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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Melhores velas para 6 Cilindros Empty Melhores velas para 6 Cilindros

Mensagem por PauloPrado em Ter 27 Out - 15:56:45

Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?

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Mensagem por Müller em Ter 27 Out - 16:34:05

PauloPrado escreveu:Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?


Cara, se teu motor tá com ignição original, vá de velas comuns mesmo, NGK, de acordo com o combustível.

Existem as velas de iridium, mas, na minha opinião (e experiência) só vão mostrar seu verdadeiro desempenho com um sistema de ignição melhor (MSD, por exemplo).


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Mensagem por PauloPrado em Ter 27 Out - 22:32:20

Müller escreveu:
PauloPrado escreveu:Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?


Cara, se teu motor tá com ignição original, vá de velas comuns mesmo, NGK, de acordo com o combustível.

Existem as velas de iridium, mas, na minha opinião (e experiência) só vão mostrar seu verdadeiro desempenho com um sistema de ignição melhor (MSD, por exemplo).


Hum, beleza mano! fica em torno de 80 reais né?
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Mensagem por Paulo Corso em Qui 29 Out - 14:30:11

Velas NGK ou GM mesmo. Essas velas com 3 ou 4 eletrodos só para motores preparados. As velas NGK já dão conta do recado com sobra, o que passar disso é desperdício de grana.


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Mensagem por New_gp em Sab 31 Out - 7:37:48

Cara na verdade velas de 3/4 eletrodos sao uma tecnologia ecobost da vida. Elas nao trazem um melhor desempenho e os proprios fabricantes falam isso quem nao fala e os vendedores. A grande vantagem destas velas e a durabilidade da mesma. em quanto uma vela normal deveria ser regulado o GAP de 5000 em 5000 km essas de 4 eletrodos por exemplo so tem que regular o GAP a cada 20000 obviamente entao tu mantem o motor regulado durante mais tempo alem de ela durar mais.

Mas a eletrica fala "A corrente sempre vai procurar o caminho mais facil e de menor resistencia" ou seja a vela sempre vai escolher 1 dos 4 caminhos e descarregar ali na proxima ela escolhe de novo outro caminho pode ser o mesmo pode nao ser mas JAMAIS vai haver 2 centelhas juntas, o nome disso seria twin spark tecnologia dos alfa romeu e nao vingou ou seja nem com 2 velas por cil aumentou o desempenho. Avioes com motor tambem usam 2 velas por cil mas uma e pro sistema de emergencia so pra curiosidade.

Velas irdium de fato tem um algo a mais. A temperatura de ignicao dela e maior ela provoca um curto mais forte por assim dizer, porem para um carro original a diferenca vai ser imperseptivel e elas sao meia chatinhas com umidade por exemplo. Se tu nao roda com o carro direto eventualmente elas enferrujam e nao pegam direito nao me pergunte o pq. Dai tu vai la tira elas da uma lixadinha e Buahhhhh buahhhhhh.... (isso e um carro nao choro so pra deixar claro kkk)

Por final existem velas de competicao mas dai eu ja desconheco meu professor do senai que falava delas e que elas tem ouro nao sei aonde.

Resumindo carro original = vela original NGK(melhor marca pra velas no mercado) ou GM(NGK com outro logo)

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Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 11:53:47

Quando os opalas eram fabricados, a gasolina não tinha 25 % de álcool . A GM determinou velas de grau 5 para motores a gasolina. Hoje com esses 25% não seria melhor usar velas de grau 6 ?

A minha caravan, 6 cil original, está usando grau 5 queima cinza não tem nada de errado, funciona normal. Vou trocar, por manutenção preventiva, as velas e estou tentado a usar NGK grau 6. O que acham? Alguém usa ?
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Mensagem por Rubão6cc em Dom 6 Dez - 12:05:38

Vá de velas e cabos tb NGK.


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Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 12:09:30

Eu sempre uso velas e cabos ngk, em todos os carros. A minha dúvida é quanto ao grau.

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Mensagem por adpachec em Dom 6 Dez - 13:23:55

PauloPrado escreveu:Galera, boa tarde.

Eu preciso trocar as velas da minha Caravan 1990 - 6 Cilindros, uns amigos me falaram que existem algumas velas especificas mais caras, porém prometem maior desempenho e durabilidade, podem me ajudar? quais são as mais recomendadas?


Sergio Rocha escreveu:Quando os opalas eram fabricados, a gasolina não tinha 25 % de álcool . A GM determinou velas de grau 5 para motores a gasolina. Hoje com esses 25% não seria melhor usar velas de grau 6 ?

A minha caravan, 6 cil original, está usando grau 5 queima cinza não tem nada de errado, funciona normal. Vou trocar, por manutenção preventiva, as velas e estou tentado a usar NGK grau 6. O que acham? Alguém usa ?
sds

O aumento de álcool na gasolina não necessita uma vela mais "fria" (grau 6) porque o grau da vela é determinado pela taxa de compressão e o calor gerado na câmara.
Mais álcool na gasolina significa redução no poder de explosão e consequentemente redução no calor da câmara.
O ideal seria aumentar a giclagem e rebaixar o cabeçote, aí sim pensar em velas Grau 6.
Velas modernas como a iridium usam a "teoria das pontas" onde a energia se acumula em cantos ou pontas e o "disparo" é mas rápido e forte, mas elas são boas para motores com a vela no topo da câmara e não no lado como no opala.
E as velas chegam ao mercado com GAP (folga) de 0,7 mm no eletrodo, o motor 6 cc pede folga de 0,8 a 0,9 mm e o 4 cc de 0,9 a 1,1 mm dependendo da bobina que se usa (modelos anos 80 para cima), os mais velhos a folga é de 0,7 a 0,9 mm.
Então só colocar a vela no motor (sem acertar o Gap) vai prejudicar a faísca a médio prazo.

Melhores velas para 6 Cilindros Ngk_iridiumix

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Mensagem por Sergio Rocha em Dom 6 Dez - 14:12:45

Agradeço sua explicação, concordo plenamente. A adição do álcool não aumenta a temperatura. Como a taxa é a original vou manter as de grau 5 com gap de 9mm já que a bobina e o módulo são originais.
A caravan é 4.1 ano 92 toda original.

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Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 6 Dez - 20:01:13

Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP8ES(acho que é isso)

Uma vez eu tirei as velas pra mim ver o GAP,pensei que tava muito fechado,mas tava ao contrario,tinha vela que tava maior que 1,3mm,passei pra 1mm se não me engano e já ficou bom


Última edição por bruno silverstar83 em Seg 7 Dez - 18:39:45, editado 1 vez(es)


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Mensagem por Daniel lugo em Seg 7 Dez - 6:25:23

bruno silverstar83 escreveu:Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP5ES(acho que é isso)

Uma vez eu tirei as velas pra mim ver o GAP,pensei que tava muito fechado,mas tava ao contrario,tinha vela que tava maior que 1,3mm,passei pra 1mm se não me engano e já ficou bom



BPR5ES Gasolina
BPR6ES Etanol

A NGK recomenda 0,8 de Gap no 6 cilindros
e 0,8 a 1,1 para os 4 cilindros.

E vela GM é NGK com carimbo GM, velas Volkswagen é BOSCH com carimbo VW. Não te apega muito a essa de "ORIGINAL" não...
ABRAÇO
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Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 7 Dez - 18:40:48

Daniel lugo escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Bem lembrado adpachec,eu coloquei as velas no motor novo sem alterar os GAP,já vou passar pra 0,9mm essas semana,e ainda eu uso uma bobina mais forte mas acho que 0,9 já ta bom.As velas são BP5ES(acho que é isso)

Uma vez eu tirei as velas pra mim ver o GAP,pensei que tava muito fechado,mas tava ao contrario,tinha vela que tava maior que 1,3mm,passei pra 1mm se não me engano e já ficou bom



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A NGK recomenda 0,8 de Gap no 6 cilindros
e 0,8 a 1,1 para os 4 cilindros.

E vela GM é NGK com carimbo GM, velas Volkswagen é BOSCH com carimbo VW. Não te apega muito a essa de "ORIGINAL" não...
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Eu me confundi,é BP8ES,meu motor é taxadão na gasolina


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Mensagem por gilmareu em Seg 29 Jan - 15:10:49

Tenho esta dúvida tb, meu Opala, o antigo dono passou para o alcool regulando carburador, trocando velas e acertando as cebolas.

Reverti tudo isso e voltei á gasolina, porém as velas estão com grau 6, novinhas. Minha pergunta é se vale a pena eu comprar velas grau 5 ou queima-las mais um pouco?

Estão agora com uns 10mil rodadas estas velas e estou com dó de desfazê-las senão tiver necessidade agora.

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Mensagem por adpachec em Seg 29 Jan - 18:48:19

gilmareu escreveu:Tenho esta dúvida tb, meu Opala, o antigo dono passou para o alcool regulando carburador, trocando velas e acertando as cebolas.

Reverti tudo isso e voltei á gasolina, porém as velas estão com grau 6, novinhas. Minha pergunta é se vale a pena eu comprar velas grau 5 ou queima-las mais um pouco?

Estão agora com uns 10mil rodadas estas velas e estou com dó de desfazê-las senão tiver necessidade agora.


Se a taxa é de um motor a álcool mantenha velas Grau 6.
As velas não estão associadas ao combustível e sim a compressão dos cilindros.
Quanto mais quente o cilindro mais fria a vela.
E quanto maior a taxa de compressão (como um turbo) menor o GAP da vela.
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Mensagem por gilmareu em Ter 30 Jan - 6:41:26

adpachec escreveu:
gilmareu escreveu:Tenho esta dúvida tb, meu Opala, o antigo dono passou para o alcool regulando carburador, trocando velas e acertando as cebolas.

Reverti tudo isso e voltei á gasolina, porém as velas estão com grau 6, novinhas. Minha pergunta é se vale a pena eu comprar velas grau 5 ou queima-las mais um pouco?

Estão agora com uns 10mil rodadas estas velas e estou com dó de desfazê-las senão tiver necessidade agora.


Se a taxa é de um motor a álcool mantenha velas Grau 6.
As velas não estão associadas ao combustível e sim a compressão dos cilindros.
Quanto mais quente o cilindro mais fria a vela.
E quanto maior a taxa de compressão (como um turbo) menor o GAP da vela.

Acredito que a taxa seja de motor a gasolina, pois os pistões são aqueles rebaixados ainda e o cabeçote medida original, eu fiz ele uma vez quando ferveu.
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Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 13 Jun - 18:32:44

ressucitandoooooo

fui dar uma conferida nas velas do 6zao e nao acreditei quando comecei a conferir....tava tudo com folga de 0,60   e 0,65.....deixei tudo com 0,8 e vou testar a nave pra ver como que fica.....
saberia alguem me dizer se com 0,6 de gap daria algum problema?
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Mensagem por Coupe 76 em Qui 13 Jun - 6:24:29

Entendo que quanto mais aberto o GAP melhor a queima e mais econômico!
Quanto mais taxa mais difícil para a faísca pular (por isso a redução do GaP)!


Por que não colocar 1,8 2,0 de Gap ao invés de 0,9?
Pois o sistema de ignição não tem "força" suficiente para enviar a faísca com o GAP maior.

No meu 4c gasolina tenho MSD 6Al, Bobina Blaster 2 e cabos MSD. Uso 1,4 de GAP.
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Mensagem por adpachec em Qui 13 Jun - 11:06:06

Coupe 76 escreveu:Entendo que quanto mais aberto o GAP melhor a queima e mais econômico!
Quanto mais taxa mais difícil para a faísca pular (por isso a redução do GaP)!


Por que não colocar 1,8 2,0 de Gap ao invés de 0,9?
Pois o sistema de ignição não tem "força" suficiente para enviar a faísca com o GAP maior.

No meu 4c gasolina tenho MSD 6Al, Bobina Blaster 2 e cabos MSD. Uso 1,4 de GAP.

Não é bem por aí não...

Para "saltar" 1mm no ar a tensão precisa ser de 1000 volts.
Isto em pressão atmosférica normal.
Dentro de um motor a pressão é muito maior.
No mínimo uns 10.000 volts para saltar.

Mas o que determina a inflamabilidade é a CORRENTE da descarga elétrica, com ela o ar se aquece ao redor da descarga elétrica e inflama o combustível.

E o "arco voltaico" para ser gerado precisa de dois pólos com diferença de potencial elétrico, ou seja, o positivo da bobina (descarga) e um bloco bem aterrado.

Um motor de pouca taxa (alguns 6 vc e V-8 possuem baixa compressão de 7,5:1) com uma bobina "forte" pode se abrir bem o Gap.

Taxa elevada e turbo necessita Gap reduzido.

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