flasiviero escreveu:Boa noite Pessoal!
Meu Opala é 6 cilindros e está vazando óleo na parte traseira do motor, provavelmente no Mancal, uma vez que aquela proteção do volante do motor sempre tem gota de óleo, não é nenhum absurdo. Levei no mecânico que sempre mexe no meu carro, e ele afirmou que provavelmente o problema é a famigerada gaxeta. Pra trocar, tem que desmontar o motor, e o valor é muito salgado, neste momento. Perguntei pra ele se tinha algum problema se não trocar, ele disse que o principal é manter sempre o nível do óleo. Perguntei se da forma que está, teria algum problema em viajar com o carro, bom, aí ele me deu uma notícia que me deixou triste. Ele disse que se for pra dar rolezinho pela cidade, não haveria problemas, mas numa viagem, a gaxeta poderia se soltar e vazar mais óleo e causar um problema maior no motor.
A questão é, na opinião de vocês, há realmente algum problema se não trocar a gaxeta? Ela realmente pode se soltar e vazar todo óleo?
O que vocês acham?
Olá.
Você menciona vazamento mas não menciona o quanto vaza.
Gaxeta se soltar, SIM gaxeta se solta.
Um mecânico que coloca a gaxeta em uma bancada suja e surrada, bate na gaxeta com um martelo todo judiado para amaciar a gaxeta, faz a instalação da mesma com sobras (sim a gaxeta fica com sobras e precisa cortar) e não passa uma camada de graxa na instalação é resultado de desastre.
Este hábito de martelar a gaxeta para amaciar pode estragar ela.
Deixar a gaxeta no ajuste incorreto (maior) vai fazer ela se "engruvinhar" toda.
Não passar um pouco de graxa na gaxeta vai gerar muito atrito ao ligar o motor.
O resultado disto é a gaxeta se esfarelar e ficar solta, sem exercer a devida pressão.
ISTO É SOLTAR A GAXETA.
MAS ISTO É SERVIÇO PORCO QUE SE DESCOBRE POUCO TEMPO DEPOIS DE INSTALADO.
O retentor possui efeito mola, uma pequena lâmina exerce uma pressão no eixo e fazendo a sua vedação.
Por ser material auto lubrificante o seu desgaste é mínimo.
Novidades tecnológicas demoravam a chegar ao Brasil para não se desmontar uma linha de montagem já consolidada.
E para não comprar maquinário no estado de arte que era muito caro, se aguardava o maquinário envelhecer para poder ser comprado e trazido ao Brasil como "nova tecnologia".
Todo carro antigo vaza, o importante é saber o quanto.
E se você tem consciência que a gaxeta não foi instalada de um modo "porco" e o vazamento é pouco, gotas no chão, pode viajar tranquilo.
Gaxeta não é um bicho de sete cabeças, ela é de uma geração que cresceu sem o GOOGLE ou WIKIPÉDIA e sem aplicativos de celular.
E hoje não existe mais a paciência de fazer um serviço bem feito.
Hoje a maior preocupação é falar ou escrever bem para enganar o cliente.
E o seu mecânico quer morder dinheiro, mas o vazamento é aviso de desgaste, quanto maior o vazamento mais próximo a hora de trocar.
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