Bem, quero iniciar aqui com tópico sobre esses tipos de injeção em motores 4 cilindros, tenho um corsa efi híbrido (não não, não é elétrico, só tem umas combinações nada ortodoxas ) e desde que comecei a mudança do motor, fui cometendo os mais burros e piores erros que poderia fazer....
Pois bem, salvei esse carro do ferro velho, peguei ele com o motor destruído mas ainda rodando, troquei o comando e dei um "tapa" no cabeçote e ele rodou mais uns 15k km até um casquilho correr dentro do outro e o pistão batucar no cabeçote. Foi aí que começou o caminho das pedras...
Fui na concessionaria e comprei um parcial do 1.4 econoflex e decidi a usar a injeção original do carro (o maior erro), seria um motor muito taxado, (creio que hoje ele tenha 14,5 de taxa) com cabeçote com volume do 1.0. Confesso que cometi essa burrice porque como a injeção monoponto do corsa é "burra", eu poderia contornar facilmente o aumento de cilindrada com o aumento de pressão na linha de combustível, mas o estado deplorável do motor escondeu um problema terrível na injeção e eu pensava que era só culpa do motor, mas quando montei tudo, meu pesadelo começou....
O carro não tinha marcha lenta, era MORTO em baixa, sobrava ponto em alta e mais um monte de coisas que não vou enumerar para não engrossar mais ainda esse texto, mas uma coisa eu tenho que admitir, em alta ele era forte, chegou a acompanhar um i30 que estava estorvando e decidiu fazer graça até ele ter que encostar porque estourou um pneu, deu pau em muitos outros corsas e carros de cilindradas maior, mas sempre em alta.....
Para não dizer que tudo foi um lixo nessa experiência, tinha dias que ele até funcionava bem e em uma semana, creio que por milagre, a injeção decidiu a funcionar bem e o carro se tornou espetacular, muito torque em baixa, alta potencia e muito macio de dirigir. Mas como tudo nessa vida, a curiosidade sempre pode atrapalhar.... satanás botou uma ideia na minha cabeça de resetar o módulo para por em prova se ia funcionar mesmo e tal..... Aí a coisa desandou de vez e nunca mais funcionou bem
Depois de gastar uma grana alta comprando tudo novo (menos cabeçote), bosch, original e o melhor possível na falta do original, decidi ir para a programável....
Nisso tive 2x problemas com a junta do cabeçote por erro na retifica e até uma válvula trincada, outra burrice minha foi não ter abandonado o monoponto, já estava tudo fora mesmo
Comprei uma Power Inject e montei tudo, foi relativamente fácil fazer tudo, desde a instalação até o acerto, mas logo de cara eu já senti falta de uma coisa, a potencia! Fui no dinamômetro e veio 16kgf de torque em muito baixo, creio que em 1400 ele já batia 12kgf de torque, mas com 70cv, até o senhor do dino achou estranho a quantidade alta de torque e uma potência miserável...
Bem, fiquei muito frustrado e meio que desisti de tentar melhorar porque tinha muitos compromissos, e não tinha mais cabeça para continuar a pensar em mudanças, gastar mais grana, ficar sem o carro principal de trabalho e perder horas vagas mexendo... Anos se passaram e já andei com esse fdp algumas dezenas de milhares de quilômetros, já fui para a Argentina e Uruguai com ele e como foi bom a injeção programável nesse quesito, deu muita diferença a gasolina de verdade (também, por 7,15 o litro no Uruguai, mas 3 na Argentina ) Até em desempenho eu senti um pouco do fantasma do que ele era antes, foi uma coisa absurda, mesmo acertando porcamente o ponto e a mistura deixando a wide band trabalhar à vontade, foi muito melhor que a gasolina daqui e até no consumo.
Pois bem pessoal, desculpe o texto gigantesco, foi mais um desabafo dessa jornada não tão conturbada depois da programável, mas aqui fica minha pergunta:
"Hoje", tentei a última possibilidade de ter ganho de potência no bicho, já usava a roda fônica mas com distribuidor ainda (tinha muito pra queimar da bobina, rotor e tampa, mas enfim...) e pensava que colocando uma ignição mais modernosa como a bobina 24585076 original bosch poderia ter um ganho em alta, mas não foi expressivo.
Bem, medindo a compressão e vazão dos cilindros nesse domingo eu deparei com um problema, as válvulas de escape do 2º e 3º cilindros não estavam fechando, estavam bem abertas a ponto de dar 0 na vazão e a do 4 emperrou quando dei uns soquinhos, só voltaram quando eu liguei e deixei o motor esquentar....
Vou ter que mexer no cabeçote agora e aí vem a dúvida, compensa REALMENTE mudar para sequencial?
O carro REALMENTE ficaria mais econômico com esse tipo de injeção? Principalmente em misturas pobres?
Eu ando com o carro bem "seco", no limite mesmo, em cruzeiro leve a sonda manda 1.10, em média carga 1.05 e em plena carga 0.97. Antes que questionem, não adianta eu aumentar a mistura, não fica mais forte
Como uma coisa puxa a outra, penso em pegar a Box Inject da pandoo principalmente pelo lambda learn que vai me facilitar muito em deixar fino e econômico ao extremo o mapa, mas é um investimento alto e uma protune seria mais cara ainda.
Penso em pegar o cabeçote do vhc-e para continuar com a taxa lá em cima e nem faço ideia do comando, bicos acho que da montana 1.8 pra ter uma folga e sei lá mais o que
O que acham?
Desculpem novamente pelo tamanho do texto, obrigado por lerem e ajudar
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