Pessoal mais uma vez estou com dúvidas sérias a respeito do opalão 75 que estou pensando em adquirir...A dúvida agora é sobre as longarinas pois estou com medo de comprar e me incomodar muito, pois elas estão um tanto quanto podres e o que me deixa preocupado é sobre a possível troca ou soldagem que será feita... Será que gasta muito pra trocar ? pode ser soldada ? quem entende do assunto por favor me ajudem!
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5 participantes
Sobre as longarinas do opala 75
EdmundoRGJ- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : Pato Branco - PR
Data de inscrição : 15/11/2013
- Mensagem nº1
Sobre as longarinas do opala 75
Boa noite,
Pessoal mais uma vez estou com dúvidas sérias a respeito do opalão 75 que estou pensando em adquirir...A dúvida agora é sobre as longarinas pois estou com medo de comprar e me incomodar muito, pois elas estão um tanto quanto podres e o que me deixa preocupado é sobre a possível troca ou soldagem que será feita... Será que gasta muito pra trocar ? pode ser soldada ? quem entende do assunto por favor me ajudem!
Pessoal mais uma vez estou com dúvidas sérias a respeito do opalão 75 que estou pensando em adquirir...A dúvida agora é sobre as longarinas pois estou com medo de comprar e me incomodar muito, pois elas estão um tanto quanto podres e o que me deixa preocupado é sobre a possível troca ou soldagem que será feita... Será que gasta muito pra trocar ? pode ser soldada ? quem entende do assunto por favor me ajudem!
Marcelo74v8- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
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Localização : Belo Horizonte-MG
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 91/92
4.1S - Automatic
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Data de inscrição : 25/08/2013
- Mensagem nº2
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Esse carro pelo jeito já subiu em um meio-fio pelo lado esquerdo, pra amassar desse jeito a longarina até o meio do carro.
Na boa, esta longarina aí merece cuidado e atenção, pois além dela estar podre, está amassada. Ou seja: Aproveita o trampo e de quebra reforça, desamassa e confere se o monobloco não está empenado.
Longarina assim deixa o carro todo torto com o tempo. Ela é a coluna cervical do Opala. Se deixar como está logo logo vai ver trincas abrindo nas colunas.
Eu já vi Opala precisar ser remendado de fora a fora até no teto por causa de longarina rui. Compromete a estrutura toda.
Na boa, esta longarina aí merece cuidado e atenção, pois além dela estar podre, está amassada. Ou seja: Aproveita o trampo e de quebra reforça, desamassa e confere se o monobloco não está empenado.
Longarina assim deixa o carro todo torto com o tempo. Ela é a coluna cervical do Opala. Se deixar como está logo logo vai ver trincas abrindo nas colunas.
Eu já vi Opala precisar ser remendado de fora a fora até no teto por causa de longarina rui. Compromete a estrutura toda.
Última edição por Marcelo74v8 em Seg 2 Dez - 19:15:08, editado 1 vez(es)
EdmundoRGJ- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3
Localização : Pato Branco - PR
Data de inscrição : 15/11/2013
- Mensagem nº3
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Quanto custa para troca-las ? ou será que soldando já tem concerto ?Marcelo74v8 escreveu:Esse carro pelo jeito já subiu em um meio-fio pelo lado esquerdo, pra amassar desse jeito a longarina até o meio do carro.
Na boa, esta longarina aí merece cuidado e atenção, pois além dela estar podre, está amassada. Ou seja: Aproveita o trampo e de quebra reforça, desamassa e confere se o monobloco não está empenado.
Longarina assim deixa o carro todo torto com o tempo.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Exato!!!!
apesar do carro estar torto.....um bom alinhamento ( sabendo fazer) .....deixa o carro na mão ...sem puxar !!!! andando reto !!!!
mas não é perfeito não!!!!! como a longarina está torta ....e o carro foi ACERTADO no alinhamento....vai sempre ocorrer um problema ......ou é um pneus que "come" de +.... alguma coisa vai acontecer !
Eu pulava fora !
apesar do carro estar torto.....um bom alinhamento ( sabendo fazer) .....deixa o carro na mão ...sem puxar !!!! andando reto !!!!
mas não é perfeito não!!!!! como a longarina está torta ....e o carro foi ACERTADO no alinhamento....vai sempre ocorrer um problema ......ou é um pneus que "come" de +.... alguma coisa vai acontecer !
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Marcelo74v8- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Acho que não vendem a longarina inteira. Pelo menos nunca vi. Só aquele pedaço lá da frente, perto do agregado.
Tenta no ML e o que não conseguir use chapa 14 ou mais grossa pra reforço.
Tenta no ML e o que não conseguir use chapa 14 ou mais grossa pra reforço.
BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº6
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Pagar a longarina R$120.ooo é fácil agora colocar ela ......EdmundoRGJ escreveu:Quanto custa para troca-las ? ou será que soldando já tem concerto ?Marcelo74v8 escreveu:Esse carro pelo jeito já subiu em um meio-fio pelo lado esquerdo, pra amassar desse jeito a longarina até o meio do carro.
Na boa, esta longarina aí merece cuidado e atenção, pois além dela estar podre, está amassada. Ou seja: Aproveita o trampo e de quebra reforça, desamassa e confere se o monobloco não está empenado.
Longarina assim deixa o carro todo torto com o tempo.
NÃO É IMPOSSÍVEL mas não é trabalho de fundo de quintal tem que ser executado por uma pessoa de responsabilidade e habilidade
O carro tem que estar 100% nivelado os Paralamas tem que estar no lugar se faz 1 por vez , fora diversas marcações no cofre ...
O pior que está tudo certo e na hora de correr o cordão de solda a lata da aquela ¨puxada¨ (torce) ...e ai ?
Não é impossível mas a probidade de ficar bom é mínima ....
O meu era 4cc e não estava quebrado mas reforcei porque eu iria colocar motor e auto-blocante
Eu jamais trocaria as longarinas de um opala ......
Marcelo74v8- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Sobre as longarinas do opala 75
O lance do carro torto é o seguinte: o cara chega na oficina com o carro torto. Aí vão logo desmontando tudo, trocando o que tá ruim pra depois querer desentortar o carro. Não fica bom nunca.
Trabalhei numa oficina e tinha um ótimo funileiro lá. Pintava muito Opala lá. Isso foi em 88. Esse funileiro nos ensinou o seguinte: volta o que dá pra voltar no carro, sem desmontar nada. No mínimo tem que desempenar o monobloco, se ele tiver sido comprometido. Aí sim desmonta, tira motor, apoia o carro nivelado, descrava, mede, troca e re-solda.
Trampo pra lá de sinistro.
Trabalhei numa oficina e tinha um ótimo funileiro lá. Pintava muito Opala lá. Isso foi em 88. Esse funileiro nos ensinou o seguinte: volta o que dá pra voltar no carro, sem desmontar nada. No mínimo tem que desempenar o monobloco, se ele tiver sido comprometido. Aí sim desmonta, tira motor, apoia o carro nivelado, descrava, mede, troca e re-solda.
Trampo pra lá de sinistro.
BANDIT- Opaleiro
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº8
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Marcelo74v8 escreveu:O lance do carro torto é o seguinte: o cara chega na oficina com o carro torto. Aí vão logo desmontando tudo, trocando o que tá ruim pra depois querer desentortar o carro. Não fica bom nunca.
Trabalhei numa oficina e tinha um ótimo funileiro lá. Pintava muito Opala lá. Isso foi em 88. Esse funileiro nos ensinou o seguinte: volta o que dá pra voltar no carro, sem desmontar nada. No mínimo tem que desempenar o monobloco, se ele tiver sido comprometido. Aí sim desmonta, tira motor, apoia o carro nivelado, descrava, mede, troca e re-solda.
Trampo pra lá de sinistro.
Prefeito Marcelo!!!!!
é o mesmo procedimento pra teto amassado.....
se retira o teto e depois voltar o carro.....o teto nunca + encaixa .....
então 1° rebate-se todo o carro.....e dai substitui o teto .
...................................
semelhante a longarina....( que assim mesmo eu não teria coragem de remover ela toda !)
Marcelo74v8- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Nesse caso, pra não ocorrer isto, o correto é soldar por etapas. Serviço chato pra caramba, pois tô tendo que passar por isso num outro carro que tenho. Ponteia toda a extensão a ser soldada pra fixar as chapas, depois faz um cordão de uns 10cm, pára, desamassa, passa pra outra ponta e por aí vai.BANDIT escreveu:O pior que está tudo certo e na hora de correr o cordão de solda a lata da aquela ¨puxada¨ (torce) ...e ai ?
Mas na boa, longarina do Opala foi um fiasco na engenharia da época. Foi subdimensionada para o projeto. Mas nada que não possa ser corrigido.
Marcelo74v8- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
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Data de inscrição : 25/08/2013
- Mensagem nº10
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Rsrsrs é como querer montar um teto de Fusca na lataria do OpalaBANDIT escreveu:se retira o teto e depois voltar o carro.....o teto nunca + encaixa .....
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº11
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Marcelo74v8 escreveu:Nesse caso, pra não ocorrer isto, o correto é soldar por etapas. Serviço chato pra caramba, pois tô tendo que passar por isso num outro carro que tenho. Ponteia toda a extensão a ser soldada pra fixar as chapas, depois faz um cordão de uns 10cm, pára, desamassa, passa pra outra ponta e por aí vai.BANDIT escreveu:O pior que está tudo certo e na hora de correr o cordão de solda a lata da aquela ¨puxada¨ (torce) ...e ai ?
Mas na boa, longarina do Opala foi um fiasco na engenharia da época. Foi subdimensionada para o projeto. Mas nada que não possa ser corrigido.
A longarina que NASCEU com o opala é boa
opala 69 a 74
quem cagou foi a GMB .....que enfraqueceu a longarina nos 75 até 92....
poderiam ter mexido em tudo.....
menos nas longarinas...ORIGINAIS (69)
que algum alemão passou hora calculando com um abaco ....lápis .....e palel !!!!
Esse foi o maior erro da GMB
comprovado futuramente (agora)
Marcelo74v8- Opaleiro
- Número de Mensagens : 371
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 91/92
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Data de inscrição : 25/08/2013
- Mensagem nº12
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Um big erro. Vê se tem condições de um carro com motor usado até em caminhão usar a mesma estrutura de um que usa motor bem menor...
Longarinha de Opala deveria ser chapa de 1/4
Longarinha de Opala deveria ser chapa de 1/4
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº13
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Edmundo, analise bem o restante desse carro pra ver se vale a pena arrumar esse monobloco
Se o restante da carroceria, lataria, interior estiverem bons...
Eu peguei uma situação pior do que essa pra resolver, financeiramente não vale a pena, e outra, a gente só descobre a real situação do carro depois que desmonta
Se a longarina (que acredito ser a chapa mais grossa do opala) está assim, imagina o resto...
Se o restante da carroceria, lataria, interior estiverem bons...
Eu peguei uma situação pior do que essa pra resolver, financeiramente não vale a pena, e outra, a gente só descobre a real situação do carro depois que desmonta
Se a longarina (que acredito ser a chapa mais grossa do opala) está assim, imagina o resto...
fabinhoromao- Opaleiro
- Número de Mensagens : 160
Idade : 37
Localização : Maringá
Modelo do carro : Opala Cupê 1976 Azul Iguaçu Monocromático
Cilindros : 6cil
Data de inscrição : 17/03/2011
- Mensagem nº14
Re: Sobre as longarinas do opala 75
Cara, eu passei por isso, meu carro tinha a longarina do lado direito bem podre, eu comprei uma longarina num ferro velho aqui na cidade, o cara retirou na minha frente de um opala que ele tinha jogado la, a longarina estava muito boa, paguei R$ 50,00 nela... O funileiro trocou ela pra mim junto com todos os serviços de funilaria que ele fez e não cobrou nada a mais por isso, e o carro hj está show de bola, bem alinhadinho... Costumo sempre pegar estrada com ele, e nunca tive problemas de gastar pneus irregularmente...
Vai do capricho do cara que vai fazer o serviço pra vc. No meu caso compensou ter feito isso...
Vai do capricho do cara que vai fazer o serviço pra vc. No meu caso compensou ter feito isso...
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