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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Joao676 Qua 13 Fev - 11:24:28

galera, estou comprando as pecas para comecar meu projeto de opala aspirado. a principio é uma receita basica, comando crower 282x287, weber44, polia damper, pistao 4'', modulo/bobina msd e etc. estou com duvida entre cambio e diferencial. no momento uso cambio original do 6cil 4m, diferencial braseixo 3:54 bloqueado. estou pensando na 260F da c-10, e diferencial manter o mesmo bloqueado ou algum outro que nao custe tanto quanto um dana 44
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Pedro Fagundes Qua 13 Fev - 18:31:37

olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qua 13 Fev - 19:10:47

se for um carro pra andar na cidade poe mesmo o 260F o dif no minimo um DANA 30 3.54


ESQUECE BRASEIXOS.

dana 44 ideial...mas requer algumas adaptacoes......


dana 30 acho q te atende......


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por RenanZorzan Qua 13 Fev - 19:47:59

Marcos Adriano escreveu:se for um carro pra andar na cidade poe mesmo o 260F o dif no minimo um DANA 30 3.54


ESQUECE BRASEIXOS.

dana 44 ideial...mas requer algumas adaptacoes......


dana 30 acho q te atende......

Bixo é isso ai que o Marcos Adriano falou 260f e dana30, mas o dana blocado... E 260f tenta acha do maverick ou Dodge os de camionete com um diferencial 3,54 vai ficar ruim acho que nem vai usar a 1 marcha ...
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Joao676 Qui 14 Fev - 12:57:32

Pedro Fagundes escreveu:olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
cara. atualmente tou usando a caixa original do opala 6cil mesmo, a 4m moderna. tou pensando na 260f. sera que nao vai ficar sem final com o diferencia 3.54????
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 Fev - 17:13:24

Joao676 escreveu:
Pedro Fagundes escreveu:olá amigo.. seria um carro forte em nível de rua. Qual é essa sua caixa?
Dana 44 é caro sim, mas é muito bom cara. Tenho há alguns anos, precisa de adaptações no cardã, mas comprei e esqueci diferencial...
cara. atualmente tou usando a caixa original do opala 6cil mesmo, a 4m moderna. tou pensando na 260f. sera que nao vai ficar sem final com o diferencia 3.54????


de final vai ficar a mesma coisa.....mudando as peças da maneira q vc falou vc nao vai mudar relacao nenhuma.


ambos os cambios citados tem relacao de 4ª marcha 1:1










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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por adpachec Qua 13 Mar - 13:10:30

Se o motor é 6cc com diferencial 3,54 vai cantar pneu em 3° marcha.
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por aluzjunior Qua 13 Mar - 14:47:33

Eu vou com motor preparado kit compcams 280h, quadrijet, distribuidor hei, bomba elétrica, caixa da S10 e diferencial braseixos 3.07 Crying or Very sad espero não quebrar na primeira semana

OBS. Não vou dar fritão. É para acelerar forte e constante. E assustar AP no sinal Wink
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por DanielSS76 Qua 13 Mar - 18:57:43

Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos? diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 459730
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Joao676 Qua 13 Mar - 19:37:05

Pois é, referente ao diferencial, futuramente penso em colocar um dana 44, consigo na media de 3.500, mas por hora creio que va usar o 3.54 que ja tenho no meu opala, fazendo apenas o bloqueio para evitar quebrar facilmete. acredito que ate final do ano ja consiga caixa da c10 e diferencial dana 44. é um bom conjunto???
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por DanielSS76 Qua 13 Mar - 20:03:40

Depois do câmbio original do opala 92, o famoso cl2205b, a segunda melhor opção para o opala é o cl2215 que saiu nas C20/ F1000 e é usado na old stok. A vantagem dele é que não não precisa arrombar o túnel do carro, só cortar um pedaço pequeno perto da saída original do trambulador.
Quanto ao diferencial, se não for fazer borrachão, o Dana 30 de opala aguenta até que bem, assim como o câmbio original Clec Clec ou 4 marchas ré pra frente.

No meu carro uso câmbio original Clec Clec e diferencial Dana 30 3,07 já faz dois anos. Meu motor tem entre 250 e 280cv, mas nunca fiz borrachão e nem pretendo. Agora dar umas puxadas mais fortes e cantar pneus até sair fumaça... Twisted Evil
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Mensagem por aluzjunior Qua 13 Mar - 20:37:42

DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos? diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 459730
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 Mar - 10:00:02

DanielSS76 escreveu:Depois do câmbio original do opala 92, o famoso cl2205b, a segunda melhor opção para o opala é o cl2215 que saiu nas C20/ F1000 e é usado na old stok. A vantagem dele é que não não precisa arrombar o túnel do carro, só cortar um pedaço pequeno perto da saída original do trambulador.


ou fazer isso

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43931-cambio-de-c20-na-caravan#715181



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Mensagem por eleandro kalckmann Qui 14 Mar - 11:04:32

aluzjunior escreveu:
DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos? diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 459730
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta

a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.

mas....

como vc terá um motor bem mais forte que um 4cil nao vai aguentar muito tempo mesmo bloqueado...

eu tinha um 4cil ano 90 e consegui quebrar duas vezes o braseixos 3.54 com pneu 185/70/14.....
nao era bloqueado e o motor apenas mais taxado....agora imagina um 6zao aspirado a quantia de força a mais que tem....

ja que ele esta revisado e com disco adaptado ,eu venderia por um preço bom,condizente com o estado do dife,juntaria mais um pouco e ja colocava um dana44 ou até mesmo um dana 30 filé...

em relacao ao canbio ser 4m pelo menos a relacao do dife teria de ser 3,07(dana)
eu estou com o 4m e dana 30 3,54 no meu opala e é MUITO CURTO ,muito curto mesmo, parece celta1.0....em 50mt ja estou em quarta marcha....
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Mensagem por *JOTA250s* Qui 14 Mar - 16:30:37

eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.

Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...

Minha caravela está Aspirada... cambio original + braseixos 3,07... tem mais de ano e está zerada... não acelerando em rua esburacada e paralelepípedo...


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Mensagem por aluzjunior Qui 14 Mar - 16:49:14

*JOTA250s* escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.

Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...

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Mensagem por eleandro kalckmann Sex 15 Mar - 8:58:41

*JOTA250s* escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:a maneira correta é nao acelerar patinar,boraçhão e tals....
o braseixos é de uso normal nos opalas,aguenta muitos anos sem dar problema.

Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...

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Mensagem por *JOTA250s* Sex 15 Mar - 11:11:54

eleandro kalckmann escreveu:
*JOTA250s* escreveu:

Não tem café da manhã de graça... se não for gastar 5 pilas em um Dana 44 vai de Braseixos 3,07 + o cambio original e seja feliz... mas tem que saber tocar o carro...

Minha caravela está Aspirada... cambio original + braseixos 3,07... tem mais de ano e está zerada... não acelerando em rua esburacada e paralelepípedo...


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Rapaz... dor de cabeça com o corsinha... depois que desmontamos ele para pintar o carro nunca mais foi o mesmo...

Acho que mexeram na regulagem da FuelTech e zuou tudo... carro quadrado para andar e subindo muito a temperatura...

Se tudo der certo hoje pego na oficina... rezar para ter resolvido diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 505453 diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 505453


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Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Mar - 18:39:09

braseixos 3.07??


nao seria melhor o dana 3.07?


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Mensagem por Joao676 Dom 31 Mar - 20:05:11

Marcos Adriano escreveu:braseixos 3.07??


nao seria melhor o dana 3.07?

atualmente estou usando o 3,54 braseixo, mas sera provisorio, pois o plano é colocar um dana 44, mas por hora pra nao quebrar facilmente a melhor opcao seria usar o mesmo bloqueado
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Mensagem por Eder Harisson Seg 1 Abr - 0:35:18

com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Joao676 Seg 1 Abr - 8:07:41

Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
tu acha que o 3.54 se torna longo nessa configuraçao? eu vou usar o 3.54 blocado por hora, se eu ver que fica uma configuraçao boa vou usa-lo com 3.54 mesmo
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Mensagem por aluzjunior Seg 1 Abr - 9:27:14

Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar
6cc com falta de torque em baixa? Deve ter algo errado.
Até o escape com bitola grande tira a força em baixa.
Meu comando é 280h e já funciona desde os 1500rpm e viu fazer o escape com 2" para não ficar fraco e câmbio 5 marchas para um melhor escalonamento.
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Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Abr - 12:33:16

Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar


eu uso no meu 6cil dana 307 e cambio 5m


gosto muito....


vou terminar de montar um dana 3.54 e dependendo do animo vou montar na caravan pra testar.....


acho q vou aproveitar esse mes pra terminas por agora tenho tempo de sobra What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Eder Harisson Seg 1 Abr - 13:53:40

Marcos Adriano escreveu:
Eder Harisson escreveu:com um comando de graduação alta assim o 3,54 não vai ficar longo não. Na old usam comando 278 e relação 3,54 e ainda alguns reclamam de falta de torque em saídas de curvas de baixa. Com um motor assim e diferencial 3.07 na rua... que sofrimento, tem que gostar demais da embaralhada pra não enjoar


eu uso no meu 6cil dana 307 e cambio 5m


gosto muito....


vou terminar de montar um dana 3.54 e dependendo do animo vou montar na caravan pra testar.....


acho q vou aproveitar esse mes pra terminas por agora tenho tempo de sobra What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face What a Face

Mas seu motor tem qual comando? Pra motor original ou comando "manso" um 3.07 e 5m eu acho perfeito
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Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Abr - 14:22:23

uso comando do omega


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Mateus Espíndola Qua 9 Out - 3:25:32

aluzjunior escreveu:
DanielSS76 escreveu:Amigo, gastar tudo isso com motor e caixa e usar diferencial braseixos? diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 459730
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta



Mas vc não vai usar da maneira correta kkkkk
afinal, está preparando o motor, mais potência e torque exigiram mais da transmissão.

Procure um diferencial Dana
e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk
msilpim@gmail.com
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por msilpim@gmail.com Qua 9 Out - 11:29:03

Joao676 escreveu:galera, estou comprando as pecas para comecar meu projeto de opala aspirado. a principio é uma receita basica, comando crower 282x287, weber44, polia damper, pistao 4'', modulo/bobina msd e etc. estou com duvida entre cambio e diferencial. no momento uso cambio original do 6cil 4m, diferencial braseixo 3:54 bloqueado. estou pensando na 260F da c-10, e diferencial manter o mesmo bloqueado ou algum outro que nao custe tanto quanto um dana 44


Hola Joao, tudo bem? Eu to vendendo um dana44 3.54, tambem tenho a relacao 3.07 (tem desgaste) podemos falar y si voce precisa mesmo fazo um preco justo pra voce, ele ya ta pronto pra opala, ele esta no meu carro mas vo vender  o diferencial por troca de planos. vo deixar meu fb asim falemo.  https://www.facebook.com/profile.php?id=100014310787119
Saludos
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Mensagem por Marcos Adriano Qua 9 Out - 19:02:56

Mateus Espíndola escreveu:
aluzjunior escreveu:
o diferencial veio com o carro, está revisado, já com freios à disco adaptados. Não quis mexer e nem gastar antecipadamente.
E olha, eu nunca tive outro opala, mas conversando com mecânicos e outros usuários, sim o braseixos tem um projeto diferente que o torna mais frágil. Mas não é essa porcaria se usado de maneira correta


e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk


nao concordo muito com isso nao.


ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....


na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.


o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....


e o melhor o 5m do 6cil 92.


agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.


isso é uma prova q eles sao iguais:

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46531-listas-dos-rolamentos-e-retentores-usados-nos-cambios-manuais-e-diferenciais#755369


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Mateus Espíndola Qua 9 Out - 22:55:16

Marcos Adriano escreveu:
Mateus Espíndola escreveu:


e uma caixa 4m trambulador externo (ré pra trás). Essa caixa equipou desde opala 4cc a opala 6cc SS, é considerada mais forte que a 4m ré pra frente (opalas anos 80), inclusive estou com uma a a venda se quiser kkkk


nao concordo muito com isso nao.


ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....


na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.


o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....


e o melhor o 5m do 6cil 92.


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Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra
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Mensagem por BenKenobi Qui 10 Out - 8:32:36

Mateus Espíndola escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


nao concordo muito com isso nao.


ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....


na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.


o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....


e o melhor o 5m do 6cil 92.


agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.


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Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra

O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.

Internamente, todas engrenagens são as mesmas.

Alguns cambios como tremec / liberty, usam 2 carreteis pra nao perder o ponto de apoio, e evitar quebras. Mas ai estamos falando de EUA, e nao BR.
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Mensagem por Marcos Adriano Qui 10 Out - 18:23:29

Mateus Espíndola escreveu:
Marcos Adriano escreveu:


nao concordo muito com isso nao.


ambas as caixas sao identicas por dentro.....mudam apenas relacao de marchas e sistema de acionamentos do trambulador.....


na minha opiniao todos os cambios 4m de opala aguentam a mesma faixa de toque e giro.


o cambio q seria um pouco mais problematico seria o 5m do 4cil em relacao a rpm do motor....com ja disse em outro topico q prejudica a lubrificacao.....


e o melhor o 5m do 6cil 92.


agora cambio 4 e 3 marchas pra mim a clark usou tudo a mesma estrutura...mudou apenas a carcaça e acionamentos do tambulador.


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Entendi...

Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra



ele tem a opiniao dele e eu tenho a minha......eu tenho opala a uns 12 anos....em 2008 montei meu primeiro cambio do meu opala no meu quarto....rodou certinho ate eu vender o carro em 2011....dai em diante mexi em muitos cambios.....pra mim e pra alguns amigos e pra vender ou revender.



o esquema é o seguinte: PRA MIM a unica coisa q diferem esses cambios no quesito de resitencia é q o cambio varetado eu NUNCA vi nenhum com uma caixa seca trincada ou quebrada.....e NUNCA ouvi falar de algum q tenha acontecido isso (q nao seja por problemas mais serios)


agora o cambio moderno (trambulador interno) eu ja vi muuuuuuuuuuuuuuitos casos de trincos ou quebras na caixa seca unicamente pelo USO....


eu atribui a isso ser devido a travessa q segura o cambio no assoalho....pois no cambio antigo ela segura o cambio "no meio" e no moderno a travessa segura ele "por traz" na rabeta.....eu acredito ser isso.


do resto pra mim eles sao iguais.


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qui 10 Out - 18:30:09

BenKenobi escreveu:
Mateus Espíndola escreveu:




Entendi...

Quem me deu essa dica foi meu mecânico, ele mexe com opalas a mais de 20 anos, ai eu confiei kkk
vai ver seja por conta da relação que é diferente, uma acaba exigindo mais do que a outra

O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.

Internamente, todas engrenagens são as mesmas.

Alguns cambios como tremec / liberty, usam 2 carreteis pra nao perder o ponto de apoio, e evitar quebras. Mas ai estamos falando de EUA, e nao BR.




vc esta enganado......nao existe cambio mecanico de opala com a carcaça de aluminio....


no maximo o q é de aluminio é a rabeta ou a caixa seca.....a carcaça central todas sao de ferro fundido.


alias: nao existe caixa seca de aluimio pra cambio moderno.....e todos tem a rabeta de aluminio.....ja o cambio antigo existem os dois: caixa seca e rabeta de aluminio....


fico imaginando um cambio moderno com a caixa seca de aluminio....como disse no post acima ja vi muito com caixa seca quebrada (ferro fundido) aluminio entao.....


a vantagem do aluminio é pegar solda mais facil pra arrumar e fazer reforcos.



outro detalhe: pra mim o campeao de caixa seca quebrada é justamente o fodao do 5m do 6cil 92.......acho q conto nos dedos de uma mao os cambios 2205b q ja vi ate hoje sem solda na caixa seca....o meu mesmo tem solda na caixa seca e na carcaça!!!!


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qui 10 Out - 18:31:52

outro detalhe: existe um cara vendendo caixa seca de aluminio pro 2205B


inclusive tem ate o logo da GM!!


nao sabemos onde ele conseguiu o molde.....mas ele mesmo faz a fundicao....


orginalmente nao existe!


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por BenKenobi Sab 19 Out - 8:51:55

Marcos Adriano escreveu:
BenKenobi escreveu:

O que torna a caixa dos cleck cleck mais resistente é o fato da carcaca ser de ferro e nao aluminio. Quando voce acelera e troca de marcha em alto giro, a caixa expande menos que o aluminio, e o carretel se mexe menos, não perdendo o ponto de apoio dele, ficando só a ponta da engrenagem encostando no carretel.

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vc esta enganado......nao existe cambio mecanico de opala com a carcaça de aluminio....


no maximo o q é de aluminio é a rabeta ou a caixa seca.....a carcaça central todas sao de ferro fundido.


alias: nao existe caixa seca de aluimio pra cambio moderno.....e todos tem a rabeta de aluminio.....ja o cambio antigo existem os dois: caixa seca e rabeta de aluminio....


fico imaginando um cambio moderno com a caixa seca de aluminio....como disse no post acima ja vi muito com caixa seca quebrada (ferro fundido) aluminio entao.....


a vantagem do aluminio é pegar solda mais facil pra arrumar e fazer reforcos.



outro detalhe: pra mim o campeao de caixa seca quebrada é justamente o fodao do 5m do 6cil 92.......acho q conto nos dedos de uma mao os cambios 2205b q ja vi ate hoje sem solda na caixa seca....o meu mesmo tem solda na caixa seca e na carcaça!!!!

Entao Marcos, falo por experiencia propria. Se pegar uma carcaca Clec clec, vc ve nitidamente que a carcaca é ferro puro, assim como os 260F. Se olhar na carcaca, vai estar GM-1. Todos GM-1 sao feitos assim.

Ja na fase GM-2, aonde vem os cambios com trambulador moderno, a carcaca central nao é mais de ferro, e uma especie de aluminio, nao igual a rabeta, que é mais fragil.

Porque falo isso? Tive uma trinca no meu cambio original, que caiu a fixacao da capa seca, e ao levar para reparar isso, pra soldar, o torneiro falou exatamente isso. O material da carcaca é uma especie de aluminio, e pra fazer a solda é o mesmo procedimento do aluminio comum, precisaria aquecer a peca a X temperatura, posicionar a peca a soldar, soldar e deixar esfriar naturalmente.

Pode ser que não seja aluminio comum, mas os tremecs, a carcaca central não são de ferro fundido tambem.

Se nao fosse verdade, BMW's nao usariam bloco e cabecote de aluminio se fosse tao fragil.
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Sab 19 Out - 16:38:20

olha....cada um tem sua opiniao......nao vou concordar com a sua nao.....


pra mim elas sao o mesmo material sim.....inclusive ja tentei fazer uma solda em umas peças de caixa moderna e levei ate em lugares fora da cidade e ninguem quis fazer alegando ser de ferro fundido.....e nao tinham como soldar...alias alguns ate dissem q soldavam mas nao davam garantia de nada e q nao ficaria bom......um deles me disse um lugar q soldam e sao especialistas nisso....colocam a peça num forno e soldam ela quando esta quase avermelhada....porem o queria soldar ia ficar quase 500 reais......simplesmente vendi as peças pro ferro velho como ferro fundido pra reciclagem......alias as peças sao aquelas do cambio 5m q eu fiz topico aqui da desmontagem.


ha uns 2 anos eu vendi o cambio 4m moderno quando montei o 5m......e recentemente (mes passado) o cara q comprou me mandou mensagem dizendo q ele estourou

ele me mandou as fotos e realmente foi impressionante o q houve....a caixa seca quebrou de fora a fora...e a caixa do centro (carçaca) tbem quebrou uma parte....

o pai dele trabalha com solda e eles resolveram soldar pra arriscar.....soldaram com eletrodo de ferro fundido e montaram o cambio.....esta rodando ate agora.....


eu apaguei as fotos do cambio quebrado.....senao ia postar aqui.....eu nunca tinha visto isso.


mas enfim o pessoal q trabalha no comercio com isso nao quis soldar.......meu amigo como o pai dele ja trabalha com solda resolveu fazer pra ele mesmo e aparentemente deu certo....

sempre ouvi dizer q isso é de ferro fundido....e realmente a peça é absolutamente diferente da rabeta de aluminio tanto no peso como textura e aparencia.....

sei la.....ela ate pode ter uma outra liga metalica.....mas aluminio nao é nao.


um outro teste q eu fiz aqui é q o íma gruda nela normalmente....alias fica bem firme...agora na rabeta nada....é com proximar uma pedra...


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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por BenKenobi Seg 21 Out - 8:55:03

Olha, realmente estranho Marcos, porque confirmei com mais de uma pessoa, e me falaram essa informacao da carcaca. Unica coisa que nao fiz foi o teste do imã.

Depois vou testar com meu cambio original que tenho aqui em casa.

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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:43:13

pode testar....


o ima pega q é uma beleza.



inclusive usei aqueles imans de hd e foi ate dificil de tirar (diga-se-de-passagem) kkkkk



pode testar ate no cambio da c20.....é o mesmo material.....vai grudar tbem




aliaaaaaas tiu.....e como anda seu cambio da C20?? vc nunca mais me deu informçoes Sad Sad Sad Sad Sad

perdeu meu zap? diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 695742 diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 695742 diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 695742 diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado 695742


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Mensagem por BenKenobi Qua 23 Out - 8:25:37

Marcos Adriano escreveu:pode testar....


o ima pega q é uma beleza.



inclusive usei aqueles imans de hd e foi ate dificil de tirar (diga-se-de-passagem) kkkkk



pode testar ate no cambio da c20.....é o mesmo material.....vai grudar tbem




aliaaaaaas tiu.....e como anda seu cambio da C20?? vc nunca mais me deu informçoes Sad Sad Sad Sad Sad

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Testarei.

Perdi nao. To passando grandes nervosos com o mecanico,e acredite-se quiser, o carro ta la na oficina ainda. Se arrependimento matasse.

Mais tarde te chamo no whatsapp pra te conta a historia.
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diferencial - Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado Empty Re: Qual caixa e diferencial usar Opala aspirado

Mensagem por Marcos Adriano Qua 23 Out - 17:35:44

caraaaaamba veio


ainda???


rapaiz...q estranho....mas é tudo por causa daquela modificao no cambio?


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Segue nois no instagrao: @marcos_adriano  bounce  bounce  bounce  bounce  bounce


Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa 6 Cil + 3E + 666 + CL2215A + Dana 3.07 + 10:1 Gasola!!!

Topico da Caravela: http://www.opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa


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