Black escreveu:
Aproveito para citar outro problema, se vier mais dicas show.. o radio é outro, começou a funcionar apenas com carro desligado ou ligado em marcha lenta...
Se eu encostar o pé no acelerador ele desliga, não precisa ser forte, só querer sair da garam ele desliga, ele liga de bolta eu acelero ele desliga...
Outro item que funcionava e começou com essa putaria depois do alternador + msd etc...
O rádio está desligando porque a tensão alimentação está totalmente fora do normal. Deve estar ocorrendo sobretensão ou forte interferência sobreposta a tensão DC. Dependendo da intensidade da perturbação, há risco, inclusive, de queima de algum circuito eletrônico (módulo de alarme, modulo do ar condicionado, etc) alimentado pela linha de 12V do carro.
Um detalhe importante, foi medida a tensão na linha de 12 V com o motor em funcionamento? Quais os valores medidos?
Um alternador normal produz uma tensão de 14 a 14.5 V quando a bateria já está carregada. Esse nível de tensão não deveria provocar queimas de lâmpada ou mau funcionamento do rádio. Se o regulador do alternador estiver com defeito, a tensão pode subir a valores muito elevados, entretanto, uma bateria em boas condições impede que a tensão suba para valores excessivos. Uma bateria em bom estado funciona, portanto como uma espécie de proteção do sistema. Possivelmente, a bateria do seu carro está com resistência interna muito elevada, o que é característico de bateria no fim da vida.
Para fazer um diagnóstico mais preciso do que está acontecendo, o ideal seria conectar um osciloscópio na linha de 12V e ver como a tensão varia com o tempo. Os técnicos em eletrônico costumam ter um osciloscópio, mas o eletricistas de automóveis em geral só têm voltímetros e amperímetros.
Um osciloscópio consegue medir tensões instantâneas, enquanto um voltímetro só mede a tensão média. As variações muito rápidas de tensão não são detetadas por um voltímetro. Os sistemas elétricos/eletrônicos às vezes produzem variações de tensão e corrente muito rápidas, na escala de tempo de mili ou micro-segundos que só podem ser detetados por um osciloscópio.
Muito provavelmente você vai ter que usar a cabeça e o velho
método da substituição, que consiste em ir substituindo os componentes suspeitos, um a um, até encontrar o culpado. O método da substituição é usado quando não se tem instrumentação adequada para fazer um diagnóstico preciso e o número de componentes suspeitos é relativamente pequeno.
Se tiver um alternador de reserva, substitua o alternador atual sob suspeita e veja se a situação se normaliza.
Em caso afirmativo, vá substituindo os componentes do alternador suspeito (regulador de tensão, ponte de diodos, etc) até encontrar o componente culpado.
Em caso negativo, o problema deve estar no módulo de ignição ou na sua instalação. Mau aterramento, trocas de fios, efeito corona, etc. podem não prejudicar perceptivelmente o funcionamento da ignição em si, mas podem produzir fortes interferências que irão afetar circuitos eletrônicos próximos, como o rádio, por exemplo.
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