por PTGSA Ter 2 Set - 23:00:37
Entrando na conversa:
A função da válvula termostática é ajustar a circulação de água para que o motor atinja a temperatura de trabalho no menor tempo possível. Andar com o carro frio faz com que as folgas de projeto não ocorram, desgastando prematuramente o motor. A regra é simples: se a montadora economiza cada centavo, não ia colocar uma peça de R$25,00 à toa... Mecânicos tiram a válvula porque é uma forma porca de "resolver" um aquecimento. Em trechos curtos o carro não esquenta; porém, também não consegue resfriar depois de quente.
Segunda coisa: sintoma de carburador desregulado se vê pelas velas. Úmidas, escuras, excesso. Manchadas, com alterações de cor , falta. Procure por tabelas de sintomas em velas e compare.
Pelo fato de aquecer muito e muito rápido, aconselho a abrir o motor e verificar o serviço feito no motor e cabeçote. Folga errada, problemas no comando, nas válvulas ou na junta podem ser a causa.
Retire as velas e verifique se é possível mover o motor pela polia - é provável que um ou mais pistões tenha ficado um tanto preso. De uma forma geral, o aquecimento ocorre de duas maneiras: lenta ou rápida; Quando lento vc desconfia de carburação / ponto ou da refrigeração. Quando rápido e excessivo como parece ser o seu caso, o funcionamento mecânico está comprometido. Meu conselho é retirar o cabeçote e parar de forçar o motor - alguma coisa faz seu motor trabalhar contra ele próprio e o esforço exagerado gera um calor tão alto que os sistemas de refrigeração não dão conta de dissipar.
Se não for nada disso, resta verificar a lubrificação: bomba, pescador e furos de passagem se não se encontram obstruídos por algum tipo de contaminação (fiapos, restos de juntas etc).
Espero ter contribuído de alguma forma. Abraço e feliz empreitada.
Última edição por PTGSA em Qua 3 Set - 12:45:00, editado 1 vez(es)
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