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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por flasiviero Qua 22 maio - 19:15:46

    Boa noite Pessoal!

    Meu Opala é 6 cilindros e está vazando óleo na parte traseira do motor, provavelmente no Mancal, uma vez que aquela proteção do volante do motor sempre tem gota de óleo, não é nenhum absurdo. Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta. Pra trocar, tem que desmontar o motor, e o valor é muito salgado, neste momento. Perguntei pra ele se tinha algum problema se não trocar, ele disse que o principal é manter sempre o nível do óleo. Perguntei se da forma que está, teria algum problema em viajar com o carro, bom, aí ele me deu uma notícia que me deixou triste. Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.

    A questão é, na opinião de vocês, há realmente algum problema se não trocar a gaxeta? Ela realmente pode se soltar e vazar todo óleo?

    O que vocês acham?
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Qua 22 maio - 19:49:59

    flasiviero escreveu:Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta.


    Se o seu Opala é de 1990, provavelmente o motor não usa gaxeta, mas o "vedador labial" (vulgo retentor). Para saber, olhe o número do motor. Se for 9JC016 ou acima, é retentor.


    flasiviero escreveu: Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.

    Soltar a gaxeta? Aparentemente, o seu mecânico não sabe o que é uma gaxeta. A gaxeta éum cordão flexível que fica totalmente preso na canaleta do mancal traseiro do virabrequim. Não tem como soltar, a não ser se o motor explodir e o virabrequim sair fora do bloco. Laughing

    Se o vazamento é de algumas gotas por semana, não irá baixar óleo. Melhor esquecer do problema, não importa se o vedador é gaxeta ou retentor.


    Última edição por Gerald em Qua 22 maio - 19:52:39, editado 1 vez(es)

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por GersonJP Qua 22 maio - 19:52:18

    flasiviero escreveu:Boa noite Pessoal!

    Meu Opala é 6 cilindros e está vazando óleo na parte traseira do motor, provavelmente no Mancal, uma vez que aquela proteção do volante do motor sempre tem gota de óleo, não é nenhum absurdo. Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta. Pra trocar, tem que desmontar o motor, e o valor é muito salgado, neste momento. Perguntei pra ele se tinha algum problema se não trocar, ele disse que o principal é manter sempre o nível do óleo. Perguntei se da forma que está, teria algum problema em viajar com o carro, bom, aí ele me deu uma notícia que me deixou triste. Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.

    A questão é, na opinião de vocês, há realmente algum problema se não trocar a gaxeta? Ela realmente pode se soltar e vazar todo óleo?

    O que vocês acham?

    O mecânico falou que a gaxeta pode se soltar? será que ele já desmontou um motor para ver como a gaxeta é fixada para dizer que ela se solta?
    Não tem a menor probabilidade dela se soltar, ela é prensada entre os mancais e uma parte bem lisa do virabrequim. Não tem folga alguma, quanto mais lugar para ela passar para "se soltar", onde só o óleo mesmo encontra o lugar de passar. Se não está vazando horrores não vejo problema em andar assim, só a sujeira mesmo. Só ficar de olho no nível de óleo de tempos em tempos, e se o vazamento não aumenta.
    O trampo da troca de gaxeta é chato mesmo, e se não for bem feito ainda, acaba vazando de qualquer forma.
    Ao meu ver não tem problema nenhum viajar com o motor vazando pouquinho pela gaxeta, como você mencionou aí.

    Minha opinião é que alguém queria morder uma grana rápida, mas deixa o pessoal responder também.

    Quando for fazer o trampo de troca, verifica se seu virabrequim tem a famosa rosca esquerda, se não tiver, tenta colocar um retentor bi-partido. Dizem as línguas que é uma tremenda evolução quanto a vazamentos e motor pesado. Eu mesmo não tive a oportunidade de testar, o meu tem a rosca.

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Müller Qua 22 maio - 19:57:02

    Problema não há desde q vc crie os hábitos de olhar embaixo do carro para acompanhar a quantidade de óleo q fica no chão e verificar o nível. Pelo ano do seu carro, já é motor com retentor.

    O meu comprei em 2006 com o mesmo vazamento. Está rodando até hoje em cidade e rodovias. Em trânsito pesado e velocidades mais altas (acima de 120). Viagens curtas ou longas.

    Inconvenientes: sujeira no chão e o carro fica todo melado por baixo.

    A tendência é aumentar o vazamento. O meu está assim. Comprei vazando algumas gotas. Hoje, tem q completar de 1 a 2 litros a cada 3000 km +/-.


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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Qua 22 maio - 21:41:29

    Apenas complementando: motor de opala que usa retentor labial na parte traseira do virabrequim, quando este retentor começa a vazar, já é indício de desgaste do motor.

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Rubão6cc Qui 23 maio - 0:26:03

    Usei minha Ranger por 6 anos com vazamento constante do fluido da embreagem (acho que a peça estragada era o atuador ou coisa do tipo)...a cada duas semanas verificava o nível e completava...essas coisas não são necessariamente urgentes...vai rodando, verificando o nível do óleo e se o vazamento aumentar muito você encosta o carro pra fazer o serviço


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Qui 23 maio - 0:50:18

    Rubão6cc escreveu:Usei minha Ranger por 6 anos com vazamento constante do fluido da embreagem (acho que a peça estragada era o atuador ou coisa do tipo)...a cada duas semanas verificava o nível e completava...essas coisas não são necessariamente urgentes...vai rodando, verificando o nível do óleo e se o vazamento aumentar muito você encosta o carro pra fazer o serviço

    Provavelmente era o rolamento hidráulico da embreagem (que muitos mecânicos chamam de atuador - e não deixa de ser, mas eu prefiro chamar o pistão hidráulico vinculado ao pedal da embreagem de "atuador").
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Qui 23 maio - 8:57:43

    opala4cc escreveu:Apenas complementando: motor de opala que usa retentor labial na parte traseira do virabrequim, quando este retentor começa a vazar, já é indício de desgaste do motor.

    Você tocou num ponto interessante. Entre donos de Opala, e principalmente entre mecânicos, formou-se uma percepção generalizada, mas incorreta no meu entender, que gaxeta não presta mas vedador labial (retentor) é a  solução perfeita para evitar vazamentos. O preconceito contra a gaxeta até levou alguém a criar um tópico com o título "Gaxeta do Capeta"!

    Há um tempo atrás, fiz uma investigação sobre o vazamento de óleo no mancal traseiro do motor. Ficou claro para mim que a questão gaxeta x retentor é muito mais complicado do que as pessoas imaginam.

    As duas soluções tem pontos positivos e negativos. Não vou me estender sobre o assunto, mas posso dizer gaxeta é mais difícil de se trocar, mas, por outro lado, o vedador labial é muito sensível a desgaste do eixo e folgas nos mancais, causadas, por exemplo, pelo desgaste das bronzinas.  

    E por falar na confusão reinante sobre o assunto, num vídeo do Youtube, um especialista em retífica de motores externou a sua perplexidade com o fato da GM ter utilizado, por tantos anos, gaxeta no mancal traseiro e retentor no mancal dianteiro do virabrequim do Opala. Para ele, isso era um grande mistério, pois "se a tecnologia dos retentores já existia, por que a GM insistia em usar gaxeta no mancal traseiro do motor do Opala?"

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por flasiviero Qui 23 maio - 9:55:38

    Bon dia, pessoal!

    Quero agradecer às respostas que, confesso, me deixaram mais animado e tranquilo. O carro pinga bem pouco óleo, mesmo porque eu fiz o motor há mais ou menos 4 anos e rodei pouco com o carro. Gaxeta é Gaxeta...

    O mecânico que levo o meu Opala é de minha inteira confiança, ele já mexe no carro há uns anos e sempre resolve os BOs que aparecem. O cara é bom e eu o indico. O fato dele ter-me dito que a gaxeta pode escapar, pode ser um lapso da parte dele, afinal, todos podem se equivocar (tomara - rsrsrsrs).

    Mais uma vez quero agradecer à todos que perderam um pouco do seu tempo para responder à minha dúvida.

    Obrigado a todos!!!

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Qui 23 maio - 13:26:02

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:Apenas complementando: motor de opala que usa retentor labial na parte traseira do virabrequim, quando este retentor começa a vazar, já é indício de desgaste do motor.

    Você tocou num ponto interessante. Entre donos de Opala, e principalmente entre mecânicos, formou-se uma percepção generalizada, mas incorreta no meu entender, que gaxeta não presta mas vedador labial (retentor) é a  solução perfeita para evitar vazamentos. O preconceito contra a gaxeta até levou alguém a criar um tópico com o título "Gaxeta do Capeta"!

    Há um tempo atrás, fiz uma investigação sobre o vazamento de óleo no mancal traseiro do motor. Ficou claro para mim que a questão gaxeta x retentor é muito mais complicado do que as pessoas imaginam.

    As duas soluções tem pontos positivos e negativos. Não vou me estender sobre o assunto, mas posso dizer gaxeta é mais difícil de se trocar, mas, por outro lado, o vedador labial é muito sensível a desgaste do eixo e folgas nos mancais, causadas, por exemplo, pelo desgaste das bronzinas.  

    E por falar na confusão reinante sobre o assunto, num vídeo do Youtube, um especialista em retífica de motores externou a sua perplexidade com o fato da GM ter utilizado, por tantos anos, gaxeta no mancal traseiro e retentor no mancal dianteiro do virabrequim do Opala. Para ele, isso era um grande mistério, pois "se a tecnologia dos retentores já existia, por que a GM insistia em usar gaxeta no mancal traseiro do motor do Opala?"

    Provavelmente a gaxeta era mais barata na época e também provavelmente a GMB  não quis pagar os custos do reprojeto e alteração do processo de fabricação do virabrequim com retentor.
    Mas isso é especulação minha...

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Qui 23 maio - 13:40:14

    flasiviero escreveu:Bon dia, pessoal!

    Quero agradecer às respostas que, confesso, me deixaram mais animado e tranquilo. O carro pinga bem pouco óleo, mesmo porque eu fiz o motor há mais ou menos 4 anos e rodei pouco com o carro. Gaxeta é Gaxeta...

    O mecânico que levo o meu Opala é de minha inteira confiança, ele já mexe no carro há uns anos e sempre resolve os BOs que aparecem. O cara é bom e eu o indico. O fato dele ter-me dito que a gaxeta pode escapar, pode ser um lapso da parte dele, afinal, todos podem se equivocar (tomara - rsrsrsrs).

    Mais uma vez quero agradecer à todos que perderam um pouco do seu tempo para responder à minha dúvida.

    Obrigado a todos!!!

    Tem um MONTE de gente que chama retentor labial de "gaxeta". Principalmente o pessoal das antigas,  dos tempos do Ariri Cambota.
    Por outro lado, existem diversas marcas de retentores. Tem a primeira linha, a segunda linha... e acredite, Sabó não é o melhor que existe no mercado. Quatro anos é muito pouco tempo para um retentor começar a vazar. A não ser que algum dono anterior desse carro tenha trocado o motor por um motor mais antigo de opala que use gaxeta.
    Um tempão atrás,  um usuário aqui do fórum disse que gaxeta era um bom vedador, o pessoal é que não sabia instalar. Ele disse que a gaxeta nova tinha que ser mergulhada no óleo por 24hs (se não me engano) antes de ser instalada. Em seguida, tinha que esmagar ela com um rolo de massa em cima de uma superfície diversas vezes e só então ser instalada.
    Eu confesso que nunca fui atrás dessa informação em manuais de nível técnico, mas deve haver vídeo no youtoba de gente qualificada ensinando a preparar a gaxeta do tipo mecha.

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Tonho_RS Qui 23 maio - 14:35:15

    Amigo, como foi falado aqui, não há risco da gaxeta do opala sair do lugar, ela fica bem prensada, o que pode acontecer é o vazamento aumentar, que foi o que aconteceu comigo, pedi para fazerem a montagem parcial do motor na retífica, porém é aquela história, tudo feito às pressas, não deram a devida atenção para a gaxeta, tempos depois começou a vazar, um pingo aqui, outro pingo ali, rodei com o carro na cidade, em longas viagens e a o vazamento foi aumentando até o ponto que ficou inviável, foi quando decidi tirar o motor e trocar a gaxeta por um retentor bi-partido Fel-Pro, eu mesmo fiz a troca em casa. Da bastante trabalho, pois tem que tirar o motor e câmbio (não tenho elevador e seria um inferno fazer isso debaixo do carro), remover o carter, remover os mancais, remover o virabrequim e só depois disso tudo ter acesso a gaxeta.

    Se o vazamento é pequeno e não incomoda, vai rodando assim, quando chegar ao ponto de precisar realmente trocar, instale um retentor bi-partido, não há porque continuar usando um pedaço de corda (contém ironia) para vedar o virabrequim no ano de 2024.

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    Mensagem por GersonJP Qui 23 maio - 19:39:26

    opala4cc escreveu:
    flasiviero escreveu:Bon dia, pessoal!

    Quero agradecer às respostas que, confesso, me deixaram mais animado e tranquilo. O carro pinga bem pouco óleo, mesmo porque eu fiz o motor há mais ou menos 4 anos e rodei pouco com o carro. Gaxeta é Gaxeta...

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    Mais uma vez quero agradecer à todos que perderam um pouco do seu tempo para responder à minha dúvida.

    Obrigado a todos!!!

    Tem um MONTE de gente que chama retentor labial de "gaxeta". Principalmente o pessoal das antigas,  dos tempos do Ariri Cambota.
    Por outro lado, existem diversas marcas de retentores. Tem a primeira linha, a segunda linha... e acredite, Sabó não é o melhor que existe no mercado. Quatro anos é muito pouco tempo para um retentor começar a vazar. A não ser que algum dono anterior desse carro tenha trocado o motor por um motor mais antigo de opala que use gaxeta.
    Um tempão atrás,  um usuário aqui do fórum disse que gaxeta era um bom vedador, o pessoal é que não sabia instalar. Ele disse que a gaxeta nova tinha que ser mergulhada no óleo por 24hs (se não me engano) antes de ser instalada. Em seguida, tinha que esmagar ela com um rolo de massa em cima de uma superfície diversas vezes e só então ser instalada.
    Eu confesso que nunca fui atrás dessa informação em manuais de nível técnico, mas deve haver vídeo no youtoba de gente qualificada ensinando a preparar a gaxeta do tipo mecha.

    Cara, realente existe sim, procurei várias instalações, e também na gringa. O problema na gaxeta é o peso do motor quando vc monta, por isso não pode dar o torque todo de uma vez. Depois de modelar ela toda no local e cortar na medida e etc..., tem que ir apertando de pouco em pouco e girando o vira. Quando ir ficando pesado, para de apertar e vai girando, até a gaxeta assentar. O meu quando dei o torque final, ainda estava um pouco pesado, mas eu conseguia girar com as mãos.
    Quando montei o motor no local acabou vazando um pouco, mas acredito que seja óleo que impregnou nela mesmo, pois tinha deixado de molho durante um ou dois dias. Depois de um tempo parou de vazar, meu motor tá sequinho. já tem um tempo que instalei. fiz tudo em casa.
    Aqui a primeira foto da página já é a miseravel:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47919p50-montagem-de-multiponto-puma-gtb

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Sex 24 maio - 5:06:47

    GersonJP escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Tem um MONTE de gente que chama retentor labial de "gaxeta". Principalmente o pessoal das antigas,  dos tempos do Ariri Cambota.
    Por outro lado, existem diversas marcas de retentores. Tem a primeira linha, a segunda linha... e acredite, Sabó não é o melhor que existe no mercado. Quatro anos é muito pouco tempo para um retentor começar a vazar. A não ser que algum dono anterior desse carro tenha trocado o motor por um motor mais antigo de opala que use gaxeta.
    Um tempão atrás,  um usuário aqui do fórum disse que gaxeta era um bom vedador, o pessoal é que não sabia instalar. Ele disse que a gaxeta nova tinha que ser mergulhada no óleo por 24hs (se não me engano) antes de ser instalada. Em seguida, tinha que esmagar ela com um rolo de massa em cima de uma superfície diversas vezes e só então ser instalada.
    Eu confesso que nunca fui atrás dessa informação em manuais de nível técnico, mas deve haver vídeo no youtoba de gente qualificada ensinando a preparar a gaxeta do tipo mecha.

    Cara, realente existe sim, procurei várias instalações, e também na gringa. O problema na gaxeta é o peso do motor quando vc monta, por isso não pode dar o torque todo de uma vez. Depois de modelar ela toda no local e cortar na medida e etc..., tem que ir apertando de pouco em pouco e girando o vira. Quando ir ficando pesado, para de apertar e vai girando, até a gaxeta assentar. O meu quando dei o torque final, ainda estava um pouco pesado, mas eu conseguia girar com as mãos.
    Quando montei o motor no local acabou vazando um pouco, mas acredito que seja óleo que impregnou nela mesmo, pois tinha deixado de molho durante um ou dois dias. Depois de um tempo parou de vazar, meu motor tá sequinho. já tem um tempo que instalei. fiz tudo em casa.
    Aqui a primeira foto da página já é a miseravel:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47919p50-montagem-de-multiponto-puma-gtb


    Então! A sua experiência é a prova de que o pessoal não sabe preparar e instalar a gaxeta. Obs.: ainda assim eu teria usado o retentor bipartido ao invés da gaxeta por este ser uma evolução da gaxeta.

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Sex 24 maio - 15:29:47

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:
    E por falar na confusão reinante sobre o assunto, num vídeo do Youtube, um especialista em retífica de motores externou a sua perplexidade com o fato da GM ter utilizado, por tantos anos, gaxeta no mancal traseiro e retentor no mancal dianteiro do virabrequim do Opala. Para ele, isso era um grande mistério, pois "se a tecnologia dos retentores já existia, por que a GM insistia em usar gaxeta no mancal traseiro do motor do Opala?"

    Provavelmente a gaxeta era mais barata na época e também provavelmente a GMB  não quis pagar os custos do reprojeto e alteração do processo de fabricação do virabrequim com retentor.
    Mas isso é especulação minha...



    O primeiro vedador labial (retentor) foi criado no final da década de 1920. Usava fixador de metal, e couro como elemento vedante.

    No final da década de 1940, a borracha sintética começou a substituir o couro.

    A gaxeta se tornou padrão de 1940 em diante.

    Durante décadas, a indústria automobilística americana usou retentores na vedação dos vários eixos do carro, como bomba d'água, caixa de marchas, diferencial, cubos das rodas, etc. O mancal traseiro do motor era o único local que não usava retentor, mas gaxeta! Foi justamente nesse contexto tecnológico que o Opala foi fabricado por mais de 20 anos.

    Certamente, a gaxeta não foi usada no Opala e nos carros americanos por razões de economia, mas por razões técnicas.
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Sáb 25 maio - 9:00:44

    Avançando um pouco mais na discussão das gaxetas.

    Instalar corretamente uma gaxeta não é tão simples como colocar um retentor. Para quem não sabe, a gaxeta é formada por duas partes, cujas pontas têm que ser cortadas com precisão cirúrgica para não haver vazamento, mas no Youtube, tem um canal que se diz especialista em Opala, onde a pessoa corta a ponta da gaxeta com um alicate!


    Sobre a "receita" de deixar a gaxeta em molho de óleo por 24 horas antes de montar, quero dizer que a Fel-Pro recomenda expressamente CONTRA esse procedimento:
    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Fel-pr10

    Se encharcar a gaxeta com óleo, ela irá inchar, prejudicando o assentamento correto. Essa é talvez a explicação do virabrequim ficar muito pesado para girar, ou até travar, depois que uma gaxeta encharcada é instalada.


    Uma boa referência em português para a colocação de uma gaxeta é o (primoroso) manual de serviço do Ford Galaxie, que pode ser baixado da internet. Aliás, não há nenhuma palavra no manual sobre encharcar a gaxetas com óleo!

    Por curiosidade, veja como era a ferramenta especial que a Ford usava para instalar a gaxeta no bloco.
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Sáb 25 maio - 15:18:02

    Gerald escreveu:Avançando um pouco mais na discussão das gaxetas.

    Instalar corretamente uma gaxeta não é tão simples como colocar um retentor. Para quem não sabe, a gaxeta é formada por duas partes, cujas pontas têm que ser cortadas com precisão cirúrgica para não haver vazamento, mas no Youtube, tem um canal que se diz especialista em Opala, onde a pessoa corta a ponta da gaxeta com um alicate!


    Sobre a "receita" de deixar a gaxeta em molho de óleo por 24 horas antes de montar, quero dizer que a Fel-Pro recomenda expressamente CONTRA esse procedimento:
    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Fel-pr10

    Se encharcar a gaxeta com óleo, ela irá inchar, prejudicando o assentamento correto. Essa é talvez a explicação do virabrequim ficar muito pesado para girar, ou até travar, depois que uma gaxeta encharcada é instalada.


    Uma boa referência em português para a colocação de uma gaxeta é o (primoroso) manual de serviço do Ford Galaxie, que pode ser baixado da internet. Aliás, não há nenhuma palavra no manual sobre encharcar a gaxetas com óleo!

    Por curiosidade, veja como era a ferramenta especial que a Ford usava para instalar a gaxeta no bloco.
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Sáb 25 maio - 15:55:40

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:Avançando um pouco mais na discussão das gaxetas.

    Instalar corretamente uma gaxeta não é tão simples como colocar um retentor. Para quem não sabe, a gaxeta é formada por duas partes, cujas pontas têm que ser cortadas com precisão cirúrgica para não haver vazamento, mas no Youtube, tem um canal que se diz especialista em Opala, onde a pessoa corta a ponta da gaxeta com um alicate!


    Sobre a "receita" de deixar a gaxeta em molho de óleo por 24 horas antes de montar, quero dizer que a Fel-Pro recomenda expressamente CONTRA esse procedimento:
    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Fel-pr10

    Se encharcar a gaxeta com óleo, ela irá inchar, prejudicando o assentamento correto. Essa é talvez a explicação do virabrequim ficar muito pesado para girar, ou até travar, depois que uma gaxeta encharcada é instalada.


    Uma boa referência em português para a colocação de uma gaxeta é o (primoroso) manual de serviço do Ford Galaxie, que pode ser baixado da internet. Aliás, não há nenhuma palavra no manual sobre encharcar a gaxetas com óleo!

    Por curiosidade, veja como era a ferramenta especial que a Ford usava para instalar a gaxeta no bloco.
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    Opala, do jeito que você é caprichoso e detalhista, acho que seria um excelente instalador de gaxeta! Laughing

    A maioria dos mecânicos, porém  affraid  sentem um frio na espinha quando têm que fazer esse tipo de serviço. Razz
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    Mensagem por Gerald Sáb 25 maio - 20:51:47

    Müller escreveu:A tendência é aumentar o vazamento. O meu está assim. Comprei vazando algumas gotas. Hoje, tem q completar de 1 a 2 litros a cada 3000 km +/-.
    Esse Opala é com gaxeta ou retentor?
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    Mensagem por Müller Sáb 25 maio - 21:16:48

    Gerald escreveu:
    Müller escreveu:A tendência é aumentar o vazamento. O meu está assim. Comprei vazando algumas gotas. Hoje, tem q completar de 1 a 2 litros a cada 3000 km +/-.
    Esse Opala é com gaxeta ou retentor?

    Retentor.


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    Mensagem por Gerald Sáb 25 maio - 21:37:31

    Müller escreveu:
    Gerald escreveu:
    Esse Opala é com gaxeta ou retentor?

    Retentor.

    Eu estava pensando se essa perda de óleo de 1 a 2 litros para cada 3.000 km é mesmo pelo retentor.

    Meu raciocínio é o seguinte. O volume de uma gota de óleo é de cerca de 0,05 ml, o que significa que 1 a 2 litros de óleo contém 20 a 40 mil gotas.

    Por outro lado, para rodar 3.000 km a uma média de 50 km/h (cidade e estrada), o motor trabalha cerca de 60 horas.

    Fazendo as contas, o motor está perdendo 333 a 666 gotas de óleo por hora, ou 5,5 a 11 gotas por minuto.

    Seria uma pingamento considerável se a perda de óleo fosse pelo retentor. Esse vazamento seria bem visível já com o carro funcionando na garagem.

    Talvez a causa da perda de óleo seja outra, não sei.
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    Mensagem por Müller Sáb 25 maio - 22:02:57

    Gerald escreveu:
    Müller escreveu:

    Retentor.

    Eu estava pensando se essa perda de óleo de 1 a 2 litros para cada 3.000 km é mesmo pelo retentor.

    Meu raciocínio é o seguinte. O volume de uma gota de óleo é de cerca de 0,05 ml, o que significa que 1 a 2 litros de óleo contém 20 a 40 mil gotas.

    Por outro lado, para rodar 3.000 km a uma média de 50 km/h (cidade e estrada), o motor trabalha cerca de 60 horas.

    Fazendo as contas, o motor está perdendo 333 a 666 gotas de óleo por hora, ou 5,5 a 11 gotas por minuto.

    Seria uma pingamento considerável se a perda de óleo fosse pelo retentor. Esse vazamento seria bem visível já com o carro funcionando na garagem.

    Talvez a causa da perda de óleo seja outra, não sei.

    É só pelo retentor mesmo! A maior perda é justamente com o motor em funcionamento. Comentei lá em cima q o assoalho é todo "lubrificado", pois com o motor girando e carro em movimento, as gotas voam para trás. Com o motor desligado e carro parado caem algumas gotas no chão formando uma pequena poça e pára.


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    Mensagem por Gerald Sáb 25 maio - 22:10:36

    Müller escreveu: É só pelo retentor mesmo! A maior perda é justamente com o motor em funcionamento. Comentei lá em cima q o assoalho é todo "lubrificado", pois com o motor girando e carro em movimento, as gotas voam para trás. Com o motor desligado e carro parado caem algumas gotas no chão formando uma pequena poça e pára.

    Pelo menos você não vai ter problema de ferrugem no assoalho! Laughing

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    Mensagem por opala4cc Sáb 25 maio - 23:28:01

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Pois é... ainda bem que nunca precisei instalar uma porcaria dessas! Gaxeta - Quais problemas se não trocar? 986324


    Opala, do jeito que você é caprichoso e detalhista, acho que seria um excelente instalador de gaxeta! Laughing

    A maioria dos mecânicos, porém  affraid  sentem um frio na espinha quando têm que fazer esse tipo de serviço. Razz


    Deus me livre! Meu opala já é com retentor! Gaxeta - Quais problemas se não trocar? 933234

    Mas se tivesse que instalar, realmente eu iria atrás de manuais técnicos que ensinem o jeito correto antes de me aventurar.
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por Gerald Dom 26 maio - 21:23:36

    o retentor labial - que foi inventado no final da década de 1920 - durante muitos anos foi utilizado em todos os eixos de um carro, exceto no mancal traseiro do motor


    Última edição por Gerald em Ter 28 maio - 6:38:37, editado 1 vez(es)
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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por adpachec Seg 27 maio - 7:43:16

    flasiviero escreveu:Boa noite Pessoal!

    Meu Opala é 6 cilindros e está vazando óleo na parte traseira do motor, provavelmente no Mancal, uma vez que aquela proteção do volante do motor sempre tem gota de óleo, não é nenhum absurdo. Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta. Pra trocar, tem que desmontar o motor, e o valor é muito salgado, neste momento. Perguntei pra ele se tinha algum problema se não trocar, ele disse que o principal é manter sempre o nível do óleo. Perguntei se da forma que está, teria algum problema em viajar com o carro, bom, aí ele me deu uma notícia que me deixou triste. Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.

    A questão é, na opinião de vocês, há realmente algum problema se não trocar a gaxeta? Ela realmente pode se soltar e vazar todo óleo?

    O que vocês acham?


    Olá.

    Você menciona vazamento mas não menciona o quanto vaza.

    Gaxeta se soltar, SIM gaxeta se solta.

    Um mecânico que coloca a gaxeta em uma bancada suja e surrada, bate na gaxeta com um martelo todo judiado para amaciar a gaxeta, faz a instalação da mesma com sobras (sim a gaxeta fica com sobras e precisa cortar) e não passa uma camada de graxa na instalação é resultado de desastre.

    Este hábito de martelar a gaxeta para amaciar pode estragar ela.
    Deixar a gaxeta no ajuste incorreto (maior) vai fazer ela se "engruvinhar" toda.
    Não passar um pouco de graxa na gaxeta vai gerar muito atrito ao ligar o motor.

    O resultado disto é a gaxeta se esfarelar e ficar solta, sem exercer a devida pressão.

    ISTO É SOLTAR A GAXETA.

    MAS ISTO É SERVIÇO PORCO QUE SE DESCOBRE POUCO TEMPO DEPOIS DE INSTALADO.

    O retentor possui efeito mola, uma pequena lâmina exerce uma pressão no eixo e fazendo a sua vedação.

    Por ser material auto lubrificante o seu desgaste é mínimo.

    Novidades tecnológicas demoravam a chegar ao Brasil para não se desmontar uma linha de montagem já consolidada.

    E para não comprar maquinário no estado de arte que era muito caro, se aguardava o maquinário envelhecer para poder ser comprado e trazido ao Brasil como "nova tecnologia".

    Todo carro antigo vaza, o importante é saber o quanto.

    E se você tem consciência que a gaxeta não foi instalada de um modo "porco" e o vazamento é pouco, gotas no chão, pode viajar tranquilo.

    Gaxeta não é um bicho de sete cabeças, ela é de uma geração que cresceu sem o GOOGLE ou WIKIPÉDIA e sem aplicativos de celular.

    E hoje não existe mais a paciência de fazer um serviço bem feito.

    Hoje a maior preocupação é falar ou escrever bem para enganar o cliente.

    E o seu mecânico quer morder dinheiro, mas o vazamento é aviso de desgaste, quanto maior o vazamento mais próximo a hora de trocar.

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    Gaxeta - Quais problemas se não trocar? Empty Re: Gaxeta - Quais problemas se não trocar?

    Mensagem por opala4cc Seg 27 maio - 10:42:51

    adpachec escreveu:
    flasiviero escreveu:Boa noite Pessoal!

    Meu Opala é 6 cilindros e está vazando óleo na parte traseira do motor, provavelmente no Mancal, uma vez que aquela proteção do volante do motor sempre tem gota de óleo, não é nenhum absurdo. Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta. Pra trocar, tem que desmontar o motor, e o valor é muito salgado, neste momento. Perguntei pra ele se tinha algum problema se não trocar, ele disse que o principal é manter sempre o nível do óleo. Perguntei se da forma que está, teria algum problema em viajar com o carro, bom, aí ele me deu uma notícia que me deixou triste. Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.

    A questão é, na opinião de vocês, há realmente algum problema se não trocar a gaxeta? Ela realmente pode se soltar e vazar todo óleo?

    O que vocês acham?


    Olá.

    Você menciona vazamento mas não menciona o quanto vaza.

    Gaxeta se soltar, SIM gaxeta se solta.

    Um mecânico que coloca a gaxeta em uma bancada suja e surrada, bate na gaxeta com um martelo todo judiado para amaciar a gaxeta, faz a instalação da mesma com sobras (sim a gaxeta fica com sobras e precisa cortar) e não passa uma camada de graxa na instalação é resultado de desastre.

    Este hábito de martelar a gaxeta para amaciar pode estragar ela.
    Deixar a gaxeta no ajuste incorreto (maior) vai fazer ela se "engruvinhar" toda.
    Não passar um pouco de graxa na gaxeta vai gerar muito atrito ao ligar o motor.

    O resultado disto é a gaxeta se esfarelar e ficar solta, sem exercer a devida pressão.

    ISTO É SOLTAR A GAXETA.

    MAS ISTO É SERVIÇO PORCO QUE SE DESCOBRE POUCO TEMPO DEPOIS DE INSTALADO.

    O retentor possui efeito mola, uma pequena lâmina exerce uma pressão no eixo e fazendo a sua vedação.

    Por ser material auto lubrificante o seu desgaste é mínimo.

    Novidades tecnológicas demoravam a chegar ao Brasil para não se desmontar uma linha de montagem já consolidada.

    E para não comprar maquinário no estado de arte que era muito caro, se aguardava o maquinário envelhecer para poder ser comprado e trazido ao Brasil como "nova tecnologia".

    Todo carro antigo vaza, o importante é saber o quanto.

    E se você tem consciência que a gaxeta não foi instalada de um modo "porco" e o vazamento é pouco, gotas no chão, pode viajar tranquilo.

    Gaxeta não é um bicho de sete cabeças, ela é de uma geração que cresceu sem o GOOGLE ou WIKIPÉDIA e sem aplicativos de celular.

    E hoje não existe mais a paciência de fazer um serviço bem feito.

    Hoje a maior preocupação é falar ou escrever bem para enganar o cliente.

    E o seu mecânico quer morder dinheiro, mas o vazamento é aviso de desgaste, quanto maior o vazamento mais próximo a hora de trocar.



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    Mensagem por adpachec Seg 27 maio - 12:28:53

    opala4cc escreveu:


    KKKKKK.... Esse avatar do Spock é HILÁRIO!!!! Gaxeta - Quais problemas se não trocar? 986324 Gaxeta - Quais problemas se não trocar? 56741


    Fiz o login hoje e cansei do antigo avatar do Batman surfando.

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    Mensagem por Paulo Corso Ter 28 maio - 8:28:08

    Tenho meu diplomata a 15 anos, sempre deu um pingo pela gaxeta.


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