo ele na agua junto com fluido pra radiador?
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por eduardobezera Sex 4 Out - 11:51:29

    coloca querosene com água e roda com o carro por 1 semana mais ou menos ai faz a troca da água pra tirar a sujeira e coloca água com aditivo e seja feliz.
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diegoj Sex 4 Out - 12:03:41

    Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

    Mas nao importa qual produto vc usar (claro que produto especifico pra limpar radiador e etc), nenhum deles fura selo ou radiador. Se aparecer vazamento no radiador ou nos selos depois de usar um produto desses, é pq o selo ou o radiador estão PODRES. Nesse caso não existe milagre, ou deixa a sujeira la dentro do motor "tampando" os furos dos selos ou do radiador ou então troca eles. Usar querosene e outros produtos alternativos, pode evitar isso, mas não vai fazer uma limpeza completa igual um produto especifico pra isso.

    Eu ajudei um amigo a fazer uma limpeza dessas no opala dele, o produto que ele comprou, deveria colocar no radiador e deixar funcionando na lenta por 15 minutos e já tirar. A gente colocou o produto no motor e fomos pro centro com o carro, andamos mais ou menos uns 30 minutos e sai voltamos pra casa e tiramos a agua toda do radiador, saiu imunda a água, ai fizemos mais algumas "limpezas" com agua de torneira mesmo só pra tirar o resto da sujeira que ainda tinha la dentro e completamos totalmente com um produto pra radiador, agora não me lembro o nome certo, mas tem em posto de combustivel pra vender.
    Isso vem em garrafas de 1L, é um liquido rosa. Ele gastou mais de R$150 com essa agua rosa ai, mas ele colocou isso nesse dia, ficou mais um tempao com o opala, vendeu pra outro cara que vendeu pra um terceiro e depois meu amigo comprou o opala de volta e a agua do radiador continua rosa até hoje, do mesmo modo que tava quando a gente colocou.
    E detalhe, sem ""furar"" nenhum selo ou radiador, sendo q a gente usou o produto pelo dobro do tempo e ainda andando com o carro.

    Eu ja fiz essa limpeza com o outro opala q eu tive, mas só com agua, perdi um tempao mas depois q terminei, a agua saia limpinha de dentro do motor, sem nenhuma sujeiro. Em menos de um mes, a agua ja tava parecendo lama. Olhando aquilo, dava pra dizer que alguém jogou barro vermelho dentro do motor.

    Agora eu to com o motor do meu opala desmontado, mas assim que montar denovo, vou fazer a mesma limpeza que o meu amigo fez e não vou ter com o que me preocupar, pq vou colocar selos novos e se o radiador vazar, se for um furo ou coisa assim que tava tampado por sujeiro, eu mando arrumar. Mas se vazar por causa de corrosão, vai direto pro ferro velho.
    avatar
    Glaucio Missioneiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4821
    Idade : 36
    Localização : RS
    Data de inscrição : 12/07/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 4 Out - 13:25:20

    no meu caso, que o motor está fora, e vou botar selos e radiador novos, vale a pena depois de montar usar esse produto pra limpeza, pra limpar as galerias do bloco?

    ou é só colocar o aditivo anti congelamento/fervura/corrosão ?
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por parra Sex 4 Out - 15:24:02

    no meu carro, o sistema não é salado e a água nem baixo o nível, pois coloquei aditivo em proporção de 1/1 ... e a cada 3 meses desce bem pouco, dai completo com aditivo ...
    radiador limpinho, sistema limpo, selos novos, enfim, carro pra muitos km de paz !
    Eduardo SSa
    Eduardo SSa
    Administrador
    Administrador


    Masculino Número de Mensagens : 8677
    Idade : 47
    Localização : Arapongas/Pr
    Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

    Cilindros : 16 Cilindros
    Data de inscrição : 26/12/2007

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Eduardo SSa Sex 4 Out - 17:56:13

    Diegoj escreveu:Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

    Mas nao importa qual produto vc usar (claro que produto especifico pra limpar radiador e etc), nenhum deles fura selo ou radiador. Se aparecer vazamento no radiador ou nos selos depois de usar um produto desses, é pq o selo ou o radiador estão PODRES. Nesse caso não existe milagre, ou deixa a sujeira la dentro do motor "tampando" os furos dos selos ou do radiador ou então troca eles. Usar querosene e outros produtos alternativos, pode evitar isso, mas não vai fazer uma limpeza completa igual um produto especifico pra isso.

    Eu ajudei um amigo a fazer uma limpeza dessas no opala dele, o produto que ele comprou, deveria colocar no radiador e deixar funcionando na lenta por 15 minutos e já tirar. A gente colocou o produto no motor e fomos pro centro com o carro, andamos mais ou menos uns 30 minutos e sai voltamos pra casa e tiramos a agua toda do radiador, saiu imunda a água, ai fizemos mais algumas "limpezas" com agua de torneira mesmo só pra tirar o resto da sujeira que ainda tinha la dentro e completamos totalmente com um produto pra radiador, agora não me lembro o nome certo, mas tem em posto de combustivel pra vender.
    Isso vem em garrafas de 1L, é um liquido rosa. Ele gastou mais de R$150 com essa agua rosa ai, mas ele colocou isso nesse dia, ficou mais um tempao com o opala, vendeu pra outro cara que vendeu pra um terceiro e depois meu amigo comprou o opala de volta e a agua do radiador continua rosa até hoje, do mesmo modo que tava quando a gente colocou.
    E detalhe, sem ""furar"" nenhum selo ou radiador, sendo q a gente usou o produto pelo dobro do tempo e ainda andando com o carro.

    Eu ja fiz essa limpeza com o outro opala q eu tive, mas só com agua, perdi um tempao mas depois q terminei, a agua saia limpinha de dentro do motor, sem nenhuma sujeiro. Em menos de um mes, a agua ja tava parecendo lama. Olhando aquilo, dava pra dizer que alguém jogou barro vermelho dentro do motor.

    Agora eu to com o motor do meu opala desmontado, mas assim que montar denovo, vou fazer a mesma limpeza que o meu amigo fez e não vou ter com o que me preocupar, pq vou colocar selos novos e se o radiador vazar, se for um furo ou coisa assim que tava tampado por sujeiro, eu mando arrumar. Mas se vazar por causa de corrosão, vai direto pro ferro velho.
    Qual o nome dos produtos?


    _________________
    Ferrugem no sistema de arrefecimento Assina10
    _____________________
    Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
    Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
    "Opala mais que um carro um estilo de vida"
    Edu SSa
    www.opaleirosdoparana.com
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diegoj Sáb 5 Out - 2:05:11

    Eduardo SSa escreveu:
    Diegoj escreveu:Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

    Mas nao importa qual produto vc usar (claro que produto especifico pra limpar radiador e etc), nenhum deles fura selo ou radiador. Se aparecer vazamento no radiador ou nos selos depois de usar um produto desses, é pq o selo ou o radiador estão PODRES. Nesse caso não existe milagre, ou deixa a sujeira la dentro do motor "tampando" os furos dos selos ou do radiador ou então troca eles. Usar querosene e outros produtos alternativos, pode evitar isso, mas não vai fazer uma limpeza completa igual um produto especifico pra isso.

    Eu ajudei um amigo a fazer uma limpeza dessas no opala dele, o produto que ele comprou, deveria colocar no radiador e deixar funcionando na lenta por 15 minutos e já tirar. A gente colocou o produto no motor e fomos pro centro com o carro, andamos mais ou menos uns 30 minutos e sai voltamos pra casa e tiramos a agua toda do radiador, saiu imunda a água, ai fizemos mais algumas "limpezas" com agua de torneira mesmo só pra tirar o resto da sujeira que ainda tinha la dentro e completamos totalmente com um produto pra radiador, agora não me lembro o nome certo, mas tem em posto de combustivel pra vender.
    Isso vem em garrafas de 1L, é um liquido rosa. Ele gastou mais de R$150 com essa agua rosa ai, mas ele colocou isso nesse dia, ficou mais um tempao com o opala, vendeu pra outro cara que vendeu pra um terceiro e depois meu amigo comprou o opala de volta e a agua do radiador continua rosa até hoje, do mesmo modo que tava quando a gente colocou.
    E detalhe, sem ""furar"" nenhum selo ou radiador, sendo q a gente usou o produto pelo dobro do tempo e ainda andando com o carro.

    Eu ja fiz essa limpeza com o outro opala q eu tive, mas só com agua, perdi um tempao mas depois q terminei, a agua saia limpinha de dentro do motor, sem nenhuma sujeiro. Em menos de um mes, a agua ja tava parecendo lama. Olhando aquilo, dava pra dizer que alguém jogou barro vermelho dentro do motor.

    Agora eu to com o motor do meu opala desmontado, mas assim que montar denovo, vou fazer a mesma limpeza que o meu amigo fez e não vou ter com o que me preocupar, pq vou colocar selos novos e se o radiador vazar, se for um furo ou coisa assim que tava tampado por sujeiro, eu mando arrumar. Mas se vazar por causa de corrosão, vai direto pro ferro velho.
    Qual o nome dos produtos?
    Pior que eu não lembro, vou tentar falar com esse meu amigo e perguntar pra ele, mas se nao conseguir, quando eu passar no posto de gasolina aqui perto eu pergunto o nome. O produto pra limpar mesmo eu nem lembro como era a cor nem garrafa, mas o fluido que ele usou pra por no sistema de arrefecimento eram garrafas brancas de 1L com um liquido rosa e etiqueta verde se nao me engano.
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Seg 3 Fev - 15:48:04

    Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...
    parra
    parra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1631
    Localização : Campinas-SP
    Modelo do carro : Caravan 1983
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 08/04/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por parra Seg 3 Fev - 15:58:36

    Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
    Ainda mais de L4 ..... opala 4 caneco, radiador novo em folha custa 150 reais !
    Qualquer produto que vc vai colocar ae vc vai gastar pelo menos 20 reais, e não vai demorar muito vai dar problema e vc fica na rua, ou perde o motor !
    vc mesmo disse, motor novo ... ou seja, radiador novo, água limpa, carro confiável ....
    beleza ??
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Seg 3 Fev - 17:46:43

    parra escreveu:Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
    Ainda mais de L4 ..... opala 4 caneco, radiador novo em folha custa 150 reais !
    Qualquer produto que vc vai colocar ae vc vai gastar pelo menos 20 reais, e não vai demorar muito vai dar problema e vc fica na rua, ou perde o motor !
    vc mesmo disse, motor novo ... ou seja, radiador novo, água limpa, carro confiável ....
    beleza ??

    Sim concordo com você, mas o radiador já é novo, e mesmo assim esta saindo água suja devido o cabeçote ser de ferro; o motor foi feito recentemente, não rodei nem 2 mil ainda, o que fazer agora???
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por adpachec Seg 3 Fev - 18:06:33

    HelberCamargo escreveu:
    parra escreveu:Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
    Ainda mais de L4 ..... opala 4 caneco, radiador novo em folha custa 150 reais !
    Qualquer produto que vc vai colocar ae vc vai gastar pelo menos 20 reais, e não vai demorar muito vai dar problema e vc fica na rua, ou perde o motor !
    vc mesmo disse, motor novo ... ou seja, radiador novo, água limpa, carro confiável ....
    beleza ??

    Sim concordo com você, mas o radiador já é novo, e mesmo assim esta saindo água suja devido o cabeçote ser de ferro; o motor foi feito recentemente, não rodei nem 2 mil ainda, o que fazer agora???

    O álcool já é ruim para o motor devido a água que tem nele.
    Como tempo a água do radiador vai ficando suja devido ao trabalho que ela executa no motor (pressão, calor e etc).
    Coloca um aditivo e óleo solúvel não é corrosivo....PORQUE ELE POSSUI INIBIDORES DE CORROSÃO.....troca de mecânico.

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72255/32/378/oleo-soluvel-5kg-

     OKK 
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Seg 3 Fev - 18:09:41

    adpachec escreveu:
    HelberCamargo escreveu:

    Sim concordo com você, mas o radiador já é novo, e mesmo assim esta saindo água suja devido o cabeçote ser de ferro; o motor foi feito recentemente, não rodei nem 2 mil ainda, o que fazer agora???

    O álcool já é ruim para o motor devido a água que tem nele.
    Como tempo a água do radiador vai ficando suja devido ao trabalho que ela executa no motor (pressão, calor e etc).
    Coloca um aditivo e óleo solúvel não é corrosivo....PORQUE ELE POSSUI INIBIDORES DE CORROSÃO.....troca de mecânico.

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72255/32/378/oleo-soluvel-5kg-

     OKK 


    Que tipo de aditivo você me aconselharia usar? e qual a proporção?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por adpachec Seg 3 Fev - 18:29:04

    Coloquei este recentemente...1 litro (apesar de poder colocar até 3 litros para radiadores com até 8 litros).

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Z

    Aditivo para radiador. Qual usar!!!

    Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

    A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

    Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

    Óleo solúvel
    Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
    Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
    Durabilidade: N/A;
    Custo: Baixíssimo;
    Cor: Branco (leitoso);
    Proporção: 10%.

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
    Custo: Baixo;
    Cor: Verde;
    Proporção: 10% até 20%.

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Observações importantes:
    Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
    Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
    Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
    Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
    Jamais mistures aditivos com composição diferente.
    Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
    Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
    De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
    Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

    Quem tiver mais informações, fique a vontade.
    4X4 Brasil
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Seg 3 Fev - 18:44:53

    Mas você usou esse aditivo + o óleo solúvel ou só aditivo? (por favor escreva a marca dele pois não achei na net por super rad)

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%. acho q esse seria o mais indicado para o opala, pois não ataca o alumínio, mas também não fala nada sobre o ferro... e os que falam sobre o ferro ataca o alumínio, que duvida...
    Pinduca do Bagre
    Pinduca do Bagre
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 714
    Idade : 56
    Localização : Parobé - RS
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
    Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
    Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)
    Data de inscrição : 18/02/2009

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Pinduca do Bagre Seg 3 Fev - 21:13:04

    Excelente post adpachec!
    À propósito:
    Já faz bem mais de ano coloquei 30ml de óleo solúvel juntamente com
    1 litro do aditivo Rad Cool da Visconde em meu Diplo e minha Caravan.
    Nada de ferrujem, água limpa e temperatura sob controle.
    Lembrando que a própria GM indica colocar óleo solúvel na água do radiador
    para evitar que o sistema enferruje por conta do ferro fundido do bloco do motor.

    O óleo solúvel consegui de grátis num torneiro amigo meu.
    O aditivo custou 18 mangos.

     OKK
    megadeth
    megadeth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 476
    Idade : 49
    Localização : São Carlos-SP
    Modelo do carro : opala coupe 78
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/05/2013

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por megadeth Seg 3 Fev - 21:39:51

    Eu uso um aditivo para motores diesel, usado em caminhão, não tem etileno glicol somente anti ferrugem, é super concentrado e barato.
    Uma observação importante. quando trocar a agua e colocar aditivo compre 1 frasco a mais para completar pois se completar somente com agua vai diluindo rapidinho e some. eu já deixo uma garrafa pet com a mistura certa para completar.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por adpachec Ter 4 Fev - 8:22:31

    HelberCamargo escreveu:Mas você usou esse aditivo + o óleo solúvel ou só aditivo? (por favor escreva a marca dele pois não achei na net por super rad)

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%. acho q esse seria o mais indicado para o opala, pois não ataca o alumínio, mas também não fala nada sobre o ferro... e os que falam sobre o ferro ataca o alumínio, que duvida...

    Amigo:
    Eu uso água e o aditivo,e não existe o aditivo perfeito que é BOM em tudo, e você não vai esperar 10 anos ou 250.000 km para trocar a água e limpar o sistema certo?
    E tem que tomar cuidado com o termo "ferrugem" (oxidação), por exemplo o zinco usado em calhas também "enferruja", ele cria uma camada branca por cima que acaba servindo de proteção contra desgaste.....mas lógico isto aumenta a vida útil, mas não dura para sempre.
    Seu radiador um dia vai pro saco é fato, mas com aditivo e tudo certinho vai rodar muito.......mas não os 250.000 km.
     OKK 
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por cabesanto77 Ter 4 Fev - 8:31:49

    HelberCamargo escreveu:Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...

    Oleo Soluvel ????

    Suas mangueiras vão ficar igual um baiacu.... Shocked , toda estufada....

    Num faz isso não...

    Compra o radiador novo, use aditivo bom, sempre uso Paraflu ou Delphi , é coisa de R$ 27,00 dimas mas funciona.

    O aditivo bom é aquele que se pingar na mão, te da um sensação que esquenta, tipo álcool.
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Ter 4 Fev - 17:43:26

    cabesanto77 escreveu:
    HelberCamargo escreveu:Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...

    Oleo Soluvel ????

    Suas mangueiras vão ficar igual um baiacu.... Shocked , toda estufada....

    Num faz isso não...

    Compra o radiador novo, use aditivo bom, sempre uso Paraflu ou Delphi , é coisa de R$ 27,00 dimas mas funciona.

    O aditivo bom é aquele que se pingar na mão, te da um sensação que esquenta, tipo álcool.

    Ok muito obrigado pela dica, mas o meu radiador é novo, qual você achou melhor? paraflu ou delphi?
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Ter 4 Fev - 17:45:30

    Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por adpachec Ter 4 Fev - 18:49:30

    HelberCamargo escreveu:Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?

    Troque a tampa do radiador.
    Não pode encher de água até o talo, está deixando um espaço?
    Muita taxa do motor..............
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Ter 4 Fev - 19:03:04

    adpachec escreveu:
    HelberCamargo escreveu:Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?

    Troque a tampa do radiador.
    Não pode encher de água até o talo, está deixando um espaço?
    Muita taxa do motor..............

    O motor está original, deixo mais ou menos 1 dedo para chegar no começo do bocal do radiador.
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por cabesanto77 Qua 5 Fev - 5:03:14

    HelberCamargo escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Oleo Soluvel ????

    Suas mangueiras vão ficar igual um baiacu.... Shocked , toda estufada....

    Num faz isso não...

    Compra o radiador novo, use aditivo bom, sempre uso Paraflu ou Delphi , é coisa de R$ 27,00 dimas mas funciona.

    O aditivo bom é aquele que se pingar na mão, te da um sensação que esquenta, tipo álcool.

    Ok muito obrigado pela dica, mas o meu radiador é novo, qual você achou melhor? paraflu ou delphi?

    Gosto de ambos, dou preferencia para o Paraflu, hoje no meu opala está o Delphi, não tenho que reclamar, as vezes o paraflu da uma sumida do mercado ai opto pelo Delphi que você adquiri em qualquer concessionária chevrolet
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Diplo87 Qua 5 Fev - 7:32:18

    Pessoal,

    Creio que não tem como o líquido dos motores dos opalas ficar como os de um cruze, vermelhinho, limpinho... nossos motores são de ferro, radiador de latão ou cobre, na mangueira de saída do radiador tem uma mola de ferro pra ela não murchar... tudo isso contribui - e muito - para essa tendência da água dos motores dos opalas ficar com essa aparência enferrujada.
    No meu motor não é diferente, se não cuidar ela fica imunda mesmo, então eu criei um controle pra trocar toda a água e o aditivo a cada 6 meses e pimba! As mangueiras eu troco com 12 meses... Com isso a água está sempre clarinha, sim tem aquele tom marrom da ferrugem, mas muito melhor do que se vê por aí...
    Então creio que para melhorar essa situação o segredo é mesmo trocar todo o líquido a cada 6 meses.

    Abraço a todos.
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por cabesanto77 Qua 5 Fev - 8:06:27

    Diplo87 escreveu:Pessoal,

    Creio que não tem como o líquido dos motores dos opalas ficar como os de um cruze, vermelhinho, limpinho... nossos motores são de ferro, radiador de latão ou cobre, na mangueira de saída do radiador tem uma mola de ferro pra ela não murchar... tudo isso contribui - e muito - para essa tendência da água dos motores dos opalas ficar com essa aparência enferrujada.
    No meu motor não é diferente, se não cuidar ela fica imunda mesmo, então eu criei um controle pra trocar toda a água e o aditivo a cada 6 meses e pimba! As mangueiras eu troco com 12 meses... Com isso a água está sempre clarinha, sim tem aquele tom marrom da ferrugem, mas muito melhor do que se vê por aí...
    Então creio que para melhorar essa situação o segredo é mesmo trocar todo o líquido a cada 6 meses.

    Abraço a todos.

    No meu caso eu selei o radiador e uso um reservatório de expansão do corsa antigo, o liquido Delphi que é um rosa clarinho, fica cor de vinho....rsrsrsrs

    E olha que utilizo 6 litros de aditivo e 2 de agua
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por adpachec Qua 5 Fev - 8:27:06

    HelberCamargo escreveu:
    adpachec escreveu:

    Troque a tampa do radiador.
    Não pode encher de água até o talo, está deixando um espaço?
    Muita taxa do motor..............

    O motor está original, deixo mais ou menos 1 dedo para chegar no começo do bocal do radiador.

    E a tampa do radiador?
    megadeth
    megadeth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 476
    Idade : 49
    Localização : São Carlos-SP
    Modelo do carro : opala coupe 78
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 04/05/2013

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por megadeth Qua 5 Fev - 19:59:54

    Radiador novo acho que só tem de aluminio, notei que ele é um pouco menor que o de cobre, tem alguma vantagem ou desvantagem
    N474N
    N474N
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 642
    Localização : Dois Vizinhos - PR
    Modelo do carro : DeLuxo 3800 1970
    Diplomata 250s 1983
    Diplomata 4.1/S 1990
    Cilindros : 6 + 6 + 6
    Data de inscrição : 01/04/2013

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por N474N Qua 5 Fev - 20:14:44

    Peguei meu Opala, o sistema estava com a água toda suja, fiz a sangria e coloquei água limpa, andei por algum tempo e fiz o procedimento novamente, estou rodando e vou fazer a terceira vez e colocar aditivo, pois agora a água já está bem limpa em relação as outras vezes.

    Mas tomem cuidado com o produto que vão colocar, NUNCA coloquem aqueles produtos que prometem fazer a limpeza do sistema pois são agressivos e podem danificar e causar um problema grave, sempre façam a limpeza naturalmente, trocando a água umas 2x ou 3x antes de colocar o aditivo para proteção, fica a dica.
    HelberCamargo
    HelberCamargo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Idade : 34
    Localização : Porto Feliz - SP
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
    Cilindros : 4cc Alcool
    Data de inscrição : 03/08/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por HelberCamargo Qua 5 Fev - 20:28:00

    adpachec escreveu:
    HelberCamargo escreveu:

    O motor está original, deixo mais ou menos 1 dedo para chegar no começo do bocal do radiador.

    E a tampa do radiador?

    Tem um pouco mais de 1 ano, mas já vou trocar, estou esperando chegar na loja, pois já foi encomendado.
    Kako
    Kako
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 646
    Idade : 41
    Localização : Limeira-SP
    Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
    Ex-Comodoro SL/E 90/90
    Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
    Ex-Galaxie Landau 80/80
    Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
    Data de inscrição : 27/11/2012

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Kako Seg 17 Mar - 14:04:06

    Galera, em Dezembro agora mandei fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a adição de aditivos, que no caso, foi o radiex azul. Fds fui checar o nível da água no radiador e a bendita água está marrom!!! Já o reservatório de expansão está com a água azul e só um pouco de sujeira no fundo.

    Decidi eu mesmo fazer a limpeza no sistema, mas queria uma dica de qual melhor aditivo para colocar no opalão com cabeçote de ferro?! Qual marca e de que cor o aditivo??? E esses produtos como o Rad Flush pra dar uma limpada???
    endrigo
    endrigo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 894
    Idade : 47
    Localização : Grande POA-RS
    Data de inscrição : 12/05/2013

    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por endrigo Seg 17 Mar - 14:35:56

    óia... Normalmente o cidadão qd compra um carro 'novo' (( Opala - Caravan ou outra viatura )) e começa a endireitar o bixo..meche aqui e ali,troca mangueira etc etc...e daí vai dar um conferes no sistema de arrefecimento e se depara com aquela água no radiador que parece um suco de ferrugem / barro etc.
    Daí o cara cai na pegadinha dos aditivos que simplesmente removem tudo , bobeia arrancam até os selos do motor!! Tem um concentrado da Radiex que desmancha tudo !
    O colega Adpachec mencionou um aí muito bom.
    É inquestionável que um bom aditivo de base organica usado num sistema novo ou totalmente limpo tem sua eficiencia comprovada . Mas muito se fala na qualidade do aditivo e se esquecem do principal... a qualidade da AGUA utilizada.

    Alguns vão dizer que eu to errado , mas eu uso AGUA DE POÇO ARTESIANO ( sem cloro ) Ferrugem no sistema de arrefecimento 56741  + aditivo organico nos carros da familia .O mais correto seria usar agua desmineralizada mas daí já é muita frescura.

    Conteúdo patrocinado


    Ferrugem no sistema de arrefecimento Empty Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio - 19:27:41