No mês passado (Maio) comprei um jogo de velas novos, achei somente da BOSCH.
Coloquei no carro, um tempo depois começou a ser difícil de pegar, achei que era por causa do frio (motor a álcool).
Depois um barulho de tucho quando desacelerava, achei que era regulagem.
E quando quente um barulho de pistão falhando e o carro morria quando acelerava e freava forte, achei que era carburador.
Mexi em tudo, testei de tudo e nada.
Olhei as velas, mas para mim não poderia ser elas, são novas (menos de um mês de uso) e são de uma marca famosa (BOSCH).
A vela do cilindro numero um estava limpa, como se nunca fosse usada.
Achei que era válvula.....
E não era, continuou o problema.....
Testei as velas no multímetro.
Três velas mediam 4,5 Quilohms e a vela do cilindro um marcava 6,5 Quilohms.
No teste de faísca elas estavam boas, mas avela n° 1 apresentava no multímetro quase 60% a mais de resistência (6,5 contra 4,5 Quilohms).
Troquei a vela do cilindro numero um (somente ela) por uma da NGK e pronto acabou o problema......
Portanto se o seu carro falha e você já olhou de tudo (e fez o teste da faísca), pegue um multímetro e teste as velas nos eletrodos positivos e negativos.
O eletrodo central é o pino que corre todo o corpo da vela (+), encoste cada ponta do multímetro em cada uma das extremidades, e o negativo e aquele curvado na ponta inferior da vela ligado a rosca da vela (-), encoste uma ponta do multímetro na rosca e outra na curva do eletrodo (eletrodo lateral).
http://www.opaleirosdoparana.com/t30358-como-usar-o-multimetro
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