adpachec escreveu:6 cc GAP de 0,8 a 0,9 mm.
Se não ocorrer falhas pode deixar a Grau 6 na gasolina.
por que essa diferenca no 4cil e no 6cil?
o pachec nao manjo nada de velas se é q percebeu
obrigado pela ajuda ai!!!
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adpachec escreveu:6 cc GAP de 0,8 a 0,9 mm.
Se não ocorrer falhas pode deixar a Grau 6 na gasolina.
adpachec escreveu:O Grau térmico da vela depende o grau térmico de trabalho do motor, somente porque é grau 6 não significa motor a álcool, carros como o FIAT Stilo usam Grau 6 em motor a Gasolina e GNV.
Vela muito quente em um motor pode gerar batida de pino por super aquecimento do eletrodo da vela.
Vela fria pode gerar falha de faísca e pouca queima.
O GAP da vela é em relação ao tamanho da câmara para ter uma maior área de queima.
O pistão (STD) do opala 4 cc (101,6 mm) é um pouco maior que o do 6 cc (98,4 mm), por isto o GAP maior.
Aumentar a taxa de compressão pode exigir velas mais frias por causa do aumento interno da temperatura.
Carros turbo podem obrigar a reduzir o GAP de velas porque se aumenta a resistência interna do ar dentro das câmaras.
Em pressão ambiente necessita 1.000 volts para a energia pular 1,0 mm no ar (1 BAR) em uma câmara de combustão precisa muito mais que 1.000 volts, quanto maior a compressão maior a necessidade de energia, ou menor tem que ser o GAP para vencer a resistência dentro das câmaras.
Uma faísca somente é visível a olho nu acima dos 4.000 volts e ouvida aos 3.500 volts (alta tensão e baixa corrente).
Bobina muito fortes e GAP's muito pequenos podem causar aquecimento na bobina como usar uma lâmpada 110 volts em um bocal de 220 volts causando queima da bobina.
adpachec escreveu:O Grau térmico da vela depende o grau térmico de trabalho do motor, somente porque é grau 6 não significa motor a álcool, carros como o FIAT Stilo usam Grau 6 em motor a Gasolina e GNV.
Vela muito quente em um motor pode gerar batida de pino por super aquecimento do eletrodo da vela.
Vela fria pode gerar falha de faísca e pouca queima.
O GAP da vela é em relação ao tamanho da câmara para ter uma maior área de queima.
O pistão (STD) do opala 4 cc (101,6 mm) é um pouco maior que o do 6 cc (98,4 mm), por isto o GAP maior.
Aumentar a taxa de compressão pode exigir velas mais frias por causa do aumento interno da temperatura.
Carros turbo podem obrigar a reduzir o GAP de velas porque se aumenta a resistência interna do ar dentro das câmaras.
Em pressão ambiente necessita 1.000 volts para a energia pular 1,0 mm no ar (1 BAR) em uma câmara de combustão precisa muito mais que 1.000 volts, quanto maior a compressão maior a necessidade de energia, ou menor tem que ser o GAP para vencer a resistência dentro das câmaras.
Uma faísca somente é visível a olho nu acima dos 4.000 volts e ouvida aos 3.500 volts (alta tensão e baixa corrente).
Bobina muito fortes e GAP's muito pequenos podem causar aquecimento na bobina como usar uma lâmpada 110 volts em um bocal de 220 volts causando queima da bobina.
Marcos Adriano escreveu:
vc faz o q da vida?
bruno silverstar83 escreveu:adpachec escreveu:O Grau térmico da vela depende o grau térmico de trabalho do motor, somente porque é grau 6 não significa motor a álcool, carros como o FIAT Stilo usam Grau 6 em motor a Gasolina e GNV.
Vela muito quente em um motor pode gerar batida de pino por super aquecimento do eletrodo da vela.
Vela fria pode gerar falha de faísca e pouca queima.
O GAP da vela é em relação ao tamanho da câmara para ter uma maior área de queima.
O pistão (STD) do opala 4 cc (101,6 mm) é um pouco maior que o do 6 cc (98,4 mm), por isto o GAP maior.
Aumentar a taxa de compressão pode exigir velas mais frias por causa do aumento interno da temperatura.
Carros turbo podem obrigar a reduzir o GAP de velas porque se aumenta a resistência interna do ar dentro das câmaras.
Em pressão ambiente necessita 1.000 volts para a energia pular 1,0 mm no ar (1 BAR) em uma câmara de combustão precisa muito mais que 1.000 volts, quanto maior a compressão maior a necessidade de energia, ou menor tem que ser o GAP para vencer a resistência dentro das câmaras.
Uma faísca somente é visível a olho nu acima dos 4.000 volts e ouvida aos 3.500 volts (alta tensão e baixa corrente).
Bobina muito fortes e GAP's muito pequenos podem causar aquecimento na bobina como usar uma lâmpada 110 volts em um bocal de 220 volts causando queima da bobina.
Excelente explicação
adpachec escreveu:Marcos Adriano escreveu:
vc faz o q da vida?
Eu..............
"Vagabundo Anônimo Sustentado pelos Pais".
Brincadeira.
Eletricista e Mecânico de empilhadeiras.
Mas também procurando outra coisa..................
adpachec escreveu:Marcos Adriano escreveu:
vc faz o q da vida?
Eu..............
"Vagabundo Anônimo Sustentado pelos Pais".
Brincadeira.
Eletricista e Mecânico de empilhadeiras.
Mas também procurando outra coisa..................
Mirão escreveu:Concluindo: Qual seria a melhor marca de velas no mercado atual para os velhos Opalas?
Paulo Corso escreveu:Adpachec, as ac delco que eu usava estavam gravadas "made in france", mas como hoje em dia não se pode confiar em nada, França pode ser alguma cidade chinesa.
sezil escreveu:Aproveitando esse topico gostaria de saber se no caso do meu motor que e original a alcool mas esta rodando na gasolina o correto seria usar velas grau 5 ?
sezil escreveu:Dei uma conferida nas velas, sao grau 6 so tinha uma que era grau 5 e troquei por outra grau 6, o carro liga de primeira nao da trabalho pra ligar a marcha lenta ate que fica estavel, porem o funcionamento nao ta liso, quando acelera fica tipo engasgando, o que sera? a quarta vela fica molhada de oleo, se colocar um prolongador na vela sera que resolve o problema?
bruno silverstar83 escreveu:É sempre bom verificar o GAP
barnividal escreveu:Ok, obrigado, vou verificar, mas no caso destas velas, qual gap seria o correto?
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