Bom,começando com a frente levantada levantada
Ferramentas:
-Alicate
-Martelo de nylon ou madeira
-Chave 16 para tirar a pinça
-Chave 26 pra tirar a porca do eixo
-Chave de fenda
-Sacador(somente se o rolamento estiver travado no eixo)
-Um pedaço de arame
-Torquímetro(opcional)
Roda tirada ja
Tirar os 2 parafusos 16 que prendem a pinça
Com o arame,pendure a pinça na bandeja,pra não estourar o flexível
Com uma chave de fenda ou talhadeira,retire a tampa da ponta do eixo por meio de alavancagem
Retirar a cupilha(no meu caso tava um prego),afrouxar a porca 26 e retirar a arroela
Aí é só puxar o disco que sai tudo
Não pude fotografar essa parte,mas tem que retirar o retentor primeiro para tirar o rolamento interno,tem que colocar a chave de fenda entre o retentor e o disco,aí movimentar a chave até dobrar a ponta do retentor e colocar a ponta da chave aonde o retentor encaixa no cubo,acho que não tem como o retentor ficar intacto,quando tirei ele arrebentou,e era novo
Os rolamentos velhos que tavam nele,e o pedaço do prego que tava no lugar da cupilha,quando fui tirar ele quebrou
Sem os rolamentos já
Pra tirar a pista do rolamento eu usei um cano de metal apoiado na beiradas da pista,3 pancadas de cada lado no máximo e a pista sai,recomendo não usar martelo de ferro
Já com as pistas fora
Os rolamentos novos
Pra colocar a pista nova é facil,passei um pouco de graxa na pista e no alojamento dele,coloquei a pista
Coloquei a pista velha em cima da nova
Com um pedaço de madeira,coloquei em cima e martelei até a pista se encaixar completamente
Pista no lugar
Rolamento e pista já engraxado
Aqui não importa a cor da graxa,o importante é a graxa conter sabão de lítio
Com o rolamento no lugar,passei um pouquinho de graxa no retentor,e com a mão mesmo ir pressionando devagar até encaixar completamente
Rolamento externo já engraxado e no lugar
Tudo limpo já
Com o torquímetro colocar 2,5 kg de torque e ao mesmo tempo que for apertando ir girando o disco,isso é uma recomendação da gm para os rolamentos se assentarem melhor,segue quem quiser
Depois de dado o torque,voltar 1/4 de volta para os rolamentos não trabalhem com pré carga,caso o entalhe da porca não casa com o furo do eixo pode voltar a porca até casarem(Valeu Tonho_RS por lembrar desse detalhe
Colocar um pouco mais de graxa na ponta do eixo e coloque a tampa retentora
Serviço pronto
Dei uma limpezinha nos rolamentos velhos pra ver o estado real deles
Olha como tá avermelhada essa pista,é a externa do lado do motorista,e era o lado que não apresentava muito desgaste mas tava com os rolamentos em piores estados
Código da peças pra quem precisar:
Rolamento externo tinkem-LM11949
Rolamento interno tinkem-LM67048/LM6701
Retentor sabó- 01918BRGE
Bom é isso,nunca tinha mexido com isso,tive uma base o manual da gm,dúvidas,reclamações,sugestões podem comentar a vontade,valeu pessoal.
Última edição por bruno silverstar83 em Dom 7 Dez - 6:20:48, editado 1 vez(es)
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