Amigos, estou me organizando p/ começar a restauração da minha Caravela 76 standard 6cc e tenho muitas dúvidas sobre a mecânica pois tenho em vista um Ômega CD 4.1 aut sem docs e pensei em comprá-lo p/ utilizar a suspensão traseira, motor e câmbio. Gostaria de saber dos amigos experientes se essa suspensão/diferencial é melhor em conforto e resistência q um 3.07 ou 2.73... Outra coisa seria sobre o câmbio se é confiável e por fim sobre o cabeçote pois sei q do Opala possui os dutos d admissão siameses e do Ômega individuais, pois pretendo usar o carro + na estrada q na cidade então gostaria de algo entre 150/180cv devido ar condicionado e um sistema c/ consumo menor possível, (sei q é um Opala kkkkk) então andei num Opala c/ uma injeção chamada FITECH q meu amigo trouxe dos EUA instalada em coletor d Quadrijet e + nada, sistema bem simples e eficiente aí fico curioso se seria melhor manter o motor original c/ essa FITECH (tem vídeo no YouTube do Batistinha falando dela) ou usar motor original + injeção simples ou cabeçote do Ômega + 6 bicos/6 bobinas etc... Ñ tenho $ sobrando + quero me organizar p/ montar um sistema o + funcional possível então conto c/ a experiência e dicas dos amigos !
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PERGUNTA/DÚVIDA - CABEÇOTE e DIFERENCIAL ÔMEGA 4.1
Marcelo Saraiva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 42
Localização : Aricanduva SP
Modelo do carro : Caravan 1976 Standard
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 15/10/2016
- Mensagem nº1
PERGUNTA/DÚVIDA - CABEÇOTE e DIFERENCIAL ÔMEGA 4.1
Eder Harisson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 216
Idade : 29
Localização : Patos de Minas
Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
Comodoro 79 coupe
Comodoro 88 coupe
Comodoro 88 coupe
Cilindros : 4/6/4/4
Data de inscrição : 06/09/2008
sobre o cabeçote, do opala tem mais cfm
sobre a suspensão acredito q o diferencial do omega é forte, mas em comparação com um dana de opala nao sei te falar. Fato é que tem q ser muito bem feito e não é nada fácil colocar isso num opala, pra ficar bom!
sobre a suspensão acredito q o diferencial do omega é forte, mas em comparação com um dana de opala nao sei te falar. Fato é que tem q ser muito bem feito e não é nada fácil colocar isso num opala, pra ficar bom!
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
Marcelo,
É bem complicado essa questao de injecao.
Se voce pretende usar um carro com 150-180cv, a titulo de custo, pode-se manter cabecote original do opala.
Se realizar um polimento dos dutos, aumentar o diametro das valvulas( pode-se usar as da blazer que sao da mesma medida que as manley) e um comando 250-s, dependendo da alimentacao(quando falo alimentacao, me refiro a qual carburador), ja se chega sim nessa potencia, de 180cv.
Agora acrescentar uma injecao com uso de roda fonica, usando ate mesmo 3 bobinas(1 bobina a cada cilindro), aumenta-se muito o torque em baixas rotacoes e melhora bastante consumo. Muito mais eficiente que qualquer distribuidor, ate mesmo os MSD, pois elimina diversas perdas pelo caminho que todo distribuidor tem. Afinal vai queimar todo combustivel na camara, coisa que o distribuidor e ignicao original do opala nao faz.
Sabendo usar todos os recursos da injecao como cut-off(para de injetar combustivel em descidas, quando se tira o pe do acelerador), cut out(diminui a qntd de combustivel injetada em velocidade de cruzeiro de acordo com posicao do acelerador) etc etc, melhora-se bastante o consumo do carro.
Se adicionar uma quinta marcha, vai ajudar mais ainda, e vai ter um carro confiavel e gostoso de andar.
A FITECH, por mais que seja auto regulavel, nao faz controle de ponto do carro, ela acaba sendo uma alternativa a eliminar o carburador, somente isso. Dado o preco que ela chega aqui devido ao dolar alto, eu nao usaria. Passaria dos 4 mil reais tranquilamente. Voce consegue usar modulos nacionais com mais recursos e mais baratos que isso.
O cambio do omega dizem que aguenta 300cv nos foruns do omega, usam motor turbo e cambio original. Nao sei se é verdade, nunca vi ngm usando em opala pra falar a verdade.
Diferencial é mais complicado de adaptar pois o omega usa semi eixo independente, e o opala usa eixo bruto. Logo teria de adaptar toda suspensao traseira do omega no opala, para ter um resultado satisfatorio. Ai entra geometria de suspencao, alinhamento com chassis, enfim, eu nao mexeria nisso.
É bem complicado essa questao de injecao.
Se voce pretende usar um carro com 150-180cv, a titulo de custo, pode-se manter cabecote original do opala.
Se realizar um polimento dos dutos, aumentar o diametro das valvulas( pode-se usar as da blazer que sao da mesma medida que as manley) e um comando 250-s, dependendo da alimentacao(quando falo alimentacao, me refiro a qual carburador), ja se chega sim nessa potencia, de 180cv.
Agora acrescentar uma injecao com uso de roda fonica, usando ate mesmo 3 bobinas(1 bobina a cada cilindro), aumenta-se muito o torque em baixas rotacoes e melhora bastante consumo. Muito mais eficiente que qualquer distribuidor, ate mesmo os MSD, pois elimina diversas perdas pelo caminho que todo distribuidor tem. Afinal vai queimar todo combustivel na camara, coisa que o distribuidor e ignicao original do opala nao faz.
Sabendo usar todos os recursos da injecao como cut-off(para de injetar combustivel em descidas, quando se tira o pe do acelerador), cut out(diminui a qntd de combustivel injetada em velocidade de cruzeiro de acordo com posicao do acelerador) etc etc, melhora-se bastante o consumo do carro.
Se adicionar uma quinta marcha, vai ajudar mais ainda, e vai ter um carro confiavel e gostoso de andar.
A FITECH, por mais que seja auto regulavel, nao faz controle de ponto do carro, ela acaba sendo uma alternativa a eliminar o carburador, somente isso. Dado o preco que ela chega aqui devido ao dolar alto, eu nao usaria. Passaria dos 4 mil reais tranquilamente. Voce consegue usar modulos nacionais com mais recursos e mais baratos que isso.
O cambio do omega dizem que aguenta 300cv nos foruns do omega, usam motor turbo e cambio original. Nao sei se é verdade, nunca vi ngm usando em opala pra falar a verdade.
Diferencial é mais complicado de adaptar pois o omega usa semi eixo independente, e o opala usa eixo bruto. Logo teria de adaptar toda suspensao traseira do omega no opala, para ter um resultado satisfatorio. Ai entra geometria de suspencao, alinhamento com chassis, enfim, eu nao mexeria nisso.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
cara....eu acho legal vc usar a injecao do omega sim....use o cabecote injecao e o comando de valvulas....fica bem legal.....
o cambio aguenta tranquilo....diferencial tbem é muito bom...porem como dito é um trabalhao danado adaptar isso em opala....deixa pra la....
use um dana 30 com cambio automatico seu dif (mesmo do opala) tera vida muito longa!!!!
o cambio aguenta tranquilo....diferencial tbem é muito bom...porem como dito é um trabalhao danado adaptar isso em opala....deixa pra la....
use um dana 30 com cambio automatico seu dif (mesmo do opala) tera vida muito longa!!!!
Marcelo Saraiva- Opaleiro
- Número de Mensagens : 14
Idade : 42
Localização : Aricanduva SP
Modelo do carro : Caravan 1976 Standard
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 15/10/2016
Obrigado Eder - Benkenobi e Marcos !
Acho q vou seguir na linha do motor e cabeçote original, talvez um trabalho de fluxo pois acho q ñ é necessário aumentar o cabeçote pois teria um aumento geral de componentes etc. Como o Benkenobi comentou, creio q pequenas melhorias no original + componentes avançados como a injeção roda fônica bobinas etc farão um grande avanço pois estou na leste de SP e quero poder pegar esse trânsito Maravilhoso se precisar, ou subir a serra como um carro descente (ñ quero ninguém fazendo piada c/ nossos Opalas kkk) + tb ir a Lindóia e outros eventos tranquilamente.... Novos comentários e experiências são bem vindos!
Acho q vou seguir na linha do motor e cabeçote original, talvez um trabalho de fluxo pois acho q ñ é necessário aumentar o cabeçote pois teria um aumento geral de componentes etc. Como o Benkenobi comentou, creio q pequenas melhorias no original + componentes avançados como a injeção roda fônica bobinas etc farão um grande avanço pois estou na leste de SP e quero poder pegar esse trânsito Maravilhoso se precisar, ou subir a serra como um carro descente (ñ quero ninguém fazendo piada c/ nossos Opalas kkk) + tb ir a Lindóia e outros eventos tranquilamente.... Novos comentários e experiências são bem vindos!
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