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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Preparação opala 4cc Empty Preparação opala 4cc

    Mensagem por JPIERREMAROMBA Sáb 13 Set - 1:01:54

    boa noite galera

    já acompanho o tópico a bastante tempo pra obter maior conhecimento sobre nossos opalas...

    estou dando uma leve preparada no meu opala 4cc motor azul 151 comodoro coupe ano 79

    o que eu já fiz :

    carburador weber 446 peças novas e revisados
    foi retificado o cabeçote e baixo 1,5mm
    bobina gol MI
    abrir dutos do cabeçote
    caixa 4 marchas do 6cc
    dimensionado 4x2 com 2 canos de 2 polegadas até o diferencial com um abafador
    aneis, juntas, bronzinas novas

    o próximo passo provavelmente será (gostaria da opniões de vcs)

    amortecedores e molas esportivas (vale a pena? ) pensando em estabilidade, não em estética
    comando isky 290
    tucho mecanico crower
    preciso trocar minha embreagem, ai já estou pensando numa de ceramica fica muito ruim para uso urbano? quais os benefícios e malefícios

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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por cazecrazy Sáb 13 Set - 8:02:51

    ta tudo aqui
    http://www.opaleirosdoparana.com/t20476-obrigatorio-ler-antes-de-postar-sobre-preparacao-de-motor-4cil
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por JPIERREMAROMBA Sáb 13 Set - 15:19:24

    já dei uma lida, estava apenas compartilhando minha experiência com vcs

    após arrumar as coisas que citei acima, meu objetivo é andar na frente, ou pelo menos acompanhar um 6cc original pra parar com isso de opala de verdade é 6cc bla bla bla

    algo na faixa de 140cv ta bom pra brincar já... Visto que é pra uso urbano, apenas pra dar umas brincadas de vez em quando.
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por Tonho_RS Seg 15 Set - 21:25:20

    Desculpe informar amigo, mas você arrumou pra cabeça agora com esse assunto de 4cil andar na frente de 6cil.
    Essa discussão é velha e nunca acaba bem, já que não usou a busca, se prepare pelo que vem pela frente (ou então pelo que não vem, é bem capaz de ninguém responder teu tópico).

    Boa sorte.
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    Mensagem por Tonho_RS Seg 15 Set - 21:27:30

    http://www.opaleirosdoparana.com/t36271-4cc-vs-6cc-original
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    Mensagem por Cojak Seg 15 Set - 21:39:13

    Tonho_RS escreveu:Desculpe informar amigo, mas você arrumou pra cabeça agora com esse assunto de 4cil andar na frente de 6cil.
    Essa discussão é velha e nunca acaba bem, já que não usou a busca, se prepare pelo que vem pela frente (ou então pelo que não vem, é bem capaz de ninguém responder teu tópico).

    Boa sorte.

    Discussão que vai longe e não chega a lugar nenhum!

    Eu nem me intrometo no meio,pra mim Opala é tudo igual! cheers
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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Seg 15 Set - 22:23:09

    hehehe já estou sabendo que tem uma grande discussão quanto a isso de 4 ou 6

    mas meu objetivo não é competir com os demais, afinal eu sei que se gastar mais grana o 6 anda mais isso é óbvio, do mesmo jeito que se investir num v8 ele anda mais que o 6 e assim por diante...

    só optei por dar uma preparada no meu 4cc, devido a praticidade e $$ e meu objetivo final, afinal eu busco algo em torno de 150 cv sem se incomodar com documentos de troca de motor, ou turbo que foderia tudo numa blitz... sem falar que já conheço o motor que tenho, peças novas etc.

    o preço que vou gastar é na faixa de 3 mil pra chegar a essa cavalaria, e se fosse trocar de motor ia gastar muito mais, e ia continuar com uma quantia de cv parecida..

    sem falar que pra mim é inviável ter um 6 bocas, é muita boca pra alimentar, e tem sede essa criança. kkkk
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    Mensagem por BANDIT Ter 16 Set - 7:06:46

    JPIERREMAROMBA escreveu:hehehe já estou sabendo que tem uma grande discussão quanto a isso de 4 ou 6

    mas meu objetivo não é competir com os demais, afinal eu sei que se gastar mais grana o 6 anda mais isso é óbvio, do mesmo jeito que se investir num v8 ele anda mais que o 6 e assim por diante...

    só optei por dar uma preparada no meu 4cc, devido a praticidade e $$ e meu objetivo final, afinal eu busco algo em torno de 150 cv sem se incomodar com documentos de troca de motor, ou turbo que foderia tudo numa blitz... sem falar que já conheço o motor que tenho, peças novas etc.

    e vc. acha que 150Hp vem fácil.....que os seu 1.5mm de rebaixo do cabeçote e o comando 290° vão de dar isso ???????????

    o preço que vou gastar é na faixa de 3 mil pra chegar a essa cavalaria, e se fosse trocar de motor ia gastar muito mais, e ia continuar com uma quantia de cv parecida..


    Vc . quer gastar 3mil pra praticamente dobrar a potencia do seu motor (80HP ) pra 150HP !!!!!!!!!!!!!!!

    Me explica esse milagre !

    sem falar que pra mim é inviável ter um 6 bocas, é muita boca pra alimentar, e tem sede essa criança. kkkk



    E vc. acha que opala 4cc com 150HP vai fazer 5km por litro na cidade ??????

    Esse troço ai mal vai fazer 2km por litro .....pra conseguir esse potencia vai gastar + que um Galaxie !!!! Laughing Laughing Laughing

    E vai roncar como um 4cc....

    e leva pau de um 250/S

    pelo oque vc. postou vc. não leu nada   dos tópicos !


    Olá JPIERREMAROMBA

    Seja bem vindo !


    Leia só esse tópico aqui ( caravana de 150HP )


    que vc. já vai entender alguma coisa !

    http://www.opaleirosdoparana.com/t19426-caravan-4-cil-aspirada-150-cv

    OKK
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    Mensagem por BANDIT Ter 16 Set - 7:10:10

    JPIERREMAROMBA escreveu:já dei uma lida, estava apenas compartilhando minha experiência com vcs

    após arrumar as coisas que citei acima, meu objetivo é andar na frente, ou pelo menos acompanhar um 6cc original pra parar com isso de opala de verdade é 6cc bla bla bla

    algo na faixa de 140cv ta bom pra brincar já... Visto que é pra uso urbano, apenas pra dar umas brincadas de vez em quando.


    após arrumar as coisas que citei acima, meu objetivo é andar na frente, ou pelo menos acompanhar um 6cc original pra parar com isso de opala de verdade é 6cc bla bla


    Olha oque acontece com quem prepara Opala 4cc pra andar na frente de opala 6cc

    mensagem N°62

    http://www.opaleirosdoparana.com/t36271p50-4cc-vs-6cc-original
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    Mensagem por OPA7879 Ter 16 Set - 10:32:47

    cara na boa eu falo por experiencia própria, ja montei 4cc aspirado, turbo etc...
    e te digo pra tira 150 cv aspirado tem que ter coisa no motor cara num é bem assim, eu sou mais fã dos aspirados mas pra essa potencia ai no 4cc no turbo tira sem forçar o motor, claro se montado como se deve.
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    Mensagem por cabesanto77 Ter 16 Set - 10:56:10

    Cara eu não curto essas discussões, já até me desentendi uma vez com um usuário do forum, por mal entendido.

    Mas me responde uma coisa..

    Para que você quer uma opala para andar mais que um outro opala ?????

    Se for para satisfazer seu desejo em preparar ou querer um motor que ande bem compra uma AP (Deus me Livre Disso) e turbine anda bem e não fica caro.

    Opala é Opala, Eu gosto de motor , carro, moto avião maquinas em geral mas cada um no seu limite

    Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

    Curte o seu 4 cilindros preparado...

    O que todos diz em preparação do 4 cilindros, é verdade que se gasta muito, e fica muito bom, melhor que o 4 cilindros original

    Ta mais do que explicado 4 cilindros é só 4 ..... 6 é 6........

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    Mensagem por Eduh2800 Ter 16 Set - 11:07:38

    cabesanto77 escreveu:Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

    Eu tava só observando a conversa, mas ai vc colocou isto e não me aguentei kkkk

    Já deu o que tinha que dar de discutir sobre este assunto... e vc falou certo, AP gts/gti anda mais que o 4 cilindros e o 4.1, e a mesma coisa q o 250-s. se quer preparar um 4 que seja o ap então... ou apenas faça melhorias nos 151 no ponto q a GM deveria ter feito, como carburador, melhora no cabeçote, escapamento e até um comandinho... mas nada de carro de competição pra andar na rua, isto é ilusão.

    Se precisar de ajuda pra preparar o seu motor, agente ajuda no que pode. Agora se for essas conversar de andar mais que 6, saiba que mesmo os 6 cilindros não andam igual carros modernos 1.8/2.0 de hj... e eles originais de fabrica.

    O mais importante hoje é ter um opala que faça sua alegria/dor de cabeça , não pra sair batendo racha em tudo quanto é esquina, e vc entendeu bem o que eu falei.

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    Mensagem por abelardoopala Ter 16 Set - 11:11:58

    cabesanto77 escreveu:Cara eu não curto essas discussões, já até me desentendi uma vez com um usuário do forum, por mal entendido.

    Mas me responde uma coisa..

    Para que você quer uma opala para andar mais que um outro opala ?????

    Se for para satisfazer seu desejo em preparar ou querer um motor que ande bem compra uma AP (Deus me Livre Disso) e turbine anda bem e não fica caro.

    Opala é Opala,  Eu gosto de motor , carro, moto avião maquinas em geral mas cada um no seu limite

    Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

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    O que todos diz em preparação do 4 cilindros, é verdade que se gasta muito, e fica muito bom, melhor que o 4 cilindros original

    Ta mais do que explicado 4 cilindros é só 4 ..... 6 é 6........

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    Mensagem por abelardoopala Ter 16 Set - 11:12:57

    Eduh2800 escreveu:
    cabesanto77 escreveu:Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

    Eu tava só observando a conversa, mas ai vc colocou isto e não me aguentei kkkk

    Já deu o que tinha que dar de discutir sobre este assunto... e vc falou certo, AP gts/gti anda mais que o 4 cilindros e o 4.1, e a mesma coisa q o 250-s. se quer preparar um 4 que seja o ap então... ou apenas faça melhorias nos 151 no ponto q a GM deveria ter feito, como carburador, melhora no cabeçote, escapamento e até um comandinho... mas nada de carro de competição pra andar na rua, isto é ilusão.

    Se precisar de ajuda pra preparar o seu motor, agente ajuda no que pode. Agora se for essas conversar de andar mais que 6, saiba que mesmo os 6 cilindros não andam igual  carros modernos 1.8/2.0 de hj... e eles originais de fabrica.

    O mais importante hoje é ter um opala que faça sua alegria/dor de cabeça , não pra sair batendo racha em tudo quanto é esquina, e vc entendeu bem o que eu falei.


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    Mensagem por edscarpes Ter 16 Set - 11:37:23

    cabesanto77 escreveu:Cara eu não curto essas discussões, já até me desentendi uma vez com um usuário do forum, por mal entendido.

    Mas me responde uma coisa..

    Para que você quer uma opala para andar mais que um outro opala ?????

    Se for para satisfazer seu desejo em preparar ou querer um motor que ande bem compra uma AP (Deus me Livre Disso) e turbine anda bem e não fica caro.

    Opala é Opala,  Eu gosto de motor , carro, moto avião maquinas em geral mas cada um no seu limite

    Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

    Curte o seu 4 cilindros preparado...

    O que todos diz em preparação do 4 cilindros, é verdade que se gasta muito, e fica muito bom, melhor que o 4 cilindros original

    Ta mais do que explicado 4 cilindros é só 4 ..... 6 é 6........

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    "Para que você quer uma opala para andar mais que um outro opala ?????"

    Essa é a pergunta que nao quer calar!
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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Ter 16 Set - 13:44:55

    ok pessoal já li os tópicos, e entendi oq se passa...

    em questão de performance o 6 é muito melhor

    porém essa que vc falou sobre um 4 cc preparado do modo que falei (bobina mi, comando 290, 446, 4x2, cabeçote baixo 1,5m e tuchos) achei que faria algo na casa dos 5 km por litro, vc está dizendo que vai fazer apenas 2? putz...

    não gosto do turbo, nao combina com opala, opala é carro de macho de roncar grosso e fazer o capo tremer, não de sair espirrando igual um carro japones

    minha meta como já falei é a casa dos 150 ou 160 cv e não vale turbo...já estou analisando a possibilidade de ao inves de investir em comando importado e tuchos etc, investir num blower então, oq acham? abri minha mente, estou aberto a dicas e sugestões kkk
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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Ter 16 Set - 14:03:46

    e pra mim também não se compara um ronco dum opala mesmo que seja 4cc é muito superior ao ronco dum ap.

    quanto ao ronco do meu 4cc com o 4x2, estou muito satisfeito, em todos os lugares que vou todo mundo fala e esse 6 bocas ai?? eu respondo não é 6cc, apenas um 4cc com dimensionado e a galera fica de cara...
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    Mensagem por edscarpes Ter 16 Set - 14:16:35

    JPIERREMAROMBA escreveu:ok pessoal já li os tópicos, e entendi oq se passa...

    em questão de performance o 6 é muito melhor

    porém essa que vc falou sobre um 4 cc preparado do modo que falei (bobina mi, comando 290, 446, 4x2, cabeçote baixo 1,5m e tuchos) achei que faria algo na casa dos 5 km por litro, vc está dizendo que vai fazer apenas 2? putz...

    não gosto do turbo, nao combina com opala, opala é carro de macho de roncar grosso e fazer o capo tremer, não de sair espirrando igual um carro japones

    minha meta como já falei é a casa dos 150 ou 160 cv e não vale turbo...já estou analisando a possibilidade de ao inves de investir em comando importado e tuchos etc, investir num blower então, oq acham? abri minha mente, estou aberto a dicas e sugestões kkk

    Pra vc ter uma idéia, no meu 4 cilindros eu só tenho um 4x2 e uma weber40 e deve ta fazendo no maximo 6km/l dentro da cidade
    Se colocar mais um comando aí deve beber igual 6 caneco, acho q nao vale a pena
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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Ter 16 Set - 14:18:29

    o meu está com dimensionado 4x2 e uma 446, cabeçote 1,5 mm baixo e bobina mi está fazendo na casa duns 7 na cidade e 10 na br por ai...
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    Mensagem por OPA7879 Ter 16 Set - 16:28:27

    vc nao gosta de turbo e vai colocar um blower? é sobre alimentado do mesmo jeito, ar forçado entrando, e ilegal do mesmo jeito se te pegarem é multa. ja que q quer carro de macho que trema o capo faça um 4cc aspiradão então, até uns 120 cv vem até que relativamente facil com pouco investimento, acima de 120 cv o negócio é mais nervoso, mas tudo é possivel. boa sorte ai.
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    Mensagem por Eduh2800 Ter 16 Set - 17:00:30

    Não quer um carro espirrando mas quer um com um "porco" no motor? ja viu o barulho de blower? é igual porco novo gritando " UIIIIIIIIIIII"

    pra mim chega , boa sorte ai pessoal.
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por Cojak Ter 16 Set - 17:02:11

    Eduh2800 escreveu:Não quer um carro espirrando mas quer um com um "porco" no motor? ja viu o barulho de blower?  é igual porco novo gritando " UIIIIIIIIIIII"

    pra mim chega , boa sorte ai pessoal.

    KKKKKKKKKKKKK

    UIIIIIIIIIIIIIIIIII

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    Mensagem por adpachec Ter 16 Set - 18:19:56

    cabesanto77 escreveu:Cara eu não curto essas discussões, já até me desentendi uma vez com um usuário do forum, por mal entendido.

    Mas me responde uma coisa..

    Para que você quer uma opala para andar mais que um outro opala ?????

    Se for para satisfazer seu desejo em preparar ou querer um motor que ande bem compra uma AP (Deus me Livre Disso) e turbine anda bem e não fica caro.

    Opala é Opala,  Eu gosto de motor , carro, moto avião maquinas em geral mas cada um no seu limite

    Faça sua preparação seja ela no 4 ou 6 mas não se preocupe em medir o tamanho do pau...

    Curte o seu 4 cilindros preparado...

    O que todos diz em preparação do 4 cilindros, é verdade que se gasta muito, e fica muito bom, melhor que o 4 cilindros original

    Ta mais do que explicado 4 cilindros é só 4 ..... 6 é 6........

    Preparação opala 4cc 56741

    Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938 Preparação opala 4cc 122938
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por adpachec Ter 16 Set - 18:38:58

    Mas tem gosto para tudo..........opala com motor AP......

    Preparação opala 4cc Images?q=tbn:ANd9GcTafCzYyfYKWMEhNTMm7l-8tTBPfwZBv4VvRlBLNgUzqLFRzogpIQ



    O "conceito" de preparação pode seguir o do 6 cc, a diferença é de 02 pistões a menos no 4 cc.

    Mas eu trocaria este carburador (446).
    Trocaria esta bobina.
    Este seu dimensionado se está "arrombado", você tá perdendo contra pressão em baixa (parte dos gases não saem e ajudam a encher os cilindros gerando torque).
    Aquela mangueira de respiro que sai da tampa de válvulas e vai para o coletor, arranca ela e fecha a entrada dela no coletor.
    É gasolina tem aquecimento?

    Pode até dar uma "melhoradinha"........agora para andar na frente............

    Preparação opala 4cc Images?q=tbn:ANd9GcQFiBqwQvyTy8Myah1TPSgYzAcBCT14aTolsnRK0phtFpRJvuNR

    OBS: a caixa de 4 marchas do 6 cc não tem relação mais longa que o 4 cc de 5 marchas, não seria melhor a de 5 marchas (mais torque nas rodas)?????
    Question Question Question
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por BANDIT Ter 16 Set - 19:04:49

    JPIERREMAROMBA escreveu:ok pessoal já li os tópicos, e entendi oq se passa...

    em questão de performance o 6 é muito melhor

    porém essa que vc falou sobre um 4 cc preparado do modo que falei (bobina mi, comando 290, 446, 4x2, cabeçote baixo 1,5m e tuchos) achei que faria algo na casa dos 5 km por litro, vc está dizendo que vai fazer apenas 2? putz...

    não gosto do turbo, nao combina com opala, opala é carro de macho de roncar grosso e fazer o capo tremer, não de sair espirrando igual um carro japones

    minha meta como já falei é a casa dos 150 ou 160 cv e não vale turbo...já estou analisando a possibilidade de ao inves de investir em comando importado e tuchos etc, investir num blower então, oq acham? abri minha mente, estou aberto a dicas e sugestões kkk


    pode ser até que fique nas casa dos  4.0km por litro......mas é só assim do jeito que vc. falou ????

    sem fazer cabeçote
    taxa
    molas de valvula
    pratos e travas
    válvulas maiores ....

    dai nesse caso  vc. chega nos 110Hp !  no máximo !


    Os R$3.000,oos eu seriam apenas pra fazer o cabeçote .....já começa que o cabeçote 151 não presta .....tem que pegar o cabeçote do 153 (duto individual) ...colocar na banca de fluxo e abrir ele (arrombar)....compra válvulas maiores S-10 ou manley de 50mm.
    fazer guias de bronze.....e colocar molas e pratos e travas para o comando de 290°

    só nisso foi os R$3mil.....e talvez falte !!!

    + o comando , tuchos , engrenagens , pistões   com  dome pra ter taxa....balanceamento , embreagem  e carburador Webber 44 ......pra chegar em 180Hp !   Com a DFV deve chegar nos 160/150HP !


    o buraco é bem + em baixo né !


    e é claro que um cabeçote arrombado assim a potencia cresce um monte.....só que o consumo despenca ! 


    OKK
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por Cojak Ter 16 Set - 19:44:50

    Bem,pode ter certeza que essa brincadeira vai ficar mais cara que o preço de um desses três Opalas:

    http://mg.bomnegocio.com/belo-horizonte-e-regiao/veiculos/carros/opala-6cc-diplomata-1986-43299241

    http://mg.bomnegocio.com/belo-horizonte-e-regiao/veiculos/carros/gm-chevrolet-opala-6cc-44241866?last=1

    http://belohorizonte.olx.com.br/opala-ano-85-6-caneco-iid-706362137

    São carros ideais pra se retirar a mecânica completa,e ainda da pra faturar um troco vendendo
    o carro sem mecânica ou em peças!

    Isso é o que eu indico ao amigo (e é o que eu faria)!

    Só não compro esse 1985 (do último link) por estar apertado agora,senão já teria ido ver ele
    a muito tempo,compraria e passaria a mecânica pro meu!

    OKK
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    Mensagem por rafael.luc Ter 16 Set - 20:13:37

    O motor 4 CIL do opala é um ótimo motor, tem um bom torque para o peso do carro um consumo razoável e não era fraco (pra época anos 70) e também é durável.

    O mais estranho é que não se ve tanta polemica em outros carros que tem variação de motores no mesmo modelo. Até sou da época do famoso opala 6 CIL, enquanto foi fabricado foi um dos carros mais velozes do Brasil. Essa época opala como carro veloz ja passou, hoje em dia perde para muitos 4 cil novos.

    O mais estranho é que as discusoes são de opaleiro contra opaleiro, dos que tem 6 Cil chamando os 4 CIL de quatrinho, e do complexo dos opaleiros 4 Cil " é 4 mais anda = ou + que um 6 cil.....

    Se o tópico começa com o propósito "4 andar = ou + que 6 Cil" só existe uma resposta : Coloque um 6 Cil...sera mais gratificante psicologicamente para o opaleiro, lembrando que os opala TOP sempre foram 6 cil, o 4 cil é versão econômica.

    Agora se tópico fosse de apimentar um 4 Cil, deixando um pouco mais esperto, estaria em um caminho melhor.

    Para motores 4 cil a melhor opção é turbo pra que realmente quer mais potencia, que alias espirra se vc quiser (aparecer claro).

    Nos EUA o Mustang na década de 80, era oferecido com motores 4, 6 e V8. No Mustang 4 cil era oferecido uma versão turbo.

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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por BANDIT Ter 16 Set - 20:27:27

    Nos EUA o Mustang na década de 80, era oferecido com motores 4, 6 e V8. No Mustang 4 cil era oferecido uma versão turbo.

    Inclusive esse motores eram fabricado no BR.   Os últimos   eram com injeção eletrônica !

    que aqui só apareceu em 1989 no Monza ....ou era Gol GTi .....Turbo injetado só nos Tempra 95......

    https://www.youtube.com/watch?v=qsbghsXrEVE


    OKK
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por Eduh2800 Ter 16 Set - 20:38:34

    rafael.luc escreveu:Para motores 4 cil a melhor opção é turbo pra que realmente quer mais potencia

    Até os Apzeiros já aprenderam isto a muuuuuuuito tempo atras... por isto eles nem perdem tempo, já vão direto pro turbo. mas como a maioria é teimosa...

    Quer ter 4 cilindros aspirado e ainda ralar ap's... tomam um coro que voltam chorando pra casa, fora a vergonha que passa na rua do pessoal dando rizada da cara dele.

    Tudo que se aplica ao 6 se aplica no 4, porem sempre o rendimento sera menos , justo por 2 cilindros a mais...
    nem sei pq to postando de novo .... Cojak manda mensagem privada!
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 17 Set - 8:25:59

    JPIERREMAROMBA escreveu:... opala é carro de macho de roncar grosso e fazer o capo tremer, não de sair espirrando igual um carro japones

    kkk, explica essa então

    http://www.opaleirosdoparana.com/t26680-opaleira-se-apresentando?highlight=opaleira
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    Mensagem por rafael.luc Qua 17 Set - 17:43:11

    Outro detalhe, no caso de uma apimentada do 4 Cil poderá ficar com mesma velocidade de 6 Cil STD 0-100 KM/h e final, mesmo assim não sera a mesma coisa, provavelmente ficara atrás na retomada. Vale lembrar que essas medidas de velocidade são feitas em linha reta o torque não tem tanta importância.

    A velocidade do opala 4 Cil STD é mesma de muitos carro 1000 cc, mas enfrente uma ladeira ai você vai saber com que motor você esta.
    Eu dirijo um carro 1000cc dirigibilidade é de um caminhão, precisa trocar marcha todo momento.
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por JPIERREMAROMBA Qui 18 Set - 0:11:35

    Sobre o dimensionado que citaram acima, posso relatar que o motor fica mais solto, respira melhor, por assim dizer, perde um pouco de torque com o giro baixo, mais ganha maior final

    minha ideia não é "competir" com um 6cc afinal como já falei, sei que o 6cc é superior ÓBVIO.

    Só não gosto desse preconceito que a galera fala opala é 6 e acabou, eu gosto do meu opala pelo estilo dele, carro com visual agressivo, muscle, carro de malandro, etc hehe não pela potência dele, nem pela estabilidade que é HORRIVEL. Meu sonho sempre foi esse carro, esse modelo especificamente, Opala comodoro coupe com os farois traseiros redondinhos EU AMO ISSO demais PQP !!! Tanto que quando fui adquirir ele tinha outros diplomatas 6cc e não quis comprar!!! Não tenho um opala por causa da potencia dele, afinal já tive gol quadrado ap 1.8 e digo que anda muito mais, já tive um monza 2.0 alcool, anda muito mais e tem muito mais estabilidade... Entenderam? acho que todos aqui do fórum tem um opala pelo carro que ele é no geral, na estética, na história, não pela potencia...

    Eu adoro esse tipo de discussão (discussão não é bater boca, é trocar informações e ideias)

    Obrigado ao pessoal do fórum pelas respostas, estou absorvendo tudo aqui valeu

    Bem, como já falei abri minha mente pra novas dicas sobre meu opala 4cc, não quero trocar de motor, e quero uma preparação que atinja a casa dos 150cv e eu possa continuar utilizando o dimensionado... a ideia do blower ao inves do turbo, seria por poder continuar utilizando o escape dimensionado (coisa que eu gostei demais)...

    já vi o pessoal comentando também sobre um super charger de uma mercedez se não me engano m45 algo assim, que dá certo no opala 4cc... Alguém pode relatar algo sobre isto? Quanto a potencia, viabilidade pra montar, preço, etc...
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por BANDIT Qui 18 Set - 12:46:29

    Só não gosto desse preconceito que a galera fala opala é 6 e acabou


    Cara eu não iria postar + nada....o problema que eu já estou indagado com esse comentários faz tempo....eu iria postar nesse tópico aqui :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t36271p50-4cc-vs-6cc-original

    eu me segurei porque a conversa começou a tomar um rumo meio estranho !

    sobre o preconceito , ele vem da onde ?

    quantos tópicos temos aqui assim :

    Como fazer meu opala 6cc andar igual a um 4cc
    como fazer  meu opala 6cc ter consumo de 4cc

    que eu me lembre nenhum !



    quantos tópico tem aqui :

    como fazer meu opala 4cc andar na frente de um 6cc?

     chega ou passa de 1dúzia !

    Eu vou fazer uma comparação desse "preconceito"  com o preconceito racial ( não tem nada haver !) mas .....
    eu moro numa cidade do sul...que a predominação das pessoas e de cor branca....negros são a minoria....eu não vejo nas ruas brancos espancando negros...xingando negros ....eu não vejo e nunca vi !!!

    sabe o caso do goleiro aranha que foi xingado num jogo.....fato....ele foi xingado....mas por poucas pessoas...não o estagio inteiro.....agora tem um lado que eu quero chegar !

    VCs viram como era a mulher do aranha.....loira !
    Quantas mulheres o Pelé teve.....e quantas eram negras....nenhuma !

     se negro com grana casa com mulher clara......

    e dai eu pergunto :

    quem é o 1° na lista do preconceito ??????

    Onde eu quero chegar é exatamente nesse ponto.....quem é o 1° na lista do "preconceito" contra opala 4cc ????? 

    Tem algum opaleiro aqui que fez um tópico dizendo que o motor 151 não presta ?  eu não vi !

    Mas quantos tem de opala 4cc querendo andar na frente do 6cc ????  vários !

    é isso que eu estou dizendo que tem opala 6cc , sabe oque tem não da a mínima  pro opala 4cc.....num sinal se o opala 4cc arranca na frente do 6cc.....vai embora....acabou...o cara do 6cc não da a mínima....

    agora já alguns usuários de opala 4cc não!!!.....esse podem perder pra Corsa 1.0...Uno.....mas não pra outro opala 6cc.....isso nunca !

    tem vídeo aqui de um cara todo contente porque o opala 4cc dele com uma webber 40...andou na frente de uma caravam 91 6cc !

    foi um grande feito dele .....andar na frente de uma caravam 6cc....com 120Hp.....e essa caravan tinha umas rodas 18...ou 19......isso com diferencial 2;73:1 imagine o tão longo se tornou a relação final....

    mas isso não importa né !

    o importante é ver um opala 4cc andar na frente de um 6cc !

    ..................................................

    Antigamente o motor 6cc brigava com os V8 Dodge e Maverick....e não fazia feio ......tanto que algumas matérias o opala tem maior velocidade final.....outras  o carro + rápido em aceleração !
    ou seja opala 6=8 !

    Já o opala 4cc andava mais que outros 4cc da época , portanto opala 4cc  >   que outros 4cc !

    Entenderam a diferença ?????

    O nosso amigo marombado quer um opala 4cc com 160hp

    Num opala 6cc com essa potencia por exemplo um motor ano 91 com 120HP pra se conseguir os 160Hp pretendidos vc. precisa de :

    comando 250/S ($500)  tuchos mecânicos ($300)  carburador DFV ($500)....por R$1.300.oo  vc. tem um opala 6cc com 160HP

    pra se conseguir os 160HP num 4cc vc. precisa de :

    cabeçote 153.....válvulas maiores ....trabalho pesado em cabeçote com banca de fluxo.... kit de engrenagens ....tuchos molas...pratos ... retifica de motor pistão de 0.60 ou 0.80...  balanceamento parte de baixo....com tudo isso é bom usar balanceiros roletados ....prisioneiro de biela ARP....bomba de óleo HV.....embreagem especial ignição especial MSD....bomba elétrica ...defletor de cárter e um carburador tipo um webber 44ou 4-jet ....e um comando tipo 298° ou 310° , mão de obra especializada !

    pra chegar ou passar de 160HP !

    só que pra isso vai R$10.000,oo !!!!

    Vc viu a diferença R$1.300  faz um 6cc com 160HP

                              R$10,000   faz um 4cc com 160HP

    Isso que tem opala original de fábrica com 170Hp (os 250/S !)

    agora imagine esse mesmo opala ORIGINAL 250/S  só trocado o carburador por um 4-jet + coletor e um escape 6x2....e um  acerto

    uns $3.000  em cima de um motor original....o opala 4cc já NÃO pega + esse opala 6cc !  

    isso que o 4cc tem 10mil de investimento.....contra 3mil de um 6cc.....ou no caso de um 4.1....daria + uns 1.000  ou seja 4.000,oo de investimento !

    isso que o opala 250/S 4-jet faz 5.0 por litro na gasolina......

    o opala 4cc com 160HP  faz ai 2.0por litro....com álcool descendo pro cárter contaminando o óleo !


    essa são as diferenças !


    se vc. teve a opção de escolher entre o 6cc e o 4cc e optou pelo 4cc.....então contente-se com ele ....se não quer trocar o seu 4cc....e quer fazer ele andar na frente de um 6cc.....

    então invista nele ....e bastante !

    olhe aqui motor 4cc vendido novo nos USA.....só que não 2.5L....e sim 3.0 litros com injeção eletrônica MPFi.....

    motor 3.0.....com 98HP.....isso injetado....vendido 0KM !

    http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua


    então 4cc pegar potencia é complicado e muito caro !  E ai se vc. encontra na rua um opala 6cc.... 4pol. com comando 278° e carburador 4-jet !  ...ai já era !



    ..................

    Desculpem o desabafo OKK
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por JPIERREMAROMBA Qui 18 Set - 13:43:05

    ok bandit obrigado pela resposta

    e sobre o blower ou o super charger que falei, oq acha?
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por cabesanto77 Qui 18 Set - 14:24:35

    BANDIT escreveu:Só não gosto desse preconceito que a galera fala opala é 6 e acabou


    Cara eu não iria postar + nada....o problema que eu já estou indagado com esse comentários faz tempo....eu iria postar nesse tópico aqui :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t36271p50-4cc-vs-6cc-original

    eu me segurei porque a conversa começou a tomar um rumo meio estranho !

    sobre o preconceito , ele vem da onde ?

    quantos tópicos temos aqui assim :

    Como fazer meu opala 6cc andar igual a um 4cc
    como fazer  meu opala 6cc ter consumo de 4cc

    que eu me lembre nenhum !



    quantos tópico tem aqui :

    como fazer meu opala 4cc andar na frente de um 6cc?

     chega ou passa de 1dúzia !

    Eu vou fazer uma comparação desse "preconceito"  com o preconceito racial ( não tem nada haver !) mas .....
    eu moro numa cidade do sul...que a predominação das pessoas e de cor branca....negros são a minoria....eu não vejo nas ruas brancos espancando negros...xingando negros ....eu não vejo e nunca vi !!!

    sabe o caso do goleiro aranha que foi xingado num jogo.....fato....ele foi xingado....mas por poucas pessoas...não o estagio inteiro.....agora tem um lado que eu quero chegar !

    VCs viram como era a mulher do aranha.....loira !
    Quantas mulheres o Pelé teve.....e quantas eram negras....nenhuma !

     se negro com grana casa com mulher clara......

    e dai eu pergunto :

    quem é o 1° na lista do preconceito ??????

    Onde eu quero chegar é exatamente nesse ponto.....quem é o 1° na lista do "preconceito" contra opala 4cc ????? 

    Tem algum opaleiro aqui que fez um tópico dizendo que o motor 151 não presta ?  eu não vi !

    Mas quantos tem de opala 4cc querendo andar na frente do 6cc ????  vários !

    é isso que eu estou dizendo que tem opala 6cc , sabe oque tem não da a mínima  pro opala 4cc.....num sinal se o opala 4cc arranca na frente do 6cc.....vai embora....acabou...o cara do 6cc não da a mínima....

    agora já alguns usuários de opala 4cc não!!!.....esse podem perder pra Corsa 1.0...Uno.....mas não pra outro opala 6cc.....isso nunca !

    tem vídeo aqui de um cara todo contente porque o opala 4cc dele com uma webber 40...andou na frente de uma caravam 91 6cc !

    foi um grande feito dele .....andar na frente de uma caravam 6cc....com 120Hp.....e essa caravan tinha umas rodas 18...ou 19......isso com diferencial 2;73:1 imagine o tão longo se tornou a relação final....

    mas isso não importa né !

    o importante é ver um opala 4cc andar na frente de um 6cc !

    ..................................................

    Antigamente o motor 6cc brigava com os V8 Dodge e Maverick....e não fazia feio ......tanto que algumas matérias o opala tem maior velocidade final.....outras  o carro + rápido em aceleração !
    ou seja opala 6=8 !

    Já o opala 4cc andava mais que outros 4cc da época , portanto opala 4cc  >   que outros 4cc !

    Entenderam a diferença ?????

    O nosso amigo marombado quer um opala 4cc com 160hp

    Num opala 6cc com essa potencia por exemplo um motor ano 91 com 120HP pra se conseguir os 160Hp pretendidos vc. precisa de :

    comando 250/S ($500)  tuchos mecânicos ($300)  carburador DFV ($500)....por R$1.300.oo  vc. tem um opala 6cc com 160HP

    pra se conseguir os 160HP num 4cc vc. precisa de :

    cabeçote 153.....válvulas maiores ....trabalho pesado em cabeçote com banca de fluxo.... kit de engrenagens ....tuchos molas...pratos ... retifica de motor pistão de 0.60 ou 0.80...  balanceamento parte de baixo....com tudo isso é bom usar balanceiros roletados ....prisioneiro de biela ARP....bomba de óleo HV.....embreagem especial ignição especial MSD....bomba elétrica ...defletor de cárter e um carburador tipo um webber 44ou 4-jet ....e um comando tipo 298° ou 310° , mão de obra especializada !

    pra chegar ou passar de 160HP !

    só que pra isso vai R$10.000,oo !!!!

    Vc viu a diferença R$1.300  faz um 6cc com 160HP

                              R$10,000   faz um 4cc com 160HP

    Isso que tem opala original de fábrica com 170Hp (os 250/S !)

    agora imagine esse mesmo opala ORIGINAL 250/S  só trocado o carburador por um 4-jet + coletor e um escape 6x2....e um  acerto

    uns $3.000  em cima de um motor original....o opala 4cc já NÃO pega + esse opala 6cc !  

    isso que o 4cc tem 10mil de investimento.....contra 3mil de um 6cc.....ou no caso de um 4.1....daria + uns 1.000  ou seja 4.000,oo de investimento !

    isso que o opala 250/S 4-jet faz 5.0 por litro na gasolina......

    o opala 4cc com 160HP  faz ai 2.0por litro....com álcool descendo pro cárter contaminando o óleo !


    essa são as diferenças !


    se vc. teve a opção de escolher entre o 6cc e o 4cc e optou pelo 4cc.....então contente-se com ele ....se não quer trocar o seu 4cc....e quer fazer ele andar na frente de um 6cc.....

    então invista nele ....e bastante !

    olhe aqui motor 4cc vendido novo nos USA.....só que não 2.5L....e sim 3.0 litros com injeção eletrônica MPFi.....

    motor 3.0.....com 98HP.....isso injetado....vendido 0KM !

    http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua


    então 4cc pegar potencia é complicado e muito caro !  E ai se vc. encontra na rua um opala 6cc.... 4pol. com comando 278° e carburador 4-jet !  ...ai já era !



    ..................

    Desculpem o desabafo OKK





    Bandit, só ilustrando um pouco sobre o valor......

    O meu 4 cilindros, que na minha opinião ficou bom para mim, e curto muito meu carro, sem ficar medindo o tamanho do pau.......

    Só no motor ficou em torno de R$ 10.000 com comando Isky, Injeção Fueltech, Ignição MSD, velas iridium, trabalho no cabeçote, válvulas sobre medida, bielas forjada, pistões, anéis, tuchos retifica, juntas....etc, sistema selado radiador com coméia tripla....

    Gastei bagarai e simulando com o Jean aqui do fórum temos 159 cv mas teríamos que colocar no dinamômetro para ver quanto tem na roda.

    Com esta grana que eu gastei no motor compraria um opala inteiro e 6 cilindros ainda...

    Fica aí a dica quem ainda quer gastar....


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    Mensagem por Natan.Araldi Qui 18 Set - 15:53:29

    https://www.youtube.com/watch?v=oDoScrNu2xw

    Chevette com motor de opala 4cil não? Batendo record e tal, mais loco que o bozo huauhauhauhauh

    Mas se for pra preparar não faça como meus amigos Apzeiros aqui da cidade, 500hp no motor e não tem 100 pila pra por na pista, ficam contentes acelerando na sinaleira 1 vez por semana pois não tem um troco pra por de combustível.
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por Natan.Araldi Qui 18 Set - 16:02:05

    https://www.youtube.com/watch?v=4uPxK9nax3Y
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por rafael.luc Qui 18 Set - 17:19:51

    BANDIT escreveu:

    Onde eu quero chegar é exatamente nesse ponto.....quem é o 1° na lista do "preconceito" contra opala 4cc ????? 

    Tem algum opaleiro aqui que fez um tópico dizendo que o motor 151 não presta ?  eu não vi !

    Na verdade ele existe sim, quanto aparece um Opala muito inteiro 4 CIL todo original, la vem alguém "Esse merecia um 6 CIL"
    A conhecida frase que alguns usam na assinatura " o problema do 4 é que existe o 6".
    O problema maior é quantidade de curiosos com a pergunta "esse opala é 4 ou 6?" Mas a cada dia o opala se torna mais raro isso tem mudado felizmente.


    BANDIT escreveu:
    agora já alguns usuários de opala 4cc não!!!.....esse podem perder pra Corsa 1.0...Uno.....mas não pra outro opala 6cc.....isso nunca !

    tem vídeo aqui de um cara todo contente porque o opala 4cc dele com uma webber 40...andou na frente de uma caravam 91 6cc !

    foi um grande feito dele .....andar na frente de uma caravam 6cc....com 120Hp.....e essa caravan tinha umas rodas 18...ou 19......isso com diferencial 2;73:1 imagine o tão longo se tornou a relação final....

    mas isso não importa né !

    o importante é ver um opala 4cc andar na frente de um 6cc !

    ..................................................

    Concordo plenamente, se objetivo inconsciente era ter um opala 6 CIL, mesmo com as peças valorizadas do opalas 6 CIL fica mais barato no final das contas.


    BANDIT escreveu:
    pra se conseguir os 160HP num 4cc vc. precisa de :

    cabeçote 153.....válvulas maiores ....trabalho pesado em cabeçote com banca de fluxo.... kit de engrenagens ....tuchos molas...pratos ... retifica de motor pistão de 0.60 ou 0.80...  balanceamento parte de baixo....com tudo isso é bom usar balanceiros roletados ....prisioneiro de biela ARP....bomba de óleo HV.....embreagem especial ignição especial MSD....bomba elétrica ...defletor de cárter e um carburador tipo um webber 44ou 4-jet ....e um comando tipo 298° ou 310° , mão de obra especializada !

    Voce se esqueceu das varetas precisam ser trocadas também.
    No 4 Cil, você pode chegar aos 115 CV relativamente fácil e sem gastar muito, o que seria dimensionado, taxa de compressão e uma boa carburação ou injetado, isso no a gasolina. Essa é a potencia de um Monza 2.0 o que me parece bem razoável.
    No Opala álcool com comando do gasolina chegaria a uns 135 CV, mas o opala 4 Cil alcool com comando manso ja é bebado fazendo 5 KM/l, com o comando do gasolina beberia ainda mais.

    Mecher no comando do opala a gasolina é loucura, o torque do opala 4 CIL é razoável não da pra se dar luxo de diminuir.

    É bom lembrar que motor 4 CIL não é exemplo de eficiência, existe motores V8 que fazem 5 KM/l, e muito motores 4 CIL com um terço do torque e metade dos cavalos de um V8 e fazem 8KM/L, ou seja, é inviável aspirar motor 4 CIL (so faria sentido se você corre-se em categoria motores 4 CIL)


    BANDIT escreveu:
    olhe aqui motor 4cc vendido novo nos USA.....só que não 2.5L....e sim 3.0 litros com injeção eletrônica MPFi.....

    motor 3.0.....com 98HP.....isso injetado....vendido 0KM !

    http://www.opaleirosdoparana.com/t33867-motor-opala-4-cilindros-30l-fabricado-nos-eua



    Esse motor que citou tem 26 Kgfm e o opala 6 Cil tem 29 Kgfm, o fabricante quis torque e não HP.
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    Mensagem por rafael.luc Qui 18 Set - 17:33:31

    JPIERREMAROMBA escreveu:
    Bem, como já falei abri minha mente pra novas dicas sobre meu opala 4cc, não quero trocar de motor, e quero uma preparação que atinja a casa dos 150cv e eu possa continuar utilizando o dimensionado... a ideia do blower ao inves do turbo, seria por poder continuar utilizando o escape dimensionado (coisa que eu gostei demais)...

    já vi o pessoal comentando também sobre um super charger de uma mercedez se não me engano m45 algo assim, que dá certo no opala 4cc... Alguém pode relatar algo sobre isto? Quanto a potencia, viabilidade pra montar, preço, etc...

    Qual seu dimensionado 4x1 ou 4x2?

    Pelo pouco que sei sobre o supercharger é esse que utilizam o M45, o problema é o preço, e terá que mandar fazer um coletor de admisão, não tem pronto pra vender, a pressão você regula pela relação das polias, não faço ideia quanto resulta, pois o superchager tem menos rendimento que turbo, injeta ar mais quente no motor (resolve com um intercooler) e perde se alguns cavalos com a correia/compressor, mas fica melhor que o turbo pois é acionado ja em baixa rotação.
    Turbo é mais barato você acha os coletores ou KIT, a desvantagem é coiçe que ele da quando turbina enche (em torno de 2500 RPM), alias pra carro de tração traseira pode fazer o carro rabear.


    Última edição por rafael.luc em Qui 18 Set - 22:52:22, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Qui 18 Set - 22:07:46

    meu dimensionado é 4x2 com 2 canos de 2 polegadas até o diferencial com um abafador esportivo

    outro dia estava com meu opala num posto, e dei uma acelerada, disparou alarme dos carros que estavam em volta...

    showww demais !!!
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    Mensagem por frederico santos Qui 18 Set - 22:55:23

    O importante é o carro em si..motor é consequência....
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    Mensagem por rafael.luc Qui 18 Set - 23:02:19

    JPIERREMAROMBA escreveu:meu dimensionado é 4x2 com 2 canos de 2 polegadas até o diferencial com um abafador esportivo

    outro dia estava com meu opala num posto, e dei uma acelerada, disparou alarme dos carros que estavam em volta...

    showww demais !!!

    Um dos roncos mais bonitos que ouvi foi de 4x1, veja aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=2Vyt-vHfRGs
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    Mensagem por BANDIT Sex 19 Set - 19:58:31

    rafael.luc escreveu:
    JPIERREMAROMBA escreveu:meu dimensionado é 4x2 com 2 canos de 2 polegadas até o diferencial com um abafador esportivo

    outro dia estava com meu opala num posto, e dei uma acelerada, disparou alarme dos carros que estavam em volta...

    showww demais !!!

    Um dos roncos mais bonitos que ouvi foi de 4x1, veja aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=2Vyt-vHfRGs


    lindíssimo ...... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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    Mensagem por BANDIT Sex 19 Set - 20:02:06

    JPIERREMAROMBA escreveu:ok bandit obrigado pela resposta

    e sobre o blower ou o super charger que falei, oq acha?


    Vc vai gastar muito com isso ......

    procure blower Company e veja se eles tem alguma coisa  pra esse motor !


    http://www.blower.com.br/Blower/index.asp

    na boa cara ........mete uma Turbina ai nesse motor.....com certeza vai ter um ronco bacana.....bem melhor que o barulho de Kombi na mensagem n°42  ...vai ficar bem + bacana ! OKK
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    Mensagem por DanielSS76 Sex 19 Set - 22:10:43

    Amigo, eu também já pensei várias vezes em montar um 4cil preparadão aspirado só para ver como fica, mas quando a ponho o preço das peças e serviços na ponta do lápis, desisto na hora.

    Não existe melhor custoxbenefício do que o 6cil, infelizmente para nós que gostamos do 4cil.

    Pense o seguinte: quando vc já tiver torrado todo o seu dinheiro e tiver no estágio final de preparação do 4cil ele vai estar, com sorte, com uns 180cv. Ora, esses mesmos 180Cvs vc tira com pouquíssimo investimento em um 6cil, sendo que no 6cil o céu é o limite para arrancar potência (veja os de arrancada com mais de 1300cv. Sei que é duro de ouvir isso, mas é a realidade.

    Ou vc se contenta com o 4cil do jeito que é, que é um motor muito bom e gostoso de "passear" ou então parte para o 6cil se quiser ter emoções mais fortes.

    Não pense que mesmo depois de vc ter investido um caminhão de dinheiro no 4cil e ele ficar com um ronco até que bonitinho, vc vai deixar de ouvir a pergunta: é 6cil? E sabe porque, porque no fundo, no fundo, todos associam o desempenho do opala ao 6cil, qualquer leigo conhece o ronco de um 6cil.

    Uma opção legal para o 4cil, como já falaram aqui, é turbinar o motor. Não precisa deixar espirrando igual ap escandaloso, basta canalizar o espirro para dentro do escapamento como nos carros turbo originais de fábrica.

    Quanto ao que disseram de que o tubo dá um coice quando enche, tudo vai depender da configuração da turbina e do acerto do motor. Tem tubinas que enchem já desde muito cedo, não dão coice algum e dão muito torque e pegada desde a saída, que acredito serem ideais para rua. Tem outras que enchem mais em alta e dão o falado coice. Leia um pouco sobre turbo, pois já tem várias receitas e informações. Vc não vai gastar tanto e vai ter um carro bem prazeroso de andar. Prefira turbinas que encham já desde baixa rotação, até mesmo porque o motor do opala não é por natureza um motor girador (dá pra deixar se quiser, mas não é sua natureza).

    Uma vez andei num Linea t-Jet, motorzinho 1.4 turbo que começa a encher a turbina a partir de 1800rpm, mais ou menos... cara, que supressa agradável. o carro tem pegada e comportamento de gente grande. Vc sente o torque desde as primeiras rotações. É excelente de saída (quando digo saída digo de o carro estar parado no sinal e vc arrancar e dar uma pisadinha... gruda no banco como um carro forte, apesar de usar um motorzinho 1.4 com míseros 0,6kg de pressão). Imagina um opala 4cil com seus 2.5 litros com 1kg de pressão.... sai da frente.

    E caso queira tirar uma onda por aí, dando uns espirros de turbo escandalosos igual a AP, tem esse vídeo para dar uma descontraída, hehehe

    Achei bem legal e resolvi compratilhar:



    Grande abraço e boa sorte na escolha OKK
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    Preparação opala 4cc Empty Re: Preparação opala 4cc

    Mensagem por j ricardo Sáb 20 Set - 8:40:35

    JPIERREMAROMBA escreveu:ok bandit obrigado pela resposta

    e sobre o blower ou o super charger que falei, oq acha?

    o Roberto montou um 4cil com supercharger....

    http://www.opaleirosdoparana.com/t21666p150-supercharger-m45?highlight=supercharger

    (pena as fotos do imageshack deletadas... eran fotos legais)

    mesmo com resultado plenamente satisfatório, vendeu tudo e colocou um 6cil no carro... ficou mais satisfatório ainda...


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    Mensagem por JPIERREMAROMBA Sáb 20 Set - 12:01:06

    muito interessante esse topico ai, li inteiro...

    vou dar uma analisada então sobre arrumar um 6cc

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    Mensagem por BANDIT Sáb 20 Set - 16:01:25

    É  melhor opção ! OKK


    isso que dependendo foque tiver em ferro velho....vc. pode arrumar

    um V6......ou até um V8 de Dodge (cherokee) .

    dependendo do preço e do estado do motor !!!
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    Mensagem por BANDIT Sáb 20 Set - 16:05:42

    Olhe como o mundo é ingrato e não é justo !!!!

    com os R410mil que vc. vai gastar em um 4cc pra chegar a 160Hp ou + !!!!   Mas abaixo dos 200HP

    vc. ode comprar esse motor parcial 0Km ...na caixa !

    http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&path=75&product_id=272


    Um motor 0km que seguramente vai rodar + de 300mil km !!!!!

    o seu super 4cc mal daria 20mil km !

    e com um consumo ai de 5.0km por litro !  (V8)

    e com 260HP......potencia quase impossível pra um 4cc aspirado !

    e esse ronca !

    É claro que vai ai + uns R45mil pra deixar esse motor montado......mas é um motor 0km ...V8 ! OKK
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    Mensagem por rafael.luc Sáb 20 Set - 16:44:23

    j ricardo escreveu:
    JPIERREMAROMBA escreveu:ok bandit obrigado pela resposta

    e sobre o blower ou o super charger que falei, oq acha?

    o Roberto montou um 4cil com supercharger....

    http://www.opaleirosdoparana.com/t21666p150-supercharger-m45?highlight=supercharger

    (pena as fotos do imageshack deletadas... eran fotos legais)

    mesmo com resultado plenamente satisfatório, vendeu tudo e colocou um 6cil no carro... ficou mais satisfatório ainda...

    Com turbo o 4 cil rende uma boa potência e sai até mais barato que uma mecânica de 6 CIL, mais vai continuar sendo um 4 CIL.
    No fundo o objetivo de preparação do 4 CIL, é sempre colocar um 6 CIL.
    A maioria nen sabe o porque quer um motor forte no Opala, o carro nen mesmo é adequado pra receber um motor muito potente, fica instável da um coiçe ou patina a toa e fica sem freio.
    Um Galaxie é V8 e mais lento que carro 1000, mesmo assim tem gente que gosta dele e deixa o motor original.

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