No meu 4cc gasolina tô usando uma 446 mexida.
Coloquei as canetas (tubo misturador) do dodge (dodge=70x5, opala=52x5).
Os giclês principais diminuí de 26 para 24.
O giclê suplementar de máxima (o que é 26 com válvula e fica no fundo da cuba) eu isolei com estanho, pois a válvula de vácuo que fica na tampa do bura não funciona corretamente e fica dando excesso o tempo todo.
Pra compensar esse empobrecimento da mistura, puxei do tanque a mangueira do suspiro pra poder queimar os vapores de gasolina do tanque. Ainda falta jogar o retorno da bomba de combustível (desborbulhador).
Ele tá fazendo uma média de 7km/l (faço as contas completando o tanque. No primeiro reabastecimento deu 6,6 km/h. Não contente, alterei a trava do pistão de rápida fazendo com que ao acelerar a injeção de combustível fosse menor, pois para tal a mistura estava muito rica e também coloquei um "tubo venturi" ( +- isso aqui http://laplace.us.es/wiki/images/thumb/4/4a/Tubo_venturi.png/350px-Tubo_venturi.png) na boca do carburador para melhorar a emulsificação da mistura (Gasolina "liquida" não explode, mas sim os vapores). Na segunda reabastecida ele fez 7,8km/l).
Realizei também o que muitos conhecem como "blue print", que é retirar as imperfeições das paredes internas das peças para melhorar o fluxo de ar evitando micro turbulências.
Também retirei a borboleta do afogador (no motor a gasolina isso é perfeitamente aceitável) para aumentar o fluxo de ar, ainda que a olhos nus isso pareça coisa de louco... e é!
O carro ainda está meio preguiçoso, mas o consumo melhorou. Depois que instalar o desborbulhador e jogar o retorno do combustível no tanque, os vapores produzidos lá e trazidos pela mangueira serão maiores e com isso espero enriquecer um pouco mais a mistura deixando o carro mais esperto.
Na minha opinião:
Prós do 446 -
- Alimenta bem o motor, com melhor fluxo de ar
Contras -
- não se tem possibilidades de muitos ajustes (corretores/giclês de ar fixos, difusores são fixos.
- O acesso aos giclês principais só é possível retirando o carburador do coletor.
E o maior contra de todos:- A válvula de agulha (responsável por permitir a passagem de combustível para dentro da cuba) constantemente apresenta defeito e isso faz com que a cuba ultrapasse o limite da bóia e então a gasolina é derramada na boca do carburador gerando excesso e afogando o carro.
Já troquei várias agulhas e duram em torno de 6 meses. Tando a com ponta de viton (borrachinha) quanto a com ponta de metal, mas estou testando uma alteração (gambiarra) nessa válvula e se funcionar vou patentear hahahaha.
Dica para melhorar o consumo e desempenho sem gastar quase nada (do it your self!):- Limpe os eletrodos das velas com uma lixa 420.
- Limpe os terminais da tampa do distribuidor com uma lixa 420.
- Se for o caso, limpe os contatos do platinado com uma lixa 420.
- Reajuste o ponto de ignição.
- Verifique se o avanço a vácuo do distribuidor está funcionando corretamente.
- Se tiver culhões hehe retire as tampas de válvulas, confira e reajuste-as se for o caso.
Dica para melhorar gastando um pouco...
- Verifique a bobina e se possível troque-a por uma de 50.000Volts ou maior.
- Se for o caso, troque a ignição de platinado por uma ignição eletrônica ou ao menos uma ignição eletrônica assistida (tem vários, mas aqui vai um confiável: http://tonella.com.br/site/tonella/3101/c10j0001/160305/0001a.pdf)
Espero ter agregado algo ao tema e se falei alguma bobagem, por favor me corrijam.
Abraços!
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