Achei um artigo no facebook, na página Carbunovo (fica o crédito) ... infelizmente o dono da página faleceu em dez/2020.
Deixei aqui só a parte prática. Quem tiver interesse pode visitar a página Carbunovo.
Com certeza deve ter matéria a respeito aqui no fórum, mas vai mais essa contribuição.
COMO APERTAR AS PORCAS DOS PRISIONEIROS
DO CARBURADOR SEM EMPENA-LOS?
Para que isso não ocorra, a forma correta de fixar o carburador postamos um croquis de torque (figura 3)
Sugerimos fazer uma marcação na cabeça da porca, para se ter uma boa referencia do movimento de torque. Use uma caneta dessas usadas em DVD, que pegam muito bem ao metal.
a) colocar o carburador os prisioneiros do coletor de admissão
b) rosquear as porcas levemente até o encostar
c) usando o critério de aperto em "X", dê cerca de 1/3 de volta, conforme mostra a figura 3.
Após efetuar a mesma operação com todas as porcas, ajuste a sintonia fina do parafuso da mistura e rotação de marcha lenta.
Agora, se tudo tiver ok, deixe o carro funcionando em marcha lenta por cerca de 15 minutos. Fique tranquilo. Um motor em marcha lenta (800 a 900 rpms em média), consome cerca de 500 a 800 ml de combustivel, dependendo do motor, é claro!
Decorrido os 15 a 20 minutos, o calor já passou para a base, então agora, com o material quente, você pode dar um "leve" aperto. Eu disse um leve aperto, um "totózinho", como se diz na gíria dos pilotos de competição.
Com essas medidas, a chance de um empenamento é quase impossível.
Vida longa a seu carburador!
Deixei aqui só a parte prática. Quem tiver interesse pode visitar a página Carbunovo.
Com certeza deve ter matéria a respeito aqui no fórum, mas vai mais essa contribuição.
COMO APERTAR AS PORCAS DOS PRISIONEIROS
DO CARBURADOR SEM EMPENA-LOS?
Para que isso não ocorra, a forma correta de fixar o carburador postamos um croquis de torque (figura 3)
Sugerimos fazer uma marcação na cabeça da porca, para se ter uma boa referencia do movimento de torque. Use uma caneta dessas usadas em DVD, que pegam muito bem ao metal.
a) colocar o carburador os prisioneiros do coletor de admissão
b) rosquear as porcas levemente até o encostar
c) usando o critério de aperto em "X", dê cerca de 1/3 de volta, conforme mostra a figura 3.
Após efetuar a mesma operação com todas as porcas, ajuste a sintonia fina do parafuso da mistura e rotação de marcha lenta.
Agora, se tudo tiver ok, deixe o carro funcionando em marcha lenta por cerca de 15 minutos. Fique tranquilo. Um motor em marcha lenta (800 a 900 rpms em média), consome cerca de 500 a 800 ml de combustivel, dependendo do motor, é claro!
Decorrido os 15 a 20 minutos, o calor já passou para a base, então agora, com o material quente, você pode dar um "leve" aperto. Eu disse um leve aperto, um "totózinho", como se diz na gíria dos pilotos de competição.
Com essas medidas, a chance de um empenamento é quase impossível.
Vida longa a seu carburador!
Hoje à(s) 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Hoje à(s) 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Hoje à(s) 8:00:02 por FabioM
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ter 7 maio - 9:15:59 por Gerald
» Regulagem vidro opala cupê
Seg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Trinco da porta destravando sozinho
Seg 6 maio - 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Seg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc