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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Motor do opala 6cc alcool com barulho de tok tok tok tok dentro do motor
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Bom dia rapaziada sou novo aqui e preciso de ajuda dos especialistas tenho um opala 6cc a álcool e tenho reparado que o motor do meu carro esta fazendo um barulho que vem lá de dentro do motor um tok tok tok tok levei em alguns mecânicos aqui em minha cidade e eles falaram que tem que abrir para ver o que é mas sou um pobre loko e não tenho muita grana disponível e sei também que a mão de obra para abrir um motor já não é tão barata e tenho certeza que com a experiência dos opaleiros aqui alguém já deve ter tido esse diagnostico no seu opala ou cavaram e podem me ajudar me falando o que pode ser mais ou menos tem mais uma coisa que reparei comprei uma bateria zero 60 amperes a dois dias e ontem quando fui dar partida enfrente a oficina para o mecânico ouvir o barulho ele deu uma virada e depois calou um tempinho e depois viru mais umas duas vezes e pegou então fora o barulho da a impressão que esta mais pesado para virar o motor
leoneltclemente gosta desta mensagem
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Barulho "toc-toc" se diminui ao reduzir a rotação costuma ser bronzina do virabrequim gasta e com folga.
Pode ser tuchos (hidráulicos) descarregados.
Se ligar e desligar em seguida e escutar o "tilintar" é saia de pistão e anéis.
Excesso de álcool (mistura rica) o álcool desce para o cárter e mistura com o óleo.
Vazamento da bomba de combustível para o cárter, o combustível afina e começa o barulho.
Óleo de especificação errada, muito fino ou muito grosso.
Bateria descarregando ou partida pesada pode ser alternador não carregando, ponto de ignição muito adiantado, sujeira nos bornes da bateria (dificultando a passagem de corrente) e fiação.
Se a partida está pesada (sem problema na ignição) pode ser ponto adiantado causando batida de pino.
Pode ser tuchos (hidráulicos) descarregados.
Se ligar e desligar em seguida e escutar o "tilintar" é saia de pistão e anéis.
Excesso de álcool (mistura rica) o álcool desce para o cárter e mistura com o óleo.
Vazamento da bomba de combustível para o cárter, o combustível afina e começa o barulho.
Óleo de especificação errada, muito fino ou muito grosso.
Bateria descarregando ou partida pesada pode ser alternador não carregando, ponto de ignição muito adiantado, sujeira nos bornes da bateria (dificultando a passagem de corrente) e fiação.
Se a partida está pesada (sem problema na ignição) pode ser ponto adiantado causando batida de pino.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
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Data de inscrição : 07/07/2020
Sim quando desliga ele da um estalinhos
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
maloqueiro escreveu:Sim quando desliga ele da um estalinhos
Possivelmente bronzina gastas......
Abrindo a parte de baixo....
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Fica caro sabe um valor mais ou menos
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Não tem nada que eu possa fazer uma troca de óleo ou outra coisa que eu possa abrir o motor a fazer esse trampo um pouco mais para frente
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
maloqueiro escreveu:Fica caro sabe um valor mais ou menos
Difícil saber, igual cirurgia, só abrindo.
E na pandemia do covid-19 as coisas subiram, em tempos normais no mínimo uns R$ 3.000,00 (aqui na região).
maloqueiro escreveu:Não tem nada que eu possa fazer uma troca de óleo ou outra coisa que eu possa abrir o motor a fazer esse trampo um pouco mais para frente
Tenta o óleo W60 para motor cansado, mas pode fazer bater os tuchos hidráulicos, principalmente no frio.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Putz vou ter que parar o opala mas obrigado adpachec pela atenção vou começar a guardar a grana valeu
kdt_go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1871
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
Comodoro 4100 coupe 1982
Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988
Cilindros : 6c, 250-S
6c, 4100
6c, 4100
Data de inscrição : 29/05/2009
Tenta o óleo W60 para motor cansado, mas pode fazer bater os tuchos hidráulicos, principalmente no frio.
pelamor, nao faça isso de "engrossar" o óleo
vc pode até mascarar um defeito mas vai comprometer a lubrificação de todo o resto do motor e pesar a bomba de óleo.
oleo SEMPRE o epecifidado pro motor, jamais diferente.
nao vi se se trata de m 6 cilindros, mas a polia harmonica do virabrequim costuma bater quando está gasta, pode ser só isso também
procure um mecãnico experiente em opala que ele pode detectar, se esse for o caso.
não é exatamente barato mas é coisa de 20% do preço de abrir carter por exemplo
Helicázio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 72
Idade : 38
Localização : São José do Rio Preto - SP
Modelo do carro : Opala Standard - 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 05/06/2019
adpachec escreveu:Barulho "toc-toc" se diminui ao reduzir a rotação costuma ser bronzina do virabrequim gasta e com folga.
Pode ser tuchos (hidráulicos) descarregados.
Se ligar e desligar em seguida e escutar o "tilintar" é saia de pistão e anéis.
Excesso de álcool (mistura rica) o álcool desce para o cárter e mistura com o óleo.
Vazamento da bomba de combustível para o cárter, o combustível afina e começa o barulho.
Óleo de especificação errada, muito fino ou muito grosso.
Bateria descarregando ou partida pesada pode ser alternador não carregando, ponto de ignição muito adiantado, sujeira nos bornes da bateria (dificultando a passagem de corrente) e fiação.
Se a partida está pesada (sem problema na ignição) pode ser ponto adiantado causando batida de pino.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Obrigado kdt_go vou ver isso
E que minha cidade não tem mecânicos bons para opala a maioria quando eu paro na porta já saem correndo para o fundo da oficina e mandam falar que não tem ferramental para fazer e os que dizem que fazem você tem que deixar sei RIM para pagar mas vou procurar a solução perguntei se em um jeito de melhorar não é porque quero mascarar o problema e que vou ter grana um pouco mais para frente e não queria parar o bichão você sabe que quem gosta mesmo quer dormir almoçar tudo dentro dele mas se vai danificar mais alguma coisa vou chegar em casa hoje desconectar a bateria por a capa e guardar valeu rapaziada.
E que minha cidade não tem mecânicos bons para opala a maioria quando eu paro na porta já saem correndo para o fundo da oficina e mandam falar que não tem ferramental para fazer e os que dizem que fazem você tem que deixar sei RIM para pagar mas vou procurar a solução perguntei se em um jeito de melhorar não é porque quero mascarar o problema e que vou ter grana um pouco mais para frente e não queria parar o bichão você sabe que quem gosta mesmo quer dormir almoçar tudo dentro dele mas se vai danificar mais alguma coisa vou chegar em casa hoje desconectar a bateria por a capa e guardar valeu rapaziada.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
kdt_go escreveu:Tenta o óleo W60 para motor cansado, mas pode fazer bater os tuchos hidráulicos, principalmente no frio.
pelamor, nao faça isso de "engrossar" o óleo
vc pode até mascarar um defeito mas vai comprometer a lubrificação de todo o resto do motor e pesar a bomba de óleo.
oleo SEMPRE o epecifidado pro motor, jamais diferente.
nao vi se se trata de m 6 cilindros, mas a polia harmonica do virabrequim costuma bater quando está gasta, pode ser só isso também
procure um mecãnico experiente em opala que ele pode detectar, se esse for o caso.
não é exatamente barato mas é coisa de 20% do preço de abrir carter por exemplo
Você me fez lembrar quando o suporte do alternador do meu (o inferior) começou a trincar e o alternador usava um parafuso de diâmetro menor que o furo de passagem.
Então uma época eu escutava uma batida seca mas não achava o defeito, era o suporte e parafuso frouxo.
Trocado tudo o barulho acabou.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15488
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Barulho de tok tok li uma vez que pode ter a ver com bomba d'água, mas não creio ser o caso.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15488
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
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Data de inscrição : 14/02/2013
maloqueiro escreveu:Putz vou ter que parar o opala mas obrigado adpachec pela atenção vou começar a guardar a grana valeu
Acho que você não precisa ficar tão pilhado assim. Esse motor é um trator. Acho que pior que está não vai ficar.
PS: postou na seção errada
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Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
barulho do motor é complicado.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15488
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Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
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Data de inscrição : 14/02/2013
Marcos Adriano escreveu:barulho do motor é complicado.
Depende..se for um 6 cc com 6x2 é um tesão
_________________
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Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
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Data de inscrição : 07/07/2020
Bom dia Opaleiros
Sobre o que o adpachec falou vou ver pois eu já fiz o alternador e realmente o suporte de baixo estava com bastante folga vou ver certinho no final de semana como comprei ontem o óleo e o filtro de óleo já faço tudo depois posto como ficou se era o suporte
Sobre o que o adpachec falou vou ver pois eu já fiz o alternador e realmente o suporte de baixo estava com bastante folga vou ver certinho no final de semana como comprei ontem o óleo e o filtro de óleo já faço tudo depois posto como ficou se era o suporte
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Mas mesmo assim fiquei chateado pois acabei de comprar:
4 amortecedores
4 molas
4 pivo
1 bandeja superior
4 buchas da bandeja inferior
2 buchas do tensor
E o kit da barra estabilizadora bem na semana que chegou as peças comecei a prestar mais atenção no barulho gastei uma grana de suspensão se tivesse aparecido o barulho no motor antes teria grana para tentar resolver mas é assim mesmo carro antigo e uma surpresa sempre galera é que eu gosta pra caralho se não já tinha largado mão valeu pessoal e desculpa o desabafo
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E o kit da barra estabilizadora bem na semana que chegou as peças comecei a prestar mais atenção no barulho gastei uma grana de suspensão se tivesse aparecido o barulho no motor antes teria grana para tentar resolver mas é assim mesmo carro antigo e uma surpresa sempre galera é que eu gosta pra caralho se não já tinha largado mão valeu pessoal e desculpa o desabafo
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Suspensão ruim também faz barulho.
A minha quebrou a bandeja superior direita os calços cairam e ficou fazendo barulho.
A minha quebrou a bandeja superior direita os calços cairam e ficou fazendo barulho.
Helicázio- Opaleiro
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Idade : 38
Localização : São José do Rio Preto - SP
Modelo do carro : Opala Standard - 79
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 05/06/2019
maloqueiro escreveu:Mas mesmo assim fiquei chateado pois acabei de comprar:
4 amortecedores
4 molas
4 pivo
1 bandeja superior
4 buchas da bandeja inferior
2 buchas do tensor
E o kit da barra estabilizadora bem na semana que chegou as peças comecei a prestar mais atenção no barulho gastei uma grana de suspensão se tivesse aparecido o barulho no motor antes teria grana para tentar resolver mas é assim mesmo carro antigo e uma surpresa sempre galera é que eu gosta pra caralho se não já tinha largado mão valeu pessoal e desculpa o desabafo
É ctz que vem de dentro do motor? Já deu aquela geral nervosa para encontrar o barulho?
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Ainda não Helicázio, amanha é feriado na minha cidade ai sim vou esperar clarear o dia e já vou mexer na maquina vou trocar o óleo e filtro de óleo vou checar o suporte inferior do alternador como falou o adpachec vou também dar uma olhada na parte de escapamento junta de escape pois ele começou a dar um pipocos uns estouros no escapamento e como a tampa do distribuidor é nova bobina nova (Bosh), cabos de vela estão bons vou verificar as velas e junta de escape vou tentar fazer parar de estourar pois uns estouros na reduzida e até que legal mas ficar estourando na marcha lenta é feio
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
recentemente um amigo (aqui do forum inclusive) relatou um barulho estranho no motor.
comecou investigar bem detalhadamente ate descobrir q o volante do motor estava solto e jogando dai fazia o tok tok tok tok continuo.
comecou investigar bem detalhadamente ate descobrir q o volante do motor estava solto e jogando dai fazia o tok tok tok tok continuo.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Bom dia rapaziada bem nesse final de semana ia trocar óleo e desmontar a tampa de válvula e a tampa dos tuchos para ver se tinha alguma válvula travada alguma vareta solta pois quando eu tirei a tampa de válvula e dei partida percebi que não sai óleo das varetas tive um 4cc que eu regulei as válvulas sem a tampa e enquanto eu dava uma chegada nas válvulas ia saindo bastante óleo escorreu pelo motor a caiu até no chão e nesse 6cc percebi que não sai nada será que não esta tendo óleo para lubrificar ai começou a fazer barulho
Se o óleo não sobe é problema na bomba ou tem outra coisa que pode ser
Se o óleo não sobe é problema na bomba ou tem outra coisa que pode ser
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
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Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
maloqueiro escreveu:Bom dia rapaziada bem nesse final de semana ia trocar óleo e desmontar a tampa de válvula e a tampa dos tuchos para ver se tinha alguma válvula travada alguma vareta solta pois quando eu tirei a tampa de válvula e dei partida percebi que não sai óleo das varetas tive um 4cc que eu regulei as válvulas sem a tampa e enquanto eu dava uma chegada nas válvulas ia saindo bastante óleo escorreu pelo motor a caiu até no chão e nesse 6cc percebi que não sai nada será que não esta tendo óleo para lubrificar ai começou a fazer barulho
Se o óleo não sobe é problema na bomba ou tem outra coisa que pode ser
Retirando o filtro de óleo existe uma válvula e ela pode ter travado aberta, ela se abre quando existe aumento na pressão do óleo acima do normal.
Ela é encaixada.
Não sendo isto pode ser entupimento ou bomba de óleo.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Entendi adpachec isso pode estar causando o barulho de tok tok tok no motor?
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
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Data de inscrição : 07/07/2020
Se for entupimento é no pescador ou pode entupir outro lugar se for bomba tem que trocar né
Se for fazer limpeza do cárter da telinha e do pescador e se for trocar a bomba de óleo tem que arrancar o motor do lugar?
Se for fazer limpeza do cárter da telinha e do pescador e se for trocar a bomba de óleo tem que arrancar o motor do lugar?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
maloqueiro escreveu:Se for entupimento é no pescador ou pode entupir outro lugar se for bomba tem que trocar né
Se for fazer limpeza do cárter da telinha e do pescador e se for trocar a bomba de óleo tem que arrancar o motor do lugar?
Retire o filtro de óleo, no lugar segure uma vasilha transparente e peça para dar partida.
Coloque pano ou papel no chão para não sujar.
Ligou, espere uns 3 segundos e desligue, porque sem filtro não terá óleo do motor.
Se a bomba estiver funcionando vai jogar óleo na vasilha, o fundo da vasilha deve ficar cheio de óleo porque a bomba opala tem boa vazão.
A do moto ap tem pressão, gospe a 2 metros de altura, sei disto porque liguei o motor sem tampa de válvulas.
É um teste para saber do estado da bomba sem precisar mexer.
Não danifica o motor porque ele está lambuzado de óleo, MAS É LIGAR E DESLIGAR RÁPIDO.
Ao reinstalar o filtro tem que colocar óleo dentro dele.
Para trocar a bomba ou retirar o motor ou suspender, o problema é a tampa do cárter passar pelo agregado e pelo "pescoço" do pescador da bomba com o motor suspenso.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Ok adpachec vou fazer isso. Obrigado Brother pela atenção se não fosse suas dicas estaria no escuro valeu.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Ha!!! lembrei, mesmo que esteja entupido a telinha ou o pescador vai sair óleo por onde fica o filtro?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
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Modelo do carro : GM e VW.
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Data de inscrição : 29/04/2012
maloqueiro escreveu:Ha!!! lembrei, mesmo que esteja entupido a telinha ou o pescador vai sair óleo por onde fica o filtro?
Quase nenhum ou pouco óleo, outro sintoma de bomba ruim seria a luz do óleo ficar acesa ou piscando.
Então o possível defeito seria na válvula de pressão do óleo.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
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Data de inscrição : 07/07/2020
Ok vou ver isso e posto a resposta depois valeu
Rubão6cc gosta desta mensagem
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Bom dia galera do opala ontem fiz a troca de óleo e filtro de óleo e tive uma surpresa o barulho sumiu não sei dizer o que era mas sumiu o cara da troca de óleo falou que o óleo estava sem viscosidade nenhuma muito fino que pode ser que não carregava os tuchos mas agora não tem mais o barulho de tok tok tok mas por outro lado não sei também porque ele começou a falhar estourar ficou fraco parece que falha um cilindro o que será será quem tem que regular as valvuladas agora será vela e cabos de vela será o distribuidor pois tirei a tampa do distribuidor e percebi que tem uma pequena (bem pouco) folga nele não sei o que é mas ficou ruim o carro alguém pode me ajudar por favor
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
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Modelo do carro : GM e VW.
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maloqueiro escreveu:Bom dia galera do opala ontem fiz a troca de óleo e filtro de óleo e tive uma surpresa o barulho sumiu não sei dizer o que era mas sumiu o cara da troca de óleo falou que o óleo estava sem viscosidade nenhuma muito fino que pode ser que não carregava os tuchos mas agora não tem mais o barulho de tok tok tok mas por outro lado não sei também porque ele começou a falhar estourar ficou fraco parece que falha um cilindro o que será será quem tem que regular as valvuladas agora será vela e cabos de vela será o distribuidor pois tirei a tampa do distribuidor e percebi que tem uma pequena (bem pouco) folga nele não sei o que é mas ficou ruim o carro alguém pode me ajudar por favor
Se sumiu o barulho é bom.....
Eu acho que eu já tinha perguntado sobre a viscosidade do óleo.
Agora com o óleo novo vai precisar regular as válvulas, ele (devido a viscosidade maior) deve estar deixando as válvulas um pouco abertas por carregar melhor os tuchos.
No distribuidor é normal um pouco de folga, é a folga entre os dentes da engrenagem do distribuidor com a engrenagem do comando de válvulas.
maloqueiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 60
Localização : Pindamonhangaba
Data de inscrição : 07/07/2020
Ok adpachec vou sair do trampo hoje e já vou mandar regular válvula e por no ponto o difícil é onde levar tenho receio de levar pagar e não ficar bom ai vou chorar para quem mas vou levar para regular ai posto o resultado obrigado pela atenção de todos valeu e até mais
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
veja se nao tem nenhum cabo de vela solto
as vezes na hora de tirar ou colocar o filtro um esbarrao acaba tirando o cabo.
as vezes na hora de tirar ou colocar o filtro um esbarrao acaba tirando o cabo.
Lumbra gosta desta mensagem
Lumbra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
Idade : 54
Localização : por ai
Modelo do carro : Coupe 4 cilindros 78
Cilindros : 3000cc
Data de inscrição : 07/06/2011
maloqueiro escreveu:Ok adpachec vou sair do trampo hoje e já vou mandar regular válvula e por no ponto o difícil é onde levar tenho receio de levar pagar e não ficar bom ai vou chorar para quem mas vou levar para regular ai posto o resultado obrigado pela atenção de todos valeu e até mais
Ola, maloqueiro,
Por todo seu relato do que houve e o que fez, do ruido sumir com a troca do oleo e terminar com uma falhação geral, isso ai me parece outra coisa : combustivel de péssima qualidade.
Quando tem outras substancias como benzina e mesmo agua no alcool, há um esforço bem maior do motor pra processar esse alcool.
Pode ter ocorrido inclusive um entupimento da bengalinha do carburador (injetor de rápida), que é responsável pela aceleração sem falhas e subida de giro uniforme. Estive com um problema de entupimento numa 446 que inclusive super-aquecia o motor da Caravan do meu vizinho.
Eu digo de experiencia e sei que muitos aqui irão concordar, mas o Opala é mega-simples e robusto. Se a gente fizer a sequencia inicial de checagem, pode resolver o funcionamento de forma bem simples
1- Olhar o estado dos filtros, limpar/trocar se preciso
2- Aproveitar e olhar sem o filtro de ar, se o carburador esguicha combustivel com pressão na borboleta, pelo caninho de cobre do venturi, quando se aciona o acelerador.
3- Verificar se há carga na bateria para partida
4- Conferir a conexão dos cabos de vela, cabo de bobina e faisca das velas, e se são todas do mesmo grau termico (tem inventores que usam graduações diferentes no 6 cilindros, mas não vem ao caso)
5- Verificar se o alarme está acionando e isolar ele até resolver o problema de partida
6- Verificar velas para analisar se estão encharcadas, com trincas na porcelana ou em curto
7- Verificar a viscosidade e a cor do oleo, e recortar o filtro velho de oleo para procurar borra ou limalhas, oleo cor de leite pode indicar uma junta de cabeçote rompida ou alguma vedação interna comprometida, ou mesmo agua de enchentes
8- Para carros com bomba mecanica de combustivel, verificar se o respiro do tanque está obstruido ou dobrado, isso influencia no fluxo do mesmo, nos de bomba eletrica, inspecionar o filtro da linha
9- Retirar um copo de combustivel e deixar de um dia pro outro pra decantar a agua do combustivel
10 - Conferir o sistema de arrefecimento quanto a nivel, mangueiras e vazamentos
Isso é uma rotina basica de oficina quando um antigo entra . Se tudo isso estiver em boas condições, é muito provavel que o motor funcione com sua capacidade minima, é suficiente antes de quebrar a cabeça com coisas mais sérias.
Se nada disso resolver, dai então verificamos ponto de ignição (que não desregula sozinho a menos que o distribuidor esteja muito solto), vamos verificar se todas as velas tem faisca ininterrupta, se o oleo está percorrendo o caminho bomba-filtro-tuchos-varetas, olhar proximo aos respiros do motor se há formação de borra(combustivel velho demais), fazer um teste de pressão de oleo, de combustivel e vedações (visual), e ir aprofunadando nos diagnósticos.
Quando achar ruidos estranhos no funcionamento, voce poderá usar um "estetoscopio" ou uma chave de fenda longa com o cabo encostado no ouvido, e pondo a ponta da chave em partes do motor até definir onde o barulho é mais forte, onde pode ser a causa do problema.
No seu caso, acredito ainda no combustivel, do excesso ter escorrido pro carter, e voce ter rodado esse tempo com lubrificação deficiente, dai quando colocou oleo novo, as folgas foram corretamente preenchidas. Fique atento a fumaça no escapamento após 1 km percorrido, se houver e for branca ou azulada diz sobre a qualidade do alcool, se estiver muito escura pode haver um desgaste maior de aneis por exemplo, devido ao oleo ter afinado com essa alcool lá embaixo.
Espero que ajude quem estiver lendo, na linha Opala não precisa se desesperar, o motor aceita muito desaforo até parar por completo.
Última edição por Lumbra em Qui 16 Jul - 23:39:22, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : digitando no escuro e muito erro de digitação)
maloqueiro- Opaleiro
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Bom dia Lumbra obrigado pela aula e pela atenção já comprei velas cabo de velas (novos ) já fiz troca de óleo a bobina e boch e também é nova estou querendo comprar também um distribuidor mas estou meio sem grana achei no mercado livre uns por 150 reais será que presta alguém já usou ou usa um desses mais baratos pois tenho medo de comprar um desse mais barato e não adiantar nada e barato mas 150 não cai do seu qual a sua dica compro um novo desses mais barato ou espero mais um pouco e compro um melhor
leoneltclemente- Opaleiro
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Barulho de Tok Tok pode ser muita coisa. O certo é gravar um vídeo e postar link aqui.
Não abra o motor. Se precisar de mecânico barato fale carlinho , o melhor especialista de antigos de Curitiba e atende em casa em almirante Tamandaré.
O velho me ensinou que:
Opala velho sempre tem algum barulho de Tok Tok nas válvulas pq a regulagem nunca fica perfeita. Cabeçote velho ou vc tem barulho e vc bom funcionamento ou tem falha e silêncio. Os meus opalas sempre batem um pouco de válvula pq são motores velhos.
Além disso, antes de abrir o motor certifique-se de que vc tem óleo pq pode ser tucho seco. Ainda mais se o carro falha.
O motor difícil de pegar pode ser ponto. Veja se o motor gira para trás quando vc tenta fazer pegar. Se girar para trás, tem que acertar o ponto. Da para fazer na tentativa e erro pq Opala não quebra tão fácil. Mas evite girar para trás.
Outra causa de não pegar pode ser óleo caindo na vela. Veja se as velas estão limpas. O meu Opala estava um lixo pq tá com vedador de válvula ruim e daí a primeira vela sempre suja, daí fica ruim de pegar pq funciona com 5 cilindros. A solução é abrir e gastar por baixo 500 pila , ou colocar um espaçador de 15 pila no bloco.(é o que eu fiz).
Motor 6cc aguenta muito. Em geral o que estraga é cabeçote, comando, válvulas. Não pistão, bloco, camisas, virabrequim. Isso é mais raro dar problema.
Faça o motor funcionar antes de abrir. As vezes é só funcionar bem e o carro melhora pq os tuchos enchem, o vedador se ajeita, o ponto vc acerta e as vezes vc não gasta nada. O barulho de Tok Tok só é relevante se for muito alto, que pareça estar quebrando o motor. Se não é detalhe. Opala é rústico mesmo.
Não abra o motor. Se precisar de mecânico barato fale carlinho , o melhor especialista de antigos de Curitiba e atende em casa em almirante Tamandaré.
O velho me ensinou que:
Opala velho sempre tem algum barulho de Tok Tok nas válvulas pq a regulagem nunca fica perfeita. Cabeçote velho ou vc tem barulho e vc bom funcionamento ou tem falha e silêncio. Os meus opalas sempre batem um pouco de válvula pq são motores velhos.
Além disso, antes de abrir o motor certifique-se de que vc tem óleo pq pode ser tucho seco. Ainda mais se o carro falha.
O motor difícil de pegar pode ser ponto. Veja se o motor gira para trás quando vc tenta fazer pegar. Se girar para trás, tem que acertar o ponto. Da para fazer na tentativa e erro pq Opala não quebra tão fácil. Mas evite girar para trás.
Outra causa de não pegar pode ser óleo caindo na vela. Veja se as velas estão limpas. O meu Opala estava um lixo pq tá com vedador de válvula ruim e daí a primeira vela sempre suja, daí fica ruim de pegar pq funciona com 5 cilindros. A solução é abrir e gastar por baixo 500 pila , ou colocar um espaçador de 15 pila no bloco.(é o que eu fiz).
Motor 6cc aguenta muito. Em geral o que estraga é cabeçote, comando, válvulas. Não pistão, bloco, camisas, virabrequim. Isso é mais raro dar problema.
Faça o motor funcionar antes de abrir. As vezes é só funcionar bem e o carro melhora pq os tuchos enchem, o vedador se ajeita, o ponto vc acerta e as vezes vc não gasta nada. O barulho de Tok Tok só é relevante se for muito alto, que pareça estar quebrando o motor. Se não é detalhe. Opala é rústico mesmo.
maloqueiro- Opaleiro
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Bom dia galera do Opala, Bom dia leoneltclemente obrigado pelo esclarecimento
Então como eu disse o carro ficou parado no auto center para fazer a suspensão peguei o carro na sexta feira ficou muito loko muito gostoso de andar já tive outros dois opalas antes desse todo os dois tinha suspensão boa mas nova igual a esse nunca tinha andado muito gostoso super confortável mas como nem tudo é alegria percebi que o barulho de tok tok tok no motor voltou como, já troquei o óleo a bomba funciona pois se der partida sem a tampa de válvula joga óleo no teto da garagem troquei também velas e cabo de velas a bobina é nova também (bosch) já não sei mais o que fazer
Dei partida hoje de manha para trampar o carro pega na hora (bateria nova) mas veio falhando, no meio do caminha ele esquenta e melhora mas não fica bom na lenta ele da pequenos estouros no escape passei no mecânico e agendei para amanha para regular válvulas e por no ponto ai depois que ficar pronto eu posto o resultado tomara que fique bom pois é uma judiação um opala com a suspeição ZERO e andando quadrado tenho até vergonha
Então como eu disse o carro ficou parado no auto center para fazer a suspensão peguei o carro na sexta feira ficou muito loko muito gostoso de andar já tive outros dois opalas antes desse todo os dois tinha suspensão boa mas nova igual a esse nunca tinha andado muito gostoso super confortável mas como nem tudo é alegria percebi que o barulho de tok tok tok no motor voltou como, já troquei o óleo a bomba funciona pois se der partida sem a tampa de válvula joga óleo no teto da garagem troquei também velas e cabo de velas a bobina é nova também (bosch) já não sei mais o que fazer
Dei partida hoje de manha para trampar o carro pega na hora (bateria nova) mas veio falhando, no meio do caminha ele esquenta e melhora mas não fica bom na lenta ele da pequenos estouros no escape passei no mecânico e agendei para amanha para regular válvulas e por no ponto ai depois que ficar pronto eu posto o resultado tomara que fique bom pois é uma judiação um opala com a suspeição ZERO e andando quadrado tenho até vergonha
Andre 86- Opaleiro
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maloqueiro escreveu:Bom dia galera do Opala, Bom dia leoneltclemente obrigado pelo esclarecimento
Então como eu disse o carro ficou parado no auto center para fazer a suspensão peguei o carro na sexta feira ficou muito loko muito gostoso de andar já tive outros dois opalas antes desse todo os dois tinha suspensão boa mas nova igual a esse nunca tinha andado muito gostoso super confortável mas como nem tudo é alegria percebi que o barulho de tok tok tok no motor voltou como, já troquei o óleo a bomba funciona pois se der partida sem a tampa de válvula joga óleo no teto da garagem troquei também velas e cabo de velas a bobina é nova também (bosch) já não sei mais o que fazer
Dei partida hoje de manha para trampar o carro pega na hora (bateria nova) mas veio falhando, no meio do caminha ele esquenta e melhora mas não fica bom na lenta ele da pequenos estouros no escape passei no mecânico e agendei para amanha para regular válvulas e por no ponto ai depois que ficar pronto eu posto o resultado tomara que fique bom pois é uma judiação um opala com a suspeição ZERO e andando quadrado tenho até vergonha
O tok tok pode ser o acerto de válvula mesmo, tomara que resolva. Agora essas falhas podem ser n motivos também.. Frio, excesso, combustível ruim, giclê entupido, depressão... Enfim, quando chegar na oficina liga o carro junto com o cara e chama ele pra dar uma volta.
O barulho de "tok tok" da minha é por conta dos tuchos mecânicos, depois que coloquei Militec baixou bem o barulho.
Jercemi- Opaleiro
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DÊ uma olhada na bomba de água, qdo tem problema faz om tok tok também, aconteceu comigo. No meu caso por incrivel que pareça, a correia tava folgada e como a bomba ainda é original tem aquela minima folga, mas dava este barulho. Dá um olhada nela primeiro.
maloqueiro- Opaleiro
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Sim isso eu ainda não olhei, vou pedir para o mecânico olhar isso também
Mas ela faz esse barulho quando tem folga ou quando ela morre (para de funcionar)
Mas ela faz esse barulho quando tem folga ou quando ela morre (para de funcionar)
Jercemi- Opaleiro
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A minha ligava o motor e ficava tok tok, pensei bomba estragou. O motor tinha feito e sabia que estava ok. Pq quem fez foi meu cunhado ele até ajudei a montar e eu comprei só peças originais.
Tem um amigo que é meu vizinho ele atravessou a rua e só ouviu e falou: correia tá com folga, aí fica tipo balangando rsrs , como disse, minha bomba é velha, ams funciona belezinha, pode ser rolamento da bomba, na duvida tira a correia dela e liga o motor. se barulho parar deve ser a bomba se continuar, por ser outra coisa sim.
Tem um amigo que é meu vizinho ele atravessou a rua e só ouviu e falou: correia tá com folga, aí fica tipo balangando rsrs , como disse, minha bomba é velha, ams funciona belezinha, pode ser rolamento da bomba, na duvida tira a correia dela e liga o motor. se barulho parar deve ser a bomba se continuar, por ser outra coisa sim.
maloqueiro- Opaleiro
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Bom dia rapaziada, hoje cedo já deixei o carro no mecânico para regular válvula por no ponto e trocar o cabo do acelerador agora vou ligar para ele e pedir para ele dar uma olhada na correia da bomba e até mesmo na bomba d´agua como o jercemi falou estou na expectativa que fique bom pois já troquei bastante coisa acho que é só acerto fino mesmo, assim que pegar o carro posto o resultado muito obrigado a todos que cederam um pouco do seu tempo para me orientar e me ajudar valeu galera
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maloqueiro- Opaleiro
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Bom dia opaleiros estou passando aqui para postar sobre o meu opala pois eu acho legal, se eu vim aqui perguntar sobre algum problema que estou tendo, tenho também que postar os resultados.
Ontem peguei o carro na oficina em fim estou começando a andar em um opala com jeito de opala é outro carro realmente precisava regular válvula e por no ponto agora o carro sai sem engasgar quando esta em movimento e eu piso ele responde na hora esta muito mais forte ta afiado agora, mas percebi que o barulho do tok tok tok ainda tem bem menor mais baixo mas ainda esta lá e reparei que quando eu dou uma apertada piso um pouco mais forte quando volto a andar normal o barulho aumenta um pouco mas nem se compara como estava estou feliz e quero agradecer a todos que me ajudara valeu isso aqui é realmente uma família pena que sou de muito mas muito longe dai se não iria um final de semana ai para trocar um pouco de ideia com alguns de vocês obrigado a todos.
Ontem peguei o carro na oficina em fim estou começando a andar em um opala com jeito de opala é outro carro realmente precisava regular válvula e por no ponto agora o carro sai sem engasgar quando esta em movimento e eu piso ele responde na hora esta muito mais forte ta afiado agora, mas percebi que o barulho do tok tok tok ainda tem bem menor mais baixo mas ainda esta lá e reparei que quando eu dou uma apertada piso um pouco mais forte quando volto a andar normal o barulho aumenta um pouco mas nem se compara como estava estou feliz e quero agradecer a todos que me ajudara valeu isso aqui é realmente uma família pena que sou de muito mas muito longe dai se não iria um final de semana ai para trocar um pouco de ideia com alguns de vocês obrigado a todos.
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Andre 86- Opaleiro
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Esse Tok Tok... Os tuchos do seu carro estão em bom estado? Comando possuía algum ralado, etc? Provavelmente grave não é. Se for um som parecido com metal e metal eu colocaria um Militec. E sim, funciona. Dica de uma pessoa que já fez Eng e testou o laudo do produto.
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Douglas Vaciliev- Opaleiro
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Na minha humilde opinião, esse tok tok ai é pistão batendo saia, ou, buchas do comando com folga.
maloqueiro- Opaleiro
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Realmente não sei qual o estado dos tuchos para eu saber como esta o tuchos tenho que levar no mecânico ou tem algum jeito de testar eu mesmo
E se for isso que o Douglas Vaciliev disse se for pistão batendo saia tem que abrir o motor e isso deve ficar carro né alguém tem uma noção de valor para solucionar o problema de pistão batendo saia
E se for isso que o Douglas Vaciliev disse se for pistão batendo saia tem que abrir o motor e isso deve ficar carro né alguém tem uma noção de valor para solucionar o problema de pistão batendo saia
Andre 86- Opaleiro
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Cara, o mais correto (por aqui) é você pegar um lugar sem barulho e filmar o cofre do motor pro povo dar uma olhada. Pode ser um barulho normal do motor e você não esteja acostumado, pode ser algo grave, pode não ser. Obviamente o mais correto é abrir o motor, mas...
Tenta filmar por cima e depois colocar o celular por baixo.
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