por Ivo Filho Sáb 5 maio - 16:21:43
charlesonline escreveu: Galera, estou com um problema.
Estava desmontando a caixa de câmbio, mas não consegui retirar, parece que tem algo nas engrenagens segurando..
Estou retirando pq ela quebrou (acho) havia travado a ré, então dei umas marteladas e então a 3ª e 4ª ficaram soltas, como se estivessem se soltado das engranagens.
É um opala comodoro de 1980 caixa de 4 marchas varetado..
Gostaria de um passo a passo com imagens, se houver um link ou outro tópico por favor me ajudem, procurei por algo e não achei..
vlw galera obrigado
fera, ta ai uma tarefa cruel se não tiver muita atenção.
O cambio so desmonta de vc puxar todo o cunjunto de uma vez, não sai se puxar só o eixo primario ou o secundario.
Na entrenagem da ré tem um anél de trava, veja se ele nao está no lugara ainda.
ao redor do rolamento vc vai ver uma meia lua e dentro da meia luva vai ter uma especie de arame em forma de gancho. É a trava do rolamento, use um alicate de bico fino, a trava tem de abrir, ou seja vc aperta o gancho e repare se o anel esta abrindo ou encolhendo. quando sentir que abriu vc puxa tudo pela frente, da para puxar so o eixo segundario uns 5 mm que é o suficiente para soltar o rolamento da carcaça, ai vc faz o mesmo no rolamento do eixo primario, quando tambem estiver solto da trava, puxe todo o conjunto interno de uma vez, tudo junto.
Notas importantes: se for abrir o cambio em uma bancada tenha sempre um papelao grande no chao caso alguma engrenagem venha a cair nao bater no chao ou piso, se cair da altura de uma mesa ja é o suficiente para quebrar um dente ou lascar.
Segundo: marque exatamente de onde vc tirou os parafusos, eles tem de voltar exatamente no mesmo furo que sairam, pois tem parafuso normal e parafuso guia...se montar o parafuso guia num furo de parafuso normal VAI QUEBRAR A CARCAÇA DO CAMBIO.
é isso
Hoje à(s) 16:37:39 por bybecker
» Coxim do motor
Hoje à(s) 16:11:16 por opala4cc
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 15:33:29 por opala4cc
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.