por pacato Sáb 13 Fev - 8:57:18
opala4cc escreveu: pacato escreveu:Na verdade, no mundo dos opalas existem vários "mitos" que, dado à carência de fontes de pesquisa, é quase impossível saber se são verdadeiros ou não. Eu considero estes "mitos" algo até interessante, que, de certa forma, fazem apimentar o fascínio por estas máquinas. Agora, a raridade destas versões é mesmo indiscutível. É mais fácil encontrarmos um SS 71/74 6cc do que um 75/80 isso é fato. Do ano 80, especificamente, eu nunca ouvi falar de alguém que tenha.
Lamento, mas discordo totalmente de você na parte que você diz ser mais fácil encontrar SS 6 cilindros 75/80. O SS 1971 4 portas e o SS 1974 6 cilindros são muuuuuuuito mais raros do que qualquer SS entre 75 e 79. Em relação aos SS 1980 eu não sei dizer, mas sei que os SS 1974 de 6 cilindros são raríssimos por causa da crise do petróleo de 1973, que fez todo mundo se borrar de medo de comprar um 6 cilindros, ainda mais na versão mais "apimentada". E os SS de quatro portas... foi uma anomalia de mercado de curta duração.
A crise do petróleo, na verdade, afetou toda década de 70, motivo pelo qual, aliado a outros fatores, a GM trouxe para o mercado o opala SS4 a partir do ano 74. Acredito eu que, no ano 74, não foram tantas unidades SS4 vendidas dada à "novidade" de motorização, que, aliás, para alguns, é meio paradoxal colocar um motor "pequeno" em um carro esportivo (não vou entrar nesse mérito, até porque eu não concordo muito). Empiricamente falando, eu conheço alguns opalas 71/74 SS6 de chassi e conheço pouquíssimos opalas 75/79 originalmente 6cc. SS6, então, não conheço nenhum, salvo o 75 do nosso amigo Efferson Opala SS (ainda assim, conheço através do fórum). Eu posso estar enganado e não tem problema nenhum em reconhecer isso, mas eu acredito que o SS6 75/79 (lembrando que o post se refere ao 80) é mais raro que o 71/74. É claro que a raridade de um carro 74, de certa forma, é maior que um 79, até porque são cinco anos de diferença. Mas no caso do opala 6cc especificamente, além da questão empírica supracitada, alia-se o fato da indisponibilidade de SS4 antes de 73, da sedimentação do SS4 a partir de 75, do preço do carro e, porque não, do preço do combustível. Pode ser que esta minha impressão seja devido à minha região, mas já discuti o assunto com opaleiros de outros estados e, geralmente, eles comungam da minha opinião. Mas eu posso estar enganado, como eu disse.
PS. lembrando que estamos falando de carros originais de chassi e não modificados de 4cc para 6cc
Hoje à(s) 19:36:25 por Rubão6cc
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Hoje à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ontem à(s) 15:39:52 por Tonho_RS
» farol alto não liga
Ontem à(s) 15:28:42 por Tonho_RS
» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
Ontem à(s) 11:49:15 por Pagung
» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
Ontem à(s) 8:49:03 por Paulo Corso
» Seção COMÉDIA
Seg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Seg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Sáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens