Fechei meu motor com algumas modificacoes, e muita gente anda me perguntando "E o consumo?" "Ficou muito incivilizado?" "Recomenda pra levar a filha no balé?". Entao resolvi montar o topico, a titulo de curiosidade de todos.
Configuração do Motor:
Como era:
Motor original Alcool, com 446, e muitos KM Rodados
Como ficou:
Comando 278 x 278 109ºLob
Cabecote trabalhado: Dutos polidos, câmaras de combustão equalizadas, valvulas blazer.
Taxa: 10.9
Caburador: Holley 600cfm a vacuo + Coletor Engine.
Polia damper com chaveta dupla.
Bomba Oleo: High Volume Sealed Power
Escape 6x2
Embreagem original Sachs
Ignicao original, no futuro vou colocar modulo MSD.
Alternador Meriva: 90amp
Cambio e diferencial original ainda. Tenho um dana mas ainda nao coloquei.
Bom o que eu percebi com esta configuracao:
* O carro embaralha quase 0, creio eu por causa do Lob alto, e tambem por causa da quadrijet, que trabalha mais magra que uma weber 40. Quando digo nada, é quase nada mesmo. Bem imperceptível.
* ate os 2000 rpm, o carro nao tem forca, ele vai, mas falta algo. Quando passa dos 2000rpm, que entra a faixa de potencia do comando, parece que abre o turbo, e quando atinge seus 4000 rpm +/-, que abre o segundo estagio da quadrijet, é outra patada no banco, muito ignorante mesmo.
* por conta da forca a mais nao estou abusando muito, afinal ainda estou com pneus 195/70R14 e cambio e difa original, entao se acelerou um pouco a mais na curva, ele sai mesmo, canta pneu, canta pneu na troca de marcha. Ja esta no projeto arrumar isso.
* Consumo: Bom se vc esta pensando em usar o carro no uso diario, esqueca, compre um 1.0. Media 3-4km andando encostando o pé no acelerador na cidade. Chegou a fazer 6.2km/l na estrada. Mas se acelerar muito, abrindo o segundo estagio inclusive, pode considerar metade desse consumo ai, facil. Isso rodando na gasolina.
* Barulho: Poucas pessoas ou quase ninguem comenta isso, mas o carro com cabecote trabalhado, taxado, e comando mais alto, o ronco fica muito mais alto. Nao mudei nada no escapamento, e o ronco diria que ficou uns 50-60% mais alto. Ficou bem gostoso, mas dependendo de quem ta junto no carro ja viu né.
* Forca: parece que tirei meu motor e coloquei outro, e o que meu motor original andava de pe em baixo, esse motor tem de forca encostando 20% do acelerador.
Consideracoes finais: Gostei muiiiito do carro, do jeito que eu queria. Mas é um investimento bem alto, mais de 10k em pecas / retifica / mao de obra, consumo do seu carro vai aumentar bem, e com a holley, eu diria que vc engana, se passando por um carro original. Eu ando nele todo dia, se andar de boa, o consumo é aceitavel, da sim para ir ao mercado, levar filha no balé, é bem civilizado. E o motor esta novo, amaciando, creio que o consumo vai melhorar um pouco quando passar dos 1000km.
Eu montei o carro na WOT com o Arthur em SP. Uma pequena demonstracao de como ficou:
https://www.youtube.com/watch?v=teEnKTu1zVI
Bom, acho que é isso. Espero que gostem.
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM