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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por opala4cc Seg 17 Dez - 11:57:37

    Müller escreveu:Acho q comecei a entender. Estou agorinha mesmo agorinha alisando o chicote e vejo o seguinte: quem aciona a ventoinha, o pressostato e o solenóide da marcha lenta é o compressor.

    Do relê da ventoinha sai um fio direto para o cebolão. Desse mesmo ponto sai o diodo e um fio azul q se ramifica em duas pontas, uma com terminal macho e outra com terminal fêmea.

    No chicote do A/C tem dois fios azuis unidos no mesmo terminal. Eles são do pressostato e do solenóide. Esses fios são ligados no terminal macho do fio q vem lá do relê e, a outra ponta com terminal fêmea, é ligada no compressor.

    Será q consegui explicar de forma compreensível?

    Não, o compressor não é comandante. Ele é comandado. Assim como é comandado o solenóide (eletroválvula). Já o pressostato é comandante. Ele é uminterruptor que fica permanentemente ligado (contatos fechados) enquanto houver pressão mínima no sistema, ou seja, houver quantidade suficiente de fluido refrigerante. Se não há, ele impede que o sinal do módulo (que é o comandante do sistema) passe para o solenóide, o compressor e a ventoinha.
    Acima do módulo do AC (em termos de hierarquia) está o painel no console, que é comandado pelo operador.


    Última edição por opala4cc em Seg 17 Dez - 15:58:49, editado 1 vez(es)

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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Rubão6cc Seg 17 Dez - 15:56:16

    Excelente discussão técnica..parabéns..
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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 Empty Re: Ar condicionado: dossiê completo

    Mensagem por Müller Seg 17 Dez - 19:15:57

    Acabei de replicar o chicote do A/C. Bom, ainda falta enrolar com fita e crimpar os terminais. Fiz um pouco maior q o original pra ter mais maneabilidade e não faltar fios na hora de conectá-los aos componentes. Prefiro cortar o q sobra do q emendar. Segui meu diagrama (um pouco precário), os diagramas disponibilizados aqui e as explicações/ajuda dos amigos. Ainda tenho q comprar o diodo e puxar o devido fio para o acionamento da ventoinha. Talvez quarta o chicote esteja completamente pronto.

    Obrigado aí aos q contribuíram com seus conhecimentos e experiência.

    Eu espero q td funcione depois!!! Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 505453


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    Mensagem por opala4cc Seg 17 Dez - 21:30:13

    Müller escreveu:Acabei de replicar o chicote do A/C. Bom, ainda falta enrolar com fita e crimpar os terminais. Fiz um pouco maior q o original pra ter mais maneabilidade e não faltar fios na hora de conectá-los aos componentes. Prefiro cortar o q sobra do q emendar. Segui meu diagrama (um pouco precário), os diagramas disponibilizados aqui e as explicações/ajuda dos amigos. Ainda tenho q comprar o diodo e puxar o devido fio para o acionamento da ventoinha. Talvez quarta o chicote esteja completamente pronto.

    Obrigado aí aos q contribuíram com seus conhecimentos e experiência.

    Eu espero q td funcione depois!!! Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 505453

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    Mensagem por Paulo Corso Ter 18 Dez - 7:23:02

    Muller, se funcionar dentro da normalidade, e haver mercado, considere a ideia de reproduzi-lo para vender.


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    Mensagem por Müller Ter 18 Dez - 8:41:23

    Paulo Corso escreveu:Muller, se funcionar dentro da normalidade, e haver mercado, considere a ideia de reproduzi-lo para vender.

    Não, nem cogito essa ideia. Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 42315

    Eu faço por hobby mesmo!

    Mas, isoladamente, se alguém aceitar minha forma "artesanal" de confecção e quiser pagar, quem sabe?Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 695742

    Tem gente habilitada e profissional no ramo q pode fazer um serviço padrão fábrica.

    Eu tô no mesmo barco q o Marquim, q entende e gosta de mecânica, mas não abre uma oficina!!!! kkkkkkkk



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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 18 Dez - 19:10:35

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Müller Qui 20 Dez - 5:32:33

    Finalizado o chicote do ar e já coloquei no carro. Basta agora fazer a ligação do fio com o diodo para o acionamento da ventoinha. Só tirei fotos do chicote. Não tirei do cofre pq já estava mto escuro.

    Chicote original de um Diplo 90.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181219-141747-1

    Chicote q eu fiz baseado no original, sem estar enrolado com fita.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181219-141758-1rare boy names and meanings

    Chicote semi-pronto enrolado com fita, faltando crimpar alguns terminais. Depois de colocado no carro foi feito um ajuste fino no tamanho dos fios pra não ficar sobrando mto e poluir o cofre.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181219-153033-1

    Ao contrário do eu imaginava, não foi difícil esse serviço, mas precisa de mta, mta paciência.


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    Mensagem por Fernandohluiz Qui 20 Dez - 5:58:22

    Parabéns pelo Trampo!
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    Mensagem por opala4cc Qui 20 Dez - 8:23:28

    Müller escreveu:Finalizado o chicote do ar e já coloquei no carro. Basta agora fazer a ligação do fio com o diodo para o acionamento da ventoinha. Só tirei fotos do chicote. Não tirei do cofre pq já estava mto escuro.

    Chicote original de um Diplo 90.

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    Chicote q eu fiz baseado no original, sem estar enrolado com fita.

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    Chicote semi-pronto enrolado com fita, faltando crimpar alguns terminais. Depois de colocado no carro foi feito um ajuste fino no tamanho dos fios pra não ficar sobrando mto e poluir o cofre.

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    Ao contrário do eu imaginava, não foi difícil esse serviço, mas precisa de mta, mta paciência.

    Pra mim, a maior dificuldade em reproduzir estes chicotes é obter todos os conectores macho e fêmea,  por casa da grande variedade que existe e a raridade de achar a maioria, pois alguns parece que eram encomenda exclusiva da packard electric.
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    Mensagem por Müller Qui 20 Dez - 9:32:11

    Os terminais em si não foram difíceis de encontrar. Nesse chicote, em específico, foram usados terminais macho e fêmea 6,3, terminal olhal e terminal tubular. Difícil mesmo é achar os conectores (luvas). O conector de 8 vias do controle do painel ainda acha. O de 6 vias do módulo tive q usar o original. As luvas dos outros terminais vc compra o kit terminal + luva. E ainda tem os terminais 2,8 da eletroválvula.

    Acho q o maior problema é não existir à venda fios nas cores padrão de fábrica (tarjados/listrados). Sendo assim, tive q repetir as cores em algumas ligações. Tive q fazer um esqueminha próprio pra saber qual fio é de onde.


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    Mensagem por opala4cc Qui 20 Dez - 9:56:10

    Müller escreveu:Os terminais em si não foram difíceis de encontrar. Nesse chicote, em específico, foram usados terminais macho e fêmea 6,3, terminal olhal e terminal tubular. Difícil mesmo é achar os conectores (luvas). O conector de 8 vias do controle do painel ainda acha. O de 6 vias do módulo tive q usar o original. As luvas dos outros terminais vc compra o kit terminal + luva. E ainda tem os terminais 2,8 da eletroválvula.

    Acho q o maior problema é não existir à venda fios nas cores padrão de fábrica (tarjados/listrados). Sendo assim, tive q repetir as cores em algumas ligações. Tive q fazer um esqueminha próprio pra saber qual fio é de onde.

    Sim. Como eu disse, os conectores são difíceis de achar todos. Muitos já estão fora de linha ou eram encomendas exclusivas. Os conectores dos chicotes dos 91 a 92, então, tem alguns que são verdadeiras moscas brancas.  Terminal é a coisa mais fácil  de achar: qualquer autopeças  vende, com exceção de alguns que são "especiais" e costumam ser empregados em conectores grandes de 20 terminais ou mais. Outro terminal difícil de achar  é aquele que vai nos conectores dos chicotes botões dos vidros elétricos dos 91 a 92 (que também foram usados nos últimos monzas)


    Última edição por opala4cc em Sáb 22 Dez - 17:00:14, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Müller Sáb 22 Dez - 7:53:47

    Resultado após a instalação de todos os componentes e do chicote: fui dar a partida no carro pra testar o sistema morrendo de medo de danificar alguma coisa......kkkkkkk

    Com o motor funcionando, liguei o ventilador pelo comando do console. Nada.......nenhuma velocidade.....o q funcionou nesse momento foi o compressor e a ventoinha. Pensei: tem algo errado......o sistema está sem gás, sem fluido...o pressostato está ligado.....nessa situação, não deveria armar o compressor.....desliguei o pressostato e continuou na mesma.

    Fui e testei o ventilador direto na bateria. Funcionando! Logo, algum fio estava conectado errado.

    Revisei o chicote nessa parte e, mesmo com o esquema elétrico e com um chicote original como base, consegui cometer erros na montagem.... Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251 kkkkkk

    Eu havia ligado o fio da eletroválvula no ventilador e o do ventilador no compressor...... Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251

    Eu não lembro o q fiz, mas no momento de teste dos fios, liguei de uma forma q, ao acionar o botão do controlador, o ventilador funcionava, armava o compressor e não acionava a ventoinha.....ainda tinha algo errado....o compressor não deveria armar.... Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251

    Depois de tanto quebrar a cabeça, consegui ligar td certo!!! Agora, ao acionar o botão, sem gás e fluido, funciona apenas o ventilador.

    Sobre aquela questão de como o A/C aciona a ventoinha, instalei um diodo novo (linha 87 - fio q vem direto do cebolão) e puxei um fio dessa linha para o compressor, de onde ele se ramifica para o pressostato e para a eletroválvula. Qdo a água aquece, a ventoinha arma e o compressor permanece inoperante.

    O módulo tbem está funcionando. Qdo desliza o botão, ouve-se o clic característico. Mas sem carga no sistema, não aciona compressor e ventoinha.

    Só não testei ainda a eletroválvula, pois ainda estou estudando uma forma de fazer a ligação da linha de vácuo. Não encontro a conexão específica para isso.....Estou pensando e colocar um "T" na linha do hidrovácuo.

    Agora só falta ($$$$ kkk) levar o carro numa oficina especializada pra revisar o sistema e colocar pra gelar!!!!!!


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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 22 Dez - 13:00:14

    Já trabalhou em cima do isolamento térmico? Poste umas fotos pra gente ver como ficou o serviço..


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 22 Dez - 15:57:01

    eu estou com um compressor aqui q ganhei do rubens....

    ano q vem vou tentar botar o meu pra gelar novamente tbem...


    quero muito testar o isolamento termico q eu fiz na caixa evaporadora.
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    Mensagem por Müller Sáb 22 Dez - 18:35:59

    Fernandohluiz escreveu:Parabéns pelo Trampo!  

    Obrigado, Fernando!

    Rubão6cc escreveu:Já trabalhou em cima do isolamento térmico? Poste umas fotos pra gente ver como ficou o serviço..

    Não, não investi pesado nisso não, embora eu esteja ciente da melhoria q isso traz comprovadamente por quem já fez. Ela tem feltro betumado de 8mm no painel corta fogo todinho e, por dentro, tem feltro normal de 10mm em todo o assoalho. A caixa evaporadora só tem a manta no local q vem de fábrica. Preferi não isolar a caixa inteira pq gosto dela do jeito q é. rs Mas foi trocada toda massa de calafetar e usado massa e as borrachas originais nos pontos de encontro com o painel corta fogo. Dentro, onde vai duto distribuidor de ar, tbem usei massa e a borracha. Testando o sistema hj à tarde, bem calor, à sombra e motor ligado, o ar saiu bem fresco.


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    Mensagem por Müller Sáb 22 Dez - 19:05:03

    Fotos do condensador.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181208-155926-1

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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181208-160004-1

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181208-155951-1

    Fotos do cofre com todos os componentes. Fiz td no padrão original de um 4 cil. com A/C de fábrica.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205625-1

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205737-1

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    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205831-1fallout microfusion cell

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205748-1

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-210033-1

    Eletroválvula.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205901-1

    Kicker.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205915-1

    Aqui, uma das mangueirinhas da eletroválvula solta, pois ainda não decidi como ligá-la.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205950-1

    Relê do A/C. Local onde decidi fixá-lo.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205656-1

    Relês dos faróis auxiliares abaixo do para choque e da ventoinha. O bem do cantinho é o da ventoinha. Resolvi colocá-lo ali pela facilidade de fazer o chicote e proximidade do cebolão e da caixa de fusíveis.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-205712-1

    Interior. Ainda estou montando o interior. Ainda não coloquei os consoles, pois estou ajeitando o chicote dos vidros, retrovisores e módulo de subida dos vidros. Estava um emaranhado só......O MSD veio parar dentro do carro, pois ficou sem espaço no cofre!

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-210100-1images upload

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-210218-1free pic hosting

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-210208-1

    Imagem detrás do painel, mostrando o módulo e o chicote.

    Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 20181222-210144-1unique exotic baby names

    Tirei as fotos à noite. Desculpem se a qualidade das imagens deixou a desejar.


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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 22 Dez - 20:18:18

    Muito bom Muller! No capricho!


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    Mensagem por Müller Sáb 22 Dez - 21:13:39

    Rubão6cc escreveu:Muito bom Muller! No capricho!



    OKK


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    Mensagem por opala4cc Sáb 22 Dez - 22:17:07

    também gostei!
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 24 Dez - 15:40:12

    eu tbem gostei!!!


    o q eu instalei só nao ficou no padrao original por causa do radiador e ventoinha q foi opcao do dono do carro.
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    Mensagem por opala4cc Seg 24 Dez - 17:41:32

    Müller escreveu:Fotos do condensador.




    Fotos do cofre com todos os componentes. Fiz td no padrão original de um 4 cil. com A/C de fábrica.




    Eletroválvula.



    Kicker.



    Aqui, uma das mangueirinhas da eletroválvula solta, pois ainda não decidi como ligá-la.



    Relê do A/C. Local onde decidi fixá-lo.


    Relês dos faróis auxiliares abaixo do para choque e da ventoinha. O bem do cantinho é o da ventoinha. Resolvi colocá-lo ali pela facilidade de fazer o chicote e proximidade do cebolão e da caixa de fusíveis.



    Interior. Ainda estou montando o interior. Ainda não coloquei os consoles, pois estou ajeitando o chicote dos vidros, retrovisores e módulo de subida dos vidros. Estava um emaranhado só......O MSD veio parar dentro do carro, pois ficou sem espaço no cofre!


    Imagem detrás do painel, mostrando o módulo e o chicote.  



    Tirei as fotos à noite. Desculpem se a qualidade das imagens deixou a desejar.

    você errou a ligação no chicote porque provavelmente quando foi fazer já estava cansado. Pelo menos comigo é assim: não posso nem fazer contas quando estou cansado e/ou com sono, senão sai tudo errado.
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    Mensagem por Müller Seg 24 Dez - 18:08:49

    Cansaço contribuiu um pouco mesmo. Ainda mais sobre as poucas cores dos fios.....um monte de fio da mesma cor me confundiu. E esses foram os únicos q não deixei identificados. A identificação dos outros fios só tirei depois de colocar o chicote no carro e montar os conectores. Mas consegui fazer as ligações corretas e td está funcionando!!!!! bounce


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    Mensagem por opala4cc Seg 24 Dez - 21:07:56

    Müller escreveu:Cansaço contribuiu um pouco mesmo. Ainda mais sobre as poucas cores dos fios.....um monte de fio da mesma cor me confundiu. E esses foram os únicos q não deixei identificados. A identificação dos outros fios só tirei depois de colocar o chicote no carro e montar os conectores. Mas consegui fazer as ligações corretas e td está funcionando!!!!! bounce

    Uma dúvida: como você solucionou o problema da passagem do ar refrigerado do firewall para o habitáculo, já que quando o carro não tem AC de fábrica o buraco vem fechado?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 24 Dez - 21:09:08

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:Fotos do condensador.




    Fotos do cofre com todos os componentes. Fiz td no padrão original de um 4 cil. com A/C de fábrica.




    Eletroválvula.



    Kicker.



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    você errou a ligação no chicote porque provavelmente quando foi fazer já estava cansado. Pelo menos comigo é assim: não posso nem fazer contas quando estou cansado e/ou com sono, senão sai tudo errado.

    Pau pra toda obra:

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    Se tem uma coisa boa que inventaram foi isso...o café...eu amo café...pra mim é extremamente prazeroso acordar cedo pra ir trabalhar e tomar uma xícara de café de qualidade..e funciona...desperta que é uma maravilha...


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    Mensagem por Müller Seg 24 Dez - 21:25:24

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:Cansaço contribuiu um pouco mesmo. Ainda mais sobre as poucas cores dos fios.....um monte de fio da mesma cor me confundiu. E esses foram os únicos q não deixei identificados. A identificação dos outros fios só tirei depois de colocar o chicote no carro e montar os conectores. Mas consegui fazer as ligações corretas e td está funcionando!!!!! bounce

    Uma dúvida: como você solucionou o problema da passagem do ar refrigerado do firewall para o habitáculo, já que quando o carro não tem AC de fábrica o buraco vem fechado?

    Mto simples: ela já teve A/C algum dia......tem todos os furos, q foram tampados com uma chapinha fina e rebites. Os suportes do radiador grande foram retirados e soldados os suportes do radiador do 4 cil. Só voltei td ao original. E não, ela não era 6 cil. Chassi consta 4 cil.

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    Mensagem por opala4cc Ter 25 Dez - 8:56:41

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    você errou a ligação no chicote porque provavelmente quando foi fazer já estava cansado. Pelo menos comigo é assim: não posso nem fazer contas quando estou cansado e/ou com sono, senão sai tudo errado.

    Pau pra toda obra:

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    Se tem uma coisa boa que inventaram foi isso...o café...eu amo café...pra mim é extremamente prazeroso acordar cedo pra ir trabalhar e tomar uma xícara de café de qualidade..e funciona...desperta que é uma maravilha...

    O café de fato dá um gás extra. Mas existem duas coisas a serem mencionadas: 1) você se acostuma com ele e o efeito da cafeína deixa de surtir efeito, 2)quando a cafeína faz o efeito você ganha um rendimento extra, mas quando passa este efeito, o cansaço vem ainda maior.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 25 Dez - 9:50:58

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Pau pra toda obra:

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    Se tem uma coisa boa que inventaram foi isso...o café...eu amo café...pra mim é extremamente prazeroso acordar cedo pra ir trabalhar e tomar uma xícara de café de qualidade..e funciona...desperta que é uma maravilha...

    O café de fato dá um gás extra. Mas existem duas coisas a serem mencionadas: 1) você se acostuma com ele e o efeito da cafeína deixa de surtir efeito, 2)quando a cafeína faz o efeito você ganha um rendimento extra, mas quando passa este efeito, o cansaço vem ainda maior.

    Bom..pelo menos pra mim o café ainda surte efeito..
    Esse lance de passado o efeito e o cansaço vir dobrado depois acredito que seja verdade...quando estou no trabalho focado nas minhas atividades consigo ficar ligado 100% mas assim que vou me desligando das atividades e chego em casa se eu deitar eu fico totalmente indisposto..


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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 25 Dez - 14:33:35

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Uma dúvida: como você solucionou o problema da passagem do ar refrigerado do firewall para o habitáculo, já que quando o carro não tem AC de fábrica o buraco vem fechado?

    Mto simples: ela já teve A/C algum dia......tem todos os furos, q foram tampados com uma chapinha fina e rebites. Os suportes do radiador grande foram retirados e soldados os suportes do radiador do 4 cil. Só voltei td ao original. E não, ela não era 6 cil. Chassi consta 4 cil.

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    no meu caso tive q cortar e furar tudo.

    fiz um gabarito usando o opala doador....deu certo!!
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    Mensagem por Müller Ter 25 Dez - 16:16:45

    Marcos Adriano escreveu:
    Müller escreveu:

    Mto simples: ela já teve A/C algum dia......tem todos os furos, q foram tampados com uma chapinha fina e rebites. Os suportes do radiador grande foram retirados e soldados os suportes do radiador do 4 cil. Só voltei td ao original. E não, ela não era 6 cil. Chassi consta 4 cil.

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    no meu caso tive q cortar e furar tudo.

    fiz um gabarito usando o opala doador....deu certo!!

    Então, esse ar era pra ser colocado no Opala. Mas, fiquei com mta, mta, mta dó de passar a serra, cortar os suportes do radiador e soldar os outros.....kkkkkk Quem sabe um dia crio coragem.

    Como a Caravan já estava no esquema, foi pra ela mesmo! Problema são os consoles que são marrons.....tbem tenho dó de cortar.....jeito foi garimpar consoles com os furos originais. E encontrei!!!! cheers


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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 26 Dez - 15:17:27

    no meu caso os consoles tbem passei a serra.
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    Mensagem por aluzjunior Qui 27 Dez - 15:59:09

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    você errou a ligação no chicote porque provavelmente quando foi fazer já estava cansado. Pelo menos comigo é assim: não posso nem fazer contas quando estou cansado e/ou com sono, senão sai tudo errado.

    Pau pra toda obra:

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    Se tem uma coisa boa que inventaram foi isso...o café...eu amo café...pra mim é extremamente prazeroso acordar cedo pra ir trabalhar e tomar uma xícara de café de qualidade..e funciona...desperta que é uma maravilha...
    OFF Topic mas achei uma definição sobre a cafeína que me fez entender um pouco como eu reajo a ela e ajudou a controlar um pouco meu vício.

    O café não é um estimulante como todo mundo pensa e foi feita a seguinte analogia:
    "Não é como pisar em um acelerador e o motor terá mais potência, mas sim como um calço embaixo do freio que evita a desaceleração. Tomar café não acelera o cérebro, não o deixa mas esperto, mas faz você funcionar mais tempo no seu 100% "
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 27 Dez - 16:04:23

    aluzjunior escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Pau pra toda obra:

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    Se tem uma coisa boa que inventaram foi isso...o café...eu amo café...pra mim é extremamente prazeroso acordar cedo pra ir trabalhar e tomar uma xícara de café de qualidade..e funciona...desperta que é uma maravilha...
    OFF Topic mas achei uma definição sobre a cafeína que me fez entender um pouco como eu reajo a ela e ajudou a controlar um pouco meu vício.

    O café não é um estimulante como todo mundo pensa e foi feita a seguinte analogia:
    "Não é como pisar em um acelerador e o motor terá mais potência, mas sim como um calço embaixo do freio que evita a desaceleração. Tomar café não acelera o cérebro, não o deixa mas esperto, mas faz você funcionar mais tempo no seu 100% "

    Ótimo!


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    Mensagem por Müller Ter 8 Jan - 8:45:17

    Atualizando um pouco, como eu já havia comentado, estava com dificuldade de ligar a linha de vácuo para acionamento da eletroválvula por não encontrar a devida conexão q vai no coletor. A solução encontrada foi esse "T duplo" da foto abaixo, q liguei na mangueira do hidrovácuo. Por que desse "T duplo"? Pq, se repararam nas fotos, tenho 4 reloginhos no painel e um deles é o vacuômetro, q já estava conectado a um "T" simples. Funcionou! Porém, descobri q a eletroválvula não funciona........ Suspect Ela está travada aberta, fazendo a válvula kicker funcionar direto e aumentando a marcha lenta, mesmo com o A/C desligado. Num primeiro momento, pensei em algum erro na elétrica, mas, mesmo depois de desconectar o plugue dela, continuou aberta. Testei com multímetro e deu leitura zero com ar desligado e 12 com ele ligado. Logo, concluí q a eletroválvula, em repouso, fica fechada, impedindo o vácuo de acionar o kicker. Qdo energizada, se abre e libera o vácuo, acionando o kicker.

    O "T duplo" q, segundo pesquisei, é da linha VW.

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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Jan - 9:36:41

    Müller escreveu:Atualizando um pouco, como eu já havia comentado, estava com dificuldade de ligar a linha de vácuo para acionamento da eletroválvula por não encontrar a devida conexão q vai no coletor. A solução encontrada foi esse "T duplo" da foto abaixo, q liguei na mangueira do hidrovácuo. Por que desse "T duplo"? Pq, se repararam nas fotos, tenho 4 reloginhos no painel e um deles é o vacuômetro, q já estava conectado a um "T" simples. Funcionou! Porém, descobri q a eletroválvula não funciona........ Suspect  Ela está travada aberta, fazendo a válvula kicker funcionar direto e aumentando a marcha lenta, mesmo com o A/C desligado. Num primeiro momento, pensei em algum erro na elétrica, mas, mesmo depois de desconectar o plugue dela, continuou aberta. Testei com multímetro e deu leitura zero com ar desligado e 12 com ele ligado. Logo, concluí q a eletroválvula, em repouso, fica fechada, impedindo o vácuo de acionar o kicker. Qdo energizada, se abre e libera o vácuo, acionando o kicker.

    O "T duplo" q, segundo pesquisei, é da linha VW.

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    Você comprou uma eletroválvula usada?
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    Mensagem por Müller Ter 8 Jan - 10:07:30

    Ela veio no kit desse ar. Só q esse kit já estava guardado há mto tempo.....e vai saber desde qdo o ar estava inoperante antes da compra......é a original Brosol. Vou comprar uma nova.


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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Jan - 13:36:46

    Müller escreveu:Ela veio no kit desse ar. Só q esse kit já estava guardado há mto tempo.....e vai saber desde qdo o ar estava inoperante antes da compra......é a original Brosol. Vou comprar uma nova.

    Veja se tem continuidade entre os terminais da eletroválvula.
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    Mensagem por Müller Ter 8 Jan - 19:04:03

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:Ela veio no kit desse ar. Só q esse kit já estava guardado há mto tempo.....e vai saber desde qdo o ar estava inoperante antes da compra......é a original Brosol. Vou comprar uma nova.

    Veja se tem continuidade entre os terminais da eletroválvula.

    Traduzindo? Como faço isso? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 695742

    Mas não consigo entender algo: no carburador 3E, a haste da válvula kicker empurra um parafuso acoplado ao eixo da borboleta. Ou seja, o vácuo na válvula kicker é constante, mantendo a haste retraída. Ao ligar o ar, a eletroválvula corta o vácuo e a haste distende.

    No H-34 é o contrário......ao invés de empurrar a pecinha acoplada ao eixo, a ponta da haste da válvula kicker puxa....no meu caso, o vácuo está constante com a eletroválvula desenergizada (deixando o carro acelerado com o ar estar desligado) e não acelera mais qdo energizada.

    Será q existem dois tipos de eletroválvula, uma para cada tipo de carburador? Eu devo estar usando uma eletroválvula de 3E, por isso do vácuo constante? Mas não corta o vácuo qdo liga o ar......defeito mesmo? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251


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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Jan - 19:31:35

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Veja se tem continuidade entre os terminais da eletroválvula.

    Traduzindo? Como faço isso? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 695742

    Mas não consigo entender algo: no carburador 3E, a haste da válvula kicker empurra um parafuso acoplado ao eixo da borboleta. Ou seja, o vácuo na válvula kicker é constante, mantendo a haste retraída. Ao ligar o ar, a eletroválvula corta o vácuo e a haste distende.

    No H-34 é o contrário......ao invés de empurrar a pecinha acoplada ao eixo, a ponta da haste da válvula kicker puxa....no meu caso, o vácuo está constante com a eletroválvula desenergizada (deixando o carro acelerado com o ar estar desligado) e não acelera mais qdo energizada.

    Será q existem dois tipos de eletroválvula, uma para cada tipo de carburador? Eu devo estar usando uma eletroválvula de 3E, por isso do vácuo constante? Mas não corta o vácuo qdo liga o ar......defeito mesmo? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251  

    Com o multímetro colocado em modo de continuidade ou resistência elétrica, você encosta as pontas de prova uma em cada terminal elétrico da eletroválvula e vê se indica circuito aberto ou fechado.
    Também é necessário saber se a eletroválvula está recebendo os 12V DC quando você aciona o AC.

    Sim, a descrição do funcionamento do compensador pneumático está correta para o 3E. Para o H34 eu não sei (nunca usei um).

    De fato existe um número GMB para a eletroválvula de 1986 até 1990 (para opalas fabricados até 03/12/1989). Após esta data, usa-se eletroválvula com outro número GMB, com exceção dos 92/92 com 6 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, que usa ainda uma eletroválvula com um terceiro número GMB. Não sei o que muda de uma para outra, mas acredito que o funcionamento é o mesmo. Meu palpite é que o que muda é unicamente a calibração da molinha que empurra a esfera interna responsável por vedar ou deixar passar vácuo (na verdade, não sei se a vedação é feita por agulha ou por esfera).
    Se a eletroválvula de fato está funcionando, é mais provável que você tenha ligado errado algum tubinho do sistema.
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    Mensagem por Müller Ter 8 Jan - 19:50:14

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Traduzindo? Como faço isso? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 695742

    Mas não consigo entender algo: no carburador 3E, a haste da válvula kicker empurra um parafuso acoplado ao eixo da borboleta. Ou seja, o vácuo na válvula kicker é constante, mantendo a haste retraída. Ao ligar o ar, a eletroválvula corta o vácuo e a haste distende.

    No H-34 é o contrário......ao invés de empurrar a pecinha acoplada ao eixo, a ponta da haste da válvula kicker puxa....no meu caso, o vácuo está constante com a eletroválvula desenergizada (deixando o carro acelerado com o ar estar desligado) e não acelera mais qdo energizada.

    Será q existem dois tipos de eletroválvula, uma para cada tipo de carburador? Eu devo estar usando uma eletroválvula de 3E, por isso do vácuo constante? Mas não corta o vácuo qdo liga o ar......defeito mesmo? Ar condicionado: dossiê completo - Página 6 787251  

    Com o multímetro colocado em modo de continuidade ou resistência elétrica, você encosta as pontas de prova uma em cada terminal elétrico da eletroválvula e vê se indica circuito aberto ou fechado.
    Também é necessário saber se a eletroválvula está recebendo os 12V DC quando você aciona o AC.

    Sim, a descrição do funcionamento do compensador pneumático está correta para o 3E. Para o H34 eu não sei (nunca usei um).

    De fato existe um número GMB para a eletroválvula de 1986 até 1990 (para opalas fabricados até 03/12/1989). Após esta data, usa-se eletroválvula com outro número GMB, com exceção dos 92/92 com 6 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, que usa ainda uma eletroválvula com um terceiro número GMB. Não sei o que muda de uma para outra, mas acredito que o funcionamento é o mesmo. Meu palpite é que o que muda é unicamente a calibração da molinha que empurra a esfera interna responsável por vedar ou deixar passar vácuo (na verdade, não sei se a vedação é feita por agulha ou por esfera).
    Se a eletroválvula de fato está funcionando, é mais provável que você tenha ligado errado algum tubinho do sistema.

    Vou tentar amanhã.

    Sim, está recebendo 12v qdo liga o ar. Isso já constatei ontem com o multímetro. E hj, testando de novo, deu pra ouvir o clic dela qdo energizada.

    Desmontei ela hj! A vedação é por agulha. Na verdade, é uma pecinha oca, onde vai a molinha dentro, pontiaguda com uma borrachinha. Uma pecinha de metal bem fininho e a peça de fechamento, q tbem tem uma borrachinha de vedação.

    Mas, pesquisando aqui e vendo o tópico do Rubão sobre a instalação da válvula kicker no carro dele, percebi uma diferença nas eletroválvulas: um modelo só tem as conexões dos tubinhos e o outro, tem alguma coisa branca e redonda oposta ás conexões. Eu acho q o H-34 usa eletroválvula de 3 vias, mas ãinda não consegui entender o funcionamento dela......

    A eletroválvula q o Rubão usa.

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    A q eu tenho, de duas vias.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067244191-valvula-selenoide-2-via-original-brosol-carburador-vw-18-20-_JM?quantity=1


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    Mensagem por opala4cc Ter 8 Jan - 20:08:03

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Com o multímetro colocado em modo de continuidade ou resistência elétrica, você encosta as pontas de prova uma em cada terminal elétrico da eletroválvula e vê se indica circuito aberto ou fechado.
    Também é necessário saber se a eletroválvula está recebendo os 12V DC quando você aciona o AC.

    Sim, a descrição do funcionamento do compensador pneumático está correta para o 3E. Para o H34 eu não sei (nunca usei um).

    De fato existe um número GMB para a eletroválvula de 1986 até 1990 (para opalas fabricados até 03/12/1989). Após esta data, usa-se eletroválvula com outro número GMB, com exceção dos 92/92 com 6 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, que usa ainda uma eletroválvula com um terceiro número GMB. Não sei o que muda de uma para outra, mas acredito que o funcionamento é o mesmo. Meu palpite é que o que muda é unicamente a calibração da molinha que empurra a esfera interna responsável por vedar ou deixar passar vácuo (na verdade, não sei se a vedação é feita por agulha ou por esfera).
    Se a eletroválvula de fato está funcionando, é mais provável que você tenha ligado errado algum tubinho do sistema.

    Vou tentar amanhã.

    Sim, está recebendo 12v qdo liga o ar. Isso já constatei ontem com o multímetro. E hj, testando de novo, deu pra ouvir o clic dela qdo energizada.

    Desmontei ela hj! A vedação é por agulha. Na verdade, é uma pecinha oca, onde vai a molinha dentro, pontiaguda com uma borrachinha. Uma pecinha de metal bem fininho e a peça de fechamento, q tbem tem uma borrachinha de vedação.

    Mas, pesquisando aqui e vendo o tópico do Rubão sobre a instalação da válvula kicker no carro dele, percebi uma diferença nas eletroválvulas: um modelo só tem as conexões dos tubinhos e o outro, tem alguma coisa branca e redonda oposta ás conexões. Eu acho q o H-34 usa eletroválvula de 3 vias, mas ãinda não consegui entender o funcionamento dela......

    A eletroválvula q o Rubão usa.

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    A q eu tenho, de duas vias.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067244191-valvula-selenoide-2-via-original-brosol-carburador-vw-18-20-_JM?quantity=1

    A eletroválvula do Broxol 3E é de DUAS vias.
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    Mensagem por Müller Ter 8 Jan - 20:31:12

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Vou tentar amanhã.

    Sim, está recebendo 12v qdo liga o ar. Isso já constatei ontem com o multímetro. E hj, testando de novo, deu pra ouvir o clic dela qdo energizada.

    Desmontei ela hj! A vedação é por agulha. Na verdade, é uma pecinha oca, onde vai a molinha dentro, pontiaguda com uma borrachinha. Uma pecinha de metal bem fininho e a peça de fechamento, q tbem tem uma borrachinha de vedação.

    Mas, pesquisando aqui e vendo o tópico do Rubão sobre a instalação da válvula kicker no carro dele, percebi uma diferença nas eletroválvulas: um modelo só tem as conexões dos tubinhos e o outro, tem alguma coisa branca e redonda oposta ás conexões. Eu acho q o H-34 usa eletroválvula de 3 vias, mas ãinda não consegui entender o funcionamento dela......

    A eletroválvula q o Rubão usa.

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    A q eu tenho, de duas vias.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1067244191-valvula-selenoide-2-via-original-brosol-carburador-vw-18-20-_JM?quantity=1

    A eletroválvula do Broxol 3E é de DUAS vias.

    Sim, é o modelo que estou tentando usar no H-34 e não está dando certo. Estou descartando a hipótese de defeito e concluindo que H-34 usa de 3 vias.


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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 9 Jan - 18:41:19

    sim...o h34 usa valvula de 3 vias....

    essa parte branca é um respiro.


    a mangueira de vacuo do bura puxa o ar desse respiro quando a valvula esta desenergizada.....

    quando chega energia é fechado o respiro e o vacuo passa a ser puxado do outro caninho onde é ligado a capsula....

    no 3e funciona de uma maneira diferente.....é quase o inverso.
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    Mensagem por Müller Qua 9 Jan - 19:18:19

    Marcos Adriano escreveu:sim...o h34 usa valvula de 3 vias....

    essa parte branca é um respiro.


    a mangueira de vacuo do bura puxa o ar desse respiro quando a valvula esta desenergizada.....

    quando chega energia é fechado o respiro e o vacuo passa a ser puxado do outro caninho onde é ligado a capsula....

    no 3e funciona de uma maneira diferente.....é quase o inverso.

    A mangueira de vácuo do coletor q puxa o ar, não? Mas aí, não fica dando entrada falsa de ar no coletor?

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    Pois é, descobri na prática.....kkkkkkk

    Mas será q qualquer solenóide de 3 vias serve, pois não estou encontrando exatamente o modelo? Vou ter q pagar pra ver? kkkkkkk


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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 10 Jan - 15:49:42

    sim...puxa ar falso no coletor...porem é insignificante....é pouca coisa....


    acredito eu q qualquer uma selenoide de 3 vias deve servir sim....

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1108261855-valvula-solenoide-3-vias-do-carburador-santana-0279062832-_JM?quantity=1

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1082010906-valvula-solenoide-orig-7511103-3-vias-fiat-elba-_JM?quantity=1

    essas devem dar certo
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    Mensagem por Müller Ter 29 Jan - 9:47:53

    Marcos Adriano escreveu:sim...puxa ar falso no coletor...porem é insignificante....é pouca coisa....


    acredito eu q qualquer uma selenoide de 3 vias deve servir sim....

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1108261855-valvula-solenoide-3-vias-do-carburador-santana-0279062832-_JM?quantity=1

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1082010906-valvula-solenoide-orig-7511103-3-vias-fiat-elba-_JM?quantity=1

    essas devem dar certo

    Acabei comprando essa da Elba. Mas, claro, o suporte é diferente. Como eu tenho a de duas vias Brosol e a da Elba tbem é Brosol, foi só trocar um suporte pelo outro. Ficou perfeito e agora tá funcionando blz!!!

    A título de conhecimento, essa pecinha branca é um filtro. Dentro dela tem uma espuminha redondinha.

    Agora, estou à procura dos tubinhos de vácuo azul e amarelo...originais ou paralelos......alguém sabe onde acho?


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    Mensagem por Rubão6cc Ter 29 Jan - 10:01:59

    Müller escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:sim...puxa ar falso no coletor...porem é insignificante....é pouca coisa....


    acredito eu q qualquer uma selenoide de 3 vias deve servir sim....

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1108261855-valvula-solenoide-3-vias-do-carburador-santana-0279062832-_JM?quantity=1

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1082010906-valvula-solenoide-orig-7511103-3-vias-fiat-elba-_JM?quantity=1

    essas devem dar certo

    Acabei comprando essa da Elba. Mas, claro, o suporte é diferente. Como eu tenho a de duas vias Brosol e a da Elba tbem é Brosol, foi só trocar um suporte pelo outro. Ficou perfeito e agora tá funcionando blz!!!

    A título de conhecimento, essa pecinha branca é um filtro. Dentro dela tem uma espuminha redondinha.

    Agora, estou à procura dos tubinhos de vácuo azul e amarelo...originais ou paralelos......alguém sabe onde acho?  

    Procura no Posto Ipiranga


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    Mensagem por opala4cc Ter 29 Jan - 10:58:18

    Müller escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:sim...puxa ar falso no coletor...porem é insignificante....é pouca coisa....


    acredito eu q qualquer uma selenoide de 3 vias deve servir sim....

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1108261855-valvula-solenoide-3-vias-do-carburador-santana-0279062832-_JM?quantity=1

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    essas devem dar certo

    Acabei comprando essa da Elba. Mas, claro, o suporte é diferente. Como eu tenho a de duas vias Brosol e a da Elba tbem é Brosol, foi só trocar um suporte pelo outro. Ficou perfeito e agora tá funcionando blz!!!

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    Aqui em Porto Alegre eu sei onde acha, mas não seria na cor azul e nem amarelo. Já no mercadolivre, estas porcarias aqui devem servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947952288-tubo-vacuo-sensor-carburador-chevette-8394-opala-8690-_JM
    Você também pode procurar por "tubinho de tekalon" vendido a metro no mercagadolivre, mas cuidado com o diâmetro, pois existem vários.

    Esse lixo aqui também deve servir, mas o vendedor não especificou o diâmetro: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-844892873-tubo-do-vacuo-calibra-9495-_JM

    Esse também serve: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1133341841-tubo-de-vacuo-da-valvula-de-ar-tanque-gasolina-corsa-gsi-_JM?quantity=1
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    Mensagem por Müller Ter 29 Jan - 11:10:46

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:

    Acabei comprando essa da Elba. Mas, claro, o suporte é diferente. Como eu tenho a de duas vias Brosol e a da Elba tbem é Brosol, foi só trocar um suporte pelo outro. Ficou perfeito e agora tá funcionando blz!!!

    A título de conhecimento, essa pecinha branca é um filtro. Dentro dela tem uma espuminha redondinha.

    Agora, estou à procura dos tubinhos de vácuo azul e amarelo...originais ou paralelos......alguém sabe onde acho?  

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    Agradeço as dicas!! Já havia visto esses...até servem e, no momento, estou usando de cor branca. Mas quero deixar no padrão original.

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 29 Jan - 11:41:33

    Os meus são pretos...achava que fossem originais mas pelo visto não..


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    Mensagem por Müller Ter 29 Jan - 11:45:55

    Rubão6cc escreveu:Os meus são pretos...achava que fossem originais mas pelo visto não..

    Pois é...o preto é o q vai na thermac


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    Mensagem por opala4cc Ter 29 Jan - 12:21:50

    Müller escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Aqui em Porto Alegre eu sei onde acha, mas não seria na cor azul e nem amarelo. Já no mercadolivre, estas porcarias aqui devem servir: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947952288-tubo-vacuo-sensor-carburador-chevette-8394-opala-8690-_JM
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    Agradeço as dicas!! Já havia visto esses...até servem e, no momento, estou usando de cor branca. Mas quero deixar no padrão original.

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    Neste caso, só as concessionárias. Recomendo que você procure os tubinhos de tekalon do corsa classic (com AC). Eu sei que ele usa os de cor azul. Amarelo eu ainda não vi em outro carro a não ser o opala.

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