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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
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www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Trava Elétrica Empty Trava Elétrica

    Mensagem por Black Seg 8 Jun - 7:29:17

    Bom pessoal gostaria que me dessem uma ajuda
    meu comodoro 85 tem trava elétrica mais não funciona
    gostaria de ter uma idéia ao menos do que pode estar acontecendo
    fiz a elétrica inteira do carro
    gastei a $$ dae bati o carro do meu pai e ñ pude terminar as travas
    o cara que fez a elétrica pra mim diz que é a centralina e realmente ela esta feia
    toda enferrujada mas queria saber como funciona a trava dos opalões::
    1 por exemplo se a trava elétrica não funcionar a manual ñ teria que funcionar?
    Eu abaixo o pino mas quando bato a porta ele levanta automaticamente
    creio q ñ é pra ser assim o que poderia ser isso?
    2 Trava Elétrica não seria pra travar as duas ao mesmo tempo? ao menos 1 teria que funcionar?
    È o seguinte eu fecho a porta mas ela fica aberta tento colok a chave e virar a chave
    mas nada acontece o pino ñ abacha é normal tbm??
    3 Quais são as peças neccessarias para a trava elétrica desconfio que não seja só a centralina?
    Eu vou levar para alguem que manja mas queria ter uma idéia pra eles num enfiarem a faca...

    peço que por favor me ajudem
    vleu galera
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    Trava Elétrica Empty Re: Trava Elétrica

    Mensagem por Jean Bida Seg 8 Jun - 13:35:58

    Pode ser o rele, é raro, vendi um a uns tempos por 50tão...


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    Trava Elétrica Empty Re: Trava Elétrica

    Mensagem por Xann Ter 9 Jun - 19:59:54

    Black, é bom dar uma olhada no mecanismo, tirando o forro da porta fica fácil de vc visualizar boa parte dele. A trava elétrica fica somente na porta do passageiro no cupê, então o mecanismo da porta do motorista é simples como o de qualquer Opala, então quando vc trava ou destrava na chave ou no pino da porta, a outra porta tem que fazer o mesmo sozinha.

    Pra saber se o motor da trava ta funcionando na porta do passageiro, é só testar ele com fios diretamente da bateria, ele é composto por 3 fios, então vc liga o positivo e negativo da bateria em dois fios e a trava sobe, aí quando solta um e liga o terceiro a trava desce. Explicando assim é meio difícil, mas se vc tiver um pouco de intimidade com equipamentos eletricos, vai ser fácil pra vc testar.


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    Mensagem por Black Qua 10 Jun - 7:11:24

    Mando Bem xann como sempre me ajudando
    nume sei se percebeu mais sou eu leysael só mudou o login lahh
    cara vo te dize q sou cabrero com elétrica (medo de bta fogo no carro)num entendo porcaria nenhuma
    mas como não quero q um filho d P... tente levar meu opalão
    amanha feriadão vou tirar os forro de porta e fazer o teste
    não achei tão dificil não mas só uma pergunta
    pode ser qualquer dos 3 fios que esta no motorzinho???não tem destinção
    Uma pergunta idiota mas faze o q prefiro perguntar do que fikar sem saber
    o motor esta somente na porta do passageiro quer dizer q só tem um motor pra trava???
    o que ativa a outra é a centralina ou nada a vê????
    pq se for fico mais tranquilo se estiver estragado só preciso comprar um motor kkkkkkkkk
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    Mensagem por Xann Qua 10 Jun - 10:18:35

    Opa, então nem tinha percebido que é vc Leysael, tava sumido cara, na MP te falei sobre como tirar o forro da porta, agora vou falar do motor, esse motorzinho tem 3 fios, e na hora de testar vai ser fácil vc saber quem é quem apenas mudando os fios de teste que vão estar vindo da bateria de posição, tipo encostou no fio 1 e 2 e não deu nada, desencosta um deles e enconsta no fio 3 que vc ja vai ver o motor se mexendo.

    E é isso mesmo, só tem um motor e na porta do passageiro, pois na do motorista vc já vai estar manuseando dom a chave ou por dentro com o proprio pino, agora no caso de vc querer colocar um alarme que trava e abre as portas, aí sim é só vc mandar colocar um motor na porta do motorista tb.


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    Mensagem por opala4cc Qui 10 Jun - 2:21:42

    Olá.
    Gostaria de contribuir neste tópico. O que o colega Xann quis dizer é que o motor da trava elétrica tem 3 fios: um deles é vermelho. Este, você liga no positivo da bateria. Então, conecta um dos outros dois restantes no negativo. Depois, mantendo o vermelho no positivo da bateria, você desconecta o que estava no negativo e conecta o terceiro fio restante no negativo. No primeiro par de fios ligados na bateria, a trava - digamos - se expande. No segundo - digamos - a trava se recolhe.
    Que eu saiba, nenhum opala tem centralina de trava elétrica, motivo pelo qual a porta do motorista não tem motorzinho de trava elétrica e os motorezinhos de trava são de 3 fios. Gostaria, se possível, que você colocasse uma foto da peça que você está chamando de centralina, pois fiquei curioso. Nos sedans entre 85 e 87, as travas elétricas das portas traseiras são de 2 fios!
    Abraços.
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    Mensagem por renangandini Qui 10 Jun - 11:38:11

    eu tb to curioso com essa tal de centralina enferrujada rsrs
    mas entao, funcionado do jeito que a galera falou ai, a porta do carona é escrava da do motorista.
    se vc abrir pelo motorista abre as duas, mas se abrir pelo carona, so abre a do carona.
    na porta do motorista, tem uma pecinha de plastico, q envia o sinal pra porta do carona, essa pecinha no meu, as vezes encrenca.
    o sistema eh bem simples mesmo. A propósito, alguem ja instalou essas travas universais nos coupe?? no meu eu tava querendo colocar pra colocar acionamento em alarme, mas o cara me disse q pra adaptar akela trava ia ter q cortar lata da porta do motorista.
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    Mensagem por opala4cc Qui 10 Jun - 15:05:43

    renangandini escreveu:eu tb to curioso com essa tal de centralina enferrujada rsrs
    mas entao, funcionado do jeito que a galera falou ai, a porta do carona é escrava da do motorista.
    se vc abrir pelo motorista abre as duas, mas se abrir pelo carona, so abre a do carona.
    na porta do motorista, tem uma pecinha de plastico, q envia o sinal pra porta do carona, essa pecinha no meu, as vezes encrenca.
    o sistema eh bem simples mesmo. A propósito, alguem ja instalou essas travas universais nos coupe?? no meu eu tava querendo colocar pra colocar acionamento em alarme, mas o cara me disse q pra adaptar akela trava ia ter q cortar lata da porta do motorista.

    renangandini:
    Não é necessário essa adaptação toda. Compre uma trava elétrica de 3 fios para opala (igual aquela que você tem na porta do carona) e prenda ela na mesma posição em que fica a da porta do carona (só que obviamente você vai prender na porta do motora). Faça o liame ligando a trava ao triângulo metálico - o mesmo aonde tem um liame conectando o interruptor elétrico da porta (que manda o sinal elétrico para a trava do carona) à fechadura aonde você insere a chave. Não é preciso furar este triângulo, pois ele já tem um furo na posição certa. Talvez você tenha de furar a porta para fixar o motor da trava elétrica.
    Em seguida, instale dois relés do tipo mini para comandar a trava, pois o módulo positron é muito fraco para energizar a trava (o sistec não precisa).
    O diagrama fuleiro abaixo deve ajudar na parte elétrica da instalação, sempre lembrando que se o módulo for SISTEC, não é necessário usar relés.
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    Última edição por opala4cc em Sáb 28 Jan - 23:00:07, editado 2 vez(es)

    abner rodrigues de souza gosta desta mensagem

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    Mensagem por renangandini Qui 10 Jun - 21:48:16

    opala4cc escreveu:
    renangandini escreveu:eu tb to curioso com essa tal de centralina enferrujada rsrs
    mas entao, funcionado do jeito que a galera falou ai, a porta do carona é escrava da do motorista.
    se vc abrir pelo motorista abre as duas, mas se abrir pelo carona, so abre a do carona.
    na porta do motorista, tem uma pecinha de plastico, q envia o sinal pra porta do carona, essa pecinha no meu, as vezes encrenca.
    o sistema eh bem simples mesmo. A propósito, alguem ja instalou essas travas universais nos coupe?? no meu eu tava querendo colocar pra colocar acionamento em alarme, mas o cara me disse q pra adaptar akela trava ia ter q cortar lata da porta do motorista.

    renangandini:
    Não é necessário essa adaptação toda. Compre uma trava elétrica de 3 fios para opala (igual aquela que você tem na porta do carona) e prenda ela na mesma posição em que fica a da porta do carona (só que obviamente você vai prender na porta do motora). Faça o liame ligando a trava ao triângulo metálico - o mesmo aonde tem um liame conectando o interruptor elétrico da porta (que manda o sinal elétrico para a trava do carona) à fechadura aonde você insere a chave. Não é preciso furar este triângulo, pois ele já tem um furo na posição certa. Talvez você tenha de furar a porta para fixar o motor da trava elétrica.
    Em seguida, instale dois relés do tipo mini para comandar a trava, pois o módulo positron é muito fraco para energizar a trava (o sistec não precisa).
    O diagrama fuleiro abaixo deve ajudar na parte elétrica da instalação, sempre lembrando que se o módulo for SITEC, não é necessário usar relés.
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    putz bicho, cada dia eu fico mais bobo com a boa vontade dessa galera, rolou ateh desenho de esqueminha eletrico, valeu mesmo cara!!
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    Mensagem por Xann Seg 14 Jun - 19:35:45

    Parabéns galera, aqui ninguém mede esforços pra ajudar outro colega Trava Elétrica 122938 Trava Elétrica 122938 Trava Elétrica 122938


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    Mensagem por kaio incerte Seg 14 Jun - 22:02:13

    o meu coloquei alarme e trava eletrica nas 2 portas ai qndo eu ligo a seta ele destrava,vou ter q levar no lugar do alarme para dar uma olhada!
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    Mensagem por ful_soundcar Ter 15 Jun - 14:11:54

    Coloquei na minha carvan essa semana..... comprei um sistema com duas travas e centralina universal, e substitui o sistema original, ficou show de bola.... e junto com o alarme e modulo de subida de vidro e alrme Positron PX, cara ficou show de bola... tudo no controle e quando colocarem peça para o instalador colocar um botãozinho para destravar as portas, pois depois de algusn segundos com o carro ligado ela trava automático, e pra não destravar tendo q acionar o trico e so apertar o botãozinho i boa...
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    Mensagem por Müller Sáb 21 Jan - 18:35:52

    Ressucitando o tópico.....

    A trava elétrica da minha caravan está desligada há anos. Nunca fiz questão q ela funcionasse. Agora eu QUERO q funcione! rs

    Ela tem o motor e tem o interruptor na porta do motorista, mas não tem fiação.

    Tentei entender o diagrana postado mais acima, mas não consegui....

    A trava é norma, sem alarme, sem centralina, sem nada.

    O motor tem três fios: um é positivo e os outros dois da trava/destrava. Blz! O interruptor da porta tem dois pinos. Eae, como faço funcionar essa joça?

    Olhei nos outros carros, mas o chicote está mto bem feito e original q não quis continuar fuçando.


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    Mensagem por raphaelcaronti Seg 23 Jan - 14:12:17

    o meu a trava parou de funcionar na porta do passageiro, o que sera que é?

    e as portas de tras travam também?
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    Mensagem por Müller Ter 24 Jan - 20:58:30

    raphaelcaronti escreveu:o meu a trava parou de funcionar na porta do passageiro, o que sera que é?

    e as portas de tras travam também?

    Puxa, depois de três dias não veio nehuma ajuda...... Rolling Eyes

    Td bem, consegui resolver meu problema. Em partes. Passei o dia desmontando o carro e desmembrando o chicote. Descobri q a fiação está toda lá, mas q a parte do interruptor da porta estava cortada e isolada dentro da porta e da coluna. Os três fos da porta do passageiro tbem estão lá. Testei e tem corrente chegando no fio vermelho.

    O problema está por conta do motor. Tirei e testei direto na bateria. Não funcionou...Desmontei o motor e eis q o mesmo está desintegrando por dentro...Fikou tanto tempo inoperante q estava em estado de decomposição. Solução: comprei outro motor. É esperar chegar e instalar p/ ver se funfa.

    Raphael, veja se o fusível não queimou ou até mesmo o motorzinho ou se nenhum conector se soltou no chicote. As portas traseiras tbem tem motor da trava.


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    Mensagem por raphaelcaronti Ter 24 Jan - 21:35:44

    vixi, acho que na frete deve ser o motor, pois tava fazendo um barulho estranho antes de parar, então esse motor ainda acho o mesmo ou tem algum disponivel no mercado para colocar
    agora atrás tenho que ver, porque o buraco é mais embaixo, pois não funciona nem um dos lados nem barulho nem nada, algum palpite???
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    Mensagem por Müller Qua 25 Jan - 8:41:33

    raphaelcaronti escreveu:vixi, acho que na frete deve ser o motor, pois tava fazendo um barulho estranho antes de parar, então esse motor ainda acho o mesmo ou tem algum disponivel no mercado para colocar
    agora atrás tenho que ver, porque o buraco é mais embaixo, pois não funciona nem um dos lados nem barulho nem nada, algum palpite???

    Ou tá sem motor, ou tá queimado, ou fiação danificada.


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    Mensagem por eduardobezera Qua 25 Jan - 19:34:20

    problema de trava é o seguinte: cada porta tem sua trava, que funciona basicamente com um motor que puxa a vareta que é fixada no trinco da porta pra cima ou pra baixo.
    são 3 fios
    vermelho
    azul
    cinza
    o vermelho e o positivo
    o azul é o que trava a porta
    e o cinza o que destrava
    ( os 2 ultimos são negativos)
    todas as travas são controladas pela porta do motorista, no caso do meu 88 não exxiste centralina nem nada é apenas os fios e as travas de cada porta
    na porta do motorista não existe o motor, é apenas a chave pra travar ou destravar as outras portas.
    o fio vermelho sai da caixa de fusiveis e vai para todas as portas
    ja o azul e o cinza, saem da porta do motorista e são distribuidos em cada porta.
    quando você trava a porta o fio azul, fecha o terra a aciona as travas
    quando vc destrava o fio cinza fecha o terra e destrava.
    um ultimo detalhe, as travas só funcionam se a porta do motorista estiver fechada justamente pra dar o contato (-).
    seguindo esses passos se pode consertar as travas.
    pra testar cada trava, é simples basta pegar o fio azul ou o cinza e encostar na lata ai a trava movimenta pra cima ou pra baixo.
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    Mensagem por Müller Qua 25 Jan - 19:56:34

    eduardobezera escreveu:problema de trava é o seguinte: cada porta tem sua trava, que funciona basicamente com um motor que puxa a vareta que é fixada no trinco da porta pra cima ou pra baixo.
    são 3 fios
    vermelho
    azul
    cinza
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    o azul é o que trava a porta
    e o cinza o que destrava
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    todas as travas são controladas pela porta do motorista, no caso do meu 88 não exxiste centralina nem nada é apenas os fios e as travas de cada porta
    na porta do motorista não existe o motor, é apenas a chave pra travar ou destravar as outras portas.
    o fio vermelho sai da caixa de fusiveis e vai para todas as portas
    ja o azul e o cinza, saem da porta do motorista e são distribuidos em cada porta.
    quando você trava a porta o fio azul, fecha o terra a aciona as travas
    quando vc destrava o fio cinza fecha o terra e destrava.
    um ultimo detalhe, as travas só funcionam se a porta do motorista estiver fechada justamente pra dar o contato (-).
    seguindo esses passos se pode consertar as travas.
    pra testar cada trava, é simples basta pegar o fio azul ou o cinza e encostar na lata ai a trava movimenta pra cima ou pra baixo.

    Agora veio toda a ajuda q eu precisava!!! Vou passar suas palavras pra um diagrama amanhã, enqto analizo o chicote.


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    Mensagem por eduardobezera Qui 26 Jan - 9:21:05

    precisando estamos as ordens!
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    Mensagem por Daniel_Lisboa Qua 27 Fev - 12:45:22

    Boa tarde a todos!
    gostaria de saber se consigo instalar trava eletronica na minha caravan 77?

    Obrigado!
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    Mensagem por eduardobezera Qua 27 Fev - 17:06:19

    cara instalar voce consegue só seguir ai as dicas que coloquei e da certo
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    Mensagem por opala4cc Qua 27 Fev - 22:56:43

    Müller escreveu:
    raphaelcaronti escreveu:o meu a trava parou de funcionar na porta do passageiro, o que sera que é?

    e as portas de tras travam também?

    Puxa, depois de três dias não veio nehuma ajuda...... Rolling Eyes

    Td bem, consegui resolver meu problema. Em partes. Passei o dia desmontando o carro e desmembrando o chicote. Descobri q a fiação está toda lá, mas q a parte do interruptor da porta estava cortada e isolada dentro da porta e da coluna. Os três fos da porta do passageiro tbem estão lá. Testei e tem corrente chegando no fio vermelho.

    O problema está por conta do motor. Tirei e testei direto na bateria. Não funcionou...Desmontei o motor e eis q o mesmo está desintegrando por dentro...Fikou tanto tempo inoperante q estava em estado de decomposição. Solução: comprei outro motor. É esperar chegar e instalar p/ ver se funfa.

    Raphael, veja se o fusível não queimou ou até mesmo o motorzinho ou se nenhum conector se soltou no chicote. As portas traseiras tbem tem motor da trava.

    Desculpe-me, colega. Não recebi no meu e-mail a notificação de atualização do tópico, exceto agora, quando o colega Eduardobezera escreveu algo. Eu teria lhe ajudado.
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    Mensagem por opala4cc Qua 27 Fev - 23:15:42

    Daniel_Lisboa escreveu:Boa tarde a todos!
    gostaria de saber se consigo instalar trava eletronica na minha caravan 77?

    Obrigado!

    Boa Noite:

    Conseguir, até consegue. Mas no seu caso, recomendo a compra daqueles kits novos de trava elétrica que vêm con uma centralina para carro duas portas. As travas tipo CARTO de três fios para opala estão ficando com preços abusivos. Eis alguns exemplos, sempre lembrando que são produtos USADOS:
    Para opalas de 88 a 92:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467328753-conjunto-de-travas-eletricas-opala-4pts-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465911164-trava-eletrica-portas-opala-caravan-comodoro-diplomata-_JM

    (Este ainda está com preço razoável)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464196353-travas-eletricas-originais-opala-9192-_JM

    Esta trava é das portas traseiras do opala sedan de 85 a 87 (são de dois terminais elétricos):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456980379-opala-8587-trava-eletrica-porta-dianteira-direita-e-tras-_JM

    Em qualquer dos dois casos, ainda seria necessário comprar esta peça:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458995305-interruptor-trava-eletrica-porta-dianteira-opala-8592-le-_JM

    Se fizer as contas, vai ver que colocar um sistema de travas elétricas usando o sistema original de opala no seu carro, vai dar muito mais trabalho, mais complicado e vai sair MUITO mais caro.

    Beleza?
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    Mensagem por lelei Qui 28 Fev - 7:24:29

    eduardobezera escreveu:problema de trava é o seguinte: cada porta tem sua trava, que funciona basicamente com um motor que puxa a vareta que é fixada no trinco da porta pra cima ou pra baixo.
    são 3 fios
    vermelho
    azul
    cinza
    o vermelho e o positivo
    o azul é o que trava a porta
    e o cinza o que destrava
    ( os 2 ultimos são negativos)
    todas as travas são controladas pela porta do motorista, no caso do meu 88 não exxiste centralina nem nada é apenas os fios e as travas de cada porta
    na porta do motorista não existe o motor, é apenas a chave pra travar ou destravar as outras portas.
    o fio vermelho sai da caixa de fusiveis e vai para todas as portas
    ja o azul e o cinza, saem da porta do motorista e são distribuidos em cada porta.
    quando você trava a porta o fio azul, fecha o terra a aciona as travas
    quando vc destrava o fio cinza fecha o terra e destrava.
    um ultimo detalhe, as travas só funcionam se a porta do motorista estiver fechada justamente pra dar o contato (-).
    seguindo esses passos se pode consertar as travas.
    pra testar cada trava, é simples basta pegar o fio azul ou o cinza e encostar na lata ai a trava movimenta pra cima ou pra baixo.


    O meu é um diplomata 85 uma das portas traseiras a trava não funciona,o restante ok! acho que deve ser o mesmo esquema do seu 88
    quando der um tempo vou dar uma olhada, testada como tu falou!
    valeu pelas dicas...!
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    Mensagem por opala4cc Qui 28 Fev - 9:39:29

    lelei escreveu:
    eduardobezera escreveu:problema de trava é o seguinte: cada porta tem sua trava, que funciona basicamente com um motor que puxa a vareta que é fixada no trinco da porta pra cima ou pra baixo.
    são 3 fios
    vermelho
    azul
    cinza
    o vermelho e o positivo
    o azul é o que trava a porta
    e o cinza o que destrava
    ( os 2 ultimos são negativos)
    todas as travas são controladas pela porta do motorista, no caso do meu 88 não exxiste centralina nem nada é apenas os fios e as travas de cada porta
    na porta do motorista não existe o motor, é apenas a chave pra travar ou destravar as outras portas.
    o fio vermelho sai da caixa de fusiveis e vai para todas as portas
    ja o azul e o cinza, saem da porta do motorista e são distribuidos em cada porta.
    quando você trava a porta o fio azul, fecha o terra a aciona as travas
    quando vc destrava o fio cinza fecha o terra e destrava.
    um ultimo detalhe, as travas só funcionam se a porta do motorista estiver fechada justamente pra dar o contato (-).
    seguindo esses passos se pode consertar as travas.
    pra testar cada trava, é simples basta pegar o fio azul ou o cinza e encostar na lata ai a trava movimenta pra cima ou pra baixo.


    O meu é um diplomata 85 uma das portas  traseiras a trava  não funciona,o restante ok! acho que deve ser o mesmo esquema do seu 88
    quando der um tempo vou dar uma olhada, testada como tu falou!
    valeu pelas dicas...!

    Não é bem o mesmo esquema, meu caro. Nos 85 a 87, as travas traseiras são alimentadas por dois fios. Estes dois fios alternam a polaridade. Na subida, um fio é positivo e outro negativo. Na descida, aquele que era positivo se torna negativo e vice-versa. Já nas portas dianteiras, o esquema é igual aos 88 a 92.
    Certa feita, um colega aqui do forum que tinha um 85 a 87 teimou que esses opalas tinham uma centralina (de fábrica) para comandar as travas traseiras. Nunca vi essa centralina e ela não consta em nenhum catálogo de peças. Ele ficou de fotografar a centralina dele para provar que existe e não se manifestou mais. Eu duvido que a peça exista, mas fica o registro, pois não sei como é o processo de inversão da polaridade dos fios nessas travas, ja que nunca tive um 85 a 87 nem tive a oportunidade de examinar a fiação de algum.

    Adendo publicado em 05/03/2016:
    Apenas a título de contribuição. A tal "centralina" que equipa os opalas de 1985 a 1987 mencionada por outro colega do fórum não é uma centralina. É um relé. A centralina é um dispositivo eletrônico. O relé é um dispositivo eletromecânico. O tal relé, no caso, faz a inversão de polaridade dos motores de trava elétrica de dois fios presentes nas portas traseiras dos opalas mencionados. Segue foto do relé:

    Trava Elétrica 107wga9
    Trava Elétrica 3029lzs
    Trava Elétrica 21cazba


    Última edição por opala4cc em Sex 4 Mar - 22:12:15, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Daniel_Lisboa Sex 1 Mar - 6:16:32

    opala4cc escreveu:
    Daniel_Lisboa escreveu:Boa tarde a todos!
    gostaria de saber se consigo instalar trava eletronica na minha caravan 77?

    Obrigado!

    Boa Noite:

    Conseguir, até consegue. Mas no seu caso, recomendo a compra daqueles kits novos de trava elétrica que vêm con uma centralina para carro duas portas. As travas tipo CARTO de três fios para opala estão ficando com preços abusivos. Eis alguns exemplos, sempre lembrando que são produtos USADOS:
    Para opalas de 88 a 92:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467328753-conjunto-de-travas-eletricas-opala-4pts-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465911164-trava-eletrica-portas-opala-caravan-comodoro-diplomata-_JM

    (Este ainda está com preço razoável)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464196353-travas-eletricas-originais-opala-9192-_JM

    Esta trava é das portas traseiras do opala sedan de 85 a 87 (são de dois terminais elétricos):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456980379-opala-8587-trava-eletrica-porta-dianteira-direita-e-tras-_JM

    Em qualquer dos dois casos, ainda seria necessário comprar esta peça:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458995305-interruptor-trava-eletrica-porta-dianteira-opala-8592-le-_JM

    Se fizer as contas, vai ver que colocar um sistema de travas elétricas usando o sistema original de opala no seu carro, vai dar muito mais trabalho, mais complicado e vai sair MUITO mais caro.

    Beleza?

    Blz!! Obrigado pela dica, vai ajudar muito, pois acabei de comprar a menina e estou sem nenhuma noção dos valores e o que posso ou não fazer para deixa-la "tinindo".., valeu pelos links.. mas tenho receio de comprar no ML, não tive sorte!
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    Mensagem por opala4cc Sex 1 Mar - 9:21:55

    Daniel_Lisboa escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Boa Noite:

    Conseguir, até consegue. Mas no seu caso, recomendo a compra daqueles kits novos de trava elétrica que vêm con uma centralina para carro duas portas. As travas tipo CARTO de três fios para opala estão ficando com preços abusivos. Eis alguns exemplos, sempre lembrando que são produtos USADOS:
    Para opalas de 88 a 92:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467328753-conjunto-de-travas-eletricas-opala-4pts-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465911164-trava-eletrica-portas-opala-caravan-comodoro-diplomata-_JM

    (Este ainda está com preço razoável)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464196353-travas-eletricas-originais-opala-9192-_JM

    Esta trava é das portas traseiras do opala sedan de 85 a 87 (são de dois terminais elétricos):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456980379-opala-8587-trava-eletrica-porta-dianteira-direita-e-tras-_JM

    Em qualquer dos dois casos, ainda seria necessário comprar esta peça:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458995305-interruptor-trava-eletrica-porta-dianteira-opala-8592-le-_JM

    Se fizer as contas, vai ver que colocar um sistema de travas elétricas usando o sistema original de opala no seu carro, vai dar muito mais trabalho, mais complicado e vai sair MUITO mais caro.

    Beleza?

    Blz!! Obrigado pela dica, vai ajudar muito, pois acabei de comprar a menina e estou sem nenhuma noção dos valores e o que posso ou não fazer para deixa-la "tinindo".., valeu pelos links.. mas tenho receio de comprar no ML, não tive sorte!

    Se você comprar o kit de travas elétricas do paralelo, vai comprar produto novo. Comprando produto novo, estará comprando de uma loja. Comprando de uma loja, é praticamente líquido e certo que o vendedor aceitará mercadopago. Comprando via mercadopago, diminuem bastante as chances de dor-de-cabeça.
    Eu, particularmente, gosto muito de originalidade. Até mesmo nas travas elétricas, já que as carto originais normalmente não exigem a furação da chapa interna das portas do opala. Porém, é imprescindível que venham com o suporte metálico. Ainda assim, é necessário ter/comprar/fazer os liames. E o custo final passa em muito a opção do kit de travas do mercado paralelo.
    Se optar pelo kit do paralelo, os suportes vêm junto, os liames e tudo mais. Mas é inexorável furar a chapa.
    Boa sorte.
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    Mensagem por thiago.santiago Ter 29 Abr - 11:25:08

    po galera, o meu alarme é sistec e as minhas travas so funcionan com o alarme, as da porta da frente nao tem a funcao de mestre, sobra fios, pelo que eu li estes fios que sobram so interligados um nos outros para assim ficar com a funcao mestre na dianteira.

    Me ajudem ai.
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    Mensagem por opala4cc Ter 29 Abr - 11:44:38

    thiago.santiago escreveu:po galera, o meu alarme é sistec e as minhas travas so funcionan com o alarme, as da porta da frente nao tem a funcao de mestre, sobra fios, pelo que eu li estes fios que sobram so interligados um nos outros para assim ficar com a funcao mestre na dianteira.

    Me ajudem ai.

    Se estão sobrando fios é porque estas travas elétricas não são originais do opala. São travas do paralelo. E está faltando a centralina do kit das travas do paralelo. É a centralina que torna mestras as travas.
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    Mensagem por Diego Darth Ter 29 Abr - 12:39:57

    Tem um kit de trava elétrica na Mercadocar que custa 100,00 colocado para as 4 portas, e tem um outro modelo mais silencioso que custa 150,00 colocado com garantia de 6 meses. No meu diplo vou colocar essas.
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    Mensagem por opala4cc Ter 29 Abr - 17:29:54

    Diego Darth escreveu:Tem um kit de trava elétrica na Mercadocar que custa 100,00 colocado para as 4 portas, e tem um outro modelo mais silencioso que custa 150,00 colocado com garantia de 6 meses. No meu diplo vou colocar essas.

    O maior problema nesses kits do paralelo, é a fixação destes motorezinhos de trava elétrica. Normalmente é necessário furar a lataria da porta. E porta de opala já nasceu propensa a enferrujar. Afinal, dentro da porta entra água quando chove ou lavamos o carro e essa água seca lentamente. Veja se consegue, ao instalar as travas elétricas paralelas, fixá-las com braçadeiras plásticas ao invés de furação. Eu nunca vi sem a forração uma porta de opala pré 1985, mas desconfio que elas já vinham com a furação para fixar as travas carto. A vantagem de montar o sistema de travas elétricas original é não furar nada. Por outro lado, em opalas pré 85, deve ser bem mais difícil fazer o esquema elétrico para travas carto originais de opala.
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 29 Abr - 18:42:08

    Nsa porta do motorista tem sim o motor da trava eletrica.
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    Mensagem por thiago.santiago Ter 29 Abr - 19:59:37

    VI que tem a centralina, ate fiz a conecao dos fios preto, branco e marrom nas duas portas dianteiras, mas nao funcionou nada, acabou que uma vez acionado o alarme ele nao desarmava, ficava em loop, dai desconectei e voltou a funcionar e mexendo na trava do carona e motorista parecia que nao tinha trava aeletrica
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    Mensagem por opala4cc Ter 29 Abr - 20:30:36

    thiago.santiago escreveu:VI que tem a centralina, ate fiz a conecao dos fios preto, branco e marrom nas duas portas dianteiras, mas nao funcionou nada, acabou que uma vez acionado o alarme ele nao desarmava, ficava em loop, dai desconectei e voltou a funcionar e mexendo na trava do carona e motorista parecia que nao tinha trava aeletrica

    Não posso ajudá-lo, pois seu caso exige o uso do multímetro e eu teria de estar presente. Seria necessário também saber a marca e modelo deste kit de travas do paralelo que foi instalado no seu carro. Sabendo a marca e modelo, seria possível pesquisar na internet o diagrama de ligação e isso, aliado ao uso do multímetro, solucionaria o problema.
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    Mensagem por clesio opala Ter 22 maio - 21:09:44

    Galera tenho um diplomata e istalei o kit universal de travas mas o problema que quando travo a porta do motorista destrava as outras eassim vice e versa quando baicho a alavanca interna para trava destrava as outras
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Out - 21:17:35

    O tópico é antiiiiiigooooooo... mas acho que justifica ser o "pá de ouro" e desenterrá-lo:
    anúncio de travas elétricas (do monza) carto de três fios, NOVAS e com preço razoável, que acredito que podem ser usadas no opala sem adaptações (nos 85 a 87, só na porta dianteira)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604426248-motor-trava-eletrica-porta-gol-opala-monza-carto-original-_JM#position=23&type=item&tracking_id=71385695-435d-4cdf-87ad-3e78658ca9ca

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    Mensagem por raphaelcaronti Qua 7 Out - 23:04:03

    opala4cc escreveu:O tópico é antiiiiiigooooooo... mas acho que justifica ser o "pá de ouro" e desenterrá-lo:
    anúncio de travas elétricas (do monza) carto de três fios, NOVAS e com preço razoável, que acredito que podem ser usadas no opala sem adaptações (nos 85 a 87, só na porta dianteira)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604426248-motor-trava-eletrica-porta-gol-opala-monza-carto-original-_JM#position=23&type=item&tracking_id=71385695-435d-4cdf-87ad-3e78658ca9ca

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    Mensagem por opala4cc Qui 8 Out - 0:14:13

    raphaelcaronti escreveu:
    opala4cc escreveu:O tópico é antiiiiiigooooooo... mas acho que justifica ser o "pá de ouro" e desenterrá-lo:
    anúncio de travas elétricas (do monza) carto de três fios, NOVAS e com preço razoável, que acredito que podem ser usadas no opala sem adaptações (nos 85 a 87, só na porta dianteira)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1604426248-motor-trava-eletrica-porta-gol-opala-monza-carto-original-_JM#position=23&type=item&tracking_id=71385695-435d-4cdf-87ad-3e78658ca9ca

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    Cada porta vai uma?

    Originalmente, não. A porta do motorista não tem trava elétrica. Mas se você quiser que um alarme aftermarket trave todas as portas ao ser armado e destrave ao ser desarmado pelo controle remoto próprio, tem que instalar uma trava elétrica destas na porta do motorista. Caso contrário, a porta do motorista só travará/destravará usando a chave na fechadura dela.

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