Antes, me desculpe se há um tópico que fale sobre isso, mas pesquisar sobre motor aparece de tudo, e muito mesmo.
Quero retirar o motor da minha Caravan "16" pra trocar a junta do cárter, e desamassá-lo tb. e aproveitar e checar vedação da gaxeta, dentre outras coisitas que precisem ser reparadas. Mas o principal é caçar vazamentos no motor (a parte de cima já resolvi, mas li em outros tópicos que o cárter, só retirando motor ou o agregado).
Minha dúvida é o que é melhor, mais fácil (ou menos difícil)... retirar só o motor ou tirar motor+câmbio juntos?
Tenho Girafa pro o trampo, bastante ferramental, e é mais do que provável que terei q fazer sozinho. Tenho algum conhecimento de mecânica tb.
Meu medo é apanhar pra depois encaixar o eixo-piloto, sempre ouço que além de ser uma desgraceira de acertar, pode entortar alguma coisa.
Mas imagino que retirar o câmbio também tem seus prós e contras.
E outra: tem pontos próprios de suporte/apoio pra erguer o motor? melhor cinta, corrente? tenho ambos.
Ah, é um 4cc 5 marchas. Creio eu que é original. Era de uma família que não era ligada em modificações. E muito menos em manutenções, pelo jeito...
Aliás, quanto pesa mais ou menos o motor? Li em algum lugar que ronda os 200kgs... procede?
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