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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Qua 17 maio - 11:45:30

    Bom dia Pessoal, preciso de ajuda. A Minha caravan é a álcool e por alguém motivo o antigo dono, simplesmente bagunçou a fiação da partida elétrico e colocou um botão no lugar. Estou procura o esquema elétrico para refazer toda a fiação da partida elétrica.

    Problema, Resolvido graças a resposta do adpachec, segue o esquema:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Partid11

    Essa é a segunda versão, ficou melhor no carro na minha opinião:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Partid10

    Os circuitos acima irão funcionar o ao contrário se for utilizado um sensor de temperatura do Tipo NTC (MTE - 3017 / 3025), os esquemas abaixo são para funcionar com o sensor MTE 3017 ou MTE 3025 de injeção eletrônica:
    http://www.mte-thomson.com.br/site/wp-content/uploads/2014/04/MTE-Sensor-Temperatura-3025.pdf

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Partid12

    Segunda Versão utilizando o Positivo do POS ARRANQUE:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Partid13

    A Diferença entre o esquema do sensor NTC e do sensor de interruptor. É basicamente que um funciona o ao contrário do outro.

    No Primeiro esquema pode ser utilizado um Rele de 4 Pinos 12V
    No Segundo esquema é utilizado um Rele de 5 Pinos 12V

    Observação, Importante: É crucial que a resistência entre o motor e o negativo da bateria seja o menor possível, senão, mesmo com o sensor aterrado o Indutor do Rele não irá acionar.


    Última edição por mInternauta em Ter 27 Jun - 8:02:26, editado 3 vez(es)
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 28 maio - 10:36:14

    eu quando comprei a minha caravan tbem estava tentando essa empreita de reativar o sistema de partida a frio original, porem nas pesquisas me deparei com varios "contras" entao decidi manter mesmo o botao apenas troquei de lugar pois algum lunatico instalou ele no botao do esguicho de agua do vidro traseiro.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Seg 29 maio - 9:39:22

    Marcos Adriano escreveu:eu quando comprei a minha caravan tbem estava tentando essa empreita de reativar o sistema de partida a frio original, porem nas pesquisas me deparei com varios "contras" entao decidi manter mesmo o botao apenas troquei de lugar pois algum lunatico instalou ele no botao do esguicho de agua do vidro traseiro.

    É está complicado achar o esquema para o circuito correto. No meu caso o SER que mexeu colocou um botão e coloco na tampa embaixo do volante. Mas a pessoal, não sei como conseguiu ela desmontou o botão e montou errado. Então ele ficava injetando combustível sem necessidade.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por adpachec Seg 29 maio - 10:15:05

    O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Seg 29 maio - 11:07:27

    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    Valeu Adpachec! A Fiação vou tirar tudo e colocar uma nova.
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    Mensagem por Mirão Seg 29 maio - 11:54:46

    E tira da tampa debaixo do volante. Quem colocou ela ali é um SER desprezível, hehehe. Rapaz, ainda encontro esses caras numa roda de cerveja e falar de opalas o dia todo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 maio - 12:49:25

    q bom q o adpachec apareceu e passou as informacoes.....


    porem pra mim no momento isso nao vai ter tanta serventia pois minha caravan agora ta na gasosa.


    mas talvez se o arco ficar num valor irresistivel eu volte ela pro arco mesmo.
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    Mensagem por mInternauta Seg 29 maio - 12:54:04

    O Maior problema do meu carro é a elétrica, desprezível o SER que mexia nesse carro. Mas aos poucos vou refazendo. Refiz a elétrica do eletro-ventilador do radiador, e agora do refazendo cada uma das funções. Valeu mesmo Adpachec! Assim que eu refazer a elétrica vou montar um desenho do esquema elétrico e coloco aqui.
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    Mensagem por mInternauta Seg 26 Jun - 7:32:53

    Resolvido, esquemas elétricos acima.
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    Mensagem por adpachec Seg 26 Jun - 9:45:40

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    Mensagem por Rubão6cc Seg 26 Jun - 9:49:10

    Muito bom os esquemas hein


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    Mensagem por Paulo Corso Seg 26 Jun - 9:58:42

    Mais um esquema para o arquivo pessoal. Valeu !!!


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 26 Jun - 11:11:44

    Em virtude do trabalho de grande valia feito pelo mInternauta nos esquemas, a moderação achou pertinente fixar este tópico, portanto, fixo!


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    Mensagem por adpachec Seg 26 Jun - 13:25:40

    Rubão6cc escreveu:Em virtude do trabalho de grande valia feito pelo mInternauta nos esquemas, a moderação achou pertinente fixar este tópico, portanto, fixo!

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    Mensagem por adpachec Seg 26 Jun - 13:46:08

    mInternauta escreveu:
    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    Valeu Adpachec! A Fiação vou tirar tudo e colocar uma nova.

    Porém EU cometi um erro, o pino 30 é no injetor também e o 86 no sensor de partida a frio.
    Falha minha.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Seg 26 Jun - 13:57:18

    adpachec escreveu:
    mInternauta escreveu:

    Valeu Adpachec! A Fiação vou tirar tudo e colocar uma nova.

    Porém EU cometi um erro, o pino 30 é no injetor também e o 86 no sensor de partida a frio.
    Falha minha.
    Crying or Very sad

    Eu corrigi no esquema , mas se não fosse você não teria idéia..
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    Mensagem por adpachec Seg 26 Jun - 15:58:06

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 26 Jun - 21:48:12

    Muito bom Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 122938 Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 122938

    Queria que o meu tivesse essa luzinha do painel ainda,só tem aquele que indica quando tem pouca gasolina no reservatório


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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Ter 27 Jun - 8:03:30

    Atualização, Mais esquema e algumas observações importantes.
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por tcheco 8687 Ter 27 Jun - 8:22:26

    MERECEU SER FIXADO Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Jun - 9:31:53

    mInternauta escreveu:Atualização, Mais esquema e algumas observações importantes.

    ganhou mais um ponto


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    Mensagem por adpachec Ter 27 Jun - 10:21:14

    A diferença do relê de cinco pinos é que um circuito fica fechado quando desligado.
    Existem o sistema NTC e o PTC.

    O NTC a resistência elétrica diminui ao esquentar, é o cebolão de temperatura.

    O PTC a resistência aumenta ao aquecer, é o cebolão de partida a frio.

    Funciona a partir de um resistor chamado termístor, NTC ou PTC, que pode ser adaptado.

    Bons esquemas.
    Um ponto.

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    Mensagem por mInternauta Ter 27 Jun - 10:36:38

    adpachec escreveu:A diferença do relê de cinco pinos é que um circuito fica fechado quando desligado.
    Existem o sistema NTC e o PTC.

    O NTC a resistência elétrica diminui ao esquentar, é o cebolão de temperatura.

    O PTC a resistência aumenta ao aquecer, é o cebolão de partida a frio.

    Funciona a partir de um resistor chamado termístor, NTC ou PTC, que pode ser adaptado.

    Bons esquemas.
    Um ponto.

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    Exato!! Estou preparando um circuito transistorizado, bem simples e barato que resolve o problema quando se tem umq grande resistência no aterramento do motor ou o sensor já está ruim e o sistema fica sempre acionado ou sempre desligado. O Circuito vai fazer com que seja possível utilizar um sensor NTC ou PTC com um Rele de 4 Pinos e não sofrer com esse problema de resistência. Estou testando no meu carro. E deixou a partida a frio até mais precisa.

    Vai ser útil para quem está com problemas com os esquemas.
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    Mensagem por LucasPiologo Seg 9 Out - 14:18:10

    Galera, vou tirar meu painel para trocar umas lampadas, queria saber se nesse esquema a luzinha do reservatório de gasolina voltaria a acender? E se quais os significados dessas luzes embaixo do marcador de combustível e temperatura? Desculpem se não consegui me expressar direito !!

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por mInternauta Seg 9 Out - 14:49:34

    LucasPiologo escreveu:Galera, vou tirar meu painel para trocar umas lampadas, queria saber se nesse esquema a luzinha do reservatório de gasolina voltaria a acender? E se quais os significados dessas luzes embaixo do marcador de combustível e temperatura?  Desculpem se não consegui me expressar direito !!

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) D0034

    Oi Lucas, não esse esquema só tem a Luz que acende quando o carro precisa da partida a frio. A Luz do Reservatório é bem simples. Eu vou montar o esquema e te mando.

    Essa luzes diferenciam de modelo a modelo. Qual ano e modelo é o seu carro?
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    Mensagem por LucasPiologo Seg 9 Out - 14:56:26

    mInternauta escreveu:
    LucasPiologo escreveu:Galera, vou tirar meu painel para trocar umas lampadas, queria saber se nesse esquema a luzinha do reservatório de gasolina voltaria a acender? E se quais os significados dessas luzes embaixo do marcador de combustível e temperatura?  Desculpem se não consegui me expressar direito !!

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) D0034

    Oi Lucas, não esse esquema só tem a Luz que acende quando o carro precisa da partida a frio. A Luz do Reservatório é bem simples. Eu vou montar o esquema e te mando.

    Essa luzes diferenciam de modelo a modelo. Qual ano e modelo é o seu carro?

    Po cara, agradeço sua atenção !!

    Meu carro é um diplomata 88/88 original a álcool, ele tem a partida a frio, mas tem um botão para injetar, eu queria reativar essas luzes que não acendem, se puder me mandar serei muito grato !

    Esse sensor que está na primeira mensagem é o mesmo da temperatura que fica no cabeçote certo?

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 9 Out - 20:45:51

    essa foto é de um painel q tirei de um opala 88 a alcool original....

    pela simbologia acredito

    - primeiro quadrado é quando o reservatorio de gasolina esta baixo (minha caravan 87 tem uma boia no reservatorio e quando baixa muito o nivel ascende uma luz igual a essa debaixo do meu conta giros)

    - o segundo é quando o afogador esta puxado

    - o terceiro é quando o pisca alerta esta ligado (nos modelos ate 87 ele pisca somente as duas luzes verdes das setas mesmo, os pos 88 tem uma luz propria pra ele)

    - o quarto é quando o carro esta fervendo.....é uma luz de advertencia pra quando o motor estiver muito quente.....existe uma grande discusao e misterio em cima dela...maaaas acho q é pra isso)
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    Mensagem por LucasPiologo Ter 10 Out - 7:37:24

    Marcos Adriano escreveu:essa foto é de um painel q tirei de um opala 88 a alcool original....

    pela simbologia acredito

    - primeiro quadrado é quando o reservatorio de gasolina esta baixo (minha caravan 87 tem uma boia no reservatorio e quando baixa muito o nivel ascende uma luz igual a essa debaixo do meu conta giros)

    - o segundo é quando o afogador esta puxado

    - o terceiro é quando o pisca alerta esta ligado (nos modelos ate 87 ele pisca somente as duas luzes verdes das setas mesmo, os pos 88 tem uma luz propria pra ele)

    - o quarto é quando o carro esta fervendo.....é uma luz de advertencia pra quando o motor estiver muito quente.....existe uma grande discusao e misterio em cima dela...maaaas acho q é pra isso)
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    Não tem boia no meu reservatório, o que eu preciso mudar para poder colocar essa luz para acender?
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 10 Out - 11:14:51

    Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.


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    Mensagem por Marlon Jassanan Ter 10 Out - 11:37:43

    Rubão6cc escreveu:Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.

    Acho que no meu acontece coisa semelhante!
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 10 Out - 19:53:49

    LucasPiologo escreveu:O meu tem todos esses e nenhum acende Shocked Shocked

    Não tem boia no meu reservatório, o que eu preciso mudar para poder colocar essa luz para acender?


    acho q isso nao deve ser algo facil.....

    acho q se for facil de executar nao é facil de achar esse reservatorio com boia do opala......


    o basico é ligar a boia na trilha do painel correspodente a essa luz


    o meu como estou andando na gasolina (alias estava) eu desliguei o plugue da boia pra luz nao ficar acesa direto enxendo o saco....pois o reservatorio sempre esteve vazio esses ultimos meses.....

    o meu é sagrado: baixou a gasolina do reservatorio ascende a luz.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 10 Out - 20:04:05

    Rubão6cc escreveu:Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.


    o seu tem boia no reservatorio?
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 10 Out - 20:16:38

    esse é o reservatorio SEM BOIA:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20160410


    esse é o reservatorio COM BOIA:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20160411


    e é o meu - diga-se de passagem- q esta em uma precaria aparecia de estado...porem funciona muito bem.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 10 Out - 23:54:21

    Marcos Adriano escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.


    o seu tem boia no reservatorio?

    Foi retirada parece...foi posta uma tampa fechada no lugar.


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    Mensagem por LucasPiologo Qua 11 Out - 7:47:27

    Marcos Adriano escreveu:esse é o reservatorio SEM BOIA:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20160410


    esse é o reservatorio COM BOIA:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20160411


    e é o meu - diga-se de passagem- q esta em uma precaria aparecia de estado...porem funciona muito bem.

    Puts, meu reservatório é diferente do seu, vou tirar uma foto hoje a noite !

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    Mensagem por Tiberio Motta Qua 11 Out - 11:33:00

    adpachec escreveu:O sensor no bloco é aterrado quando frio.
    Um fio sai do sensor, vai a lâmpada do painel.
    Da lâmpada vai um fio ao contato 30 de um relê auxiliar.
    Do pino 87 é ligado ao positivo.
    O 85 vai ao positivo pós chave do arranque.
    O 86 no positivo do injetor.
    Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender.
    Quando virar a chave vai ligar o injetor.
    Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
    A luz no painel ficará acesa até o bloco aquecer.
    Uma vez quente o circuito se abre e o injetor não funcionará.
    Adicione um fusível de proteção aos pinos 85 e 87, um para cada pino, cinco amperes é o suficiente.
    A fiação vai ter que procurar com multímetro ou passar nova fiação.

    refiz o sistema de partida a frio no meu opala 83 e tive enorme dificuldade para ajeita-lo....esse esquema ira ajudar bastante...caso refaça no futuro

    a unica diferença que ficou do teu sistema é q a minha injetora fica acionada por algo em torno de 3 segundos (vi anúncios de época que falavam isso) apos girada a chave..e a luz do painel fica ligada somente quando está injetando...por exemplo se girar a chave injeta por 3 segundos o carro ligando ou nao...
    apos quente o bloco..corta a corrente da rele...
    outra coisa que nao fiz foi colocar fusíveis para proteger sistema...o farei...
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    Mensagem por opala4cc Qua 11 Out - 11:56:38

    Rubão6cc escreveu:Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.

    Existe um "relé anti-percolante e de advertência de alta temperatura", que só equipa os 6 cilindros dessa época (90 a 92) que deveria, por lógica, estar correlacionado a esse grafismo da temperatura do líquido de arrefecimento. Mas o curioso é que no manuel do proprietário dos 88 a 92 eu não encontrei absolutamente nada sobre estes indicadores.
    No SL que eu tive, uma vez eu desmontei o painel e constatei que faltavam os soquetes para as lâmpadas destes indicadores. Então, por zelo, resolvi comprar o soquetes e as lâmpadas e instalá-los nos locais faltantes. Quando liguei o carro, as duas lâmpadas ficaram acesas direto. Conclusão: nos carros (pelo menos de 88 a 92) em que esses indicadores ficam acesos é porque algum dono anterior teve a mesma ideia que tive...
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    Mensagem por LucasPiologo Qua 11 Out - 12:06:21

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Conforme postado em algum lugar por aí no meu todas essas luzes acendem. Mas a de combustível e temperatura ficam acesas direto quando se acionam os faróis.

    Existe um "relé anti-percolante e de advertência de alta temperatura", que só equipa os 6 cilindros dessa época (90 a 92) que deveria, por lógica, estar correlacionado a esse  grafismo da temperatura do líquido de arrefecimento. Mas o curioso é que no manuel do proprietário dos 88 a 92 eu não encontrei absolutamente nada sobre estes indicadores.
    No SL que eu tive, uma vez eu desmontei o painel e constatei que faltavam os soquetes para as lâmpadas destes indicadores. Então, por zelo, resolvi comprar o soquetes e as lâmpadas e instalá-los nos locais faltantes. Quando liguei o carro, as duas lâmpadas ficaram acesas direto. Conclusão: nos carros (pelo menos de 88 a 92) em que esses indicadores ficam acesos é porque algum dono anterior teve a mesma ideia que tive...

    O meu possui todas as lampadas, mas essas 4 não acendem =/
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    Mensagem por opala4cc Qua 11 Out - 12:17:13

    LucasPiologo escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Existe um "relé anti-percolante e de advertência de alta temperatura", que só equipa os 6 cilindros dessa época (90 a 92) que deveria, por lógica, estar correlacionado a esse  grafismo da temperatura do líquido de arrefecimento. Mas o curioso é que no manuel do proprietário dos 88 a 92 eu não encontrei absolutamente nada sobre estes indicadores.
    No SL que eu tive, uma vez eu desmontei o painel e constatei que faltavam os soquetes para as lâmpadas destes indicadores. Então, por zelo, resolvi comprar o soquetes e as lâmpadas e instalá-los nos locais faltantes. Quando liguei o carro, as duas lâmpadas ficaram acesas direto. Conclusão: nos carros (pelo menos de 88 a 92) em que esses indicadores ficam acesos é porque algum dono anterior teve a mesma ideia que tive...

    O meu possui todas as lampadas, mas essas 4 não acendem =/

    Pois é. O sl era 4 cilindros. O seu é 6 cilindros. As possibilidades são várias. Algum proprietário anterior de um ou ambos os carros pode ter sabotado a originalidade da fiação, gerando essa diferença de resultado. Quando comprei o SL, praticamente nada funcionava na elétrica dele. Só o que funcionava era literalmente os dispositivos para dar partida ao motor. Só. Nem os faróis funcionavam. Dessabotei 95% da elétrica do carro. As lâmpadas de advertência com símbolo de gasolina e temperatura do arrefecimento ficaram do jeito que mencionei até eu remover de novo os soquetes, pois indicadores de advertência no painel me dando alarme falso me enervava.
    Outras possibilidades são a ausência do relé (o sl não tinha esse relé), relé defeituoso, esquema elétrico diferente entre versões/anos diferentes de opalas, etc...
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    Mensagem por LucasPiologo Qua 11 Out - 12:23:39

    opala4cc escreveu:
    LucasPiologo escreveu:

    O meu possui todas as lampadas, mas essas 4 não acendem =/

    Pois é. O sl era 4 cilindros. O seu é 6 cilindros. As possibilidades são várias. Algum proprietário anterior de um ou ambos os carros pode ter sabotado a originalidade da fiação, gerando essa diferença de resultado. Quando comprei o SL, praticamente nada funcionava na elétrica dele. Só o que funcionava era literalmente os dispositivos para dar partida ao motor. Só. Nem os faróis funcionavam. Dessabotei 95% da elétrica do carro. As lâmpadas de advertência com símbolo de gasolina e temperatura do arrefecimento ficaram do jeito que mencionei até eu remover de novo os soquetes, pois indicadores de advertência no painel me dando alarme falso me enervava.
    Outras possibilidades são a ausência do relé (o sl não tinha esse relé), relé defeituoso, esquema elétrico diferente entre versões/anos diferentes de opalas, etc...

    Sabe me dizer qual relé que é esse? a elétrica do meu carro até que é bem ajeitada, funciona quase tudo, e em sua maioria os fio são do chicote original.

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    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Empty Re: Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido)

    Mensagem por opala4cc Qua 11 Out - 13:10:21

    LucasPiologo escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Pois é. O sl era 4 cilindros. O seu é 6 cilindros. As possibilidades são várias. Algum proprietário anterior de um ou ambos os carros pode ter sabotado a originalidade da fiação, gerando essa diferença de resultado. Quando comprei o SL, praticamente nada funcionava na elétrica dele. Só o que funcionava era literalmente os dispositivos para dar partida ao motor. Só. Nem os faróis funcionavam. Dessabotei 95% da elétrica do carro. As lâmpadas de advertência com símbolo de gasolina e temperatura do arrefecimento ficaram do jeito que mencionei até eu remover de novo os soquetes, pois indicadores de advertência no painel me dando alarme falso me enervava.
    Outras possibilidades são a ausência do relé (o sl não tinha esse relé), relé defeituoso, esquema elétrico diferente entre versões/anos diferentes de opalas, etc...

    Sabe me dizer qual relé que é esse? a elétrica do meu carro até que é bem ajeitada, funciona quase tudo, e em sua maioria os fio são do chicote original.


    Seu carro é 90 a 92?
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    Mensagem por LucasPiologo Qua 11 Out - 13:12:25

    Um, acho que vai ser diferente, ele é 88 !
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    Mensagem por opala4cc Qua 11 Out - 13:14:01

    LucasPiologo escreveu:Um, acho que vai ser diferente, ele é 88 !

    Pois é. O relé só consta como presente nos 90 a 92, a despeito de haver a grafia já antes desse período. Bizarro.
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    Mensagem por tagliaferro Qua 11 Out - 15:14:20

    Marcos Adriano escreveu: entao decidi manter mesmo o botao apenas troquei de lugar pois algum lunatico instalou ele no botao do esguicho de agua do vidro traseiro.


    hahahah, mas que servição hein!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 11 Out - 18:58:05

    tagliaferro escreveu:
    Marcos Adriano escreveu: entao decidi manter mesmo o botao apenas troquei de lugar pois algum lunatico instalou ele no botao do esguicho de agua do vidro traseiro.


    hahahah, mas que servição hein!


    isso é vdd....vc apertava o botao do vidro ele injetava gasolina....ate hj nao acertei a ligacao correta do meu limpador devido a isso...nao achei os fios corretos pra ligar...ele vai para um rele...o cara deve ter tirado...liguei direto....dai a palheta para quando se desliga o botao.....entao tenho q desligar sempre quando ela ta la em baixo.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 11 Out - 19:27:11

    vamos la....

    tirei uma foto da parte interna desse painel q postei acima...

    pelo q eu entendi tem apenas o local para colocacao dos soquetes das lampadas do meio (afogador e alerta)

    talvez isso ajude em algum consenso pra um resultado final

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20171010

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20171011


    lembrando q esse painel foi retirado de um opala comodoro sl/e 1988 a alcool original.....q diga-se de passagem a foto do primeiro reservatorio SEM BOIA estava nesse opala.
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    Mensagem por opala4cc Qui 12 Out - 1:10:55

    Marcos Adriano escreveu:vamos la....

    tirei uma foto da parte interna desse painel q postei acima...

    pelo q eu entendi tem apenas o local para colocacao dos soquetes das lampadas do meio (afogador e alerta)

    talvez isso ajude em algum consenso pra um resultado final

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20171010

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) 20171011


    lembrando q esse painel foi retirado de um opala comodoro sl/e 1988 a alcool original.....q diga-se de passagem a foto do primeiro reservatorio SEM BOIA estava nesse opala.

    Acredito que o painel dos 91 a 92 tem uma leve diferença. Veja o painel abaixo, claramente de um SL:

    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Painel10

    Veja que a grafia para os quatro indicadores é toda fumê, logo não se vê sem uma lâmpada a grafia da bomba de combustível e nem a grafia da temperatura do líquido de arrefecimento.
    Agora, veja a foto abaixo. Há um furo para o soquete da grafia do indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, mas está coberto com massa de calafetar:
    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Painel11

    Quando  retirei pela primeira vez o painel do sl 92, havia massa de calafetar tapando o slot do soquete, igual ao da foto. Então, peguei um soquete com lâmpada, removi a massa de calafetar e encaixei ali.
    Já a grafia da bomba de combustível não tem furo para colocar o soquete, nesse painel da foto. Eu acho que só vinha o slot para o soquete nos 91 a 92 a álcool. É especulação minha... mas acho que essa luz da bomba de combustível acendia na hora de injetar gasolina na partida a frio. Será? Nesse caso, é bem provável que o painel que estava no meu sl92 tenha sido trocado por algum dono anterior por um painel de sl 90 a 92 a álcool. Eu não me lembro como era nele, só lembro que essas porcarias ficaram acesas direto quando o carro estava ligado.
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    Mensagem por opala4cc Qui 12 Out - 1:48:09

    Mais algumas fotos...
    Nesse, o furo do soquete está tapado com fita isolante (acredito que veio assim de fábrica):
    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Painel12

    Em detalhe:
    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Painel14

    Nesse aqui, alguém colocou um soquete, mas duvido que a lâmpada ligue, já que o circuito do painel não tem trilhas para alimentar o soquete:
    Esquema Elétrico Partida a Frio (Resolvido) Painel13
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 12 Out - 9:12:50

    realmente parece existem muitas diferencças em pequenos intervalos de tempo de fabricacao e em modelos - comodoro/diplomata/sl.....

    recentemente troquei o cabo do velocimetro da minha caravan....e apos mexer nisso percebi os marcadores de combustivel e temperatura marcando um pouco a mais do q o comum (isso me fez ficar sem combustivel domingo retrasado em outra cidade...cheguei perto de um posto no bizzzzzzz)

    ontem retirei o painel pra tentar resolver o problema q acredito ser aterramento....pois apos os marcadores indicarem um pouco a mais percebi q quando ligo a seta (pra qualquer lado) no momento em que arma o rele e pisca a lamapada os dois ponteiros citado ficam pulando junto...

    vou aproveitar q meu painel esta fora e vou desmotar ele e tiro umas fotos.....ja era uma vontade minha desmontar pra tirar um pedaco de papel q descolou de algum lugar la dentro e parou na frente do odometro de baixo...q mede os 999 metros....bom pra fazer a media....
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    Mensagem por opala4cc Qui 12 Out - 9:25:17

    Marcos Adriano escreveu:realmente parece existem muitas diferencças em pequenos intervalos de tempo de fabricacao e em modelos - comodoro/diplomata/sl.....

    recentemente troquei o cabo do velocimetro da minha caravan....e apos mexer nisso percebi os marcadores de combustivel e temperatura marcando um pouco a mais do q o comum (isso me fez ficar sem combustivel domingo retrasado em outra cidade...cheguei perto de um posto no bizzzzzzz)

    ontem retirei o painel pra tentar resolver o problema q acredito ser aterramento....pois apos os marcadores indicarem um pouco a mais percebi q quando ligo a seta (pra qualquer lado) no momento em que arma o rele e pisca a lamapada os dois ponteiros citado ficam pulando junto...

    vou aproveitar q meu painel esta fora e vou desmotar ele e tiro umas fotos.....ja era uma vontade minha desmontar pra tirar um pedaco de papel q descolou de algum lugar la dentro e parou na frente do odometro de baixo...q mede os 999 metros....bom pra fazer a media....

    É, tá com todo jeito de aterramento. Em alguns casos, também é causado pela instalação de vários aterramentos de múltiplos dispositivos no mesmo local da carroceria.

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