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Defeito no marcador ou termostática?
Kako- Opaleiro
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- Mensagem nº51
Re: Defeito no marcador ou termostática?
E o ponto pelo distribuidor, já verificou???
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15351
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº52
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Kako escreveu:E o ponto pelo distribuidor, já verificou???
Já Kako...foi o que eu expliquei acima para os caras...o ponto está ok..
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº53
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Li num tópico do fórum do Opala.com um cara relatando um problema no marcador...talvez seja o caso..apesar que ele é novo...foi trocado ano passado..talvez tenha dado defeito..
"Fiz exatamente os mesmos serviços que você fez em seu veículo... Varetamento do radiador, troca da válvula termostática, até troquei o sensor da temperatura no motor... até que um dia resolvi usar um termômetro digital (aquele que vc aperta um gatilho e sai um 'laser' que vai até o ponto onde vc quer medir a temperatura) e mirei bem no sensor da temperatura no motor... resultado: quando meu painel indicava que o carro estava a 90°C, o termometro indicava 65°C.
Ou seja, painel bixado mesmo... "
"Fiz exatamente os mesmos serviços que você fez em seu veículo... Varetamento do radiador, troca da válvula termostática, até troquei o sensor da temperatura no motor... até que um dia resolvi usar um termômetro digital (aquele que vc aperta um gatilho e sai um 'laser' que vai até o ponto onde vc quer medir a temperatura) e mirei bem no sensor da temperatura no motor... resultado: quando meu painel indicava que o carro estava a 90°C, o termometro indicava 65°C.
Ou seja, painel bixado mesmo... "
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Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº54
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão6cc escreveu:Diego Darth escreveu:
Vamos não... temos que achar esse problema... vamos tentando!!! rsrsrs
Acontece que já ví casos de acertar o ponto com a luz, que é pela polia e aquela marcação no bloco e acontecer de não estar certo, eu tentaria atrasar um pouco em casa mesmo... faz uma marca de onde ele está agora com tinta e atrasa ele um pouco, sai roda bastante, se não mudar nada vc volta pra marcação que vc fez, aí vc não perde o ponto atual.
Mas Diego, preste atenção no sintoma. Eu percebi claramente que com o passar do tempo a temperatura foi aumentando cada vez mais até a ventoinha ligar, vou recapitular um pouco aqui, cada vez estava demorando mais pra ligar até que um belo dia ela não ligou e o carro quase ferveu(começou a jogar água pra fora do reservatório de expansão), aí levei num auto elétrico e ele constatou que havia um mal contato na ventoinha, sanado o problema a ventoinha voltou a acionar mas ainda depois do meio do marcador..
a princípio parecia a ventoinha demorando muito pra acionar e o ponto não foi mexido nesse intervalo...pois bem já foi trocado cebolão do radiador faz umas duas semanas, e no dia que eu fui buscar o carro no auto elétrico, pasmem, estava voltando e reparei que a ventoinha acionou NO MEIO DO MARCADOR assim como era antigamente...pensei comigo, resolveu...blz...no dia seguinte já passou um pouquinho do meio pra ligar a ventoinha, e foi subindo cada vez mais, se repetindo a novela...tá tudo muito confuso...antes de voltar a válvula termostática se eu ligasse o AC a temperatura não passava do meio, hoje voltando(com a válvula de volta) notei que mesmo com o AC ligado não baixa até a metade, fica lá em cima igual da foto que postei..
Estou confuso com isso tudo, tem alguma coisa me pregando uma peça. Um sintoma desmente o outro e assim vai.
É tá complicado mesmo, na verdade com a válvula termostática o correto é o ponteiro ficar parado no meio, às vezes em situações extremas ele sobe um pouco acima, mas bem menos do que vc indicou na foto, pq a válvula vai liberando a àgua para troca aos poucos justamente para manter a temperatura nivelada que é o ideal.
Olha é nesse momento que eu prefiro a hélice mecânica na polia... é um problema a menos!!
Vc verificou a velocidade da ventoinha que tinha mencionado?
onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº55
Re: Defeito no marcador ou termostática?
qtos graus °C é a termostatica ? 75 ou 90 ?
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº56
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Rubão6cc escreveu:
Mas Diego, preste atenção no sintoma. Eu percebi claramente que com o passar do tempo a temperatura foi aumentando cada vez mais até a ventoinha ligar, vou recapitular um pouco aqui, cada vez estava demorando mais pra ligar até que um belo dia ela não ligou e o carro quase ferveu(começou a jogar água pra fora do reservatório de expansão), aí levei num auto elétrico e ele constatou que havia um mal contato na ventoinha, sanado o problema a ventoinha voltou a acionar mas ainda depois do meio do marcador..
a princípio parecia a ventoinha demorando muito pra acionar e o ponto não foi mexido nesse intervalo...pois bem já foi trocado cebolão do radiador faz umas duas semanas, e no dia que eu fui buscar o carro no auto elétrico, pasmem, estava voltando e reparei que a ventoinha acionou NO MEIO DO MARCADOR assim como era antigamente...pensei comigo, resolveu...blz...no dia seguinte já passou um pouquinho do meio pra ligar a ventoinha, e foi subindo cada vez mais, se repetindo a novela...tá tudo muito confuso...antes de voltar a válvula termostática se eu ligasse o AC a temperatura não passava do meio, hoje voltando(com a válvula de volta) notei que mesmo com o AC ligado não baixa até a metade, fica lá em cima igual da foto que postei..
Estou confuso com isso tudo, tem alguma coisa me pregando uma peça. Um sintoma desmente o outro e assim vai.
É tá complicado mesmo, na verdade com a válvula termostática o correto é o ponteiro ficar parado no meio, às vezes em situações extremas ele sobe um pouco acima, mas bem menos do que vc indicou na foto, pq a válvula vai liberando a àgua para troca aos poucos justamente para manter a temperatura nivelada que é o ideal.
Olha é nesse momento que eu prefiro a hélice mecânica na polia... é um problema a menos!!
Vc verificou a velocidade da ventoinha que tinha mencionado?
Conversando co o mecanico hoje ele disse q é quase certeza q é radiador, apesar de ser novo...talvez tenha entupido com sujeira do motor...foi pra varetar...vamos ver se resolve...senão vai restar verificar o marcador e a cebolinha do bloco..
onivaldo.gm escreveu:qtos graus °C é a termostatica ? 75 ou 90 ?
Original do modelo à álcool...está correta, mas não tem nada a ver com a situação, antes estava sem e já estava esquentando mais do que o normal..
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onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº57
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Nao foi voce que colocou uma ventoinha adicional ?
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº58
Re: Defeito no marcador ou termostática?
onivaldo.gm escreveu:Nao foi voce que colocou uma ventoinha adicional ?
Pro condensador do AC, mas isso não tem nada a ver...na verdade antes de colocar ela o carro já estava esquentando mais do que se deve..
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onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº59
Re: Defeito no marcador ou termostática?
entao só liga a ventoinha adiicional se liga o ar ?
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº60
Re: Defeito no marcador ou termostática?
onivaldo.gm escreveu:entao só liga a ventoinha adiicional se liga o ar ?
Não lembro..
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Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº61
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Putzz rubão... que zica ein
Tudo novo e ainda esquenta mais do que deveria... vou acompanhar pois o meu 4cc também ta gostando de trabalhar quente..
Usa água com aditivo?
AbraçoSS
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Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº62
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Sossa22 escreveu:Putzz rubão... que zica ein
Tudo novo e ainda esquenta mais do que deveria... vou acompanhar pois o meu 4cc também ta gostando de trabalhar quente..
Usa água com aditivo?
AbraçoSS
Já usei um pouco Sossa, mas pouco...usava mais água mesmo...mas sei lá..é estranho isso tb porque meu pai nunca usou aditivo no carro dele e nunca entupiu radiador..se for isso mesmo meu caso vai ser bem estranho pois só tem um ano de radiador zerado..às vezes soltou muita sujeira do motor..
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Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº63
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão6cc escreveu:
Já usei um pouco Sossa, mas pouco...usava mais água mesmo...mas sei lá..é estranho isso tb porque meu pai nunca usou aditivo no carro dele e nunca entupiu radiador..se for isso mesmo meu caso vai ser bem estranho pois só tem um ano de radiador zerado..às vezes soltou muita sujeira do motor..
Não descarte essa possibilidade, o aditivo ajuda e muito o sistema de arrefecimento tanto no ponto de ebulição da água, como prevenindo a formação de ferrugem...
Digo isso pq temos aqui em casa outros carros que tiramos novos, e sempre esteve com aditivo e troca de água do sistema em tempo certo, e o reservatório de espanção esta em bom estado, que denuncia o cuidado com este item, esta transparente...
Isso numa strada 2005 com 115.000km e uma s10 2003 com 70.000km
Como o seu deu umas "esquentadas" pode ter soltado a craca que tinha nas galerias de água do bloco, diferente do carro do seu pai.. sei lah neh cada caso é um caso, mas pode ser uma possibilidade..
abraçoSS
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº64
Re: Defeito no marcador ou termostática?
To lascado. O radiador foi pra varetar e continuou do mesmo jeito e ainda por cima lá onde varetaram disseram que o radiador que está no meu carro não é o correto, que do radiador do Diplomata é "especial", com mais colméias ou coisa do tipo...mesmo que não fosse o correto antes a temperatura não passava do meio, rodei por um bom tempo assim. Enfim, estamos esgotando todas as possibilidades, o mecânico disse que pode ser cabeçote. Estaria supostamente começando a queimar a junta e vazando compressão pro arrefecimento, por isso não apresenta os sintomas típicos ainda. Com a válvula termostática a ventoinha liga e depois não desliga mais, fica na escala da foto que postei, não baixa mais que aquilo nem sobe mais...fica ali..amanhã ele vai fazer mais uns testes...vamos ver..
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Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº65
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão6cc escreveu: Enfim, estamos esgotando todas as possibilidades, o mecânico disse que pode ser cabeçote. Estaria supostamente começando a queimar a junta e vazando compressão pro arrefecimento, por isso não apresenta os sintomas típicos ainda.
HÁ!!!! O que foi que eu disse????
Cara essa conversa de radiador "especial" o cara inventou na hora pra não ficar sem te dar uma resposta! Isso como diria o padre Quevedo.... "NON ECSISTE!"
Boa sorte aí Rubão!
Kako- Opaleiro
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- Mensagem nº66
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Radiador especial???
E falando em radiador do Diplomata 6 cil, existe alguma diferença do mecânico e automático (câmbio)?
E falando em radiador do Diplomata 6 cil, existe alguma diferença do mecânico e automático (câmbio)?
onivaldo.gm- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
estranho qdo li que seu radiador novo iria varetar...eu tinha um siena dos antidos que a temperatura subia assim direto, radiador novo tambem, a agua sumia...ventoinha nao ligava (faltava agua)...jogava agua pra fora...resultado...junta do cabeçote...vai saber...
Diego Darth- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Kako escreveu:Radiador especial???
E falando em radiador do Diplomata 6 cil, existe alguma diferença do mecânico e automático (câmbio)?
Eu acho que não... vou procurar alguma coisa a respeito, mas acredito q o radiador de água é igual, acho que só acrescenta o de óleo, não é?
Rubão6cc- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Rubão6cc escreveu: Enfim, estamos esgotando todas as possibilidades, o mecânico disse que pode ser cabeçote. Estaria supostamente começando a queimar a junta e vazando compressão pro arrefecimento, por isso não apresenta os sintomas típicos ainda.
HÁ!!!! O que foi que eu disse????
Cara essa conversa de radiador "especial" o cara inventou na hora pra não ficar sem te dar uma resposta! Isso como diria o padre Quevedo.... "NON ECSISTE!"
Boa sorte aí Rubão!
Tb acho Diego, não existe mais de um modelo de radiador pro 6 cc...foda que eu perdi dinheiro com essa varetagem, mas tb não tinha jeito, é tentativa e erro.
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Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº70
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Vc fez o certo Rubão, eu faria a mesma coisa, é mais barato varetar o radiador do que mexer no cabeçote, ainda mais sem ter certeza!
Rubão6cc- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Vc fez o certo Rubão, eu faria a mesma coisa, é mais barato varetar o radiador do que mexer no cabeçote, ainda mais sem ter certeza!
Tá foda Diego, é um problema cabeludo q surgiu...tipo o carro não apresenta nenhum sintoma de problema com cabeçote, não chega a ferver e nunca ocorreu motivo pra queimar a junta...e as outras opções foram quase todas descartadas...Se for a junta mesmo acho q vai ser a primeira vez que queima sozinha.
Acho q algum FDP me gorou.
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão6cc escreveu:Diego Darth escreveu:Vc fez o certo Rubão, eu faria a mesma coisa, é mais barato varetar o radiador do que mexer no cabeçote, ainda mais sem ter certeza!
Tá foda Diego, é um problema cabeludo q surgiu...tipo o carro não apresenta nenhum sintoma de problema com cabeçote, não chega a ferver e nunca ocorreu motivo pra queimar a junta...e as outras opções foram quase todas descartadas...Se for a junta mesmo acho q vai ser a primeira vez que queima sozinha.
Acho q algum FDP me gorou.
Pode ser algum defeito da junta, fadiga prematura do material.
Mas eu esperaria um pouco mais para mexer em mais alguma coisa, roda com o carro mais um pouco prestando atenção no ponteiro da temperatura e vê o que acontece, eu não mexeria em cabeçote agora, é um custo relativamente alto e sem ter certeza é um tiro no escuro.
Rubão6cc- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Rubão6cc escreveu:
Tá foda Diego, é um problema cabeludo q surgiu...tipo o carro não apresenta nenhum sintoma de problema com cabeçote, não chega a ferver e nunca ocorreu motivo pra queimar a junta...e as outras opções foram quase todas descartadas...Se for a junta mesmo acho q vai ser a primeira vez que queima sozinha.
Acho q algum FDP me gorou.
Pode ser algum defeito da junta, fadiga prematura do material.
Mas eu esperaria um pouco mais para mexer em mais alguma coisa, roda com o carro mais um pouco prestando atenção no ponteiro da temperatura e vê o que acontece, eu não mexeria em cabeçote agora, é um custo relativamente alto e sem ter certeza é um tiro no escuro.
Exato. Hoje fui lá onde varetaram o radiador e me explicaram que o radiador novo q coloquei ano passado possui menos aletas do que original e talvez por isso não esteja refrigerando bem...Foda q eu precisava pegar um radiador original pra testar, mas o duro é achar um ou alguém que empreste..Não vou mexer com cabeçote agora não até porque o carro não apresenta sintoma..se eu notar q começou a ferver aí vou ter que verificar. Não sei se tem a ver mas parece que meu bloco foi rebaixado, pelo que sei isso causa um pouco de aumento na temperatura, mas em todo caso, vou experimentar usar aditivo tb..
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Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº74
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Se fosse 4cil eu tenho um radiador guardado... original. Tomara que apareça alguém por aí com um radiador de 6cil de reserva para te emprestar, apesar que se ele estava rodando com esse radiador e não estava dando o problema, pq agora ele daria? Não acho que seja culpa do radiador não...
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº75
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Se fosse 4cil eu tenho um radiador guardado... original. Tomara que apareça alguém por aí com um radiador de 6cil de reserva para te emprestar, apesar que se ele estava rodando com esse radiador e não estava dando o problema, pq agora ele daria? Não acho que seja culpa do radiador não...
Acho q sim Diego, desci ali na oficina pra ver o carro, o mecânico retirou a válvula termostática e agora a temperatura fica oscilando no meio do marcador, a ventoinha liga, depois desliga e assim vai...agora não está esquentando como estava antes...a mais provável explicação é essa mesmo do radiador, pra ficar 100% de novo o sistema, quero dizer com a válvula termostática, teria que estar com o radiador original...pois esse ao que tudo indica refrigera menos mesmo...isso tudo é novidade pra mim, no caso seria culpa do radiador(acho q de marca ruim) com menos aletas do que o original..vou deixar sem a válvula mesmo por enquanto..e tb melhorou bem com a bomba d'água nova...antes com a bomba velha e sem a válvula já estava subindo bastante...agora com a bomba nova e sem a válvula a temperatura fica no meio do marcador...foi o que eu vi ali na oficina..vamos ver no trânsito..
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Kaio Bicalho- Opaleiro
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- Mensagem nº76
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Diego Darth escreveu:Se fosse 4cil eu tenho um radiador guardado... original. Tomara que apareça alguém por aí com um radiador de 6cil de reserva para te emprestar, apesar que se ele estava rodando com esse radiador e não estava dando o problema, pq agora ele daria? Não acho que seja culpa do radiador não...
Sou de indaiatuba, do lado de campinas. vou dar um trato no meu radiador ver se melhora meu prob de aquecimento conforme descrito no meu post, mas se nao der jeito, faz um precinho joia no radiador?
sabe como é né, tem que ir se preparando pro pior haha
endrigo- Opaleiro
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- Mensagem nº77
Re: Defeito no marcador ou termostática?
cara coloquei a pouco um da marca valeo.. ficou 100 % custou uns 160 . Vale a pena do que correr o risco de perder um motor.
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº78
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Kaio Bicalho escreveu:Diego Darth escreveu:Se fosse 4cil eu tenho um radiador guardado... original. Tomara que apareça alguém por aí com um radiador de 6cil de reserva para te emprestar, apesar que se ele estava rodando com esse radiador e não estava dando o problema, pq agora ele daria? Não acho que seja culpa do radiador não...
Sou de indaiatuba, do lado de campinas. vou dar um trato no meu radiador ver se melhora meu prob de aquecimento conforme descrito no meu post, mas se nao der jeito, faz um precinho joia no radiador?
sabe como é né, tem que ir se preparando pro pior haha
Claro, mas ele é usadinho, qdo comprei minha Caravan ele veio junto, precisa de uma revisão.
endrigo escreveu:cara coloquei a pouco um da marca valeo.. ficou 100 % custou uns 160 . Vale a pena do que correr o risco de perder um motor.
Qdo comprei minha Caravan (que era igual a sua) ela veio com um radiador Valeo novo e o ex-dono me deu o original dela junto, eu ia mandar dar uma geral nele para vender, mas nem mexí...
Radiador de 4cil é barato, não sei se compensa.
onivaldo.gm- Opaleiro
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- Mensagem nº79
Re: Defeito no marcador ou termostática?
ué, mas voce disse que antes ficava no meio o marcador (com este mesmo radiador)...nao é ?
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº80
Re: Defeito no marcador ou termostática?
onivaldo.gm escreveu:ué, mas voce disse que antes ficava no meio o marcador (com este mesmo radiador)...nao é ?
Preste atenção q vou explicar. Faz uns 8 meses chegava no meio e ligava a ventoinha...sempre assim, isso sem termostática e bomba d'água original. Com o tempo a temperatura passou a passar do meio e a ventoinha ligava perto do vermelho. Com o AC ligado não passava do meio, talvez um pouco acima do meio só. Achei q fosse cebolão do radiador atrasando o acionamento da ventoinha. Revisei. Descobri q estava sem a válvula termostática e paralelamente a bomba d'água começou a vazar. Comprei a bomba nova e a válvula. Foram instaladas. No entanto a temperatura continuou alta e a ventoinha passou a ficar ligada direto. Retirada a válvula agora a temperatura fica no meio do marcador e a ventoinha liga e desliga normalmente. Deve ser radiador refrigerando pouco o motor, como me disseram aqui, essa é a hipótese mais provável já q o carro não apresenta sintomas típicos de problema com cabeçote.
O fato de começar a ficar mais quente do que o normal significa q a bomba d'água que estava começando a ficar ruim. São vários fatos simultâneos que ocorreram.
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- Mensagem nº81
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão, sei que já deve ter verificado, mas certificou que a válvula termostática que colocou é pra motor à Álcool mesmo?!
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Kako escreveu:Rubão, sei que já deve ter verificado, mas certificou que a válvula termostática que colocou é pra motor à Álcool mesmo?!
Na caixa está escrito à álcool, mas vou verificar...acho q tem gravado na peça..
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- Mensagem nº83
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Neste caso (p/ esquentar menos) seria melhor a de gasolina.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº84
Re: Defeito no marcador ou termostática?
A temperatura está mais baixa agora...vai ficar assim sem válvula mesmo.
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- Mensagem nº85
Re: Defeito no marcador ou termostática?
é o jeito...teu carro é a alcool. no inverno vai apanhar bastante...carro a alcool é f...
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº86
Re: Defeito no marcador ou termostática?
onivaldo.gm escreveu:é o jeito...teu carro é a alcool. no inverno vai apanhar bastante...carro a alcool é f...
Inverno é foda mesmo...na hora da partida se não bombar o acelerador depois q pegou na gasolina(do reservatório) o carro morre mesmo..
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endrigo- Opaleiro
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- Mensagem nº87
Re: Defeito no marcador ou termostática?
deixar sem a termostática vai aumentar o consumo ainda mais no alcool...
engraçado é essa diferença por ter a valvula que só serve mesmo pra aquecer o bloco mais rápido...
quem sabe tu coloca uma do gasolina mesmo que aciona antes um pouco pelo menos vai melhorar o consumo.. fica a sugestão.
engraçado é essa diferença por ter a valvula que só serve mesmo pra aquecer o bloco mais rápido...
quem sabe tu coloca uma do gasolina mesmo que aciona antes um pouco pelo menos vai melhorar o consumo.. fica a sugestão.
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº88
Re: Defeito no marcador ou termostática?
endrigo escreveu:deixar sem a termostática vai aumentar o consumo ainda mais no alcool...
engraçado é essa diferença por ter a valvula que só serve mesmo pra aquecer o bloco mais rápido...
quem sabe tu coloca uma do gasolina mesmo que aciona antes um pouco pelo menos vai melhorar o consumo.. fica a sugestão.
Concordo!
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº89
Re: Defeito no marcador ou termostática?
endrigo escreveu:deixar sem a termostática vai aumentar o consumo ainda mais no alcool...
engraçado é essa diferença por ter a valvula que só serve mesmo pra aquecer o bloco mais rápido...
quem sabe tu coloca uma do gasolina mesmo que aciona antes um pouco pelo menos vai melhorar o consumo.. fica a sugestão.
Já pensei nisso Endrigo, vou fazer pra testar...quem sabe não fica bom..
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Estou desconfiado q meu problema é defeito no marcador ou cebolinha mesmo pois em determinada temperatura a ventoinha liga e depois de um tempo desliga normalmente...se fosse aquecimento anormal do motor ela não iria desligar,pensem e outra, com o marcador correto a ventoinha liga no meio, se ela está ligando com o ponteiro lá em cima (meu caso) significa que está errada a marcação, teria que ligar no meio (excluindo-se a possibilidade de defeito no cebolão, pois foi trocado 2 x)..foi o que eu raciocinei..agora resta saber o mistério do porquê com a válvula termostática (álcool) a ventoinha liga e não desliga mais...vou testar o marcador de temperatura primeiro e depois a cebolinha...e por último vou experimentar colocar a válvula do modelo à gasolina. Alguém sabe se motor taxado passa a trabalhar com a temperatura acima do padrão?
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Diego Darth- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Até onde eu sei motor taxado costuma aquecer um pouco mais que o normal.
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- Mensagem nº92
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Claro que aquece mais motor taxado, tudo depende da taxa, pois a explosão fica mais forte.
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
Rubão6cc escreveu:agora resta saber o mistério do porquê com a válvula termostática (álcool) a ventoinha liga e não desliga mais...vou testar o marcador de temperatura primeiro e depois a cebolinha...e por último vou experimentar colocar a válvula do modelo à gasolina. Alguém sabe se motor taxado passa a trabalhar com a temperatura acima do padrão?
Rubão me parece até lógico, veja só: a valvula termostatica do alcool tem seu inicio de abertura mais tarde , pois o motor trabalha mesmo um pouco mais quente , portanto a agua que sai dele sai mais quente ;se vc usa-la com o cebolão com acionamento para o motor gasolina vai dar isso mesmo...quando ela( termostatica ) abrir vai acionar logo logo a ventoinha atraves do cebolão; e não vai desligar mais pois a temperatura no radiador vai estar sempre quente .
Motor taxado e com ponto adiantado aquece sim e até muito tudo depende de quanto.
Acompanhando essa pajelança...!
PS :Mesmo que estiver com o cebolão pro motor alcool tinha que ver se: não são fabricantes diferentes (cebolão-termostática)...vai saber , o ideal era ser um conjunto casado do mesmo fabricante tipo o da MTE Thomson.. até um lote bixado da peça vai saber, o que tem de produto chines por aí que os caras só botam a marca não é brincadeira.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº94
Re: Defeito no marcador ou termostática?
endrigo escreveu:Rubão6cc escreveu:agora resta saber o mistério do porquê com a válvula termostática (álcool) a ventoinha liga e não desliga mais...vou testar o marcador de temperatura primeiro e depois a cebolinha...e por último vou experimentar colocar a válvula do modelo à gasolina. Alguém sabe se motor taxado passa a trabalhar com a temperatura acima do padrão?
Rubão me parece até lógico, veja só: a valvula termostatica do alcool tem seu inicio de abertura mais tarde , pois o motor trabalha mesmo um pouco mais quente , portanto a agua que sai dele sai mais quente ;se vc usa-la com o cebolão com acionamento para o motor gasolina vai dar isso mesmo...quando ela( termostatica ) abrir vai acionar logo logo a ventoinha atraves do cebolão; e não vai desligar mais pois a temperatura no radiador vai estar sempre quente .
Motor taxado e com ponto adiantado aquece sim e até muito tudo depende de quanto.
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PS :Mesmo que estiver com o cebolão pro motor alcool tinha que ver se: não são fabricantes diferentes (cebolão-termostática)...vai saber , o ideal era ser um conjunto casado do mesmo fabricante tipo o da MTE Thomson.. até um lote bixado da peça vai saber, o que tem de produto chines por aí que os caras só botam a marca não é brincadeira.
Endrigo, não entendi bem teu raciocínio. Vamos lá. Na configuração q estava, com a válvula q abre a 90° pelo que estou deduzindo a água ao chegar no radiador a ventoinha teria que ser ligada prontamente pois chegaria até com uma temperatura acima da temperatura que o cebolão (gasolina) deveria acionar. Logo a água deveria ser resfriada bem rápido pra voltar pro motor. Não sei se estou raciocinando certo. Mas tem uma dado importante. Antes mesmo com o cebolão à álcool e sem termostática já estava subindo acima do normal. Agora com o cebolão à gasolina e tb sem termostática continua do mesmo jeito praticamente. Notei q deu uma melhorada com a troca da bomba d'água, mas não foi a solução. O que suponho é q pode estar com defeito no marcador ou cebolinha pois como eu disse, o normal é a ventoinha ligar no meio do marcador(cebolinha do bloco medindo) e desligar mais abaixo do meio. Se do jeito que está, sem válvula, a ventoinha liga lá em cima, segundo a foto q já postei e desliga no meio do marcador, suponho que essa marcação esteja errada, como se a marcação estivesse atrasada, não consigo imaginar outra explicação. Mas isso ainda vou conferir testando o marcador e cebolinha, ainda não o fiz por falta de tempo. Resta saber porque com a válvula termostática do álcool e cebolão da gasolina a ventoinha liga e fica trabalhando feito uma louca e não desliga mais. Será que se eu devolver o cebolão do álcool e devolver a válvula e ventoinha vai ligar e depois desligar como se deve? Eu estava rodando faz tempo sem a válvula e não sabia, achava q estava lá pois faz tempo eu abri e estava lá...depois passou em um mecânico e ele deve ter retirado e não disse nada...não posso confirmar 100% por causa disso mas antes quando a temperatura não passava do meio já estava sem a válvula e com o cebolão à álcool. Com o tempo foi cada vez mais demorado pra ventoinha ligar, mas sempre desligou normalmente. Até ela chegar a ligar no vermelho praticamente o que me fez ficar preocupado e correr atrás da solução...mesmo q o marcador esteje errado e não seja nada de grave incomoda muito ver a temperatura lá em cima..
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
vamos lá..olha só tava olhando lá no site da MTE-Thomson e verifiquei o seguinte:
Engraçado que só há um modelo de cebolão para o motor 4.1 independente se for alcool ou gasolina...pelo menos foi o que achei. http://www.mte-thomson.com.br/site/cate/
segundo o catalogo ativa com 86 e desativa com 76 , o que pra mi é o correto pra gasolina e não pro alcool.
Se eu estiver errado alguem pode corrigir.
outra coisa, a termostatica não abre e fecha direto ela tem uma faixa onde começa a abrir e o ponto de abertura máxima. alcool é maior que gasolina isso vc ja sabe.
O que quis dizer é que a temperatura tem que baixar de 76 pra desacionar a ventoinha e isso não ta acontecendo por que pelo que vc falou teu motor ta taxado.
peguei os dados do chevette pra vc ter mais uma base o acionamento do cebolão é:
gasolina 86/76
alcool 92/87
tem o seguinte né tu ja pegou o carro sem a termostatica e andou um tempão assim né?? tu ja pensou na possibilidade de ser algum problema no teu motor mesmo, que aquecia e os caras tiraram a termostática pra mascarar o problema ?afinal tu ja trocou todo o sistema de arrefecimento e o problema continua... já to desconfiado que ou é teu marcador mesmo ou é teu motor...
Engraçado que só há um modelo de cebolão para o motor 4.1 independente se for alcool ou gasolina...pelo menos foi o que achei. http://www.mte-thomson.com.br/site/cate/
segundo o catalogo ativa com 86 e desativa com 76 , o que pra mi é o correto pra gasolina e não pro alcool.
Se eu estiver errado alguem pode corrigir.
outra coisa, a termostatica não abre e fecha direto ela tem uma faixa onde começa a abrir e o ponto de abertura máxima. alcool é maior que gasolina isso vc ja sabe.
O que quis dizer é que a temperatura tem que baixar de 76 pra desacionar a ventoinha e isso não ta acontecendo por que pelo que vc falou teu motor ta taxado.
peguei os dados do chevette pra vc ter mais uma base o acionamento do cebolão é:
gasolina 86/76
alcool 92/87
tem o seguinte né tu ja pegou o carro sem a termostatica e andou um tempão assim né?? tu ja pensou na possibilidade de ser algum problema no teu motor mesmo, que aquecia e os caras tiraram a termostática pra mascarar o problema ?afinal tu ja trocou todo o sistema de arrefecimento e o problema continua... já to desconfiado que ou é teu marcador mesmo ou é teu motor...
Última edição por endrigo em Ter 25 Mar - 21:31:10, editado 1 vez(es)
Rubão6cc- Opaleiro
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
É nisso que estou querendo chegar Endrigo. São 3 fatos que quero frisar. Suponho (assim que tiver certeza eu posto aqui).
1° - marcador ou cebolinha com defeito, pois antes a temperatura não passava do meio. Carro não ferve e ventoinha liga e depois desliga normalmente
2° - pelo que sei meu motor foi taxado, talvez sendo essa a causa da ventoinha não desligar com a válvula termostática instalada, como vc bem supôs, em virtude de aquecer mais do que o normal
3° - quando comprei o carro ele tinha válvula e rodava assim (algum mecânico retirou sem me consultar, minha dúvida agora é: será que a válvula que estava lá poderia ser do modelo à gasolina, justamente porque abre antes e já permite que o motor não esquente tanto liberando a água pro arrefecimento logo?)
Quanto ao cebolão do radiador vou procurar me informar se tem diferença ou é tudo igual. Pra mim que mudava pra cada combustível.
Quando eu tiver alguma novidade eu posto aqui.
Valeu.
1° - marcador ou cebolinha com defeito, pois antes a temperatura não passava do meio. Carro não ferve e ventoinha liga e depois desliga normalmente
2° - pelo que sei meu motor foi taxado, talvez sendo essa a causa da ventoinha não desligar com a válvula termostática instalada, como vc bem supôs, em virtude de aquecer mais do que o normal
3° - quando comprei o carro ele tinha válvula e rodava assim (algum mecânico retirou sem me consultar, minha dúvida agora é: será que a válvula que estava lá poderia ser do modelo à gasolina, justamente porque abre antes e já permite que o motor não esquente tanto liberando a água pro arrefecimento logo?)
Quanto ao cebolão do radiador vou procurar me informar se tem diferença ou é tudo igual. Pra mim que mudava pra cada combustível.
Quando eu tiver alguma novidade eu posto aqui.
Valeu.
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Re: Defeito no marcador ou termostática?
agora tu concorda comigo que se estiver por exemplo sem termostática e com cebolão do gasolina não pode nunca passar do meio do marcador?? o motor vai ratear por que é a alcool mas o marcador não pode subir... é froids quando um problema mascara outro.
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº98
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Qdo estava sem a válvula termostática ele ficava no meio?
endrigo- Opaleiro
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- Mensagem nº99
Re: Defeito no marcador ou termostática?
e o sensor de temperatura que vai no bloco e manda sinal pro painel? acho que esse foi o unico item que tu ainda não trocou!
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº100
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Se a VT estiver boa, quando ela esta toda aberta (75º na gasolina e 90º no alcool) o fluxo de água teoricamente seria o mesmo de estar sem ela. Usando a VT do álcool e cebolão do radiador a gasolina (86/76) creio que não irá desligar a ventoinha praticamente nunca pq a agua sai do motor acima de 90º ao chegar no radiador até resfriar abaixo de 76º vai muito tempo mesmo, e o ciclo vai se refazendo, não desligando mesmo a ventoinha, isso pode forçar até mesmo a ventoinha, que mesmo sendo de construção robusta precisa de um tempo pra descansar.
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- Mensagem nº101
Re: Defeito no marcador ou termostática?
endrigo escreveu:e o sensor de temperatura que vai no bloco e manda sinal pro painel? acho que esse foi o unico item que tu ainda não trocou!
Sensor d'agua que vai no bloco? bloco? conte me mais, pois nao conheço esse ai
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº102
Re: Defeito no marcador ou termostática?
Não é no bloco, é no cabeçote, esse sim manda o sinal para o painel. No bloco propriamente dito são dois sensores, o sensor de partida a frio para modelos a álcool e o sensor de pressão de óleo.
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