Em janeiro de 2015 fui de Americana/SP até São Carlos/SP com meu pai para buscar um Comodoro 86, que era de um senhor.
Essa era a caranga exatamente como eu peguei, o carro tava filé de lata, pintura, interior, não era original, mas tava bonito e nao estava mto "carregado" de enfeites que fazem perder a essência do carro.
Bom até ai tudo bem, na época eu não tinha muita preferência por 4c ou 6c então fui na do meu pai, decidi começar com 4c. Ainda no começo do ano, comecei a frequentar os encontros semanais da minha cidade e alguns anuais das cidades vizinhas, e comecei a ter outro sonho de consumo que era um 6c, eu via aqueles motores gigantes bem trabalhados quanto em potência quando em estética e eu ficava apaixonado, sem contar o ronco do 6c que era absurdamente excitante. Eu acredito que todos que já tem um bagagem em opalas hoje já passaram por isso que passei...
Então decidi colocar um coletor de escapamento dimensionado 4x1, pra ver se eu me satisfazia com um ronco mais bonito. Quando eu coloquei eu fiquei maravilhado com aquele novo ronco do carro que tinha o abafador antes do diferencial, pra mim eu tava entendendo que só o ronco me saciava.
No final de Agosto de 2015, eu cheguei no meu pai e disse, "Pai, quero mexer no meu carro, eu quero que ele tenha mais potencia", totalmente leigo no assunto eu disso isso, ele só fez uma pergunta, "E quanto você vai gastar?", quando eu disse o valor e negou na hora, disse que não existia nenhuma possibilidades de eu fazer isso e que eu estava louco... (é complicado depender de pais, mais aos poucos eu vou rompendo esses vínculos de uma forma "agradável"). RESUMINDO... hoje o carro está na oficina.
Como eu não sei nada, não conhecia quase ninguém eu sai procurando quem poderia fazer pra mim a famosa transformação de 4c para 6c, primeiramente fui aqui na minha cidade mesmo em uma oficina chamada ALL FORCE, assim que cheguei lá vi umas coisas "brutas" mas todos eram AP, AP, AP e mais APs... o cara até que me deu uma boa atenção mas como eu sou muito leigo no assunto, não me senti muito a vontade. Fui em Limeira/SP na "Casa do Opala" acredito que o pessoal la tem uma boa fama aqui no estado de SP, porém la ja me senti mais em casa, na oficina só tinha GM 4c e 6c, mas novamente eu não senti confortável também em deixar meu carro com o pessoal. Fiquei meio decepcionado em me sentir perdido, porque não sabia por qual caminho seguir, essa ideia de potência foi ficando de lado, e durante esse tempo eu começei a pesquisar muitas coisas na internet, usando como referência este próprio fórum, o site opala ss e etc...
Meio que com idéia de aumentar a potência do carro parada eu comprei um volante do SS pelo mercado livre que veio de Pernambuco, e procurei algum para por pra mim porque não sabia como sacar.
Foi ai que conheci a oficina em Santa Bárbara d'Oeste/SP chamada DOLENC CLASSIC MOTORS, assim que cheguei la com o volante o cara me solucionou o problema que era estria fina e estria grossa... ele me arrumou um cubo de estria grossa do ss de graça, disse que não ia ter custo algum porque ele tava precisando do cubo de estria fina.
Eu sei que é besteira mas a transparência do cara me fez sentir confiança, não só por isso mas a fama dela pela região também ajudou. Então depois dessa pequena ajuda com o volante decidi comentar pra ele sobre o aumento de potência.
A partir desse dia minha luz no fim do túnel voltou a aparecer. Sabia que logo logo o meu cofre estaria portando um "6zao".
Bom... pra não enrolar muito, abaixo tem uma listinha do que foi combinado com o Dolenc:
Motor 4100 Alcool
Comando Isky 525-b 278
Cabeçote inteiro Original (Futuramente irei dar uma leve preparada)
Weber 40
Escapamento 6x2
Cambio 6c 5 Marchas
Dana 30 Blocado
Sei que varias coisas ai não combinam ou não fazem sentido, mas aos poucos eu vou levantando dinheiro e alterando, como um cabeçote preparado, um cambio e diferencial mais apropriado e etc...
Inicialmente é isso e espero que eu consiga realizar meu sonho...
A próxima foto ta muito tremida mas é o meu motor 4c pra fora do carro, eu acabei trocando o motor em um kit de ignição (Modulo 6A MSD, Bobina blaster 2 MSD Cabos MSD e distribuidor Mallory Unlite.
Preparando o agregado para suportar o 6c.
Dana 30 blocado
Aguardando algumas peças chegarem
Limpeza do motor e montagem
Chega de fotos... Eu nao sei de vocês mas eu piro quando vejo um opala com uns pneus lindos atras... hehehe vai vendo (255/60/15)
Vamos ter que dar algumas ajeitadas na lataria para encaixar certinho esse pneu...
Aos poucos vai indo ...
Galera... eu vou indo postando conforme for havendo alterações... Valeuu
Ontem à(s) 19:16:50 por edscarpes
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R