Esquema elétrico referente aos anos de 81 e 82. Os modelos 83 em diante utilizam outro sistema, totalmente automático, dispensando a luz indicadora de baixa temperatura e o botão do injetor de gasolina. Para tais, já existe tópico disponível.
Em seguida, algumas fotos dos componentes do sistema e outras observações que julguei pertinentes.
Obs: as cores dos fios variam conforme o ano do carro.
Legenda AM: amarelo / PR: preto / VM: vermelho / BR: branco / VD: verde / CN: ciano / MR: marrom
Terminais do rele
15: pos-chave
31: massa
M: positivo para bomba injetora
L: negativo para lâmpada indicadora de baixa temp.
S: pulso negativo ao pressionar o interruptor de partida a frio
53s: sinal do sensor de baixa temperatura no bloco
Funcionamento: após ligar a ignição, aperta-se o botão do injetor apenas uma vez (basta apertar e soltar) e será injetada uma quantidade de gasolina por, aproximadamente, 4 a 5 segundos. Em seguida, basta dar partida. Tanto a luz de óleo (motor parado) como a luz indicadora de baixa temperatura (motor frio) devem estar acesas para que o sistema funcione. Caso o motor não pegue, na próxima tentativa de partida não será injetada gasolina, a menos que se aperte novamente o botão. Ou seja, o sistema é "semi-automático".
Desvantagens: a duração do pulso de gasolina injetada (4 a 5 segundos) é muito longa, fazendo, invariavelmente, o motor afogar. A solução proposta consiste na troca de um dos capacitores do rele, reduzindo o tempo de injeção para 1 segundo.
Obs: No sistema dos modelos 83 em diante, o tempo de injeção é menor ( cerca de 3 segundos). Mesmo assim, ainda é comum o motor afogar; e para piorar, a cada nova tentativa de partida o rele injeta mais gasolina. Dai o porque muitas pessoas optam pela instalação de um simples botão manual.
Rele temporizador do injetor: 94618833
Aplicação 81-82
Possui 6 terminais
Comparação entre os diferentes sistemas:
na direita o rele em questão - maior e com de 6 terminais; utiliza apenas componentes discretos.
na esquerda, o rele do sistema 83 em diante, menor pois já conta com um circuito integrado em seu interior; possui apenas 5 terminais.
Alteração proposta
Detalhe para os pontos aonde pode-se abrir o rele:
O capacitor circulado (47 microfarad) que deve ser alterado por um de 4,7 microfarad, atentando-se a polaridade do mesmo.
Local de fixação do rele no cofre do motor, nos anos de 81-84; de 1985 em diante, o rele encontra-se no interior do veículo.
Sensor de baixa temperatura no bloco: 94618140
Trata-se de um termistor do tipo NTC
Detalhe para o local aonde o sensor vai fixado ao bloco (logo abaixo do coletor de escapamento)
Sugestão: utilizei fio de 1mm revestido em fibra de vidro (comumente confundido com "tecido"), próprio para alta temperatura, tanto no sensor de baixa temperatura quanto no sensor (cebolinha) do cabeçote.
Interruptor da partida a frio dos modelos 81-82: ao lado do acendedor de cigarros.
Caixa de fusíveis, alimentação do circuito: destaque para o fio preto/amarelo. Note que ele pode ser conectado antes do fusível 7, 8 ou 9, pois compartilham o mesmo barramento.
Quaisquer dúvidas estou a disposição.
Em seguida, algumas fotos dos componentes do sistema e outras observações que julguei pertinentes.
Obs: as cores dos fios variam conforme o ano do carro.
Legenda AM: amarelo / PR: preto / VM: vermelho / BR: branco / VD: verde / CN: ciano / MR: marrom
Terminais do rele
15: pos-chave
31: massa
M: positivo para bomba injetora
L: negativo para lâmpada indicadora de baixa temp.
S: pulso negativo ao pressionar o interruptor de partida a frio
53s: sinal do sensor de baixa temperatura no bloco
Funcionamento: após ligar a ignição, aperta-se o botão do injetor apenas uma vez (basta apertar e soltar) e será injetada uma quantidade de gasolina por, aproximadamente, 4 a 5 segundos. Em seguida, basta dar partida. Tanto a luz de óleo (motor parado) como a luz indicadora de baixa temperatura (motor frio) devem estar acesas para que o sistema funcione. Caso o motor não pegue, na próxima tentativa de partida não será injetada gasolina, a menos que se aperte novamente o botão. Ou seja, o sistema é "semi-automático".
Desvantagens: a duração do pulso de gasolina injetada (4 a 5 segundos) é muito longa, fazendo, invariavelmente, o motor afogar. A solução proposta consiste na troca de um dos capacitores do rele, reduzindo o tempo de injeção para 1 segundo.
Obs: No sistema dos modelos 83 em diante, o tempo de injeção é menor ( cerca de 3 segundos). Mesmo assim, ainda é comum o motor afogar; e para piorar, a cada nova tentativa de partida o rele injeta mais gasolina. Dai o porque muitas pessoas optam pela instalação de um simples botão manual.
Rele temporizador do injetor: 94618833
Aplicação 81-82
Possui 6 terminais
Comparação entre os diferentes sistemas:
na direita o rele em questão - maior e com de 6 terminais; utiliza apenas componentes discretos.
na esquerda, o rele do sistema 83 em diante, menor pois já conta com um circuito integrado em seu interior; possui apenas 5 terminais.
Alteração proposta
Detalhe para os pontos aonde pode-se abrir o rele:
O capacitor circulado (47 microfarad) que deve ser alterado por um de 4,7 microfarad, atentando-se a polaridade do mesmo.
Local de fixação do rele no cofre do motor, nos anos de 81-84; de 1985 em diante, o rele encontra-se no interior do veículo.
Sensor de baixa temperatura no bloco: 94618140
Trata-se de um termistor do tipo NTC
Detalhe para o local aonde o sensor vai fixado ao bloco (logo abaixo do coletor de escapamento)
Sugestão: utilizei fio de 1mm revestido em fibra de vidro (comumente confundido com "tecido"), próprio para alta temperatura, tanto no sensor de baixa temperatura quanto no sensor (cebolinha) do cabeçote.
Interruptor da partida a frio dos modelos 81-82: ao lado do acendedor de cigarros.
Caixa de fusíveis, alimentação do circuito: destaque para o fio preto/amarelo. Note que ele pode ser conectado antes do fusível 7, 8 ou 9, pois compartilham o mesmo barramento.
Quaisquer dúvidas estou a disposição.
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