por Marcos Adriano Sex 11 Ago - 12:46:12
se fosse o trambulador deveria ser um problema de engate independente de estar reduzindo ou subindo marcha não seria?
entao...ai vc tem q pensar no "caminho" e na "força aplicada" para tal manobra com a alavanca....pensa bem:
estando em primeira a alavanca esta la na frente...ao puxar a segunda vc move ela APENAS pra traz.....o engate é quase certo...
na reduzida suponhamos q estaja em terceira...vc puxa UMA PRA TRAZ uma PARA O LADO ESQUERDO e mais uma PRA TRAZ
essa puxada para a ESQUERDA se o seu trambulador estiver com o desgaste acima relatado no video e nas fotos muito provavelmente vai impedir o engate imediato.
porem acredito q seu problema nao é esse.....só comentei pra explicar pra vc...
seu problema deve ser o sincronizado da engrenagem de 2° marcha.
trocar o oleo é bom sim...vale a pena...sao apenas 2 e pouco......porem o oleo ruim implicaria no problema de todas as outras marchas.
o grande problema da reduzida é q:
na subida da troca de marchas (de 1ª pra 2ª....de 2ª pra 3ª e etc) o anel sincronizado tem o papel de frear a engrenagem na hora do engate de modo q a engrenagem fique na mesma faixa de rotacao q esta a luva (q por sua vez gira na mesma velocidade do carda)...e isso é um papel q ele cumpre muito bem.
na reduzida da troca de marchas (de 3ª pra 2ª....de 2ª pra 1ª e etc) o anel sincronizado tem o papel de ACELERAR a engrenagem na hora do engate...de modo q a engrenagem fique na mesma faixa de giro q esta a luva (q por sua vez gira na mesma velocidade do carda e justamente por isso ela vai estar numa faixa de giro muito mais alta q o engrenagem) e esse papel ele nao tem tanta eficiencia.....se ele estiver no fim da sua vida util piora a situacao.....por isso se vc tirar o pe da embreagem ajuda pois o eixo piloto vai girar o conjunto interno e tbem a engrenagem da 2ª e da uma auxiliada no sincronizado na hora de acelerar o giro dela...
Hoje à(s) 18:42:37 por juanopaleiro
» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Hoje à(s) 18:22:31 por Goettens
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Hoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Hoje à(s) 9:55:47 por lucas krause
» numeração de segurança opala 71
Hoje à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Hoje à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Hoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Hoje à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc