por chevy250 Sáb 23 Jul - 18:25:49
Olá,
Foi bom insistir em comparar já no carro. Inicialmente as medidas não batiam, pois estava usando um negativo de dentro do carro (um qualquer que peguei). A questão era o terra. Tive que puxar um negativo direto da bateria para o voltimetro também.
Uma vez com o positivo (com fusivel) e o negativo direto da bateria ai as medidas ficaram exatas com o multimetro - dentro de +/- 0.1V, que é a precisao do voltimetro comprado. Instalei um filtro RC já para evitar qualquer problema.
Vou monitorar a partir de agora, pois acho que deve ter algum problema de terra do alternador para a bateria. Tem momentos em que dá 14.4V (logo quando liguei o carro, ainda frio em uns 1500RPM) e outros em que fica entre 13 e 14V. Um dos problemas já era a chave geral - o contato não tava tão bom assim. Dei uma melhorada nele.
Depois de quente com farol e ventoinha ligados não passa de 13V (acima de 1000RPM). Sem nada ligado, ai vai para uns 13.7V. Meu alternador ainda é o Arno (acho que original).
Agora se deixar em marcha lenta (600RPM) com farol e ventoinha, começa a usar a bateria, pois a tensão cai para uns 12.3V. Acelerando até uns 1000RPM ai vai para 13V.
Obrigado pelas contribuições de todos!!
Hoje à(s) 22:30:49 por lucas krause
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Hoje à(s) 17:25:56 por Goettens
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ontem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» numeração de segurança opala 71
Ontem à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Ontem à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Ontem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Ontem à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc