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Opala perde força com 6x2

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Opala perde força com 6x2 Empty Opala perde força com 6x2

Mensagem por Éverton Soares em Seg 13 Ago - 21:36:06

Meu mecânico disse uma coisa que estranhei, que o escapamento 6x2 dimensionado deixa o carro com o ronco bonito mas reduz a potência pq no coletor original teria uma peça que esquenta o combustível antes de ele entrar no carburador.
Até onde eu sei o 6x2 aumenta, não diminui a potência. O que me dizem?
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por adpachec em Seg 13 Ago - 22:52:39

Depois do conto de "motor opala a álcool explode na gasolina" qual a intenção da informação agora?

Preparação?

O coletor de escape é "colado" ao de admissão para ajuste no aquecimento da mistura ar/combustível, combustível frio se condensa não misturando direito ao oxigênio.
Isto (aquecimento) melhora o rendimento e desempenho, desde que esteja nos padrões.

Um coletor de admissão super quente vai prejudicar na gasolina pela redução do volume de ar.

Um coletor de escape dimensionado pode causar perda de contra pressão que é uma força que "segura' parte dos gases quentes da saída para ajudar a encher os cilindros em baixa rotação.
Em baixa rotação o motor não aspira ar suficiente e a contra pressão contribui para ajudar a "encher os cilindros" e a retenção de gases quentes dentro da câmara de combustão ajuda a aquecer os gases frios que entra.
Com o calor dos gases retidos nos cilindros a mistura de ar/combustível que entra se expande e faz com que a explosão seja maior, gerando mais torque.

Com o aumento da rotação mais ar entra e a velocidade dos gases de escape aumentam vencendo a resistência da contra pressão.
O ideal é mexer no escape se for mexer na admissão.
Por isto que arrombar o escape se perde torque e se é obrigado a subir mais o giro para compensar.
Igual moto com escape direto.
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Mensagem por Éverton Soares em Ter 14 Ago - 6:18:25

Então no caso de um motor original, com sistema de admissão original, o torque fica comprometido com o 6x2?
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Rubão6cc em Ter 14 Ago - 6:39:03

Que mecânico burro..


_________________
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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Éverton Soares em Ter 14 Ago - 6:50:33

Mas segundo o que o adpachec citou é +/- o que o mecânico disse, não? Ou entendi errado?
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Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 9:56:02

Éverton Soares escreveu:Mas segundo o que o adpachec citou é +/- o que o mecânico disse, não? Ou entendi errado?

O que manda é o diâmetro do tubo.
Aqui tem um Honda Civic antigo que a saída da roda para trás é de 4" um cano deste é de saída de vaso sanitário.
Quanto maior o cano mais rápido e maior é a vazão e menor a contra pressão.
Original opala ACHO que é 1,1/4".
Medidas de 2" ou 2/2,5" acho exagero.
E um 6x2 seriam duas saídas, mesmo um cano fino teríamos a somatória dos dois canos.
Se você aumentar a entrada de ar (carburador maior, turbo, válvulas e etc.) o ideal é aumentar o escape também.
A quantidade de silenciadores no percurso também influencia.
Lembrando que um silenciador com contra pressão são aqueles que um tubo entra por um lado e na outra extremidade sai do lado oposto.
Neste caso os gases entram por um lado, passam por "câmaras de ressonância" e saem por outro lado.
Isto causa resistência e contra pressão.
Os silenciadores que a entrada e saída são no centro é um "abafador de som" porque internamente o cano passa direto sem resistência dos gases, somente o aumento súbito do espaço ocupado pelos gases reduz a "frequência sonora" dos gases em deslocamento e deixam o som mais grave neste tipo de abafador.
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Éverton Soares em Ter 14 Ago - 10:13:19

adpachec escreveu:
Éverton Soares escreveu:Mas segundo o que o adpachec citou é +/- o que o mecânico disse, não? Ou entendi errado?

O que manda é o diâmetro do tubo.
Aqui tem um Honda Civic antigo que a saída da roda para trás é de 4" um cano deste é de saída de vaso sanitário.
Quanto maior o cano mais rápido e maior é a vazão e menor a contra pressão.
Original opala ACHO que é 1,1/4".
Medidas de 2" ou 2/2,5" acho exagero.
E um 6x2 seriam duas saídas, mesmo um cano fino teríamos a somatória dos dois canos.
Se você aumentar a entrada de ar (carburador maior, turbo, válvulas e etc.) o ideal é aumentar o escape também.
A quantidade de silenciadores no percurso também influencia.
Lembrando que um silenciador com contra pressão são aqueles que um tubo entra por um lado e na outra extremidade sai do lado oposto.
Neste caso os gases entram por um lado, passam por "câmaras de ressonância" e saem por outro lado.
Isto causa resistência e contra pressão.
Os silenciadores que a entrada e saída são no centro é um "abafador de som" porque internamente o cano passa direto sem resistência dos gases, somente o aumento súbito do espaço ocupado pelos gases reduz a "frequência sonora" dos gases em deslocamento e deixam o som mais grave neste tipo de abafador.

Neste caso, pra um motor sem quaisquer tipos de alteração, o ideal para a performance do automóvel seria o escapamento original? No caso do veículo estando original, porém com 6x2, seria possível corrigir esta redução da contra pressão, mantendo o ronco característico do 6x2, com um silenciador com contra pressão?
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 11:02:24

Som é uma coisa particular, cada um tem um gosto.

Eu prefiro escape direto, medidas originais, com um abafador na saída.

Opala perde força com 6x2 Images?q=tbn:ANd9GcRLEBtFS9wUcx9ELeA6pPl5G0T--EUalwFYnLhxIVUAnRAuqvPCRI3OmKjB

Tubulação de 2" para cima em carro não mexido acho perda de dinheiro e desempenho.
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Éverton Soares em Ter 14 Ago - 11:19:47

adpachec escreveu:Som é uma coisa particular, cada um tem um gosto.

Eu prefiro escape direto, medidas originais, com um abafador na saída.

Opala perde força com 6x2 Images?q=tbn:ANd9GcRLEBtFS9wUcx9ELeA6pPl5G0T--EUalwFYnLhxIVUAnRAuqvPCRI3OmKjB

Tubulação de 2" para cima em carro não mexido acho perda de dinheiro e desempenho.

Então o que pode enfraquecer o carro não é o coletor, mas sim um diâmetro muito grande do cano?
No seu caso vc usa um 6x2 com medidas do cano originais, é isso?
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Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 11:43:44

O aquecimento do coletor de admissão é AUXILIADO pelo calor do coletor de escape.
Os canos de escape conduzem os gases, exercem contra pressão e reduzem o barulho e emissão de gases quando "originais" (abafadores e não sei se os ultimos tiveram catalisadores).
Eu tenho um 4cc com único escape direto e com silenciador na saída.
Mas o ruim do álcool que correu o abafador, preciso comprar outro.

Tubulação original, mas quero trocar porque já foi remendado.

O ruim de escape direto é que o barulho é legal só no começo.
E o ruim de escape "100% original" é que é muito "silencioso" para um carro com fama de muscle Car como os cupês.
Eu cheguei a usar tubos de quase 2" na saída.
A única vantagem é que "pisando fundo" na arrancada não se escuta um "sopro agudo" que surge no escape original direto.
Mas de manhã, no trânsito parado, o ronco de cada acelerada começa a incomodar.
Um abafador ameniza o "ronco" na saída, você não escuta o rugido do motor sempre que encostar o pé no acelerador, somente quando começar a acelerar.
Minha garagem fechada amplia o som quando sai ou entro, porque eu ligo o carro puxo o afogador e vou colocar o uniforme.
E na chegada por ser inclinada eu tenho que acelerar.
Então prefiro com abafador e não direto.
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 14 Ago - 19:43:19

o torque eu nao sei....

mas depois de instalar um 6x2 no meu motor o giro passa dos 3mil rpm facil...com o original chegava ali e ia morrendo...parece q nao ia mais.


6x2 é otimo!

o tiu omega ja saiu com 6x2 original de fabrica.


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Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 19:55:49

Marcos Adriano escreveu:o torque eu nao sei....

mas depois de instalar um 6x2 no meu motor o giro passa dos 3mil rpm facil...com o original chegava ali e ia morrendo...parece q nao ia mais.


6x2 é otimo!

o tiu omega ja saiu com 6x2 original de fabrica.

Porque no seu caso o escape estava com restrição (subdimensionado).

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t35994-retirar-silencioso-e-deixar-o-cano-direto

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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 14 Ago - 20:11:48

pode ser....

só digo uma coisa por experiencia propria e de muita gente q conheco: um 6x2 bem legal...bem montado e tudo certinho....duvido vc querer saber de escape original....(original q eu digo é original mesmo, igual o pachec citou ali em cima)

perca de alguns hps ou perca de um pouco de torque só faz diferença em carros de corrida...preparados pra arrancada ou algo do genero....q precisam de tudo e mais um pouco pra fazer diferença....em milesimos de segundo....

um carro de passeio pra andar com a familia nada melhor q um ronco legal de um 6x2 pro pessoal olhar de longe e apontar o dedo e falar: olha la um 6 cilindros.....ja passei por isso diversas vezes....e é hilario...

mas tbem digo e cito o q o pachec disse ali em cima...é questao de gosto.....se vc gosta de silencio total = original, agora se gosta de um ronco mais alto e chamativo modifique o escape sim...e de preferencia um 6x2 nao vai se arrepender.


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 14 Ago - 20:17:27

uma resenha minha:

o rubao6cc ta de prova.


um dos primeiros 6cil com 6x2 q eu vi pessoalmente na minha vida me broxou totalmente...era um 88 6cil com o 6x2 conhecido como prateleira montado somente o coletor com dana 3.54....

as marcas eram mais curtas q um dia de folga...o som era estralado....horrivel subia rapido o giro e o grito do escape......odiei....e disse q nunca usaria um escape assim!!!!

ate um dia ver um vdd escape 6x2 montado tudo certinho e dentro dos conformes...q inclusive foi o proprio carro do rubens.....ai mudei meu conceito.....

hj nao quero mais saber de escape original nunca mais.


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Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 21:15:03

É importante a pessoa perguntar na hora da compra.
Lá em cima eu disse, escape 1"1/4 ( uns 32 mm, mas o correto acho que é 1"1/8 de polegada) existe muito tubo de escape de prateleira que vem com 7/8" (arredondado 23 mm).
Isto porque é a tubulação "de fabrica" hoje e sai mais em conta porque atende uma gama de veículos, basta comprar um lote e fabricar para vários modelos.
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Mensagem por chevy250 em Ter 14 Ago - 22:21:27

@adpachec: muito interessante sua explicação sobre a contra-pressão
Agora entendi a questão do torque em baixa rotação em relação à contra-pressão.

Resumindo, para andar de tiozao domingo de manha entre 600 e 1500rpm (como eu gosto de fazer) o sistema de escape original, incluindo coletor, vai ter mais força do que um sistema com baixa contra-pressão. Essa força descomunal que o 6cill tem nessa região de ultra baixa rotação é o que mais gosto.

Já para desempenho mesmo, quando temos que usar rotação mais alta para gerar mais potência, um sistema com menor contra-pressão, tipo o 6x2, é melhor.

É isso?
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Mensagem por adpachec em Ter 14 Ago - 22:43:08

Tudo depende do equilíbrio.
O volume que entra com o que sai.
E no meio teríamos o comando de válvulas.
Um carro normalmente aspirado puxa o ar e combustível que depois de queimado é expelido.
Porém em baixa rotação o volume de ar não é máximo em capacidade.
Por isto "uma sobra da combustão" dentro do cilindro ajuda a "encher" o cilindro.
E a temperatura elevada dos gases quentes ajuda a aquecer e expandir os gases "frios" que entram.
Veja bem, não confunda "aquecimento dos gases frios" dentro do cilindro com "aquecimento do coletor".
Um comando de válvulas "comum" possui um overlap que deixa a válvula de escape fechada no momento da admissão.
Assim os gases de escape que não saíram ficam retidos com os gases que entram.
Isto causa uma explosão maior com o pouco volume dentro do cilindro.
Gerando mais torque.
Em motores mexidos o overlap do comando permite que as válvulas de escape fiquem ligeiramente abertas em alguma fase da admissão, mas o volume de ar que entra é tão grande que mesmo com a válvula de escape parcialmente aberta o próprio ar de admissão "bloqueia" a saída.
E com todo este ar entrando precisa de um escape que permita a saída.
E geralmente são curtos no comprimento e sem restrição.
Um escape opala original é muito restritivo, deixá-lo direito fica muito melhor, mas "arrombar" o escape com um carburador que estrangula a admissão é dar um tiro no pé.
Olhe o Fusca ou Brasília com escape curto e direto, só tem barulho e pouco anda.
E um escape muito restritivo vai reduzir o volume que entra deixando o carro "amarrado".
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Opala perde força com 6x2 Empty Re: Opala perde força com 6x2

Mensagem por Éverton Soares em Qua 15 Ago - 0:09:30

adpachec escreveu:Tudo depende do equilíbrio.
O volume que entra com o que sai.
E no meio teríamos o comando de válvulas.
Um carro normalmente aspirado puxa o ar e combustível que depois de queimado é expelido.
Porém em baixa rotação o volume de ar não é máximo em capacidade.
Por isto "uma sobra da combustão" dentro do cilindro ajuda a "encher" o cilindro.
E a temperatura elevada dos gases quentes ajuda a aquecer e expandir os gases "frios" que entram.
Veja bem, não confunda "aquecimento dos gases frios" dentro do cilindro com "aquecimento do coletor".
Um comando de válvulas "comum" possui um overlap que deixa a válvula de escape fechada no momento da admissão.
Assim os gases de escape que não saíram ficam retidos com os gases que entram.
Isto causa uma explosão maior com o pouco volume dentro do cilindro.
Gerando mais torque.
Em motores mexidos o overlap do comando permite que as válvulas de escape fiquem ligeiramente abertas em alguma fase da admissão, mas o volume de ar que entra é tão grande que mesmo com a válvula de escape parcialmente aberta o próprio ar de admissão "bloqueia" a saída.
E com todo este ar entrando precisa de um escape que permita a saída.
E geralmente são curtos no comprimento e sem restrição.
Um escape opala original é muito restritivo, deixá-lo direito fica muito melhor, mas "arrombar" o escape com um carburador que estrangula a admissão é dar um tiro no pé.
Olhe o Fusca ou Brasília com escape curto e direto, só tem barulho e pouco anda.
E um escape muito restritivo vai reduzir o volume que entra deixando o carro "amarrado".

Para uma pessoa que presa pela performance do veículo, mas ao mesmo tempo curte um ronco de respeito, como o Marcos Adriano falou do ronco característico do 6zão, seria uma opção interessante o 6x2 com um silenciador com contrapressão, e um abafador de acordo com o gosto do cliente por mais ou menos barulho?
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Mensagem por LucasPiologo em Qua 15 Ago - 8:44:08

Meu carro já veio com 6x2 de inox e o abafador de mercedes no final, eu curtia muito o ronco, mas esse ano quebrou aquela cinta que segura o escape perto do diferencial, ai meu escape pegou em 1 lombada maldita e quebrou o abafador, acabei colocando 2 jk's depois do diferencial e o cara fez duas ponteiras como se fosse o espingarda só que mais curtas, o ronco ficou muito bom mais encorpado e um pouco mais baixo. Eu particularmente não abro mão do ronco do 6x2.

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Mensagem por adpachec em Qua 15 Ago - 13:31:35

Éverton Soares escreveu:
adpachec escreveu:Tudo depende do equilíbrio.
O volume que entra com o que sai.
E no meio teríamos o comando de válvulas.
Um carro normalmente aspirado puxa o ar e combustível que depois de queimado é expelido.
Porém em baixa rotação o volume de ar não é máximo em capacidade.
Por isto "uma sobra da combustão" dentro do cilindro ajuda a "encher" o cilindro.
E a temperatura elevada dos gases quentes ajuda a aquecer e expandir os gases "frios" que entram.
Veja bem, não confunda "aquecimento dos gases frios" dentro do cilindro com "aquecimento do coletor".
Um comando de válvulas "comum" possui um overlap que deixa a válvula de escape fechada no momento da admissão.
Assim os gases de escape que não saíram ficam retidos com os gases que entram.
Isto causa uma explosão maior com o pouco volume dentro do cilindro.
Gerando mais torque.
Em motores mexidos o overlap do comando permite que as válvulas de escape fiquem ligeiramente abertas em alguma fase da admissão, mas o volume de ar que entra é tão grande que mesmo com a válvula de escape parcialmente aberta o próprio ar de admissão "bloqueia" a saída.
E com todo este ar entrando precisa de um escape que permita a saída.
E geralmente são curtos no comprimento e sem restrição.
Um escape opala original é muito restritivo, deixá-lo direito fica muito melhor, mas "arrombar" o escape com um carburador que estrangula a admissão é dar um tiro no pé.
Olhe o Fusca ou Brasília com escape curto e direto, só tem barulho e pouco anda.
E um escape muito restritivo vai reduzir o volume que entra deixando o carro "amarrado".

Para uma pessoa que presa pela performance do veículo, mas ao mesmo tempo curte um ronco de respeito, como o Marcos Adriano falou do ronco característico do 6zão, seria uma opção interessante o 6x2 com um silenciador com contrapressão, e um abafador de acordo com o gosto do cliente por mais ou menos barulho?

O som é uma coisa muito individual.
Cada um tem seu gosto.

Mas aqui tem alguns assuntos:

https://www.flatout.com.br/sistemas-de-escape-coletores-dutos-e-emissoes-parte-1/

http://revistafullpower.uol.com.br/muito-alem-do-som/
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 15 Ago - 19:52:45

adpachec escreveu:Tudo depende do equilíbrio.
O volume que entra com o que sai.
E no meio teríamos o comando de válvulas.
Um carro normalmente aspirado puxa o ar e combustível que depois de queimado é expelido.
Porém em baixa rotação o volume de ar não é máximo em capacidade.
Por isto "uma sobra da combustão" dentro do cilindro ajuda a "encher" o cilindro.
E a temperatura elevada dos gases quentes ajuda a aquecer e expandir os gases "frios" que entram.
Veja bem, não confunda "aquecimento dos gases frios" dentro do cilindro com "aquecimento do coletor".
Um comando de válvulas "comum" possui um overlap que deixa a válvula de escape fechada no momento da admissão.
Assim os gases de escape que não saíram ficam retidos com os gases que entram.
Isto causa uma explosão maior com o pouco volume dentro do cilindro.
Gerando mais torque.
Em motores mexidos o overlap do comando permite que as válvulas de escape fiquem ligeiramente abertas em alguma fase da admissão, mas o volume de ar que entra é tão grande que mesmo com a válvula de escape parcialmente aberta o próprio ar de admissão "bloqueia" a saída.
E com todo este ar entrando precisa de um escape que permita a saída.
E geralmente são curtos no comprimento e sem restrição.
Um escape opala original é muito restritivo, deixá-lo direito fica muito melhor, mas "arrombar" o escape com um carburador que estrangula a admissão é dar um tiro no pé.
Olhe o Fusca ou Brasília com escape curto e direto, só tem barulho e pouco anda.
E um escape muito restritivo vai reduzir o volume que entra deixando o carro "amarrado".


top!!!! cheers cheers cheers cheers


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