Ouçam sem fones de ouvido, o barulho pode passar despercebido, é mais audivel dos 9s pra frente.
https://youtu.be/lIB9EQ21jCY
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Marcos Marcos escreveu:Pessoal, abaixo coloco o link de um video que acabei de fazer. Fui dar uma volta com o carro, tudo normal, quando cheguei em casa fui dar uma reguladinha no carburador, pq no inicio da pisada ele da um soquinho, mas aí que escutei um barulho estranho vindo do cabeçote, primeiro pensei que fosse válvula, mas escutando melhor parece ser no faiscamento da vela, nunca tinha ouvido isso. Gostaria de ajuda para identificar o problema. Uma coisa anormal que aconteceu no caminho de volta pra casa foi que o marcador de combustível começou bater o ponteiro para cima e para baixo, achei que fosse um mal contato no conector lá trás, mas fui conferir e estava bem conectado, agora o ponteiro esta em zero, não mexe mais, não sei se um problema tem haver com o outro. No resto o carro está normal.
Ouçam sem fones de ouvido, o barulho pode passar despercebido, é mais audivel dos 9s pra frente.
https://youtu.be/lIB9EQ21jCY
adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:Pessoal, abaixo coloco o link de um video que acabei de fazer. Fui dar uma volta com o carro, tudo normal, quando cheguei em casa fui dar uma reguladinha no carburador, pq no inicio da pisada ele da um soquinho, mas aí que escutei um barulho estranho vindo do cabeçote, primeiro pensei que fosse válvula, mas escutando melhor parece ser no faiscamento da vela, nunca tinha ouvido isso. Gostaria de ajuda para identificar o problema. Uma coisa anormal que aconteceu no caminho de volta pra casa foi que o marcador de combustível começou bater o ponteiro para cima e para baixo, achei que fosse um mal contato no conector lá trás, mas fui conferir e estava bem conectado, agora o ponteiro esta em zero, não mexe mais, não sei se um problema tem haver com o outro. No resto o carro está normal.
Ouçam sem fones de ouvido, o barulho pode passar despercebido, é mais audivel dos 9s pra frente.
https://youtu.be/lIB9EQ21jCY
Já fez o teste de soltar o cabo de vela e verificar se o motor oscila ?
Pode ser vela ruim (meça cada uma com multímetro) ou suja.
Meça os cabos e olhe se a tampa do distribuidor as conexões internas estão boas e limpas.
E verificar o cabo de aterramento do motor.
Marcos Marcos escreveu:Voltei ligar o carro agora, na tentativa de testar tirando cada cabo de vela e ver em qual o barulho pararia na hora da desconexão, mas o barulho parou, e a bobina ta fervendo.
adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:Voltei ligar o carro agora, na tentativa de testar tirando cada cabo de vela e ver em qual o barulho pararia na hora da desconexão, mas o barulho parou, e a bobina ta fervendo.
E esta bobina tem resistência ?
Marcos Marcos escreveu:Quando vc diz para medir os itens, seria a resistência de cada?
Marcos Marcos escreveu:Quando vc diz para medir os itens, seria a resistência de cada?
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adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:Quando vc diz para medir os itens, seria a resistência de cada?
E o GAP de vela ?
Tirou da caixa e instalou ?
GAP do 4cc é 0.9 mm, geralmente na caixa vem com 0.5 a 0.7mm
GAP errado força a bobina.
Marcos Marcos escreveu:O carro não fez mais aquele barulho. Mas hj resolvi tirar as velas e cabos e ver como estava a situação como sugeriu Adpachec.
Abaixo nas imagens pode-se ver as velas recém tiradas do cabeçote, estavam bem secas, e com a cor cinza. Os eletrodos por uma medição meio superficial parecem estar em torno de 0.8 e 0.9mm, não consegui medir precisamente pois utilizei uma lâmina plástica que entrou certinho entre o eletrodo e o negativo , mas para medir isso utilizei um paquímetro digital, marca bem duvidosa e sem pilha, me baseei pela graduação da régua. Fiz as medições da resistência das velas e dos cabos. Parece que ouve uma variação significativa entre a vela 03 e 04. Isso pode ser visto na imagem. O carro não falha, mas no final da aceleração parece que podia dar mais, parece que roda descompassado, mas isso pode ser outros fatores.
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adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:O carro não fez mais aquele barulho. Mas hj resolvi tirar as velas e cabos e ver como estava a situação como sugeriu Adpachec.
Abaixo nas imagens pode-se ver as velas recém tiradas do cabeçote, estavam bem secas, e com a cor cinza. Os eletrodos por uma medição meio superficial parecem estar em torno de 0.8 e 0.9mm, não consegui medir precisamente pois utilizei uma lâmina plástica que entrou certinho entre o eletrodo e o negativo , mas para medir isso utilizei um paquímetro digital, marca bem duvidosa e sem pilha, me baseei pela graduação da régua. Fiz as medições da resistência das velas e dos cabos. Parece que ouve uma variação significativa entre a vela 03 e 04. Isso pode ser visto na imagem. O carro não falha, mas no final da aceleração parece que podia dar mais, parece que roda descompassado, mas isso pode ser outros fatores.
Neste tópico eu relato falhas no motor por problemas com velas Bosch novas.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42588-atencao-com-as-velas?highlight=aten%C3%A7%C3%A3o+as+velas
Uma das velas apresenta 2 Kilohms de diferença.
No seu caso as velas 03 e 04 são quase 1 Kilohm de diferença.
Se você possuir velas substitutas para testar é melhor que comprar sem saber.
As velas do AP, CHT, CORSA, KADETT e ESCORT 16 válvulas servem, desde que sejam da mesma categoria de combustível e resistivas.
As velas do Cheve tte o assentamento é diferente.
adpachec escreveu:Para teste pode usar estas velas Bosch.
Elas são não resistivas.
Pode ocorrer interferência no rádio por não serem resistivas, no meu caso cortava a música com estas velas.
Você pode ter achado o problema.
Marcos Marcos escreveu:adpachec escreveu:Para teste pode usar estas velas Bosch.
Elas são não resistivas.
Pode ocorrer interferência no rádio por não serem resistivas, no meu caso cortava a música com estas velas.
Você pode ter achado o problema.
Troquei as velas 02 e 03, e fui dar um giro, senti o carro mais solto, parece que até o ronco mudou, ficou parece um pouco menos ruidoso, da pra sentir no ronco o carro mais afinado. Depois de umas 10 puxadas, resolvi dar mais final nas aceleração, em alguns momentos dava uns pipocos, tipo quando estava perto de 60km/h em segunda marcha, sinto que ali é o limite. Antes em 40km/h já começava a descompassar o giro.
O GAP dessa duas velas são menores.
Certo, vou colocar um jogo novo de velas, e ver. Posteriormente vou colocar tbm a bobina correta.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Troquei as velas 02 e 03, e fui dar um giro, senti o carro mais solto, parece que até o ronco mudou, ficou parece um pouco menos ruidoso, da pra sentir no ronco o carro mais afinado. Depois de umas 10 puxadas, resolvi dar mais final nas aceleração, em alguns momentos dava uns pipocos, tipo quando estava perto de 60km/h em segunda marcha, sinto que ali é o limite. Antes em 40km/h já começava a descompassar o giro.
O GAP dessa duas velas são menores.
O GAP do 4cc é 0.9 a 1.0 mm.
Com bobina de competição ou MI o GAP chegou a 1.3mm que eu tenha conhecimento.
Agora vai acertando e ver se resolve, se resolveu você achou o defeito.
Vela ruim suja a cabeça do pistão, é preciso andar com o carro para limpar, rodar a uns 50 a 70 km/h ajuda na limpeza.
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Marcos Marcos escreveu:Boa noite, amanhã farei a troca das 4 velas e da bobina, usarei a bobina 067 original, e 4 velas ngk. As velas tem duas variações de resistência, duas com 4.9 ohm e duas com 5.3 ohm, isso da 8% entre uma e outra. A bobina será instalada com dois resistores de 1.5 ohm cada. A dúvida é referente a posição da bobina, essa que tenho instalada está com o terminal voltado para baixo. Essa original qual o posicionamento certo dela? Pois já vi imagens das duas formas, algumas com os terminais pra cima e outras pra baixo.
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Marcos Marcos escreveu:Fui dar uma volta, não senti nada de diferente no carro, mas acho que isso era o esperado mesmo. Medi a tensão com motor quente, entra 13v e saí 12v dos resistores.
Pois é, qual melhoria deveria ter, comparando uma bobina de 8A e outra de 4A, e se a de 8 era errada, deveria ao menos ter diferença de funcionamento no motor, sei lá, variação de lenta, mas parece que uma e outra dão o mesmo resultado de funcionamento, a não ser que o tempo de operação influencie. Sobre um resistor só, não ficaria fora do valor de resistência indicado pela bobina. A resistência equivalente das duas resistência ficaram em 0.75ohms.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:Fui dar uma volta, não senti nada de diferente no carro, mas acho que isso era o esperado mesmo. Medi a tensão com motor quente, entra 13v e saí 12v dos resistores.
Nada de diferente em qual sentido ?
A função do resistor é reduzir a corrente e não a tensão.
Acho que um resistor é suficiente.
Marcos Marcos escreveu:Pois é, qual melhoria deveria ter, comparando uma bobina de 8A e outra de 4A, e se a de 8 era errada, deveria ao menos ter diferença de funcionamento no motor, sei lá, variação de lenta, mas parece que uma e outra dão o mesmo resultado de funcionamento, a não ser que o tempo de operação influencie. Sobre um resistor só, não ficaria fora do valor de resistência indicado pela bobina. A resistência equivalente das duas resistência ficaram em 0.75ohms.adpachec escreveu:
Nada de diferente em qual sentido ?
A função do resistor é reduzir a corrente e não a tensão.
Acho que um resistor é suficiente.
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Entendi. Estava só pensando em desempenho. Acima onde escrevi " um resistor só, não ficaria fora..." Quiz dizer que um resistor só ficaria fora da resistência estipulada pela bobina.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Pois é, qual melhoria deveria ter, comparando uma bobina de 8A e outra de 4A, e se a de 8 era errada, deveria ao menos ter diferença de funcionamento no motor, sei lá, variação de lenta, mas parece que uma e outra dão o mesmo resultado de funcionamento, a não ser que o tempo de operação influencie. Sobre um resistor só, não ficaria fora do valor de resistência indicado pela bobina. A resistência equivalente das duas resistência ficaram em 0.75ohms.
Você não terá uma melhora como a que está pensando.
O que você terá é uma bobina trabalhando mais sossegada e sem sobrecarga.
Uns 02 meses atrás 02 mulheres na avenida estavam assoprando a bobina de um escort que estava fervendo.
Se a bobina queimar não tem faísca.
Se a bobina entrar em curto vai queimar o módulo e derreter o comutador.
A bobina queimar a noite e longe de casa é complicado; e a bobina errada tem mais chances disto acontecer.
Marcos Marcos escreveu:Entendi. Estava só pensando em desempenho. Acima onde escrevi " um resistor só, não ficaria fora..." Quiz dizer que um resistor só ficaria fora da resistência estipulada pela bobina.adpachec escreveu:
Você não terá uma melhora como a que está pensando.
O que você terá é uma bobina trabalhando mais sossegada e sem sobrecarga.
Uns 02 meses atrás 02 mulheres na avenida estavam assoprando a bobina de um escort que estava fervendo.
Se a bobina queimar não tem faísca.
Se a bobina entrar em curto vai queimar o módulo e derreter o comutador.
A bobina queimar a noite e longe de casa é complicado; e a bobina errada tem mais chances disto acontecer.
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O cabo que sai do meu comutador não é resistivo, fui eu mesmo que instalei ele. Vou fazer um teste com um resistor só. Esse resistor de 0.5 que vc usa, deixa a bobina aquecer um pouco mais que o normal?adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Entendi. Estava só pensando em desempenho. Acima onde escrevi " um resistor só, não ficaria fora..." Quiz dizer que um resistor só ficaria fora da resistência estipulada pela bobina.
Eu uso um resistor de 0,50 ohms com módulo transistorizado.
E aqui no fórum já ligaram um resistor em série com cabo resistivo da ignição e o carro ficou falhando.
Mas ele não sabia que o carro tinha cabo resistivo.
Marcos Marcos escreveu:O cabo que sai do meu comutador não é resistivo, fui eu mesmo que instalei ele. Vou fazer um teste com um resistor só. Esse resistor de 0.5 que vc usa, deixa a bobina aquecer um pouco mais que o normal?adpachec escreveu:
Eu uso um resistor de 0,50 ohms com módulo transistorizado.
E aqui no fórum já ligaram um resistor em série com cabo resistivo da ignição e o carro ficou falhando.
Mas ele não sabia que o carro tinha cabo resistivo.
Quando cheguei hj, primeira coisa foi tentar sentir a temperatura da bobina, com a mão, com certeza estava mais que 35°C, estimo que acima dos 50°C. A minha tbm está no paralamas, se fosse comparar fluxo. Acredito que as condições ambientais, velocidade de rodagem, e tempo, influenciariam, mas não tanto assim para essa diferença. A minha outra bobina não esquentava tanto. Essa esquentou mais.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
O cabo que sai do meu comutador não é resistivo, fui eu mesmo que instalei ele. Vou fazer um teste com um resistor só. Esse resistor de 0.5 que vc usa, deixa a bobina aquecer um pouco mais que o normal?
Medi com pistola térmica quando cheguei de viagem, motor bem quente.
Bobina: 35°C.
Coletor de escape: 250°C.
Escape: + ou - 150°C embaixo do carro.
Carburador: 50°C.
Coletor admissão: 70°C (álcool).
Parte superior do radiador: quase 100°C.
Parte inferior do radiador: 70°C.
Marcos Marcos escreveu:Quando cheguei hj, primeira coisa foi tentar sentir a temperatura da bobina, com a mão, com certeza estava mais que 35°C, estimo que acima dos 50°C. A minha tbm está no paralamas, se fosse comparar fluxo. Acredito que as condições ambientais, velocidade de rodagem, e tempo, influenciariam, mas não tanto assim para essa diferença. A minha outra bobina não esquentava tanto. Essa esquentou mais.adpachec escreveu:
Medi com pistola térmica quando cheguei de viagem, motor bem quente.
Bobina: 35°C.
Coletor de escape: 250°C.
Escape: + ou - 150°C embaixo do carro.
Carburador: 50°C.
Coletor admissão: 70°C (álcool).
Parte superior do radiador: quase 100°C.
Parte inferior do radiador: 70°C.
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A resistência do rotor está em 5.2kohm.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Quando cheguei hj, primeira coisa foi tentar sentir a temperatura da bobina, com a mão, com certeza estava mais que 35°C, estimo que acima dos 50°C. A minha tbm está no paralamas, se fosse comparar fluxo. Acredito que as condições ambientais, velocidade de rodagem, e tempo, influenciariam, mas não tanto assim para essa diferença. A minha outra bobina não esquentava tanto. Essa esquentou mais.
O Rotor do distribuidor da bobina 067 é resistivo (valor original de 5k), cabos e velas resistivas.
O rotor da bobina azul não era resistivo (as vezes ofereciam o rotor com 1K de resistência), cabo resistivo e vela não resistiva, igual ao da bobina prata.
As velas novas conferi com uma lâmina de 1mm, o GAP está bem próximo disso. Conferi a tampa do distribuidor, está sem nenhum trinco, visualmente. Obarulho tinha desaparecido, ontem voltou a acontecer novamente.opala4cc escreveu:Marcos:
Você tem que usar um calibre de lâminas para medir e calibrar o GAP das velas. O paquímetro não dá. Não vai acertar nunca esses GAPS.
O tal barulho me pareceu uma pequena fuga de corrente. Inspecione interna e externamente a tampa do distribuidor em busca de rachaduras e/ou micro-sulcos que podem estar desviando a faísca das velas. Olhar o motor funcionando no escuro também ajuda a detectar a possibilidade de fuga de corrente nos cabos de vela (caso haja) quando você escutar o tal barulho estranho.
Marcos Marcos escreveu:As velas novas conferi com uma lâmina de 1mm, o GAP está bem próximo disso. Conferi a tampa do distribuidor, está sem nenhum trinco, visualmente. Obarulho tinha desaparecido, ontem voltou a acontecer novamente.opala4cc escreveu:Marcos:
Você tem que usar um calibre de lâminas para medir e calibrar o GAP das velas. O paquímetro não dá. Não vai acertar nunca esses GAPS.
O tal barulho me pareceu uma pequena fuga de corrente. Inspecione interna e externamente a tampa do distribuidor em busca de rachaduras e/ou micro-sulcos que podem estar desviando a faísca das velas. Olhar o motor funcionando no escuro também ajuda a detectar a possibilidade de fuga de corrente nos cabos de vela (caso haja) quando você escutar o tal barulho estranho.
Liguei o carro novamente agora, não tem o barulho. Deve ser uma fuga mesmo, em algum ponto.
O pistão 4 está bem seco, a imagem abaixo da pra ver.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
As velas novas conferi com uma lâmina de 1mm, o GAP está bem próximo disso. Conferi a tampa do distribuidor, está sem nenhum trinco, visualmente. Obarulho tinha desaparecido, ontem voltou a acontecer novamente.
Liguei o carro novamente agora, não tem o barulho. Deve ser uma fuga mesmo, em algum ponto.
O 4° cilindro deve estar trabalhando frio.
Tire a vela 04 e passe uma chave de fenda de leve no topo do pistão.
Se sair uma sujeira úmida é problema de temperatura no último cilindro, explosão fraca.
Qual a temperatura quente ?
Marcos Marcos escreveu:O pistão 4 está bem seco, a imagem abaixo da pra ver.adpachec escreveu:
O 4° cilindro deve estar trabalhando frio.
Tire a vela 04 e passe uma chave de fenda de leve no topo do pistão.
Se sair uma sujeira úmida é problema de temperatura no último cilindro, explosão fraca.
Qual a temperatura quente ?
O marcador de temperatura não está funcionando corretamente, marca somente até 1/4 da graduação. Mas fiz uma medida dias atrás com um sensor e marcador digital na boca do radiador, isso depois do marcador do painel ter marcado 1/4… a leitura deu 80 graus, logo, acredito que no cabeçote a temperatura esteja perto de 90°C.
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Pois é, essa engrenagem já estava na lista da revisão, pela questão de desgaste, se for de Celeron, não sei que engrenagem está lá, pode ser de alumínio. Vou ter que abrir pra ver, dá bastante trabalho.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
O pistão 4 está bem seco, a imagem abaixo da pra ver.
O marcador de temperatura não está funcionando corretamente, marca somente até 1/4 da graduação. Mas fiz uma medida dias atrás com um sensor e marcador digital na boca do radiador, isso depois do marcador do painel ter marcado 1/4… a leitura deu 80 graus, logo, acredito que no cabeçote a temperatura esteja perto de 90°C.
É pegar uma chave de fenda grande, encostar um lado no ouvido e o outro no motor e tentar descobrir o local do barulho.
Uma possibilidade é a engrenagem do comando (a de Celeron) estar ficando gasta e fugindo do ponto em dado momento.
Uma possibilidade que descobri na prática, a única vez que voltei no guincho.
Marcos Marcos escreveu:Hj fiz mais alguns testes com a bobina nova. Rodei da mesma forma que semana passada, notei que a bobina não aqueceu tanto, mas o carro ficou amarrado depois que coloquei essa bobina com os dois resistores de 1.5. Isolei um resistor, o carro desamarrou, está mais esperto, mas só ver agora se a bobina não vai aquecer um pouco mais, do que com dois resistores.
adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:Hj fiz mais alguns testes com a bobina nova. Rodei da mesma forma que semana passada, notei que a bobina não aqueceu tanto, mas o carro ficou amarrado depois que coloquei essa bobina com os dois resistores de 1.5. Isolei um resistor, o carro desamarrou, está mais esperto, mas só ver agora se a bobina não vai aquecer um pouco mais, do que com dois resistores.
Se quiser experimente com os dois resistores em paralelo, deve dar uns 0,75 ohms.
Eu uso 0,50 ohms.
Marcos Marcos escreveu:adpachec escreveu:
Se quiser experimente com os dois resistores em paralelo, deve dar uns 0,75 ohms.
Eu uso 0,50 ohms.
Espera, deixa eu entender, a ligacão que tenho agora, os dois resistores estão ligados em paralelo entre eles, e em série com a linha pós chave e bobina.
Não entendi a outra forma de ligacão.
adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Espera, deixa eu entender, a ligacão que tenho agora, os dois resistores estão ligados em paralelo entre eles, e em série com a linha pós chave e bobina.
Não entendi a outra forma de ligacão.
Ligado deste jeito acima, de um lado entra o positivo pós chave e ao outro vai até a bobina.
Marcos Marcos escreveu:adpachec escreveu:
Ligado deste jeito acima, de um lado entra o positivo pós chave e ao outro vai até a bobina.
Sim, é dessa forma que está ligado.
Exatamente, mas o carro não ficou bom. Mesmo sintoma quando tinha as velas com variações de resistência. Usando uma resistência só, melhorou.adpachec escreveu:Marcos Marcos escreveu:
Sim, é dessa forma que está ligado.
Se cada um possui 1,5 ohms em paralelo são mais ou menos 0,75 ohms.
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