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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qua 13 Jul - 14:17:12

    Olá!

    Alguem poderia me dar uma dica de como pegar um ponto da bateria positivo apenas para ligar um voltimetro para monitorar a tensao da bateria?

    Meu opala é um Comodoro 90 6cil.

    Qual ponto seria mais fácil? Quero instalar um voltimetro fixo dentro do carro.
    O ponto do acendedor de cigarro nao é bom, pois quando se acendem as luzes do painel a tensao cai um pouco (fica um pouco abaixo do tensao da bateria).

    Com essa lei de farol aceso durante o dia, quero monitorar se está mesmo carregando a bateria o tempo todo.

    Obrigado!
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por Tonho_RS Qua 13 Jul - 16:39:14

    Se vai usar algo fixo sugiro puxar um fio diretamente da bateria ou saída do alternador.

    Mas se não quiser todo esse trabalho pode pegar direto da caixa de fusíveis, procure um dos terminais na parte inferior da caixa que esteja desocupado e receba 12V constante.

    Quanto a cair um pouco a tensão quando liga as luzes, isso é normal, mas não pode baixar muito.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qua 13 Jul - 17:13:08

    Então, eu queria um ponto depois da chave de ignicao, de tal maneira que quando eu desligar o motor o voltimetro desligue. Vou usar um de led que consome uma certa corrente.
    Esse ponto do acendedor de cigarro é depois da chave, mas como tem a queda de tensão não serve, pois a idéia é justamente medir a tensão exata da bateria.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Qua 13 Jul - 17:57:44

    chevy250 escreveu:Olá!

    Alguem poderia me dar uma dica de como pegar um ponto da bateria positivo apenas para ligar um voltimetro para monitorar a tensao da bateria?

    Meu opala é um Comodoro 90 6cil.

    Qual ponto seria mais fácil? Quero instalar um voltimetro fixo dentro do carro.
    O ponto do acendedor de cigarro nao é bom, pois quando se acendem as luzes do painel a tensao cai um pouco (fica um pouco abaixo do tensao da bateria).

    Com essa lei de farol aceso durante o dia, quero monitorar se está mesmo carregando a bateria o tempo todo.

    Obrigado!

    Quanto fica de tensão abaixo da tensão da bateria? Essa diferença se dá por causa da resistência do circuito desde o acendedor de cigarros até a fonte da energia. Sempre há uma resistência, mas para o propósito que você quer, se a diferença for lá pela segunda casa decimal depois da virgula, não chega a ser significativo. Por exemplo, o voltímetro ligado no acendedor de cigarros indica 13,91V e ligado direto nos pólos da bateria, indica 13,98V. Ou ainda 13,59V versus 13,68V e assim por diante...
    Se quiser monitorar com maior precisão (isso depende da capacidade do tipo de voltímetro que você está pretendendo colocar), você tem de decidir se pretende monitorar a "saúde" do alternador ou a carga que a bateria está recebendo. Se a resistência do circuito entre o alternador e a bateria for significativa por envelhecimento da fiação, pode ter diferença significativa entre os valores medidos em cada situação. Mas sempre que um consumidor de energia for ligado, haverá queda de voltagem no voltímetro. Mas para ligar direto, esse voltímetro tem de vir equipado - no mínimo - com fusível de proteção.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qua 13 Jul - 19:52:50

    A diferença medida no acendedor de cigarro é grande quando o painel está aceso. Quando na bateria tem digamos uns 13.5V e no acendedor uns 12V. Ai não consigo verificar corretamente.

    Para mim, +/-0,3V já estaria bom.

    Eu raramento uso o carro à noite, mas como agora tem essa lei maldita que obriga acender o farol até no sol quente, quero monitorar direitinho para garantir. Afinal é um consumo de 10A direto (5+5).
    Toda fiaçao é original e alternador também. Esses carros antigos nunca tiveram parte eletrica muito robusta né? Comparo com os novos, é bem diferente.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Qua 13 Jul - 21:04:38

    chevy250 escreveu:A diferença medida no acendedor de cigarro é grande quando o painel está aceso. Quando na bateria tem digamos uns 13.5V e no acendedor uns 12V. Ai não consigo verificar corretamente.

    Para mim, +/-0,3V já estaria bom.

    Eu raramento uso o carro à noite, mas como agora tem essa lei maldita que obriga acender o farol até no sol quente, quero monitorar direitinho para garantir. Afinal é um consumo de 10A direto (5+5).
    Toda fiaçao é original e alternador também. Esses carros antigos nunca tiveram parte eletrica muito robusta né? Comparo com os novos, é bem diferente.

    O problema dos opalas de 85 em diante, com AC e ar quente, é que o alternador, mesmo que de 65A, é dimensionado um tanto quanto no limite da demanda elétrica. E aquela caixa de fusíveis até 1990... eita coisa antiga!
    Realmente, a voltagem está caindo demais! Poste uma foto bem iluminada da sua caixa de fusíveis, sem a tampa, para eu dar uma olhada. A queda de voltagem está muito grande!
    Antes de ligar o voltímetro do jeito que você quer (sendo alimentado pela própria bateria e também medindo a voltagem dela) seria melhor você dar uma olhada na FICHA TÉCNICA do voltímetro, para ver qual o range de alimentação aceitável de voltagem que ele é utilizável com erro de medição dentro do aceitável para o que você quer.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qua 13 Jul - 23:40:29

    Olá

    Seguem as fotos. O voltimetro digital que vou usar aceita desde 3V até 30V e não precisa ser fonte estabilizada. Assim, basta ligar no proprio positivo do carro.

    Tirei uma foto com a tampinha e outra sem. É a caixa nr 1 (a que fica mais ao fundo).

    Pergunta: para pegar o positivo 12V depois do fusivel é o ponto de baixo ou o de cima na foto? Tirei na posicao certa.

    Obrigado!

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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Qua 13 Jul - 23:58:59

    chevy250 escreveu:Olá

    Seguem as fotos. O voltimetro digital que vou usar aceita desde 3V até 30V e não precisa ser fonte estabilizada. Assim, basta ligar no proprio positivo do carro.

    Tirei uma foto com a tampinha e outra sem. É a caixa nr 1 (a que fica mais ao fundo).

    Pergunta: para pegar o positivo 12V depois do fusivel é o ponto de baixo ou o de cima na foto? Tirei na posicao certa.

    Obrigado!

    Eu não sei, pois nunca tive opala com essa caixa de fusíveis. Mas é fácil de descobrir. Pegue um multímetro, coloque na escala apropriada para medir 12V DC, retire um dos fusíveis (buzina, por exemplo) e encoste uma das pontas de prova no ponto de baixo onde encaixava esse fusível e a outra ponta de prova em local de bom aterramento da carroceria. Se tiver 12V, então o ponto de cima é o ponto depois do fusível.
    A foto do voltímetro não veio.
    Sobre a foto da caixa de fusíveis, eu pedi que você fotografasse porque pensei que ela poderia estar com os terminais oxidados por zinabre, mas não é o caso. Mas seria uma boa ideia inspecionr o aterramento do acendedor de cigarros, para ver se há oxidação nele. O chicote do painel tem vários aterramentos ali embaixo do painel e também é uma boa ideia dar uma olhada neles.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por Rubão6cc Qui 14 Jul - 0:45:22

    chevy250 escreveu:Olá

    Seguem as fotos. O voltimetro digital que vou usar aceita desde 3V até 30V e não precisa ser fonte estabilizada. Assim, basta ligar no proprio positivo do carro.

    Tirei uma foto com a tampinha e outra sem. É a caixa nr 1 (a que fica mais ao fundo).

    Pergunta: para pegar o positivo 12V depois do fusivel é o ponto de baixo ou o de cima na foto? Tirei na posicao certa.

    Obrigado!

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    Esse seu carro acabou de sair da fábrica? Deu até gosto ver essa caixa de fusíveis...tudo novo e limpo.


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    Mensagem por adpachec Qui 14 Jul - 9:10:59

    Você errou em uma coisa, necessita é um amperímetro também.
    Já vi várias vezes a bateria com o mostrador verdinho (carga), marcando 12 volts na bateria e quando dava partida não ligava, porque faltava carga (corrente).

    Positivo bateria depois da chave de ignicao Voltimetro-amperimetro-digital-100v-10a-dc-som-bateria-carro-21027-MLB20203036235_112014-O

    Um alternador pode mandar tensão de 14 volts, mas e a corrente está boa?
    Peguei semana passada um alternador que mandava 13,8 volts (BOSCH) mas era só ligar alguma coisa e o motor caia a rotação, (mas mantinha os 13,8 volts) o que era, sujeira na conexão do regulador de tensão com a carcaça, foi só lixar e limpar.
    Agora ao ligar não cai a rotação.

    E se multiplicar a tensão do momento pela corrente dá para saber o consumo, se não bater com a média de consumo dos equipamentos ligados no momento então fica claro que tem fuga.

    OKK
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    Mensagem por chevy250 Qui 14 Jul - 12:39:26

    É Adaptech, para usar apenas voltimetro é preciso ter certeza que a medida está sendo fiel ao que está na bateria. Se a bateria é nova, a tensao dará uma boa certeza da qualidade da carga.

    Mas se o voltimetro estiver medindo a saida do regulador e deste para frente estiver com mal contato, ai concordo com voce que poderemos medir 14V e nao ter carga alguma.

    Como para instalar o amperimetro é mais complicado (precisa de shunt e tal) vou verificar a qualidade da conexao do ponto onde vou medir a tensao com a bateria.

    Vou verificar o aterramento do ponto de acendedor de cigarro. Deve ter alguma coisa errada ali. Mas acho que vou tirar a medida da caixa de fusiveis. Dela até a bateria parece estar ok.

    Agradeço a todos os comentários!
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    Mensagem por Paulo Corso Qui 14 Jul - 14:20:38

    Rubão6cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Olá

    Seguem as fotos. O voltimetro digital que vou usar aceita desde 3V até 30V e não precisa ser fonte estabilizada. Assim, basta ligar no proprio positivo do carro.

    Tirei uma foto com a tampinha e outra sem. É a caixa nr 1 (a que fica mais ao fundo).

    Pergunta: para pegar o positivo 12V depois do fusivel é o ponto de baixo ou o de cima na foto? Tirei na posicao certa.

    Obrigado!

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    Esse seu carro acabou de sair da fábrica? Deu até gosto ver essa caixa de fusíveis...tudo novo e limpo.


    Também pensei isso, tudo brilhando e sem poeira, parabéns !!!


    Não tem nenhum pós chave sobrando no comutador de ignição?


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    Mensagem por adpachec Qui 14 Jul - 19:15:20

    chevy250 escreveu:É Adaptech, para usar apenas voltimetro é preciso ter certeza que a medida está sendo fiel ao que está na bateria. Se a bateria é nova, a tensao dará uma boa certeza da qualidade da carga.

    Mas se o voltimetro estiver medindo a saida do regulador e deste para frente estiver com mal contato, ai concordo com voce que poderemos medir 14V e nao ter carga alguma.

    Como para instalar o amperimetro é mais complicado (precisa de shunt e tal) vou verificar a qualidade da conexao do ponto onde vou medir a tensao com a bateria.

    Vou verificar o aterramento do ponto de acendedor de cigarro. Deve ter alguma coisa errada ali. Mas acho que vou tirar a medida da caixa de fusiveis. Dela até a bateria parece estar ok.

    Agradeço a todos os comentários!

    Coloque um diodo zener em série para maior precisão.
    Um 1N5350 – 13v talvez.
    E a cor da led influencia na corrente de consumo, acho que a infra vermelha é a que menos consome e a branca a e maior consumo, então ela (vermelha) pode ficar ligada mesmo com tensão baixa.
    O zener evita isto.

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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por Müller Qui 14 Jul - 20:45:57

    O meu eu liguei no botão do porta malas. E liguei o fio do DIMMER no fio do relógio digital. Funciona certinho! Conforme foi dito a cada consumidor ligado, a voltagem diminui. O meu, com td ligado e alternador original, chega a cair pra 11V......


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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 14 Jul - 21:33:53

    Tópico bacana
    Até sábado acho que consigo colocar pra funcionar o alternador de 100Ah que comprei,porque o original de 42 não tava dando conta não


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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Sex 15 Jul - 0:57:30

    Müller escreveu:O meu eu liguei no botão do porta malas. E liguei o fio do DIMMER no fio do relógio digital. Funciona certinho! Conforme foi dito a cada consumidor ligado, a voltagem diminui. O meu, com td ligado e alternador original, chega a cair pra 11V......

    Evidentemente você não está mais usando o alternador original, está?
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Sex 15 Jul - 0:59:20

    bruno silverstar83 escreveu:Tópico bacana
    Até sábado acho que consigo colocar pra funcionar o alternador de 100Ah que comprei,porque o original de 42 não tava dando conta não

    Infelizmente, temos de nos livrar do alternadores originais por causa desses reguladores de voltagem da marca gauss, ikro, mobiletron... O alternador nunca vai atingir o desempenho que poderia com essas peças de reposição.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por Paulo Corso Sex 15 Jul - 8:50:14

    Bem isso, quando usava o velhinho arno de 65 amp, duas vezes por ano tinha que abri-lo e trocar o regulador e o tridiodo. Troca-lo por um bosch 120 foi a melhor coisa que fiz. Ele segura bem mesmo com todos os acessórios ligados em conjunto.


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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por Müller Sex 15 Jul - 11:16:45

    opala4cc escreveu:
    Müller escreveu:O meu eu liguei no botão do porta malas. E liguei o fio do DIMMER no fio do relógio digital. Funciona certinho! Conforme foi dito a cada consumidor ligado, a voltagem diminui. O meu, com td ligado e alternador original, chega a cair pra 11V......

    Evidentemente você não está mais usando o alternador original, está?

    Sim, anda estou! Mas não descarto a possibilidade de trocar por um moderno. Não o faço pq o Arno dá conta se não for exigido ao máximo. Pelo menos, no voltímetro, indica sempre 13,5-13,9V. Com os consumidores mais comuns ligados (farois, lanternas, luzes de freio, iluminação do painel, rádio), a tensão oscila entre 12,9-13,2V.


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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Sex 15 Jul - 17:21:44

    Ontem fiz umas medições no meu. Realmente tem sempre uma queda de tensão entre a bateria e qualquer ponto interno do carro. No caso medi diretamente na caixa de fusiveis e já observo uma queda.
    Exemplo: carro desligado só na bateria. Com farois baixos acesos, na bateria fica 12.3V e na caixa de fusiveis 12V.
    Achei que poderia ser queda só no conector do acendedor de cigarros, mas nao é.

    Nesse caso nao é aterramento ruim, pois a bateria está bem aterrada e medi diretamente em um ponto da carcaça do carro (positivo na caixa de fusiveis e negativo na carcaça em varios pontos).

    Pelos relatos, parece normal essa queda, então. Fim de semana vou ver onde vou ligar o voltimetro.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Sex 15 Jul - 17:36:14

    chevy250 escreveu:Ontem fiz umas medições no meu. Realmente tem sempre uma queda de tensão entre a bateria e qualquer ponto interno do carro. No caso medi diretamente na caixa de fusiveis e já observo uma queda.
    Exemplo: carro desligado só na bateria. Com farois baixos acesos, na bateria fica 12.3V e na caixa de fusiveis 12V.
    Achei que poderia ser queda só no conector do acendedor de cigarros, mas nao é.

    Nesse caso nao é aterramento ruim, pois a bateria está bem aterrada e medi diretamente em um ponto da carcaça do carro (positivo na caixa de fusiveis e negativo na carcaça em varios pontos).

    Pelos relatos, parece normal essa queda, então. Fim de semana vou ver onde vou ligar o voltimetro.

    Se sua bateria está com 12.3V e assumindo que seu medidor de voltagem está com a pilha em boas condições, sua bateria já está em fim de vida. Não que seja isso o motivo da queda alta de tensão no acendedor de cigarros. Experimente examinar o acendedor de cigarros em si, nos pontos onde chegam o fio positivo e negativo, para ver se estão enferrujados, zinabrados, mal contato, etc... Aliás, meça a voltagem nestes locais (o fio positivo e negativo do acendedor).
    A queda de tensão entre a bateria e qualquer ponto da carroceria se deve, obviamente, à resistência do circuito (Lei de Ohm). A queda é normal, mas via de regra quanto menor, melhor.
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    Mensagem por chevy250 Sex 15 Jul - 21:45:25

    Eu já medi direto na caixa de fusiveis e a queda de uns 0,3 a 1V ocorre também. Vou dar mais uma pesquisada geral. Ainda não entendi direito o caminho da bateria até a caixa de fusiveis (qual as bitolas etc).

    Esses 12,3V é com o carro desligado e com carga (farois e lanternas acesos). Acho que está ok. A bateria é bem nova e está boa (partida bem forte). E já estava alguns dias sem andar.

    Achei um ponto fácil para passar o fio direto da bateria. Vou por um fusivel bem pequeno (1A) junto da bateria para proteção. Dessa forma saberei exatamente qual a tensào da bateria enquanto ando com o carro. Agora com os farois ligados ao meio-dia  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560 Eita paisinho viu...

    Aliás, esqueci de postar (o Adaptech tinha perguntado). O voltimetro que vou usar é o do link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761266554-voltimetro-digital-0-100v-display-vermelho-dc-automotivo-_JM
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    Mensagem por opala4cc Sex 15 Jul - 21:53:32

    chevy250 escreveu:Eu já medi direto na caixa de fusiveis e a queda de uns 0,3 a 1V ocorre também. Vou dar mais uma pesquisada geral. Ainda não entendi direito o caminho da bateria até a caixa de fusiveis (qual as bitolas etc).

    Esses 12,3V é com o carro desligado e com carga (farois e lanternas acesos). Acho que está ok. A bateria é bem nova e está boa (partida bem forte). E já estava alguns dias sem andar.

    Achei um ponto fácil para passar o fio direto da bateria. Vou por um fusivel bem pequeno (1A) junto da bateria para proteção. Dessa forma saberei exatamente qual a tensào da bateria enquanto ando com o carro. Agora com os farois ligados ao meio-dia  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560 Eita paisinho viu...

    Aliás, esqueci de postar (o Adaptech tinha perguntado). O voltimetro que vou usar é o do link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761266554-voltimetro-digital-0-100v-display-vermelho-dc-automotivo-_JM

    Hummm... Acho que você não deveria alimentar esse voltímetro na bateria onde você vai fazer a medição.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 15 Jul - 21:59:17

    Tópico muito bom!


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    Mensagem por chevy250 Sex 15 Jul - 22:26:19

    opala4cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Eu já medi direto na caixa de fusiveis e a queda de uns 0,3 a 1V ocorre também. Vou dar mais uma pesquisada geral. Ainda não entendi direito o caminho da bateria até a caixa de fusiveis (qual as bitolas etc).

    Esses 12,3V é com o carro desligado e com carga (farois e lanternas acesos). Acho que está ok. A bateria é bem nova e está boa (partida bem forte). E já estava alguns dias sem andar.

    Achei um ponto fácil para passar o fio direto da bateria. Vou por um fusivel bem pequeno (1A) junto da bateria para proteção. Dessa forma saberei exatamente qual a tensào da bateria enquanto ando com o carro. Agora com os farois ligados ao meio-dia  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560 Eita paisinho viu...

    Aliás, esqueci de postar (o Adaptech tinha perguntado). O voltimetro que vou usar é o do link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761266554-voltimetro-digital-0-100v-display-vermelho-dc-automotivo-_JM

    Hummm... Acho que você não deveria alimentar esse voltímetro na bateria onde você vai fazer a medição.

    Ué, alguma razão para não usar?
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    Mensagem por opala4cc Sex 15 Jul - 23:13:40

    chevy250 escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Hummm... Acho que você não deveria alimentar esse voltímetro na bateria onde você vai fazer a medição.

    Ué, alguma razão para não usar?

    Costuma dar um erro significativo na leitura em relação ao valor verdadeiro. Mas como é um voltímetro barato, compre e use um multímetro de baixo custo na grandeza de V DC na escala apropriada e compare os valores. De repente, dá certo.
    Tem um modelo de voltímetro IGUAL a esse, só que com 4 fios, sendo que dois fios são para alimentação e os outros dois para medição.
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    Mensagem por chevy250 Sáb 16 Jul - 6:33:49

    Entendi. Bom, eu usei um modelo similar numa fonte que montei para bancada e ficou legal. Vamos ver a hora que chegar. Vou aferir antes de instalar com um multimetro preciso e posto aqui.

    Abs!
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    Mensagem por adpachec Sáb 16 Jul - 11:40:07

    opala4cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Eu já medi direto na caixa de fusiveis e a queda de uns 0,3 a 1V ocorre também. Vou dar mais uma pesquisada geral. Ainda não entendi direito o caminho da bateria até a caixa de fusiveis (qual as bitolas etc).

    Esses 12,3V é com o carro desligado e com carga (farois e lanternas acesos). Acho que está ok. A bateria é bem nova e está boa (partida bem forte). E já estava alguns dias sem andar.

    Achei um ponto fácil para passar o fio direto da bateria. Vou por um fusivel bem pequeno (1A) junto da bateria para proteção. Dessa forma saberei exatamente qual a tensào da bateria enquanto ando com o carro. Agora com os farois ligados ao meio-dia  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560  Positivo bateria depois da chave de ignicao 77560 Eita paisinho viu...

    Aliás, esqueci de postar (o Adaptech tinha perguntado). O voltimetro que vou usar é o do link abaixo:

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    Hummm... Acho que você não deveria alimentar esse voltímetro na bateria onde você vai fazer a medição.

    Concordo, a alimentação pode ser no painel, a alimentação para medição tem que ser perto da fonte geradora (bateria ou alternador).

    Positivo bateria depois da chave de ignicao Voltimetro-digital-0-100v-display-vermelho-dc-automotivo-438021-MLB20693060922_042016-O

    Gostei do medidor, é bem compacto.

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    Mensagem por chevy250 Dom 17 Jul - 9:43:04

    @opala4cc

    Lembrei de um caso, onde eu media a tensão de um Galaxie 79 e o voltimetro digital ficava doidão. Pode ter sido o caso em que observou a leitura incorreta.

    A questão era interferência da ignição. Nesses casos, foi preciso colocar um filtro passa-baixa - Coloquei um resistor e um capacitor e, ai sim, deu para medir a tensão certinho. Inclusive, nos carros com platinado, essa interferencia deve ser bem maior dos que os que usam ignição eletronica.

    Bateria (+)-------[Resistor 1Kohm]-------[(+)Capacitor 10uF(-)]------Bateria (-)

    Medir a tensão no capacitor - negativo na bateria e positivo no (+) do capacitor.
    Atentar para a polaridade do capacitor (usar um modelo para 25V ou mais).
    Resistor pode ser o menor do mercado (1/4W).
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    Mensagem por adpachec Dom 17 Jul - 12:58:47

    opala4cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Ontem fiz umas medições no meu. Realmente tem sempre uma queda de tensão entre a bateria e qualquer ponto interno do carro. No caso medi diretamente na caixa de fusiveis e já observo uma queda.
    Exemplo: carro desligado só na bateria. Com farois baixos acesos, na bateria fica 12.3V e na caixa de fusiveis 12V.
    Achei que poderia ser queda só no conector do acendedor de cigarros, mas nao é.

    Nesse caso nao é aterramento ruim, pois a bateria está bem aterrada e medi diretamente em um ponto da carcaça do carro (positivo na caixa de fusiveis e negativo na carcaça em varios pontos).

    Pelos relatos, parece normal essa queda, então. Fim de semana vou ver onde vou ligar o voltimetro.

    Se sua bateria está com 12.3V e assumindo que seu medidor de voltagem está com a pilha em boas condições, sua bateria já está em fim de vida. Não que seja isso o motivo da queda alta de tensão no acendedor de cigarros. Experimente examinar o acendedor de cigarros em si, nos pontos onde chegam o fio positivo e negativo, para ver se estão enferrujados, zinabrados, mal contato, etc... Aliás, meça a voltagem nestes locais (o fio positivo e negativo do acendedor).
    A queda de tensão entre a bateria e qualquer ponto da carroceria se deve, obviamente, à resistência do circuito (Lei de Ohm). A queda é normal, mas via de regra quanto menor, melhor.

    Quando a queda de tensão é normal, mesmo desligando uma parte do circuito, pode se criar um falso terra por causa dos componentes neles, principalmente lâmpadas ou circuitos de bobinas que podem puxar carga, alarmes e relógio, ou até a luz do som que fica acesa ao desligar.
    Se me lembro bem em instalações elétricas pedem para não ligar nada na fiação do chuveiro a menos de 1,5 metros da conexão do chuveiro (uma lâmpada por exemplo) porque a eletricidade entende que a lâmpada faz parte do chuveiro e acaba queimando com frequência.

    Quanto ao multímetro ficar louco é devido a isolação dos cabos de velas ou por não serem supressivos.
    Podem interferir no som ou em componentes digitais.

    Multímetros também podem apresentar margem de erro (eu tenho 04, dois domésticos e dois industriais) e eles apresentam diferenças de leitura entre eles.
    A margem de erro é de 5% sendo que quanto maior a tensão maior a margem de erro se o multímetro estiver regulado errado.
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    Mensagem por opalacisco Dom 17 Jul - 21:03:30

    O meu peguei o + da posiçao "Limpador de para brisas", pois aii só vem 12 depois de ligar a chave, e se não me engano peguei na parte de cima da caixa de fusível, mas isso vc testa fácil com lâmpada de teste ou multimetro
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    Mensagem por gilmareu Seg 18 Jul - 9:33:09

    chevy250 escreveu:É Adaptech, para usar apenas voltimetro é preciso ter certeza que a medida está sendo fiel ao que está na bateria. Se a bateria é nova, a tensao dará uma boa certeza da qualidade da carga.

    Mas se o voltimetro estiver medindo a saida do regulador e deste para frente estiver com mal contato, ai concordo com voce que poderemos medir 14V e nao ter carga alguma.

    Como para instalar o amperimetro é mais complicado (precisa de shunt e tal) vou verificar a qualidade da conexao do ponto onde vou medir a tensao com a bateria.

    Vou verificar o aterramento do ponto de acendedor de cigarro. Deve ter alguma coisa errada ali. Mas acho que vou tirar a medida da caixa de fusiveis. Dela até a bateria parece estar ok.

    Agradeço a todos os comentários!

    O meu também dá uma baita queda ali no acendedor de cigarros, tipo marcando 13,5 no multímetro direto da bateria e marcando 12 no acendedor, com painel e AC ligados.

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    Mensagem por opala4cc Seg 18 Jul - 10:37:41

    gilmareu escreveu:
    chevy250 escreveu:É Adaptech, para usar apenas voltimetro é preciso ter certeza que a medida está sendo fiel ao que está na bateria. Se a bateria é nova, a tensao dará uma boa certeza da qualidade da carga.

    Mas se o voltimetro estiver medindo a saida do regulador e deste para frente estiver com mal contato, ai concordo com voce que poderemos medir 14V e nao ter carga alguma.

    Como para instalar o amperimetro é mais complicado (precisa de shunt e tal) vou verificar a qualidade da conexao do ponto onde vou medir a tensao com a bateria.

    Vou verificar o aterramento do ponto de acendedor de cigarro. Deve ter alguma coisa errada ali. Mas acho que vou tirar a medida da caixa de fusiveis. Dela até a bateria parece estar ok.

    Agradeço a todos os comentários!

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    Se vocês estão pegando a voltagem no acendedor de cigarros usando os terminais internos do acendedor, existe a possibilidade de oxidação nos terminais internos do acendedor. Tem que ver nos terminais externos, por dentro do painel.
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    Mensagem por Ayres@opala Qui 21 Jul - 13:29:27

    Já fiquei empenhado, até descobrir que tinha um pós-chave depois do limpador de para-brisa. É muito perigoso se for usado no funcionamento do carro, parte o fusível, desliga o carro.
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    Mensagem por opala4cc Qui 21 Jul - 13:45:08

    Ayres@opala escreveu:Já fiquei empenhado, até descobrir que tinha um pós-chave depois do limpador de para-brisa. É muito perigoso se for usado no funcionamento do carro, parte o fusível, desliga o carro.

    Bem, é imprescindível saber o consumo de corrente do dispositivo que será adicionado à elétrica do carro, bem como o consumo de corrente prévio na linha onde está o fusível em que será adicionado o tal dispositivo elétrico. Precisa haver uma margem de segurança entre a corrente de rompimento do fusível e o consumo máximo somado dos dispositivos ali ligados.
    O voltímetro que o colega quer ligar tem baixíssimo consumo de corrente.
    Mas é possível, por exemplo, instalar um alarme sonoro de fusível queimado para os fusíveis essenciais ao funcionamento do carro:
    Positivo bateria depois da chave de ignicao Spdlb8

    Obs.: esse diagrama não é meu. Eu peguei na internet.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qui 21 Jul - 19:39:33

    Olá!

    Bom, chegou o voltimetro. Fiz algumas medidas comparativas, vejam como foram nas fotos.
    A corrente consumida é bem pequena, 10mA.
    Para avaliar carga da bateria está perfeito para mim (e por R$14,00).

    Fim de semana vou instalar. Já puxei um fio direto da bateria com um fusivel de 0.5A lá já no borne da bateria. Assim qualquer curto para frente, já pára lá na bateria.

    Positivo bateria depois da chave de ignicao 5V_zps6f7oadup
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 6V_zps50q8zing
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 10V_zpsksaczrth
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 12V_zpsclbjlehf
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 14.4V_zps8gsmevjn
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Qui 21 Jul - 20:14:00

    chevy250 escreveu:Olá!

    Bom, chegou o voltimetro. Fiz algumas medidas comparativas, vejam como foram nas fotos.
    A corrente consumida é bem pequena, 10mA.
    Para avaliar carga da bateria está perfeito para mim (e por R$14,00).

    Fim de semana vou instalar. Já puxei um fio direto da bateria com um fusivel de 0.5A lá já no borne da bateria. Assim qualquer curto para frente, já pára lá na bateria.

    Positivo bateria depois da chave de ignicao 5V_zps6f7oadup
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 6V_zps50q8zing
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 10V_zpsksaczrth
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 12V_zpsclbjlehf
    Positivo bateria depois da chave de ignicao 14.4V_zps8gsmevjn

    Olha, as fotos que interessam para a aplicação que você quer são unicamente as que ficam lá pela faixa dos 10 aos 15V. As outras são inócuas. Eu achei o erro significativo. Gostaria que pelo menos a primeira casa decimal depois da vírgula coincidisse nos dois aparelhos, ou seja, tomando como valor verdadeiro o que acusa o multímetro, a diferença dos valores não passasse dos 0,1V. Veja que a diferença entre uma bateria boa e uma bateria descarregada é de apenas 0,6 volts. E a diferença entre um alternador com bom desempenho e sem desempenho satisfatório é coisa de um intervalo de apenas 1,3V (de 13,1V a 14,5 na melhor das hipósteses, variando os limites de acordo com o consumo de corrente).
    Dá pra saber se o alternador está ou não carregando... Mas pode ser que essa diferença de medição entre os aparelhos aumente quando você ligar esse voltímetro na bateria e o motor estiver funcionando. Refaça a medição comparativa entre o multímetro e o voltímetro quando você ligar ambos no carro e poste o resultado para nós.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Qui 21 Jul - 20:27:33

    Ok! Vou medir no carro e depois posto de volta. A intençao é avaliar a carga mesmo.
    Nesse caso o erro nao pode ser menor que 0.1V pois só há um dígito depois da virgula.
    Para mim já está bom.

    Mas se houver a diferença no carro, certamente será por ruido e ai eu já vou colocar um filtro RC de forma a ficar certo. Vamos ver como fica na caranga Smile
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Qui 21 Jul - 22:04:49

    chevy250 escreveu:Ok! Vou medir no carro e depois posto de volta. A intençao é avaliar a carga mesmo.
    Nesse caso o erro nao pode ser menor que 0.1V pois só há um dígito depois da virgula.
    Para mim já está bom.

    Mas se houver a diferença no carro, certamente será por ruido e ai eu já vou colocar um filtro RC de forma a ficar certo. Vamos ver como fica na caranga Smile

    Pois é exatamente pelo fato de que o voltímetro só tem uma casa decimal depois da vírgula é que eu gostaria de ver essa casa decimal após a vírgula coincidir com a do multímetro. Enquanto que o multímetro está em uma escala de 20VDC, o voltímetro que você comprou está em uma escala de 100VDC. É por isso que existe boa chance de que esse multímetro esteja mais próximo do valor verdadeiro de voltagem.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Sáb 23 Jul - 18:25:49

    Olá,

    Foi bom insistir em comparar já no carro. Inicialmente as medidas não batiam, pois estava usando um negativo de dentro do carro (um qualquer que peguei). A questão era o terra. Tive que puxar um negativo direto da bateria para o voltimetro também.
    Uma vez com o positivo (com fusivel) e o negativo direto da bateria ai as medidas ficaram exatas com o multimetro - dentro de +/- 0.1V, que é a precisao do voltimetro comprado. Instalei um filtro RC já para evitar qualquer problema.

    Vou monitorar a partir de agora, pois acho que deve ter algum problema de terra do alternador para a bateria. Tem momentos em que dá 14.4V (logo quando liguei o carro, ainda frio em uns 1500RPM) e outros em que fica entre 13 e 14V. Um dos problemas já era a chave geral - o contato não tava tão bom assim. Dei uma melhorada nele.

    Depois de quente com farol e ventoinha ligados não passa de 13V (acima de 1000RPM). Sem nada ligado, ai vai para uns 13.7V. Meu alternador ainda é o Arno (acho que original).

    Agora se deixar em marcha lenta (600RPM) com farol e ventoinha, começa a usar a bateria, pois a tensão cai para uns 12.3V. Acelerando até uns 1000RPM ai vai para 13V.

    Obrigado pelas contribuições de todos!!

    Positivo bateria depois da chave de ignicao Instalado_12.5V_zpsae2cdj7q
    Positivo bateria depois da chave de ignicao Instalado_12.8V_zpshm2m7ob2
    Positivo bateria depois da chave de ignicao Instalado_13.9V_zpsoxrq3qya
    Positivo bateria depois da chave de ignicao Instalado_14.4V_zpsbwdyzgkd
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Sáb 23 Jul - 23:57:07

    chevy250 escreveu:Olá,

    Foi bom insistir em comparar já no carro. Inicialmente as medidas não batiam, pois estava usando um negativo de dentro do carro (um qualquer que peguei). A questão era o terra. Tive que puxar um negativo direto da bateria para o voltimetro também.
    Uma vez com o positivo (com fusivel) e o negativo direto da bateria ai as medidas ficaram exatas com o multimetro - dentro de +/- 0.1V, que é a precisao do voltimetro comprado. Instalei um filtro RC já para evitar qualquer problema.

    Vou monitorar a partir de agora, pois acho que deve ter algum problema de terra do alternador para a bateria. Tem momentos em que dá 14.4V (logo quando liguei o carro, ainda frio em uns 1500RPM) e outros em que fica entre 13 e 14V. Um dos problemas já era a chave geral - o contato não tava tão bom assim. Dei uma melhorada nele.

    Depois de quente com farol e ventoinha ligados não passa de 13V (acima de 1000RPM). Sem nada ligado, ai vai para uns 13.7V. Meu alternador ainda é o Arno (acho que original).

    Agora se deixar em marcha lenta (600RPM) com farol e ventoinha, começa a usar a bateria, pois a tensão cai para uns 12.3V. Acelerando até uns 1000RPM ai vai para 13V.

    Obrigado pelas contribuições de todos!!

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    Troque o alternador imediatamente. Não está satisfatório seu rendimento.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Dom 24 Jul - 10:11:01

    Hoje sai com o Opalao e confirmei. Com o carro frio, ele crava nos 14.4V. Conforme vai esquentando vai ficando entre 13V e 13.7V dependendo da carga. E fica assim enquanto estiver quente.

    Medi a tensao diretamente no alternador e ela fica apenas um pouco acima da bateria.
    Por exemplo, bateria com 13.3V e o alternador com 13.5V. Uma pequena queda de tensão.
    Mas de qualquer forma, não tá como deveria.

    Trocar alternador só com adaptação né?
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Dom 24 Jul - 10:28:44

    chevy250 escreveu:Hoje sai com o Opalao e confirmei. Com o carro frio, ele crava nos 14.4V. Conforme vai esquentando vai ficando entre 13V e 13.7V dependendo da carga. E fica assim enquanto estiver quente.

    Medi a tensao diretamente no alternador e ela fica apenas um pouco acima da bateria.
    Por exemplo, bateria com 13.3V e o alternador com 13.5V. Uma pequena queda de tensão.
    Mas de qualquer forma, não tá como deveria.

    Trocar alternador só com adaptação né?

    É. Mas como você tem um 6 cilindros, fica fácil escolher um. A adaptação não costuma ser difícil.
    Existe um alternador de chevette de 85A que é igual externamente ao do opala, mas acredito que deva sofrer dos mesmos problemas de desempenho do alternador do opala, pois os reguladores de voltagem do mercado paralelo são um lixo.
    Já essa pequena queda de tensão entre o alternador e a bateria é normal.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por adpachec Dom 24 Jul - 17:53:21

    Toda bateria possui uma resistência interna e a temperatura influi na condutividade, quanto mais fria (por causa do tempo ou com o carro que ficou parado), a resistência interna sobe a tensão nos terminais.
    Aquecendo ela (seja pela corrente circulante ou pelo calor do motor) a resistência interna cai e a tensão nos polos também.

    "A temperatura também afeta a resistência interna da bateria. A resistência interna de uma bateria de Lítio-íon, por exemplo, mede 50 m? a 25 °C (77°F). Se a temperatura aumenta, a resistência interna diminui. A 40°C (104°C), a resistência interna cai para aproximadamente 43 m? e a 60°C (140°F) para 40 m?. Embora a bateria funcione melhor quando exposta ao calor, a exposição prolongada a elevadas temperaturas é perigosa".

    http://www.sta-eletronica.com.br/artigos/como-e-medida-a-resistencia-interna-da-bateria


    Positivo bateria depois da chave de ignicao 207

    13.5 volts em um alternador original do opala está normal, menos que isto não.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por chevy250 Dom 24 Jul - 21:39:02

    Bom, entao tá na média considerando o tipo do alternador (Arno).
    Com o voltimetro funcionando corretamente agora consigo observar pelo menos.
    Antes ficava na duvida se realmente estava carregando a bateria ou nao.

    Hoje andei na estrada com farol acesso (durante o dia Positivo bateria depois da chave de ignicao 787251 ) e o voltimetro sempre indicou acima de 13.5V, entao garanto que não tá consumindo corrente da bateria.

    Só fica critico em marcha-lenta com farol e ventoinha ligados. Mas ai tudo bem.
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    Mensagem por gilmareu Seg 25 Jul - 12:43:51

    Acho eu q passando de 13v já esteja ok.

    Tenho tb um Fluence, lá tb é assim, quando liga marca 14.5, passa um tempo e crava 13.5.

    No Opala, no.volyimetro de acendedor marca errado, mas qdo liga e 14.4 e depois cai para casa dos 13.

    Mas eu quero por um direto da bateria
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    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 25 Jul - 21:31:07

    Instalei esse fim de semana o alternador do corsa,ficou bem melhor,só não pude medir a amperagem ainda,mas já mostrou que já é melhor que o original




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    Mensagem por gilmareu Ter 26 Jul - 7:48:53

    bruno silverstar83 escreveu:Instalei esse fim de semana o alternador do corsa,ficou bem melhor,só não pude medir a amperagem ainda,mas já mostrou que já é melhor que o original



    Aí é show, aqueles Arnos antigos podiam dar conta do recado na época deles, mas as peças de reposição de gauss e ikro não prestam e deixa o velho arno mais fraco e sempre deixando a gente na mão.

    O legal deste alternador que vc colocou é que ele tem um tamanho igual do original.
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    Positivo bateria depois da chave de ignicao Empty Re: Positivo bateria depois da chave de ignicao

    Mensagem por opala4cc Ter 26 Jul - 8:57:25

    gilmareu escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Instalei esse fim de semana o alternador do corsa,ficou bem melhor,só não pude medir a amperagem ainda,mas já mostrou que já é melhor que o original



    Aí é show, aqueles Arnos antigos podiam dar conta do recado na época deles, mas as peças de reposição de gauss e ikro não prestam e deixa o velho arno mais fraco e sempre deixando a gente na mão.

    O legal deste alternador que vc colocou é que ele tem um tamanho igual do original.

    É. O problema é que os alternadores VALEO tem peças mais caras do que os BOSCH, em geral. E é mais difícil de achar as peças VALEO originais do que as bosch originais.
    Já sabe: quando este alternador precisar de troca do regulador, retificador ou qualquer outra coisa interna, ou você põe peça de reposição da Ikro, mobiletron, gauss ou então considere mais uma vez a troca de todo o alternador.
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    Mensagem por adpachec Ter 26 Jul - 19:06:21

    Eu uso um BOSCH pescoçudo, só precisei fazer o suporte inferior novo para levar ele mais para trás.
    Já faz uns dois anos de uso.

    Positivo bateria depois da chave de ignicao Alternador-gol-parati-saveiro-pampa-versailes-santana-55a-ap-13388-MLB20076474087_042014-F

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771692857-alternador-gol-parati-saveiro-pampa-versailes-santana-55a-ap-_JM

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