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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Afundo o pé perde força

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Mensagem por Oliveira7777777 em Sab 28 Set - 23:06:33

Boa noite pessoal .

Estou com um problema com o meu 4 caneco com carburador 2e a gasolina .
Depois que resolvi o problema da ignição agora quando ando com o carro e vou apertar dando um afundada no pé no acelerador ele perde força e parece que vai desligar , já olhei os gicles e não estão entupidos a cuba tá cheia . Ele não engasga só perde potência e não desenvolve .
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 29 Set - 11:07:43

se vc ir acelerando aos poucos ate em baixo ele vai?

se mesmo acelerando aos poucos acontece o problema vc primeiro poderia tentar verificar se o problema é com o primeiro ou com o segundo estagio...pra fazer isso vc isola o segundo estagio desencaixando a haste da capsula de vacuo ou tirando a mola caso tenha sido adaptado pra ficar "mecanico"...pois fazendo isso ele nao abre.


se ao pisar de vagar com o segundo estagio "isolado" e vc perceber q ele chega no fim da aceleracao sem dar problema vc pode estar com problema no segundo estagio....pode ser calibragem gicle pequeno talvez, caneta, corretor de ar...ou alguma coisa entupida ou errada....ou ele estar abrindo antes do tempo ideal....se com o segundo estagio isolado ele tbem acontece isso o problema pode ser no primeiro estagio....pode ser gicle, caneta, corretor de ar e etc.


se vc ir pisando de vagar e ele nao acontecer esse problema (pisar fundo no pedal = meter o pé kkkkk)

veja o bico injetor da rapida.


ele é o responsavel pra nao deixar dar esse "apagao" no motor quando vc mete o pé no acelerador.


os problemas mais comuns sao:

injetor entupido ou com calibragem errada, diafragma ruim, braço acionador do diafragma com problema de acionamento ou ate mesmo a posicao do jato do injetor q cada carburador tem um locao ideal especifico


vc tbem tem q ver se nao é falta de combustivel devido valvula de boia errada ou bomba com baixa pressao....a cuba estar cheia quando vc desmonta nao é um sinal de q ela permance cheia quando o carro esta em movimento e com giro ou velocidade altos


eu tbem ja vi casos de um motor nao passar de um determinado giro devido problemas na bobina...chegava num patamar de giro q a bobina nao conseguia mandar faiscas suficiente correspondente ao rpm do motor....dai ele dava um "apagao" e depois voltava.....mas se nao me engano vc disse q ja trocou a bobina em outro topico ne?

da uma olhada nessas coisas.


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Mensagem por opala4cc em Dom 29 Set - 14:51:37

Oliveira7777777 escreveu:Boa noite pessoal .

Estou com um problema com o meu 4 caneco com carburador 2e a gasolina .
Depois que resolvi o problema da ignição agora quando ando com o carro e vou apertar dando um afundada no pé no acelerador ele perde força e parece que vai desligar , já olhei os gicles e não estão entupidos a cuba tá cheia . Ele não engasga só perde potência e não desenvolve .

Você sabe, né, que o 2E não é para opala. Nem mesmo o 4 cilindros. Na minha opinião, você vai ficar comprando e trocando componentes deste carburador para tentar acertar. É possível que no final das contas, gaste uma boa grana e tempo com boa chance de não ficar 100%.
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Mensagem por Oliveira7777777 em Dom 29 Set - 17:49:42

Então ,ele tá com acionamento do segundo estágio mecânico com mola .

Sim em baixa ele tava de boa mais dá um pouco de exesso de combustível .mais quando acelero mais ele queria morrer e perdia força .

Troquei a ignição toda ,coloque tudo Bosch bobina 24 mil volts alto desempenho . Estava com uma bobina de 29 mil volts da olimpic já estava ruim e vazando .
Acredito que não seja a bobina .
O cara que mexeu na ignição falou que trocou os gicles porque estava errados acabei dando uma olhada agora pouco e tava com gicle 144 no primeiro estágio e 122 no segundo .. já vi que tá errado . Kkkk

Ele tava andando muito bem com esse 2e... bem mesmo arrancada boa ..... em alta cheguei a 170 forçando um pouco .

Agora destroquei os gicles mais ele não está segurando ligado . Só com o afogador puxado , só puxado sem injeção de combustível do afogador .
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Mensagem por Joaovitortj em Dom 29 Set - 17:58:53

2e é mais pros apzão da vida 1.8 2.0, se eu fosse tu pegava um bura que saiu pros 4c.
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Mensagem por Oliveira7777777 em Dom 29 Set - 18:02:21

Mais pra frente vou pegar um 3e . Agora tenho que mexer em outra coisas . Mais ele também não está beberrão com esse carburador tá fazendo em média 7 a 8 km . Na gasolina .do jeito que eu ando .
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 29 Set - 20:05:18

eu ja usei uns 3 anos um 2e no meu 4cil e era oooooootimo.....


eu adorava.....realmente ele era de mais!!!


seu problema deve ser acerto ou algum outro detalhe.


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Mensagem por Oliveira7777777 em Dom 29 Set - 20:15:22

Com certeza é acerto ... Mais Vou abrir um pouco a borboleta pra ver se ele segura ligado sem o afogador
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Mensagem por opala4cc em Dom 29 Set - 20:21:52

7 a 8 km por litro para um 4 cilindros usando 2e? Tá bebendo, sim. Com o 3e faz 8 na cidade (pelo menos)
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 29 Set - 20:30:47

caramba.....8 na cidade é um sonho de muito opaleiro...kkkkkkkk


eu lembro q meu 2e fazia muito bem tbem quando eu andava de boa....era nessa faixa....mas era bem raro andar de boa.


em 3 anos eu troquei de pneus 2 vezes.


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Mensagem por Joaovitortj em Dom 29 Set - 22:08:36

Oliveira7777777 escreveu:Mais pra frente vou pegar um 3e . Agora tenho que mexer em outra coisas . Mais ele também não está beberrão com esse carburador tá fazendo em média 7 a 8 km . Na gasolina .do jeito que eu ando .

Eu tava com um 2e também, dai troquei por um h34 só que não andei ainda, o carro tá todo cagado se não te dava um retorno sobre o bura
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Mensagem por opala4cc em Dom 29 Set - 22:40:47

2e é carburador projetado para motor de até 2 litros.
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Mensagem por Oliveira7777777 em Seg 30 Set - 5:58:32

Tá bebendo ? Eu achando que tava econômico kkk

Tava de olho no H34 duplo por ser mais barato do que o 3e qual a média de consumo? Claro andando bem kkk
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Mensagem por opala4cc em Seg 30 Set - 12:05:13

Oliveira7777777 escreveu:Tá bebendo ? Eu achando que tava econômico kkk

Tava de olho no H34 duplo por ser mais barato do que o 3e qual a média de consumo? Claro andando bem kkk

3E é um dos mais econômicos que tem para opala. Os dois corpos não abrem as borboletas de forma simultânea e o acionamento do segundo corpo pelo vácuo é a forma mais econômica. Desde que, é claro, sejam feitas as limpezas regulares para evitar o travamento da borboleta do segundo corpo.
Normalmente, o pessoal se queixa que o 3E deixa o opala manco. E isso faz sentido, já que em 92 a GMB já estava mais preocupada em diminuir a potência do opala para enquadrá-lo nas novas normas de emissão de poluentes que tinham recém entrado em vigor no Brasil (programa do PROCONVE).
O 4 cilindros com o 3E é pra fazer entre 8 e 10 Km/l na cidade (10Km/l acredito que só seja possível para aquela gasolina com uns 12 a 15% de álcool da época).
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Mensagem por BenKenobi em Seg 30 Set - 18:15:26

Oliveira7777777 escreveu:Então ,ele tá com acionamento do segundo estágio mecânico com mola .

Cara, eu chuto 99,9% ctz que ta ai seu problema. Toda vez que tentam mudar um carburador originalmente a vacuo para mecanico, da ruim. Porque nao existe um gicle ou bengala ou esguicho seja como chamem na sua localidade, de aceleração rápida.

Ou seja. O que é feito para abrir progressivamente, conforme o vacuo do motor pede, esta abrindo de uma vez e ai o carro da buraco e afoga. Entra só ar e nao entra combustível.

Até em opalas 6 cil quem tenta fazer isso apanha pra caramba.

Volte pro a vácuo e se for o caso, regule o tempo da abertura dele mudando a mola da capsula do 2 estagio, ou a capsula inteira.
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Mensagem por Oliveira7777777 em Seg 30 Set - 18:24:11

opala4cc escreveu:
Oliveira7777777 escreveu:Tá bebendo ? Eu achando que tava econômico kkk

Tava de olho no H34 duplo por ser mais barato do que o 3e qual a média de consumo? Claro andando bem kkk

3E é um dos mais econômicos que tem para opala. Os dois corpos não abrem as borboletas de forma simultânea e o acionamento do segundo corpo pelo vácuo é a forma mais econômica. Desde que, é claro, sejam feitas as limpezas regulares para evitar o travamento da borboleta do segundo corpo.
Normalmente, o pessoal se queixa que o 3E deixa o opala manco. E isso faz sentido, já que em 92 a GMB já estava mais preocupada em diminuir a potência do opala para enquadrá-lo nas novas normas de emissão de poluentes que tinham recém entrado em vigor no Brasil (programa do PROCONVE).
O 4 cilindros com o 3E é pra fazer entre 8 e 10 Km/l na cidade (10Km/l acredito que só seja possível para aquela gasolina com uns 12 a 15% de álcool da época).


Já sabia que o 3e é mais moderno por isso é caro novo.

Vou ver se coloco 3e mesmo .
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Mensagem por Oliveira7777777 em Seg 30 Set - 18:32:32

BenKenobi escreveu:
Oliveira7777777 escreveu:Então ,ele tá com acionamento do segundo estágio mecânico com mola .

Cara, eu chuto 99,9% ctz que ta ai seu problema. Toda vez que tentam mudar um carburador originalmente a vacuo para mecanico, da ruim. Porque nao existe um gicle ou bengala ou esguicho seja como chamem na sua localidade, de aceleração rápida.

Ou seja. O que é feito para abrir progressivamente, conforme o vacuo do motor pede, esta abrindo de uma vez e ai o carro da buraco e afoga. Entra só ar e nao entra combustível.

Até em opalas 6 cil quem tenta fazer isso apanha pra caramba.

Volte pro a vácuo e se for o caso, regule o tempo da abertura dele mudando a mola da capsula do 2 estagio, ou a capsula inteira.

Eu acredito que resolvi o problema que era os gicles trocados , mais agora fica funcionando só com o afogador puxado,. Deve ser regulagem de borboleta.

Não tive tempo ainda de mexer .

Já peguei ele assim com acionamento mecânico . Mais ele tava andando de boa e respondia bem .
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 30 Set - 19:53:49

afogador puxado fecha a entrada de ar por cima


tem q ver se o seu nao com entrada de ar falso.


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Mensagem por Oliveira7777777 em Dom 13 Out - 18:20:55

Marcos Adriano escreveu:afogador puxado fecha a entrada de ar por cima


tem q ver se o seu nao com entrada de ar falso.



Boa noite . Consegui mexer hoje nele . Tô trabalhando muito. Kkk

Então abri um pouco mais, bem mais a borboleta e firmou sem afogador , funcionando de boa .

Acredito que por ser um carburador 2e que precisa abrir mais a borboleta . Por não ser um carburador de opala não sei .

O meu problema era mesmo os gicles trocados .

Agora tenho outro problema que está me encomendando , quando o opala esquenta o motor fica mexendo um pouco mais forte e o câmbio fica xaqualhando , aparentemente olhando o motor está bom sem barulhos de cabeçote nada disso . o motor está bom mesmo ,e responde bem ...e em alta não acontece isso só em lenta e desengatado.. está com óleo perto do nível ,eu coloco havoline 20w50.....

o que será ???
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Mensagem por opala4cc em Dom 13 Out - 19:39:55

Oliveira7777777 escreveu:
Marcos Adriano escreveu:afogador puxado fecha a entrada de ar por cima


tem q ver se o seu nao com entrada de ar falso.



Boa noite . Consegui mexer hoje nele . Tô trabalhando muito.  Kkk

Então abri um pouco mais, bem mais a borboleta e firmou sem afogador , funcionando de boa .

Acredito que por ser um carburador 2e que precisa abrir mais a borboleta . Por não ser um carburador de opala não sei .

O meu problema era mesmo os gicles trocados .

Agora tenho outro problema que está me encomendando , quando o opala esquenta o motor fica mexendo um pouco mais forte e o câmbio fica xaqualhando , aparentemente olhando o motor está bom sem barulhos de cabeçote nada disso . o motor está bom mesmo ,e responde bem ...e em alta não acontece isso só em lenta e desengatado..  está com óleo perto do nível ,eu coloco havoline 20w50.....

o que será ???

Comece olhando o estado dos coxins do motor e do câmbio.
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 13 Out - 20:12:55

o opala de um amigo meu tinha um problema phoda:

o braco pitman pegava no 6x2 quando estercava muito pra a direita....e isso as vezes deslocava o coletor causando vazamentos....

lembro q ele gastou um bom dinheiro levando em oficina pra tentar arrumar O ESCAPE. e sempre voltava o problema ate ele trocar o escape por outro novo.....e mesmo continuou pegando....menos q o antigo mas ainda continuava encostando.


um dia (nao me recordo muito bem) ele levou numa oficina e o mecanico vou q o coxim do motor do lado esquerdo estava estourado foi trocar o coxim e parou de pegar o pitman no escape.

ate a barra de direcao ficava esfregando no carter.


eu nao me recordo exatamente da historia mas foi mais ou menos assim.....ja fazem alguns anos isso.


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Mensagem por Oliveira7777777 em Dom 13 Out - 20:51:52

Vou dar uma olhada nos coxims ..

Realmente eu vi um coxim meio torto .
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Mensagem por opala4cc em Dom 13 Out - 23:35:32

Marcos Adriano escreveu:o opala de um amigo meu tinha um problema phoda:

o braco pitman pegava no 6x2 quando estercava muito pra a direita....e isso as vezes deslocava o coletor causando vazamentos....

lembro q ele gastou um bom dinheiro levando em oficina pra tentar arrumar O ESCAPE. e sempre voltava o problema ate ele trocar o escape por outro novo.....e mesmo continuou pegando....menos q o antigo mas ainda continuava encostando.


um dia (nao me recordo muito bem) ele levou numa oficina e o mecanico vou q o coxim do motor do lado esquerdo estava estourado foi trocar o coxim e parou de pegar o pitman no escape.

ate a barra de direcao ficava esfregando no carter.


eu nao me recordo exatamente da historia mas foi mais ou menos assim.....ja fazem alguns anos isso.

Conforme já mencionei anteriormente aqui no fórum, eu já tive um opala SL 91/92. Esse carro não tinha os suportes dos coxins já antes de eu comprá-lo. Obviamente era um 4 cilindros (em 91 e 92 todos os SL eram 4 cilindros) e nos 4 cilindros a ausência do suporte dos coxins causa exatamente o efeito descrito por você: o motor vai baixando mais do que deveria quando estão gastos, até que por fim a chapa do cárter acaba repousando em cima da travessa. Quando chega nesse ponto, o carro fica vibrando consideravelmente na marcha-lenta e piora MUITO quando se esterça a direção para a esquerda, porque o braço pitman pega no tubo de escapamento. Como efeito colateral, a DH começa a vazar cedo e a junta do cárter também vai pro saco por causa do contato com a travessa. Imaginem a poça de óleo que fica no chão quando o carro é estacionado.
Nos 4 cilindros a partir de 1974, o suporte dos coxins atua como um limitador de deformação para o coxim gasto.
Pra quem não sabe, o suporte do coxim é esse bagulho aqui (para o 4 cilindros a partir de 1974): https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1141903394-suporte-coxim-motor-direito-opalacaravan-4cc-chevette-73-_JM?quantity=1#position=11&type=item&tracking_id=58ce9116-48d8-4ef0-b13a-45c684fa3752

Certa vez, estacionei esse opala em um shopping cujo piso do estacionamento coberto era um cimento polido e envernizado. Quando voltei e saí com o carro, peguei a fila da saída aguardando a minha vez. Olhei pelo retrovisor central e vi um pedestre passar pelo local aonde o opala estivera. O cara pisou na poça provavelmente achando que era água condensada de ar condicionado (fazia muito calor) e o pé dele deslizou pra frente obrigando-o a fazer um espacate que  só não rasgou os trêstículos porque ele só tem dois. Isso sem contar as calças lambuzadas de óleo...
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Mensagem por Oliveira7777777 em Seg 14 Out - 20:29:12

Boa noite .

Acho que é isso mesmo , dei uma olhada em baixo e vi que a base que o coxim é encaixado que é parafusada  está torta para baixo
Talvez esteja rachada vou ter que tirar pra ver . Só faltava essa.

Outra coisa amigos .. a bobina de ignição tem influência no desempenho do opala ?  Depois que coloquei essa bobina da Bosch azul de 26 mil volts o opala ficou meio fraco sem final .
Ele tava com uma de 29 mil volts sem resistência.
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Mensagem por BenKenobi em Sab 19 Out - 8:57:10

Oliveira7777777 escreveu:Boa noite .

Acho que é isso mesmo , dei uma olhada em baixo e vi que a base que o coxim é encaixado que é parafusada  está torta para baixo
Talvez esteja rachada vou ter que tirar pra ver . Só faltava essa.

Outra coisa amigos .. a bobina de ignição tem influência no desempenho do opala ?  Depois que coloquei essa bobina da Bosch azul de 26 mil volts o opala ficou meio fraco sem final .
Ele tava com uma de 29 mil volts sem resistência.

Sim a bobina influencia, se a centelha esta fraca, seja pelo cabo de vela ruim, vela errada ou N outro motivos, o carro fica fraco tambem.

Por acaso voce nao esta usando uma bobina de platinado nao ne?
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Mensagem por Oliveira7777777 em Sab 19 Out - 15:27:59

Então amigo troquei cabo ,vela e bobina coloquei resistência na bobina . a vela é a sp4 .

acredito que a bobina é a correta mesmo . Ela tem os plugs que vai para o módulo .
A bobina para platinado Bosch é cinza e parece que não tem os plugs que vai para o módulo .

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Mensagem por opala4cc em Sab 19 Out - 16:03:16

Oliveira7777777 escreveu:Então amigo troquei cabo ,vela e bobina coloquei resistência na bobina . a vela é a sp4 .

acredito que a bobina é a correta mesmo . Ela tem os plugs que vai para o módulo .
A bobina para platinado Bosch é cinza e parece que não tem os plugs que vai para o módulo .


Você já olhou se o avanço do distribuidor está funcionando?
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Mensagem por Oliveira7777777 em Sab 19 Out - 16:07:58

Avanço do distribuidor é da onde sai uma mangueira que vai no carburador ?
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 19 Out - 16:40:26

Oliveira7777777 escreveu:Avanço do distribuidor é da onde sai uma mangueira que vai no carburador ?


sim esse é o avanco a vacuo.....


é feito pelo carburador


tbem tem o avanco centrifugo q é feito por um sistema com pesinhos e molas dentro do distribuidor.


vc pode notar esse sistema quando tira a tampa e tenta girar o rotor...vc percebe q o rotor vai girar um pouco e voltar ao ponto inicial....isso é devido o avanco centrigufo


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Mensagem por Oliveira7777777 em Qua 6 Nov - 14:00:16

Boa tarde amigos .

Resolvi o problema , depois de pesquisar muito resolvi limpar e trocar o reparo do carburador .

Quando abri a surpresa Tava todo cheio de óleo de motor por dentro do carburador e dentro do coletor. o erro foi meu por querer colocar óleo no nível certinho já pesquisei e agora sei que tem que colocar faltando 2 ou 3 centímetros pra completar 😅

Eu mesmo troquei seguindo o vídeo do Tonella no youtub e deu certo o motor tá macio e silencioso na lenta .

Desculpa pessoal por encher vocês kkk

Obrigado por em quanto .
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 6 Nov - 16:42:09

olha....essa de deixar o oleo faltando 2 ou 3 centimetros pra completa pra mim é nova.


tenho opala desde 2007 e é a primeira vez q ouço falar nisso.


sempre deixo o nivel de oleo no risco certinho do meio...


mas se resolveu seu problema beleza!!!


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Mensagem por opala4cc em Qua 6 Nov - 17:22:01

Oliveira7777777 escreveu:Boa tarde amigos .

Resolvi o problema , depois de pesquisar muito resolvi limpar e trocar o reparo do carburador .

Quando abri a surpresa Tava todo cheio de óleo de motor por dentro do carburador e dentro do coletor. o erro foi meu por querer colocar óleo no nível certinho já pesquisei e agora sei que tem que colocar faltando 2 ou 3 centímetros pra completar 😅

Eu mesmo troquei seguindo o vídeo do Tonella no youtub e deu certo o motor tá macio e silencioso na lenta .

Desculpa pessoal por encher vocês kkk

Obrigado por em quanto .

É uma receita arriscada. EU não espalharia isso por aí. Alguém pode lhe cobrar a conta de um motor fundido:

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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 6 Nov - 17:33:38

eu pensei mesmo q o maximo do minimo iria dar perto dos 3cm....


mas ai foi fundo kkkkkkk


ficou bem claro


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Mensagem por Oliveira7777777 em Qua 6 Nov - 18:55:32

Coloquei errado ,são 3 milimetros a menos .kkk

Devo ter não encaixado a vareta até no fundo pra ver o nível , o erro foi meu colocando óleo demais .


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Mensagem por opala4cc em Qua 6 Nov - 19:38:43

Oliveira7777777 escreveu:Coloquei errado ,são 3 milimetros a menos .kkk

Devo ter não encaixado a vareta até no fundo pra ver o nível , o erro foi meu  colocando óleo demais .



Ah, bom. Agora entendi. Porque colocar óleo até a marca "máx." também não causa danos ao motor. De fato, deve ter acontecido o que você disse: a vareta não encaixou até o fim na hora da medição, provocando adição excessiva de óleo.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 6 Nov - 20:22:33

Oliveira7777777 escreveu:Coloquei errado ,são 3 milimetros a menos .kkk

Devo ter não encaixado a vareta até no fundo pra ver o nível , o erro foi meu  colocando óleo demais .






Ufaaa kkkkkkk

Dessa vez passa

Kkkkk


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Mensagem por Oliveira7777777 em Qua 6 Nov - 20:33:56

O correto ortográfico me lascou kkk

Mais valeu pessoal . 😉👍
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 6 Nov - 20:38:17

OKK


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Mensagem por opala4cc em Qua 6 Nov - 21:13:28

Marcos Adriano escreveu:
Oliveira7777777 escreveu:Coloquei errado ,são 3 milimetros a menos .kkk

Devo ter não encaixado a vareta até no fundo pra ver o nível , o erro foi meu  colocando óleo demais .






Ufaaa kkkkkkk

Dessa vez passa

Kkkkk

Afundo o pé perde força 314864 kkkkkkk!!!

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