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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por gmleo Sáb 23 maio - 3:36:35

    Rapaziada, meu problema agora é o câmbio rs
    Voltando do trampo ontem, cheguei a garagem, como de costume, coloco ele de ré, manobrando ele, eu tava de ré e fui engatar a primeira, simplesmente não entrava e nem voltava pra ré e nem pra marcha nenhuma, parece que ficou encavalado na ré e na 2ª, não entra nenhuma marcha pra cima nem pra direita e nem ponto morto, coloquei o carro na garagem empurrando, o meu Opala é um 77, tô com ele a menos de 1 mês, não levantei ele ainda, pelo ano seria câmbio varetado, certo? Me falaram que é um problema até comum nesses câmbios, para eu dar uma olhada que tem 3 chapinhas de onde saem as varetas até o trambulador e que essas 3 chapinhas tem que estar de pé, é isso? Possivelmente foi isso o que aconteceu comigo? É fácil arrumar?E por fim quais ferramentas vou precisar?

    Se alguém puder ajudar, inclusive com fotos para me explicar melhor, agradeço muito!
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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por tabarbosa Sáb 23 maio - 6:04:04

    110% de chance de ser o trambulador, como no meu carro. simples de resolver - prefira um GM usado pois original novo voa de asa delta e os paralelos são dificeis de durarem tanto.
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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por Xann Sáb 23 maio - 9:41:16

    Leo, como o Tabarbosa disse, isso é somente o trambulador, as varetas ficam folgadas com o tempo. Eu nunca fiz esse trampo, mas parece que é fácil de vc acabar com as folgas dessas varetas, esse assunto já foi discutido por aqui, tenta dar uma procurada, ou logo aparece alguém aqui que saiba te responder.

    Velho, esse sistema com trambulador mesmo novinho as vezes os cara consegue encavalar o bicho, mas é só falta de costume e jeitinho com ele. O primeiro Opala que tive com esse sistema, nos primeiros dias eu dava um "nó" nas marchas com frequencia rss, voltei duas vezes do centro da cidade pra casa de marcha ré, mas depois que me acostumei, 10 anos se passaram e nunca vai encavalou. OKK


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    Mensagem por gmleo Sáb 23 maio - 21:01:05

    Entendi, me disseram mesmo que seria o trambulador, tá em torno de quanto um GM usado?

    Eu consegui desencavalar hoje, puxei as chapinhas, deixando as 3 na mesma posição e o câmbio ficou livre, bem simples, é só o trabalho de dar uma levantada no carro.

    E Xann, realmente acredito que seja falta de experiência minha mesmo, tenho carta há dois anos mas nunca dirigi por um bom tempo, esse é meu primeiro carro e tô apanhando um pouco do câmbio rs isso só o tempo mesmo, de novo agradeço a todos que me ajudam aqui Very Happy
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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por Xann Dom 24 maio - 21:33:09

    Então Leo, até pessoas que dirigem há tempos apanham um pouco ao andar com o cambio varetado hehe, mas saiba vc que esse é o mais resistente de todos os cambios de Opala. OKK


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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por gmleo Seg 25 maio - 1:30:24

    Olha isso, disso eu não sabia, por ouvir tantos relatos que esse câmbio varetado encavala muito, acreditava que ele era inferior ao Clark (é esse o nome?)
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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por tabarbosa Seg 25 maio - 9:18:01

    comprei um por 50 reais, GM usado. Novo marca Injet paguei 90,00 e não durou 7 dias... quando o trambulador foi pro quiabo encavala mesmo com jeitinho, com experiencia... pra desencavalar só martelando em baixo...

    as varetas tem uma certa folaga mesmo...não trabalham totalmente apertadas pela porca (as porcas tem grampo de segurança justamente por isso: para não se soltarem pois o torque de aperto deve ser menor).
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    Câmbio travado/encavalado Empty Re: Câmbio travado/encavalado

    Mensagem por Eduardo (E.M.O) Seg 25 maio - 9:27:24

    http://www.opaleirosdoparana.com/venda-de-pecas-f22/trambulador-de-engate-rapido-in-line-para-cambios-varetados-t5643.htm
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    Mensagem por branco 75 Seg 25 maio - 10:15:32

    tem que mandar lubrificar o trambulador, e passar um pino por entre as alavancas q vao presas as varetas p deixar alinhada. se as chapinhas estiverem desgastadas manda fazaer num torno, melhor q colocar trambulador paralelo. no mas, como vc falou vc pode ta se batendo igual aconteceu comigo no começo. o modo de vc engatar faz com que encavale. no meu caso encavalava da re passando p primeira. ficava as duas engatadas e não sai do lugar. qdo vc for tirar a ré, tira forte mesmo bem p frente, daí leva até o morto daí engata primeira. jaja vc pega o jeito


    Última edição por branco 75 em Sex 28 Mar - 17:42:07, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por tabarbosa Seg 25 maio - 16:49:38

    normalmente encavala quando passa direto da ré para a priemira mesmo... fica a ré engatada ou as duas e o carro não sai do lugar... nunca chega a engatar a primeira, pois somos muito azarados e como o Xan disse temos que sofrer a provação de voltarmos de ré para casa ou gastar com socorro mecanico mesmo...

    Em uma das vezes encavalou quando passei de terceira para segunda, ficando em segunda e com a alavanca fixa, dura, imovel...

    como te disse, na minha opinião é melhor achar um GM usado... no meu ss esta com o original de fabrica e trabalha com perfeição... no verdão tá com um paralelo, depois da 3a troca acertei um da marca corcerama acho.... mas se vê que não chega aos pés do cambio do SS...

    comprei esse Gm usado que te falei e estou esperando quebrar para trocar pra ele...
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    Mensagem por branco 75 Ter 26 maio - 8:22:27

    galera, aproveitando o tópico quanto custa um trambulador original em perfeito estado? um amigo meu tem um, é só limpar e lubrificar e montar! queria comprar e deixar de reserva pq já to de olho numa caravuca aqui, e posso precisar
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    Mensagem por tabarbosa Ter 26 maio - 16:01:30

    tabarbosa escreveu:comprei um por 50 reais, GM usado. Novo marca Injet paguei 90,00 e não durou 7 dias... quando o trambulador foi pro quiabo encavala mesmo com jeitinho, com experiencia... pra desencavalar só martelando em baixo...

    as varetas tem uma certa folaga mesmo...não trabalham totalmente apertadas pela porca (as porcas tem grampo de segurança justamente por isso: para não se soltarem pois o torque de aperto deve ser menor).
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    Mensagem por Xann Ter 26 maio - 19:37:23

    tabarbosa escreveu:normalmente encavala quando passa direto da ré para a priemira mesmo... fica a ré engatada ou as duas e o carro não sai do lugar...

    Exatamente, mesmo estando tudo justinho o cara acaba bobeando e encavalando o bicho hehe. Pra desengatar a ré tem que fazer o trajeto da alavanca de volta, tipo um "L" de ponta cabeça, até a alavanca descer no ponto morto, pois quando vai engatar a ré tem que puxar pra cima, então exatamente nesse momento, as vezes o cara faz o movimento rápido e já joga da ré pra primeira atropelando o ponto morto, e sem a alavanca descer está feita "obra" kkkkk.


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    Mensagem por thiago.santiago Qui 4 Jun - 9:39:51

    amigos tenho um amigo q o dele esta ruim, ja comprou outro mas me perguntou como troco.
    teria q arriar o cambio? po poderia trocar pelo buraco onde vai a coifa por dentro do carro? teriam fotos, poderiam mandar por email tmsantiago@hotmail.com
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    Mensagem por DIPLO86 Sáb 13 Jun - 7:49:56

    Dica quando for tirar da ré espere o carro parar primeiro e depois desfaça ré um toque para frente sacode a alavanca para direita.Eu um dia em uma festa tive que deitar no chão para desencavalar,
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    Mensagem por DIPLO86 Sáb 13 Jun - 8:04:41

    para trocar levante o carro e apoie, e tire os 3 parafusos que prende ele nocambio e troque sem poblemas, ha existe no tiambulador um buraquinho do lado alinhe e coloque um arame o cambio deve esta em ponto morto.
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    Mensagem por samuraisaitoh Sáb 13 Jun - 13:19:44

    Vixi, eu troquei o meu trambulador 3 veses já, foi dois GM remanufaturados e um paralelo, todos em torno de 90 reais, acabei achando um mecânico que pegou um trambulador velho e reformou ele, agora tá roncando, num sei se é o câmbio ou se é o rolamento ou diferencial.
    O paralelo era muito ruim, num engatava a segunda e vivia soltando a marcha, espero que não tenha estragado meu câmbio.
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    Mensagem por Osmair Qua 24 Jun - 19:08:21

    o meu ja encavalou duas vezes; na primeira eu entrei embaixo e bati com com um martelinho, na segunda vez nao tinha ferramenta mas entrei e com a mao empurrei as varetas pra frente e pra traz ate soltar(sentido motor e tanque), agora pra desengatar a ré eu mando pra frente sentido a 3 marcha, devagar e com o carro ja parado.
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    Mensagem por gmleo Qui 25 Jun - 0:25:40

    Graças que o meu nunca mais deu problema, não sei se por questão de prática e também tô mais cuidadosa, não sei se tem a ver, mas tô fazendo o que o amigo Diplo, citou, pra engatar a Ré espero o carro parar, pra engatar a primeira também.
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    Mensagem por branco 75 Qui 25 Jun - 8:47:37

    bom, no meu caso era falta de jeito mesmo. descobri que ao tirar da ré tinha que fazer todo o "trajeto" da alavanca(passar pelo ponto morto) e daí engatar a primeira. se vc faz isso muito rápido as vezes não chega a sair toa a ré e ja estar engatando a primeira.por isso é bom tb esperar o carro parar p engatar.o problema é que eu era acostumado com o cambiozinho do palio 1000. nunca mais aconteceu..rsrsrs
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    Mensagem por Gabriel Coelho Sex 26 Jun - 13:23:22

    por isso q meu pai, toda vez que engatava a ré e ia pra primeira, parava no ponto morto e dava uma testadinha pra ver se tava mesmo desengatado (mexia para os lados)!

    ele sempre fez isso, mesmo com outros carros, e certamente pegou esse cacoete com a Caravan 75 q ele teve antes de eu nascer!

    agora q eu entendi pq ele fazia akilo! ele nunca me disse pq! só falava as vezes qdo tava no carro comigo ou meu irmão dirigindo, e manobrando ele dizia "confere o ponto morto!"
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    Mensagem por Xann Sáb 27 Jun - 12:01:58

    Exatamente, no varetado tem que fazer o percurso direitinho na hora de voltar da ré, deixar a alvanca descer aquele "degrauzinho" pra depois engatar a primeira, as vezes na pressa o cara passa direto e encavala. Eu disse lá atrás que quando peguei meu primeiro varetado, mesmo estando totalmente justinho a alavanca eu ainda tive que voltar de marcha-á-ré umas duas vezes pra casa rsss, depois disso nunca mais encavalou.


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    Mensagem por Jucuneid Sáb 20 Nov - 13:18:20

    aew galera cheers

    hj eu encavalei o opalao pela primeira vez Sad
    foi muito estranho pq eu tava em segunda e como o meu ta encharcando d+ ou melhor da um tsunami nu coletor ele acabo afogando pois estava devagar ai mandei neutro dei partida e qnd coloquei a primeira ele nao saiu, na hr ja imaginei a merda, ai tentei joga neutro e a alavanca tava travada.
    o pior era q o opalao n andava ai fiquei parado no meio da rua ate u mecanico chega pois meu opala eh um pouco rebaixado e n entra nem gato de baixo dele sem um macaco.
    foi foda.
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    Mensagem por Xann Dom 21 Nov - 6:58:10

    Putz, que zica hein! hehe


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    Mensagem por Jucuneid Dom 21 Nov - 14:40:34

    Xann escreveu:Putz, que zica hein! hehe

    eh e ainda tava chovendo kkkk .... mas opaleiro n se deixa abater por isso Very Happy
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    Mensagem por agboscato Dom 21 Nov - 19:22:30

    olá pessoal, ainda ando as voltas com a minha azulona de 4 canecas, hj o manobrista do shopping encavalou meu cambio em primeira, ainda não levantei mas pesquisei aqui antes pra ter uma ideia do que fazer, valeu
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    Mensagem por MCorrea Dom 21 Nov - 19:53:39

    O meu encavala engatando a ré. Pra desencavalar, como dito anteriormente, ao invés de dar martelada nas varetas ou no trambulador, peço pra patroa pisar na embreagem enquanto eu manualmente alinho as três plaquinhas, mole mole, se não fosse o inconveniente de ter que deitar embaixo do carro e, se o carro estiver ligado, fazer o procedimento sem bater a mão no escape quente Mad

    O cara que me vendeu o carro disse que encavalava. Até o momento eu não tinha conseguido encavalar, então tentei, tentei e tentei encavalar pra aprender sozinho como arrumar, afinal, melhor encavalar na minha garagem do que numa avenida movimentada no centro Wink

    Agora, a manha pra não encavalar é balançar o cambio para os lados antes de engatar a ré (o pai de alguém aí em cima fazia isso, confirmo que é a melhor alternativa) e engatar a ré com carinho, sem puxar o cambio com muita força. Prra desengatar a mesma coisa, alavanca pra frente, um totozinho parao lado até ouvir o "clec" de desengate na ré e boas, só curtir o passeio de opala Wink
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    Mensagem por Pinduca do Bagre Dom 21 Nov - 20:42:00

    MCorrea escreveu:Prra desengatar a mesma coisa, alavanca pra frente, um totozinho parao lado até ouvir o "clec" de desengate na ré e boas, só curtir o passeio de opala Wink

    É bem isso, não tem erro, só um tapinha... Cléc! OKK
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    Mensagem por kdt_go Dom 21 Nov - 22:20:11

    encavalado de ré e 2a nao ta porque senao nao andava nem empurrando com a embreagem pisada, nem mesmo se fossem encavaladas duas marchas pra frente, em todo caso com dua s marchas vc teria que fazer um eixo ter duas rotações diferentes e isso é impossivel.
    deve ter encavalado a ré mesmo, faça o seguinte teste, empurre pra 4a e depois pra 3a,o meu antes de trocar o trabmbulador desengatava a a ré assim
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    Mensagem por Xann Seg 22 Nov - 6:11:47

    Cambio varetado é assim mesmo até o cara pegar as manhas, meu antigo Coupé tinha o trabulador zero e justíssimo, mesmo assim logo na primeira semana eu tive que voltar pra casa duas vezes do centro da cidade de marcha-á-ré, mas depois disso passei 10 anos com o carro e nunca mais encavalou. Cool


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    Mensagem por Jucuneid Ter 23 Nov - 17:14:17

    kdt_go escreveu:deve ter encavalado a ré mesmo, faça o seguinte teste, empurre pra 4a e depois pra 3a,o meu antes de trocar o trambulador desengatava a ré assim

    o meu tbm eh assim. ja encavalei ele assim colocando na garagem qnd n tinha as manhas mas agora eh suave Wink
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    Mensagem por agboscato Qua 24 Nov - 8:25:18

    Bom dia Rapaziada, emu caso tava meio estranho, qdo os caras encavalarm o meu cambio só ficou em primeira, lenvantei a azulona no posto e alinhei o trambulador, aí a danada ficou em ré e não saia disso nem a pau. Voltei do jeito que tava e corri pro mecanico perto, um senhor idoso que manja pra caramba. Ele fez a mesma coisa que eu, qdo a danada ficava em ponto morto (na alavanca) a ré estava engatada, aí aprendi que encavala dentro do cambio, dei uma olhada num catalogo de peças que baixei aqui no blog, a solução é deixa no onto morto e força uma roda pra frente e pra traz, a ré solta. Tá nova. mas vou ter que trocar os rolamentos do cambio que estão chorando, já tava antes. Aí uma dica se chorar da primeira até a a terceira é cambio, se chorar a quarta tbm é o diferencial. Abraços.
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    Mensagem por eduardobezera Qua 24 Nov - 10:45:50

    o meu sempre que passo a 4 marcha, ele dá um barulho. isso é normal? é tipo um barulho de um ferro roçando, mas é um barulho bem forte.
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    Mensagem por Xann Qua 24 Nov - 10:55:04

    Eduardo, boto fé que vc tá com o mesmo problema que eu, quando vou passar a 4º ela dá uma arranhada, isso é o anel sincronizador da 4º. O ruim é que tem que abrir o cambio pra trocar, e se resolver abrir já troca logo todos eles. OKK


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    Mensagem por BrunoSymon Dom 7 Ago - 22:38:54

    com muitas pesquisas comprei meu opalao diplomata88 e hoje as 22:30 encavalou a re e dai tive que voltar pra casa puxado. sorte que meu irmao tava acordado e me socorreu com uma strada. quase fiquei loco. opalao sendo puxado. queria saber onde fica estas "chapinhas" que devem ser alinhadas. desde ja agradeco.
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    Mensagem por André Vortec Seg 8 Ago - 0:52:30

    Assim como o platinado O TRAMBULADOR NAO EH DE DEUS.... Twisted Evil
    encavalou e o trambulador.. so outro novo, quero logo um cambio 5 marchas re pra frente trambulador interno.. dizem que nao encavala..
    fica aqui minha indignaçao com essas duas peças que pretendo trocar o mais rapido possivel...
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    Mensagem por vagner campos Seg 8 Ago - 9:47:01

    galera seguinte :
    cambio varetado sempre irá encavalar...isso é fato!!!!
    mas aqui mesmo no site tem um passo a passo, de como se desmontar um trambula.
    eu tinha esse mesmo problema, vi o passo a passo, segui, desmontei o danado, limpei ele, llubrifiquei(a seco com grafite, é bem melhor), montei e ajustei o engante na regulagem que fica la em baixo, cara, a skaravelha ficou um doce, engates precisos, nunca mais encavalou.
    detalhe : eu tenho o trambula original dela ainda no carro, então compensa mais arrumar o original do q comprar um paralelo meia boca, nao dura nada....
    e se encavalar de novo....nao precisa de martelo e porrada nao....apenas com a mão(e um paninho pra nao sujar é claro) vc resolve, sem muita força......apenas pra voltar a alavanca encavalada na posição de alinhamento......abraços!!!!
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    Mensagem por BrunoSymon Seg 8 Ago - 11:18:25

    descobri hoje que meu cambio nao eh trambulado. que vou ter que desmontar pra desencavalar. o mecanico disse que eh cambio do moderno "flutuante" e so encavalou po falta de oleo que eu conferi e quando completei coube quase dois litros. tem gente que nao cuida desses carros entao sobra pra quem compra.
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    Mensagem por Fabricio Melo Seg 15 Jul - 16:56:36

    comprei uma cava 6cc e a bicha encavalou entre a ré e o ponto morto o carro nao sai de jeito nenhum, qdo comprei o ex dono disse que era so trocar o reparo que tava quebrado um que tem duas molinhas, sera que é so isso mesmo amigos opaleiros??
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    Mensagem por Pedro Lumer Fonseca Qui 27 Mar - 20:58:40

    Se tivesse ficado engatado o ré e a segunda o opala nem sairia de lugar, só com o pé na embreagem! Alguém pisou na embreagem pra ti empurrar?E é normal este cambio com trabulador fazer isso, tem vezes que nem cristo tira o opala ou a caravan do lugar!!! Solução? Coloca um cambio de 5 marchas, é meio chato e caro para instalar corretamente mas fica um luxo, alem de gastar menos combustível e judiar menos o motor aumentando a durabilidade, força e velocidade, o problema do acavalamento de marchas acaba! Very Happy As duas caravans aqui de casa que são 79 com cambio varetado originalmente foram agraciadas com cambio de 5 marchas!!
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    Mensagem por rysnn12 Qui 27 Mar - 21:38:44

    polemico cambio varetado.. a pouco tempo troquei meu cambio varetado por uma caixa de 5 marchas e ja disse em outros topicos, se nao fosse pela 5ª, nao teria trocado. com um trambulador bom e "as manha" é um excelente cambio, preciso e rapido pra engatar.. outra coisa, nao tem preço escutar aquele "clack clack" na hora de cambiar..

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