por Paulo Emilio Qui 5 Dez - 19:38:27
Acho que ninguém vai tirar esta dúvida. Eu mesmo não sei ao certo, teria que fazer dois cabeçotes com o mesmo cfm, um deixando rugoso e outro liso daí levar no dinamômetro para ter certeza. O que tenho comigo é: quando está na lenta, embaralhando com excesso, o álcool acumula nas rugosidades, ao subir o giro este é arrastado e com isto tem um ganho momentâneo de potência, se for liso não tem este efeito. Mas daí cada um segue uma linha de raciocínio, podem falar para deixar liso que tudo que passar pelo carburador chega instantâneo no cilindro.
Outra forma de pensar é que a rugosidade forma turbulência, esta ajuda a misturar o álcool no ar. Uma boa idéia. Mas aí uma contra-idéia: o duto é pequeno e a velocidade de passagem da mistura muito alta, será que dá resultado?
Como disse, ache uma ideologia e a siga. Quer rugoso, saiba o que vai acontecer, no início da aceleração o hallmeter vai acusar excesso. Quer liso, vai ter que ter mais paciência na afinação do carburador.
Não é feitiçaria, é tecnologia
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