óleo de motor diesel não é recomendado...possui solventes q funcionam muito bem pra remover diesel
mas, num motor q não tem diesel, esses solventes agridem partes do motor q não vemos!!!!
para motores antigos, como os nossos opalas, é impressindível que seja óleo mineral
e q tenha a presença de um composto a base de zinco, o ZDDP, em inglês
expliquei melhor aqui nas mensagens nº93 e 98:
http://www.opaleirosdoparana.com/t33203p50-radiador-de-oleo-como-fazer
um óleo bom, barato e que acha fácil aqui no Brasil, é o Mobil 4T
o mesmo usado na CG 150, Twister, CB 300...
esse óleo é API-SG (isso mesmo, SG...antigíssimo)
mas possui até 1200PPM (partes por milhão) desse ZDDP, q protege o comando e tuchos!!!!
um "bom" API-SL/SM/SN possui no máximo 800PPM de ZDDP...
"bom" pq é bom para motores novos, modernos, com balanceiros roletados e q usam óleo sintético!!!!
tbm achei esses dias um Lubrax 20w40 API-SF, esse é da época do opala
no manual do opala pede API-SE ou SF
não esquecer, o detergente q existe no óleo, dura apenas 6 meses em relação ao tempo
e existem óleos para 5.000Km e 10.000Km...
ou seja,
se em 6 meses vc andar até 5.000Km, use o de 5.000Km
se em 6 meses vc andar até 10.000Km, use o de 10.000Km
NUNCA use um de 10.000Km pra trocar daqui a um ano!!!!
trocando o óleo, troque o filtro tbm...é barato
de que adianta colocar 3,5L de óleo novinho, pra ser contaminado com 0,5L de óleo véio cheio de porcaria???
não faça economia burra, óleo é o sangue do motor.
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