Já tem tempos que gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida que tenho sobre a partida do Opala 79 daqui de casa.
Ele faz esse barulho de batida logo na partida, conforme pode ser escutado no vídeo (dos 4 aos 9 segundos). Dura, em geral, uns 5 seg. Depois para!
Se ele ficar desligado uma hora, no momento da partida bate novamente.
Se der a partida, deixar funcionar uns segundos, desligar e der a partida novamente, nada do barulho.
Já verifiquei todos os tuchos, estão bons e qdo o mecânico foi verificá-los, estavam todos carregados.
Ele é um 4 cil, está atualmente com 107 mil km, foi feita retífica com aproximadamente 90 mil km em 2014 (7 anos atrás). Pouco para um Opala né?
Nesta época o carro ainda era usado pelo meu pai e eu nem fiquei sabendo da retífica. Segundo ele foi feita a retífica exatamente por causa desse barulho e pq na época alegaram que era por causa da bomba de óleo. Não entendo muito de mecânica, nem meu pai, mas acredito que não é necessário fazer a retífica do motor qdo se troca a bomba de óleo. Mas de qq jeito, a retífica foi feita por recomendação do antigo mecânico.
E pelo jeito, não adiantou pq continua batendo.
Foi feita a retífica e foram trocados:
Jogo de pistão com anel (1 mm)
Jogo de casquilho fixo (0.25mm)
Jogo de casquilho móvel (0.25mm)
Jogo de junta do motor
Bomba de óleo
8 tuchos
Retentor de válvulas
Engrenagem do comando
Bujão do bloco
Retentor do motor
Na minha opinião ele até deveria bater um pouco assim depois de ficar muito tempo desligado. Mas bater depois de ficar somente de 30 a 60 min desligado, com tucho hidráulico, não é normal né?
Até pra evitar esta batida que deve ser prejudicial ao motor, depois que ele fica muito tempo parado, na primeira partida do dia eu tiro a alimentação da bobina e dou a partida deixando ele girar um pouco. Mas não adianta muito pq passa um tempo, vou ligar e ele bate.
O que vcs acham que pode ser?
Obrigado e um abraço
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