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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por gilmareu em Qui 12 Abr - 15:55:30

Vi um vídeo no Youtube de um opaleiro mecânico do Paraná.

Ele desenvolveu esta chapa para reforçar a longarina, mas sinceramente não sei se isso resolveria alguma coisa. Por favor, gostaria da opinião da turma do fórum.


Segue o link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-994942289-kit-barra-de-reforco-longarinas-opala-_JM

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Mensagem por opala4cc em Qui 12 Abr - 21:28:09

gilmareu escreveu:Vi um vídeo no Youtube de um opaleiro mecânico do Paraná.

Ele desenvolveu esta chapa para reforçar a longarina, mas sinceramente não sei se isso resolveria alguma coisa. Por favor, gostaria da opinião da turma do fórum.


Segue o link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-994942289-kit-barra-de-reforco-longarinas-opala-_JM


É o Alemão Customs, você encontra o canal dele no youtoba.
E a resposta é sim, ajuda a melhorar a rigidez do conjunto. Provavelmente evita aquela trinca mais próxima da base da longarina, onde fixa a DH. Mas não acho que seja muito eficiente para evitar a trinca na parte onde apoia a travessa.
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Mensagem por gilmareu em Sex 13 Abr - 7:54:20

A única coisa meio chata disso aí é que tem que soldar o cano, ele manda desmontado.

E a solda é tudo nesta peça também, se um zé ruela soldar errado, a peça perdeu eficiência.

Tô pensando em fazer uma destas em casa, meu pai tem muita sucata na casa dele, nos suportes laterais já imaginei cortar um facão de fusca que ele tem lá jogado (espero que ele não tenha mandado fora).

Aí o cano eu teria que comprar mesmo.

Mas acho que o Alemão teria que ter feito, de repente soldado de um lado (para minimizar custo) e parafuso do outro tipo rosca de pivô de direção, com uma contra-porca para firmar.
Aí ficava massa cheers
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Mensagem por FabioM em Sex 13 Abr - 9:36:25

A ideia parece boa, mas tem que ver se é funcional.
Acho que um pouco sempre ajuda, talvez não deixe a pressão toda em cima da longarina, evitando as trincas.
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Mensagem por opala4cc em Sex 13 Abr - 9:56:56

gilmareu escreveu:A única coisa meio chata disso aí é que tem que soldar o cano, ele manda desmontado.

E a solda é tudo nesta peça também, se um zé ruela soldar errado, a peça perdeu eficiência.

Tô pensando em fazer uma destas em casa, meu pai tem muita sucata na casa dele, nos suportes laterais já imaginei cortar um facão de fusca que ele tem lá jogado (espero que ele não tenha mandado fora).

Aí o cano eu teria que comprar mesmo.

Mas acho que o Alemão teria que ter feito, de repente soldado de um lado (para minimizar custo) e parafuso do outro tipo rosca de pivô de direção,  com uma contra-porca para firmar.
Aí ficava massa cheers

Realmente um dos lados poderia já vir soldado. Mas se você comprar a peça, não pode mandar em serralheiro. A solda deve ser feita por soldador de verdade e não um derretedor de eletrodos.
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Mensagem por oXLS em Sex 13 Abr - 10:06:53

Qualquer reforço é valido, mas eu faria tudo soldado na longarina sem parafusos.

Eu nunca vi em Opala mas o pessoal da gringa coloca reforço em todo canto, inclusive na parte de cima da longarina com o painel cortafogo, soldam uma chapa em formato de triangulo ali.

Um exemplo: (sei q esta em japones e ninguem vai intender, mas só de assistir já da pra ter uma ideia).

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Mensagem por opala4cc em Sex 13 Abr - 12:11:17

oXLS escreveu:Qualquer reforço é valido, mas eu faria tudo soldado na longarina sem parafusos.

Eu nunca vi em Opala mas o pessoal da gringa coloca reforço em todo canto, inclusive na parte de cima da longarina com o painel cortafogo, soldam uma chapa em formato de triangulo ali.

Um exemplo: (sei q esta em japones e ninguem vai intender, mas só de assistir já da pra ter uma ideia).


Impressionante como esse carro tem longarinas similares às do opala.
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Mensagem por gilmareu em Seg 16 Abr - 8:59:02

opala4cc escreveu:
oXLS escreveu:Qualquer reforço é valido, mas eu faria tudo soldado na longarina sem parafusos.

Eu nunca vi em Opala mas o pessoal da gringa coloca reforço em todo canto, inclusive na parte de cima da longarina com o painel cortafogo, soldam uma chapa em formato de triangulo ali.

Um exemplo: (sei q esta em japones e ninguem vai intender, mas só de assistir já da pra ter uma ideia).


Impressionante como esse carro tem longarinas similares às do opala.

Verdade e no final, mostrando o chassi dele "pelado" também lembra muito, kkkk
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Mensagem por gilmareu em Seg 16 Abr - 9:03:21

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:A única coisa meio chata disso aí é que tem que soldar o cano, ele manda desmontado.

E a solda é tudo nesta peça também, se um zé ruela soldar errado, a peça perdeu eficiência.

Tô pensando em fazer uma destas em casa, meu pai tem muita sucata na casa dele, nos suportes laterais já imaginei cortar um facão de fusca que ele tem lá jogado (espero que ele não tenha mandado fora).

Aí o cano eu teria que comprar mesmo.

Mas acho que o Alemão teria que ter feito, de repente soldado de um lado (para minimizar custo) e parafuso do outro tipo rosca de pivô de direção,  com uma contra-porca para firmar.
Aí ficava massa cheers

Realmente um dos lados poderia já vir soldado. Mas se você comprar a peça, não pode mandar em serralheiro. A solda deve ser feita por soldador de verdade e não um derretedor de eletrodos.

Então, mas a idéia não seria nem soldar do outro lado, colocando uma rosca igual rosca de terminal de direção daria para regular a abertura.
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Mensagem por opala4cc em Seg 16 Abr - 11:08:23

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Realmente um dos lados poderia já vir soldado. Mas se você comprar a peça, não pode mandar em serralheiro. A solda deve ser feita por soldador de verdade e não um derretedor de eletrodos.

Então, mas a idéia não seria nem soldar do outro lado, colocando uma rosca igual rosca de terminal de direção daria para regular a abertura.

Sim, isso permitiria uma instalação faça-você-mesmo e ainda possibilitaria transplantar a barra para outro opala. Mas até é bom que não seja com rosca, viu? Se fosse com rosca, tem de dimensioná-la. Não é tão simples. Seria necessário uma certificação com assinatura de um engenheiro responsável pelo projeto. Se a rosca não for apropriada ao esforço de tração, pode ocorrer "pulo" de filete de rosca. Além disso, na região da rosca, a seção resistente da barra ficaria bem menor do que no resto do comprimento peça. E por causa da localização, seria comum entrar água na rosca, provocando ferrugem interna na peça.
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Mensagem por gilmareu em Seg 16 Abr - 12:11:27

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:

Então, mas a idéia não seria nem soldar do outro lado, colocando uma rosca igual rosca de terminal de direção daria para regular a abertura.

Sim, isso permitiria uma instalação faça-você-mesmo e ainda possibilitaria transplantar a barra para outro opala. Mas até é bom que não seja com rosca, viu? Se fosse com rosca, tem de dimensioná-la. Não é tão simples. Seria necessário uma certificação com assinatura de um engenheiro responsável pelo projeto. Se a rosca não for apropriada ao esforço de tração, pode ocorrer "pulo" de filete de rosca. Além disso, na região da rosca, a seção resistente da barra ficaria bem menor do que no resto do comprimento peça. E por causa da localização, seria comum entrar água na rosca, provocando ferrugem interna na peça.

Verdade, se o negócio fosse fácil, de 1969 para cá alguém já teria inventado alguma coisa e nos livrado deste problema chato que é longarina, rsrs...

Mas eu achei bem legal o vídeo dos japoneses, na verdade eu já vi coisas parecidas nos programas do Discovery Turbo quando os caras colocam aqueles motorzões v8 e câmbios gigantescos nos carros antigos e aí cortam em algum lugar estrutural. Depois fazem coisas deste tipo de reforço.

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Mensagem por gilmareu em Seg 11 Jun - 15:54:00

Ressuscitando este tópico que nem estava tão morto assim...

Achei este fornecedor que já manda tudo "certim", meu receio com o suporte do Alemão e ter depois de ir comprar o cano, mandar um cara "bão" soldar, etc....etc...

O Alemão me cobrou 130,00 dos suportes sem os canos, aí eu tenho que comprar cano, sodar etc... acho que vai sair mais de 200,00, que é o preço que ele pede no ML.

Mas também achei um suporte mais invocado e mais caro, obviamente que gostaria de compartilhar com vocês e saber se alguém usa?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-964868263-barra-anti-torco-inferior-dianteira-chevrolet-opala-caravan-_JM

Link do fabricante:
https://www.imohr.com.br/pt_BR/produtos/58/barra-antitorcao-inferior-dianteira-opala--caravan

Tirando o preço eu achei fantástica.



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Mensagem por Eduardo Cruz em Seg 11 Jun - 16:39:06

interessante os produtos
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Mensagem por opala4cc em Seg 11 Jun - 17:10:59

gilmareu escreveu:Ressuscitando este tópico que nem estava tão morto assim...

Achei este fornecedor que já manda tudo "certim", meu receio com o suporte do Alemão e ter depois de ir comprar o cano, mandar um cara "bão" soldar, etc....etc...

O Alemão me cobrou 130,00 dos suportes sem os canos, aí eu tenho que comprar cano, sodar etc... acho que vai sair mais de 200,00, que é o preço que ele pede no ML.

Mas também achei um suporte mais invocado e mais caro, obviamente que gostaria de compartilhar com vocês e saber se alguém usa?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-964868263-barra-anti-torco-inferior-dianteira-chevrolet-opala-caravan-_JM

Link do fabricante:
https://www.imohr.com.br/pt_BR/produtos/58/barra-antitorcao-inferior-dianteira-opala--caravan

Tirando o preço eu achei fantástica.




Achei bem interessante esta barra que fizeram para opala. É um produto mais evoluído do que aquele do alemão customs. Mas é importante dizer que tem um porém. Não sei se a barra instalada no carro nas fotos do site já estava definitiva ou se foi apenas posicionada sem compromisso, apenas para fins ilustrativos, mas sob hipótese nenhuma as porcas da foto abaixo podem ficar do jeito que estão na foto:

Reforço da Longarina Images10

Elas devem ser rosqueadas até que todos os filetes de rosca delas sejam preenchidos pelo parafuso. Acho bem provável que tenha ficado assim porque o parafuso original do carro é muito curto. Logo, possivelmente você terá de comprar dois parafusos mais compridos para colocar no lado do passageiro.
É pertinente perguntar se o produto vem com instruções de regulagem e o torque de aperto das porcas e parafusos.
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Mensagem por adpachec em Seg 11 Jun - 18:11:50

Eu aprendi que o mínimo é de três fios de rosca sobrando para fora da porca.
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Mensagem por opala4cc em Seg 11 Jun - 19:30:15

adpachec escreveu:Eu aprendi que o mínimo é de três fios de rosca sobrando para fora da porca.

Desconheço essa regra.
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Mensagem por adpachec em Seg 11 Jun - 20:20:37

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:Eu aprendi que o mínimo é de três fios de rosca sobrando para fora da porca.

Desconheço essa regra.

Fixando asas em fuselagens de aviões sempre eram 3 fios de rosca o mínimo tolerável, 05 fios o máximo.
Mas era preferível calçar com arruelas como aconselhado pela qualidade para chegar aos 03 fios.

O link é sobre flanges.

A BOA PRÁTICA

"No aperto, as porcas devem ficar, no mínimo, completamente roscadas no corpo do parafuso (engajada) ou estojo. Quando se tratar de estojo, as porcas devem ficar preferencialmente a igual distância das extremidades, deixando passar, para cada lado, pelo menos no mínimo um fio de rosca e máximo de 3 fios (sendo este o valor padrão). Os parafusos já apertados devem ser identificados durante a montagem final (pintar a face exposta). Por isto, procurasse recomendar 3 fios de rosca além da porca como uma “boa prática universal”.  

http://inspecaoequipto.blogspot.com/2013/12/caso-51-inspecao-e-montagem-de-conexoes.html?m=1
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Mensagem por Eder Harisson em Seg 11 Jun - 21:07:51

No projeto BAJA SAE o mínimo do regulamento eram filetes de rosca, mas é legal deixar 3 no minimo. Ou então era obrigatório amarração com arame e nó em determinada aplicação.
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Mensagem por opala4cc em Seg 11 Jun - 21:42:29

adpachec escreveu:
opala4cc escreveu:

Desconheço essa regra.

Fixando asas em fuselagens de aviões sempre eram 3 fios de rosca o mínimo tolerável, 05 fios o máximo.
Mas era preferível calçar com arruelas como aconselhado pela qualidade para chegar aos 03 fios.

O link é sobre flanges.

A BOA PRÁTICA

"No aperto, as porcas devem ficar, no mínimo, completamente roscadas no corpo do parafuso (engajada) ou estojo. Quando se tratar de estojo, as porcas devem ficar preferencialmente a igual distância das extremidades, deixando passar, para cada lado, pelo menos no mínimo um fio de rosca e máximo de 3 fios (sendo este o valor padrão). Os parafusos já apertados devem ser identificados durante a montagem final (pintar a face exposta). Por isto, procurasse recomendar 3 fios de rosca além da porca como uma “boa prática universal”.  

http://inspecaoequipto.blogspot.com/2013/12/caso-51-inspecao-e-montagem-de-conexoes.html?m=1

Então, foi o que eu disse. Só desconhecia o lance dos três fios de rosca. Até porque a parte do parafuso que sai para fora para além da porca não sofre nenhum tipo de esforço de tração, compressão ou cisalhamento.
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Mensagem por adpachec em Seg 11 Jun - 21:55:37

opala4cc escreveu:
adpachec escreveu:

Fixando asas em fuselagens de aviões sempre eram 3 fios de rosca o mínimo tolerável, 05 fios o máximo.
Mas era preferível calçar com arruelas como aconselhado pela qualidade para chegar aos 03 fios.

O link é sobre flanges.

A BOA PRÁTICA

"No aperto, as porcas devem ficar, no mínimo, completamente roscadas no corpo do parafuso (engajada) ou estojo. Quando se tratar de estojo, as porcas devem ficar preferencialmente a igual distância das extremidades, deixando passar, para cada lado, pelo menos no mínimo um fio de rosca e máximo de 3 fios (sendo este o valor padrão). Os parafusos já apertados devem ser identificados durante a montagem final (pintar a face exposta). Por isto, procurasse recomendar 3 fios de rosca além da porca como uma “boa prática universal”.  

http://inspecaoequipto.blogspot.com/2013/12/caso-51-inspecao-e-montagem-de-conexoes.html?m=1

Então, foi o que eu disse. Só desconhecia o lance dos três fios de rosca. Até porque a parte do parafuso que sai para fora para além da porca não sofre nenhum tipo de esforço de tração, compressão ou cisalhamento.

Isto são coisas de tanto martelarem na sua cabeça acaba ficando fixo.

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