Tony medeiros escreveu:Realmente o meu ta ao contrário mesmo...vc acha q deve ser 4 cc, e se for oq eu faço na sua humilde opinião?
Bom, o que estou lhe passando de informações, é só para auxiliar no seu projeto. Vejo que você está fazendo as etapas com cuidado, com paciência e qualidade, portanto vou te passar o que eu PENSO, mas que não é a verdade absoluta, você pode acatá-las ou não, vai do seu entendimento OK. Vamos lá:
1) Você têm preferência por utilizar um câmbio moderno?
R: Se for SIM, então você vai precisar ter em mente que será necessário efetuar adaptações no seu opala, independente de você usar seu câmbio ou outro qualquer. Vai ter que fazer o serviço no túnel e os suportes.
Se for NÃO, aconselho você a utilizar um câmbio que dê o mínimo possível de trabalho, ou seja, o câmbio CLEC CLEC, ele é original do seu carro, é robusto e não vai precisar fazer nada no túnel do seu carro, é só ter as peças originais e parafusá-lo no local correto.
2) Seguindo o raciocínio de que você opte pelo câmbio moderno: Qual câmbio moderno posso utilizar?
R: você pode utilizar qualquer um, desde que respeite a resistência das peças em questão. Vou te dar meu exemplo: eu utilizo o câmbio 5 marchas do 4 cilindros no meu 6 cilindros, mas eu sou um cara "de boa", não faço borrachão, não forço o motor nem o câmbio, faço as trocas de marchas no tempo certo e só utilizo meu opala para passeios esporádicos, então ele vai aguentar o torque sem maiores problemas.
Se você quer um opala para malvadezas, aconselho a colocar um câmbio original do 6 cilindros, não que ele vai aguentar sempre, mas vai aguentar mais do que o original do 4 cilindros. OUTRO DETALHE: se for utilizar o câmbio do 4 cilindros, vai precisar mudar a alavanca de lugar se quiser tudo como original. Se você não fizer isso, tudo dará errado, o serviço será ainda mais complicado, porque o câmbio não vai ficar no lugar certo, o console não vai dar certo, vai precisar mudar os suportes do console, e por aí vai, entende o que eu digo?
3) Vou utilizar este câmbio que arrumei, posso?
R: PODE, mas se colocar ele desse jeito vai acontecer o que informei na pergunta acima, o trabalho de utilizá-lo no seu carro acarretará em maiores adaptações, eu diria até piores do que somente o túnel e os suportes. Para utilizá-lo você vai ter que inverter o local da alavanca, sem sombra de dúvida.
Bom, agora vou dar meus pitacos:
Serviço com o mínimo de trabalho: câmbio varetado 4 marchas (CLEC CLEC), é original do carro, é só comprar as peças certas e instalar.
Serviço com algum trabalho: Câmbio moderno original 6 cilindros, vai precisar colocar aquela peça do túnel e os suportes inferiores. Dá trabalho mas fica original.
Serviço chato com muito trabalho: Câmbio moderno original 4 cilindros, pois além dos suportes que informei acima, precisa mudar a alavanca de posição.
Serviço MODAFOCA (!): Utilizar câmbios que não são originais do opala, pois precisa redimensionar tudo. Exemplo: capa seca, motor de arranque, aí coloca no carro, mede, adapta suportes do câmbio, adaptação do pinhão do velocímetro, e depois de tudo isso pode acontecer de não ficar bom....
PS: Não gosto do câmbio varetado, mas é o que menos te dará trabalho e é seguramente um câmbio muito bom, eu que sou chato e passei muita raiva com aquele trambulador que encavalou comigo em plena avenida, tive que andar de terceira a 20 por hora, três quarteirões lotados de carros e gente tudo olhando.
Ontem à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho
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