Isso é...no meu SS consta veículo modificado porque foi colocado comando mais forte e foi passado em dinamometro...nos docs estão constando veículo modificado e também a nova potência de 189cvJuliano Lima escreveu:Então, traz o carro para o Rio, regulariza a situação e retorna para o estado de origem, uma vez regularizado nunca mais vão te encher o saco!sergiomed escreveu:Cada estado é diferente nestes casos....no paraná nem tem cadastro do motor...fod*
O procedimento é o mesmo para inclusão de kit turbo, a desvantagem é que no campo obs vai aprecer veículo modificado!
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de 4 cil pra 6 cil
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº101
Re: de 4 cil pra 6 cil
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº102
Re: de 4 cil pra 6 cil
Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
Por exemplo:
5R87D....
Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
Abraços!
diego.b.roa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 981
Localização : conselheiro-lafaiete-MG
Modelo do carro : GM-Caravan 1975
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 05/01/2010
- Mensagem nº103
Re: de 4 cil pra 6 cil
sergiomed escreveu:Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
Por exemplo:
5R87D....
Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
Abraços!
vlw amigo e o 4cc msm...mi tirou uma preucupaçao da cabeça.....creio eu q nao vai da nenhun problema pra registra,pq o motor nao e roubado ,nao esta registrado em outro carro,e meu opala e um 4cc.
vlw
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº104
Re: de 4 cil pra 6 cil
Ok!!!diego.b.roa escreveu:sergiomed escreveu:Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
Por exemplo:
5R87D....
Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
Abraços!
vlw amigo e o 4cc msm...mi tirou uma preucupaçao da cabeça.....creio eu q nao vai da nenhun problema pra registra,pq o motor nao e roubado ,nao esta registrado em outro carro,e meu opala e um 4cc.
vlw
laranjeira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 90
Localização : porto alegre
Data de inscrição : 05/05/2009
- Mensagem nº105
Re: de 4 cil pra 6 cil
Souza, também sou do RS ( Porto Alegre ) e te garanto que não tem como colocar 6cc em 4cc; a maneira legal para fazer isto é transferir para o Paraná ( la é mais facil ), e não mudar mais o endereço( continuar lá ). É muito comum aqui, carros modificados com tarja do Paraná ( inclusive diesel ).
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº106
Re: de 4 cil pra 6 cil
falermen escreveu:oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.
VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.
PRA NÃO DAR ERRO!!!!
AMPLEXOS
E aí Tchê!
Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
Abraço,
Fábio
Olá, sou engenheiro e fiquei interessado nesse credênciamento e se for o caso poder fazer os laudos em opalas e outros carros "enrolados"
ALguem sabe mais a respeito desse credênciamento de instalador / frabricante????ou é ilusão de ótica?????
algum despachate ou advogado de plantão ai???
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº107
Re: de 4 cil pra 6 cil
amigos, já q é só cadastrar o motor e se eu levar o meu opala e dizer q troquei o motor para um a alcool(6cc) ja que originalmente é 4cc a gasolina... da certo???
Bruno Bariri- Opaleiro
- Número de Mensagens : 152
Idade : 43
Localização : Bariri - SP
Data de inscrição : 23/06/2010
- Mensagem nº108
Re: de 4 cil pra 6 cil
Bom ,vou passar o que acontece aqui na região do interior de SP
Amigo comprou um Opala 73 original 4CC...o motor ainda ñ estava cadastrado no doc...ele arrumou uma troca em um 6CC que tbm ainda ñ estava cadastrado no doc...levou em uma oficina, trocou os motores, depois foi atráz de fazer o licenciamento do carro e aí já cadastrou o motor no carro...nada mais que isso!
Não tem nada desse papo que a potência no documento é diferente do que está no carro..aliás o dele, o meu e de mais uma meia dúzia de amigos, no doc não consta nenhuma potência...
Abraços
Amigo comprou um Opala 73 original 4CC...o motor ainda ñ estava cadastrado no doc...ele arrumou uma troca em um 6CC que tbm ainda ñ estava cadastrado no doc...levou em uma oficina, trocou os motores, depois foi atráz de fazer o licenciamento do carro e aí já cadastrou o motor no carro...nada mais que isso!
Não tem nada desse papo que a potência no documento é diferente do que está no carro..aliás o dele, o meu e de mais uma meia dúzia de amigos, no doc não consta nenhuma potência...
Abraços
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº109
Re: de 4 cil pra 6 cil
amanhã vou conversar com o pessoal do detran hauahuahaua se rolar ja cadastro o meu hahahahah
everton sadi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : alegrete rs
Data de inscrição : 30/09/2010
- Mensagem nº110
Re: de 4 cil pra 6 cil
eu queria colocar um motor de bleizer v6 sera que pode
Bruno Bariri- Opaleiro
- Número de Mensagens : 152
Idade : 43
Localização : Bariri - SP
Data de inscrição : 23/06/2010
- Mensagem nº111
Re: de 4 cil pra 6 cil
Um amigo tem um V6 Vortec no opala dele...só não sei se ele cadastrou...veja a foto...
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº112
Re: de 4 cil pra 6 cil
pessoal eu fui me informar em um despachante que fica na frente do detran
e o lançe é como já haviam comentado aqui no forum
vc não está mudando a potencia do motor, VC ESTÁ ALTERANDO O MOTOR QUE TEM POTENCIA "X" ORIGINAL como vou fazer isso com toda suspensão do 6cc então não tem problema algum. Só que o motor tem q estar com potencia original...e o meu foi modificado pra 4 polegadas... como faz???Simples, atrasa o ponto da ignição ... espero ter ajudado
e o lançe é como já haviam comentado aqui no forum
vc não está mudando a potencia do motor, VC ESTÁ ALTERANDO O MOTOR QUE TEM POTENCIA "X" ORIGINAL como vou fazer isso com toda suspensão do 6cc então não tem problema algum. Só que o motor tem q estar com potencia original...e o meu foi modificado pra 4 polegadas... como faz???Simples, atrasa o ponto da ignição ... espero ter ajudado
betodacaravan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1673
Idade : 50
Localização : DF.
Modelo do carro : ex-caravan comodoro sle 88/89....eeeeee saudade da catarina meu amor.
futuro diplomata 89 azul gas. seg dono.
Cilindros : 6 cil, fututo 4.4
Data de inscrição : 27/03/2009
- Mensagem nº113
Re: de 4 cil pra 6 cil
senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº114
Re: de 4 cil pra 6 cil
é só ir no despachante que ele resolve issobetodacaravan escreveu:senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?
Bruno Bariri- Opaleiro
- Número de Mensagens : 152
Idade : 43
Localização : Bariri - SP
Data de inscrição : 23/06/2010
- Mensagem nº115
Re: de 4 cil pra 6 cil
Mas se não precisar, nem cadastre..eu mesmo só estou procurando opala para comprar sem o numero do motor cadastrado...
Xann- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 10394
Idade : 48
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008
- Mensagem nº116
Re: de 4 cil pra 6 cil
betodacaravan escreveu:senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?
Betão seu motor é trocado? No DF o número do motor não vem escrito no documento, isso é normal, mas lá no Detran consta tudinho, já no Goiás e em vários outros estados o número do motor vem gravado nos docs.
_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
marcos.kuzma- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/03/2008
- Mensagem nº117
Re: de 4 cil pra 6 cil
Boa tarde Galera!
Trazendo à tona o tópico, estou com uma situação parecida.
Tenho um Jeep Willys 1964 com motor original (6 cilindros gasolina) que está em vias de morrer, como é um motor antigo, para fazer ele gastarei mais do que instalar um motor 4 cilindros de Opala, pois as peças são difíceis de encontrar...
Me informei com três despachantes aqui em São José dos Pinhais/PR e nenhum deles quis encarar a situação.
Minha idéia era apenas inserir o número do motor do Opala (tenho um motor guardado na garagem, número livre no Detran, mas sem nota fiscal, não sei dizer de que carro saiu...) no documento do Jeep, não estou ligando se terão potência X ou Y, até porque são parecidas.
Outra, se eu chegar com o Jeep no despachante, já com o motor do Opala instalado, e pedir para ele transferir para a minha esposa (por exemplo), nessa transferência o despachante pode inserir o número do motor que tá instalado no documento, correto? Já que é ele que vai "teoricamente" fazer a vistoria e mandar só a papelada para o Detran, o Detran nem vai saber que é outro motor e não o original.
Isso bastaria para numa situação, que um policial, numa blitz, no máximo só vai ver se a numeração do motor tá no doc.
Gostaria da indicação dos colegas para profissionais que possam fazer esse trâmite para mim.
Em tempo, tenho uma Caravan 1978 que nos docs é 4 cilindros e gasolina e está com um 6 cilindros a alcool e faz 9 anos que ando e nunca me pararam, transferi para meu nome e não teve nenhum trâmite de numeração, pois o motor não tem número, era bloco zero...
Trazendo à tona o tópico, estou com uma situação parecida.
Tenho um Jeep Willys 1964 com motor original (6 cilindros gasolina) que está em vias de morrer, como é um motor antigo, para fazer ele gastarei mais do que instalar um motor 4 cilindros de Opala, pois as peças são difíceis de encontrar...
Me informei com três despachantes aqui em São José dos Pinhais/PR e nenhum deles quis encarar a situação.
Minha idéia era apenas inserir o número do motor do Opala (tenho um motor guardado na garagem, número livre no Detran, mas sem nota fiscal, não sei dizer de que carro saiu...) no documento do Jeep, não estou ligando se terão potência X ou Y, até porque são parecidas.
Outra, se eu chegar com o Jeep no despachante, já com o motor do Opala instalado, e pedir para ele transferir para a minha esposa (por exemplo), nessa transferência o despachante pode inserir o número do motor que tá instalado no documento, correto? Já que é ele que vai "teoricamente" fazer a vistoria e mandar só a papelada para o Detran, o Detran nem vai saber que é outro motor e não o original.
Isso bastaria para numa situação, que um policial, numa blitz, no máximo só vai ver se a numeração do motor tá no doc.
Gostaria da indicação dos colegas para profissionais que possam fazer esse trâmite para mim.
Em tempo, tenho uma Caravan 1978 que nos docs é 4 cilindros e gasolina e está com um 6 cilindros a alcool e faz 9 anos que ando e nunca me pararam, transferi para meu nome e não teve nenhum trâmite de numeração, pois o motor não tem número, era bloco zero...
Paulo_Fernando- Opaleiro
- Número de Mensagens : 197
Idade : 54
Localização : Curitiba/Pr
Modelo do carro : Diplomata/92 Automatico
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 07/01/2008
- Mensagem nº118
Re: de 4 cil pra 6 cil
marcos.kuzma escreveu:Boa tarde Galera!
Trazendo à tona o tópico, estou com uma situação parecida.
Tenho um Jeep Willys 1964 com motor original (6 cilindros gasolina) que está em vias de morrer, como é um motor antigo, para fazer ele gastarei mais do que instalar um motor 4 cilindros de Opala, pois as peças são difíceis de encontrar...
Me informei com três despachantes aqui em São José dos Pinhais/PR e nenhum deles quis encarar a situação.
Minha idéia era apenas inserir o número do motor do Opala (tenho um motor guardado na garagem, número livre no Detran, mas sem nota fiscal, não sei dizer de que carro saiu...) no documento do Jeep, não estou ligando se terão potência X ou Y, até porque são parecidas.
Outra, se eu chegar com o Jeep no despachante, já com o motor do Opala instalado, e pedir para ele transferir para a minha esposa (por exemplo), nessa transferência o despachante pode inserir o número do motor que tá instalado no documento, correto? Já que é ele que vai "teoricamente" fazer a vistoria e mandar só a papelada para o Detran, o Detran nem vai saber que é outro motor e não o original.
Isso bastaria para numa situação, que um policial, numa blitz, no máximo só vai ver se a numeração do motor tá no doc.
Gostaria da indicação dos colegas para profissionais que possam fazer esse trâmite para mim.
Em tempo, tenho uma Caravan 1978 que nos docs é 4 cilindros e gasolina e está com um 6 cilindros a alcool e faz 9 anos que ando e nunca me pararam, transferi para meu nome e não teve nenhum trâmite de numeração, pois o motor não tem número, era bloco zero...
Dae Marcos blz,cara também sou de Curitiba e também sou opaleiro e jeepeiro e tenho ma mesma intenção que a sua, meu jeep tem o motor origi e depois que não funfar mais penso em colocar um L4 de opala, mas cara nos carros aqui do Pr ainda não é obrigatório o nro do motor nos dctos certo, e no dcto consta 90 cvs então, se você pedir um certificado do motor p comprovar que não tem coisa ruim por tras e simplesmente instalá-lo não seria mais tranquilo? Ae vc guarda o bf por um tempo quem sabe até regularizar e boa, acho que para os "home" verificar o nro do motor teria que ter uma denuncia de roubo de jeep com as caracteristicas semelhantes ao seu, e não em uma blitz comum, tem também no forum 4x4brasil um cara aqui de Curitiba que o apelido dele é dic3 no forum, ele reformou um jeep e tem motor de opala 4 só não tenho certeza se foi ele que colocou ou já tinha o motor no jeep.
Vou acompanhar o tópico e se souber de algo interessante posto aqui p todos.
Abraço
marcos.kuzma- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/03/2008
- Mensagem nº119
Re: de 4 cil pra 6 cil
Dae Marcos blz,cara também sou de Curitiba e também sou opaleiro e jeepeiro e tenho ma mesma intenção que a sua, meu jeep tem o motor origi e depois que não funfar mais penso em colocar um L4 de opala, mas cara nos carros aqui do Pr ainda não é obrigatório o nro do motor nos dctos certo, e no dcto consta 90 cvs então, se você pedir um certificado do motor p comprovar que não tem coisa ruim por tras e simplesmente instalá-lo não seria mais tranquilo? Ae vc guarda o bf por um tempo quem sabe até regularizar e boa, acho que para os "home" verificar o nro do motor teria que ter uma denuncia de roubo de jeep com as caracteristicas semelhantes ao seu, e não em uma blitz comum, tem também no forum 4x4brasil um cara aqui de Curitiba que o apelido dele é dic3 no forum, ele reformou um jeep e tem motor de opala 4 só não tenho certeza se foi ele que colocou ou já tinha o motor no jeep.
Vou acompanhar o tópico e se souber de algo interessante posto aqui p todos.
Abraço [/quote]
E ai Paulo, que bacana encontrar um Opaleiro/Jeepeiro, de repente marcamos uma trilha na sequência (mande uma MP). Pois é, mexer no BF é complicado, motor muito antigo, rendimento muito baixo, fica muito caro fazer o motor, é mais fácil pegar um de Opala em bom estado, fica mai leve e rende bem mais, além de que dá para pegar o conjunto com cx de 5 marchas e adaptar a Tcase, resolvendo o problema de velocidade de cruzeiro do Jeep, não ficando amarrado... Se tiver novidades, me avise. Abraço
Vou acompanhar o tópico e se souber de algo interessante posto aqui p todos.
Abraço [/quote]
E ai Paulo, que bacana encontrar um Opaleiro/Jeepeiro, de repente marcamos uma trilha na sequência (mande uma MP). Pois é, mexer no BF é complicado, motor muito antigo, rendimento muito baixo, fica muito caro fazer o motor, é mais fácil pegar um de Opala em bom estado, fica mai leve e rende bem mais, além de que dá para pegar o conjunto com cx de 5 marchas e adaptar a Tcase, resolvendo o problema de velocidade de cruzeiro do Jeep, não ficando amarrado... Se tiver novidades, me avise. Abraço
MALAKA_OPALA82- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1320
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Data de inscrição : 08/08/2008
- Mensagem nº120
Re: de 4 cil pra 6 cil
Pessoal boa noite aproveitando o tópico ,,,,, e o seguinte nesse 5 anos q estou com o carro nunca fui para por policiais... mas tipo ,, eu imagina q se coloca-se um 6cc ,, raramente em parada eles iam olhar o motor vs potencia ,, ate ,,, ,, , quando vcs foram parado foi verifica isso ,,,
Souza- Opaleiro
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Localização : RS
Data de inscrição : 29/10/2008
- Mensagem nº121
Re: de 4 cil pra 6 cil
MALAKA, comigo nunca conferiram nada, meu carro é 6 cil adaptado e deixei os 89cv no doc, só cadastrei o motor no carro, aqui no RS o nºdo motor não consta nos docs, então para os policiais saberem qual motor pertence ao carro tem que entrar em contato via rádio com a central, isso é quase impossível de ocorrer, mas se sua idéia é colocar o 6 cil e não cadastrar o motor dá também, mas tem que andar sem muito agito e com os docs em dia, se por uma eventualidade seu carro for preso vai ter que colocar o motor original para retirar do detran,então se não for documentar o 6 cil, deixe o seu 4cil guardado caso ocorra algum problema.
haymo ribeiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1034
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Localização : RIo de Janeiro
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INJETADA kit omega- COMODORO/SLE
ÁLCOOL - GRAFITE
RODAS DE CIVIC 16"
MS1-light(megasquirt)
caixa de blazer 5m 4.3
opala 6 cil 91 comodoro sle vermelho ciprius
monza S/R 2.0 S com weber 40
vectra CD 2.2 16v cinza
opala coupê 88 dourado monocromático
Cilindros : 6 cil, 6 cil, 4 cil, 4 cil, 6 cil
Data de inscrição : 08/11/2010
- Mensagem nº122
Re: de 4 cil pra 6 cil
o principal é o nº do motor cadastrado no detran na ficha do carro por causa da vistoria e tenho amigos que passaram por isso...o motor que constava era outro na hora da vistoria para tranferência... como o xann disse e é verdade não importa se vem ou não a potência no doc, mas na ficha nacional do carro um número de motor está lá..
opaleiro ss- Opaleiro
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- Mensagem nº123
Re: de 4 cil pra 6 cil
Pessoal, gostaria de saber o seguinte:
Por exemplo o meu ss é bege e 4 cilindros e faz 8 anos que estou com ele, portanto o número do motor não aparece no documento, certo!!!
Se eu quiser mudar para amarelo sua cor e colocar um motor 6 cilindros, eu devo passar na vistoria (pela alteração da cor predomionante)??? ou não há necessidade???
Porque se tiver que passar na vistoria, o motor não consta nos docs, portanto deverá ser cadastrado.......aí pode dar problema.
Por exemplo o meu ss é bege e 4 cilindros e faz 8 anos que estou com ele, portanto o número do motor não aparece no documento, certo!!!
Se eu quiser mudar para amarelo sua cor e colocar um motor 6 cilindros, eu devo passar na vistoria (pela alteração da cor predomionante)??? ou não há necessidade???
Porque se tiver que passar na vistoria, o motor não consta nos docs, portanto deverá ser cadastrado.......aí pode dar problema.
Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 495
Idade : 43
Localização : RS
Data de inscrição : 29/10/2008
- Mensagem nº124
Re: de 4 cil pra 6 cil
opaleiro ss, tenho um amigo que trabalha no detran aqui no RS, e ele me falou que aqui todo carro que tenha feito vistoria a partir do ano de 1988 tem o nºdo motor vinculado ao carro, se o seu opala não passou por nenhuma vistoria a partir deste ano bem provável que não tenha motor cadastrado nele, mas o mais certo a se fazer é ir até o detran e requisitar uma guia que tem todo o histórico do seu carro, aqui no RS, esse serviço custa 5 reais e sai tudo do carro, antigos proprietários, dados gerais, etc, se não tiver nenhum motor cadastrado no seu carro pode colocar o 6 cil desde que a potência deste motor que irá colocar não ultrapasse os 10% da potência que tem nos seus docs, a melhor alternativa, inclusive foi o que eu fiz, conseguir um motor que nunca tenha sido cadastrado em carro nenhum, ou seja não tem nenhum histórico de potência, aí você apenas cadastra ele no seu carro, sem alterar potência, deixa a potência que está no seu doc, quanto a cor, isso varia de estado para estado, mas acredito que neste teu caso seria necessário trocar a cor realmente, mas o mais certo a se fazer e entrar em contato com o pessoal do detran aí da sua cidade, leve uma amostra da cor que pretende pintar o carro, e pergunte ao responsável pelas inspeções se é necessário a mudança da cor nos docs.
haymo ribeiro- Opaleiro
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- Mensagem nº125
Re: de 4 cil pra 6 cil
opaleiro ss escreveu:Pessoal, gostaria de saber o seguinte:
Por exemplo o meu ss é bege e 4 cilindros e faz 8 anos que estou com ele, portanto o número do motor não aparece no documento, certo!!!
Se eu quiser mudar para amarelo sua cor e colocar um motor 6 cilindros, eu devo passar na vistoria (pela alteração da cor predomionante)??? ou não há necessidade???
Porque se tiver que passar na vistoria, o motor não consta nos docs, portanto deverá ser cadastrado.......aí pode dar problema.
com certeza, mudando a cor (mudança de características) vai ter que passar na vistoria...e ai a troca de motor pode te dar problema, a não ser que seja documentado (nota fiscal) e alterado nos documentos (tb mudança de caracteristicas) só que motor o inmetro vai inspecionar a adaptação.
Souza- Opaleiro
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- Mensagem nº126
Re: de 4 cil pra 6 cil
Aqui no RS só precisa fazer inmetro se alterar a potência do motor nos docs, e essa alteração só pode ser de até 10%, se não alterar os cvs não precisa inmetro apenas cadastra o nºdo novo motor no doc, desde que esse motor tenha o mesmo cvs do seu, no meu caso consegui um motor que não tinha registro nenhum junto ao detran, então com ajuda de um despachante registrei esse motor junto ao detran com 89 cv, mesma potência do meu antigo motor, 4cil, como me falou um vistoriador do detran, pra eles não interessa se o carro tem um motor de ventilador ou um v12, o que interessa são os cvs estarem de acordo com o que diz a lei, mas isso acho que cada estado da federação tem as suas normas.
MALAKA_OPALA82- Opaleiro
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- Mensagem nº127
Re: de 4 cil pra 6 cil
Pessoal ,, entao o meu e um 82 , olhei o doc , não tem numero de motor cadastrado, daí tava aki lembrando ,, quando eu transferi ele para o meu nome a uns 4 anos atrás eu fui direto ao detran, ,, o cara entrou no carro para pega o numero tal , ( falou q o caro tava bonito kkkk ) ,, fez aquele esquema de ver luz de freio farol e tal ,,, mas e nem um momento ele pediu para ver o motor , nem para ver numero nada ,,,,,
bahia- Opaleiro
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- Mensagem nº128
Re: de 4 cil pra 6 cil
o meu ta 89 cv queria por mesmo un v6 mas é foda
DIPLO86- Opaleiro
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- Mensagem nº129
Re: de 4 cil pra 6 cil
Estou com um poblema diferente carro 6cc com motor 4cc o mané antigo dono trocou o motor e cambio ,eu ia cadastrar este motor de 4cc e o mecanico disse que assim seria mais fácil comprar 6cc para montar é caravam 89 sle
falermen- Opaleiro
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- Mensagem nº130
Re: de 4 cil pra 6 cil
Souza escreveu:Aqui no RS só precisa fazer inmetro se alterar a potência do motor nos docs, e essa alteração só pode ser de até 10%, se não alterar os cvs não precisa inmetro apenas cadastra o nºdo novo motor no doc, desde que esse motor tenha o mesmo cvs do seu, no meu caso consegui um motor que não tinha registro nenhum junto ao detran, então com ajuda de um despachante registrei esse motor junto ao detran com 89 cv, mesma potência do meu antigo motor, 4cil, como me falou um vistoriador do detran, pra eles não interessa se o carro tem um motor de ventilador ou um v12, o que interessa são os cvs estarem de acordo com o que diz a lei, mas isso acho que cada estado da federação tem as suas normas.
Aqui em Araranguá/SC está bem difícil... se vc for trocar o motor e o pessoal do Detran desconfiar que não é original vão exigir laudo do inmetro. Fui até o inmetro e o responsável disse que se passar dos 10% não pode instalar... logo é uma questão de sorte... acredito que se for motor de Opala (4 ou 6) fica até mais fácil de passar na vistoria sem que o vistoriador note, mas se for colocar um V6 ou V8 aí já complica...
Meu antigo jeep tinha um motor de opala cadastrado e coloquei um da F250 v6 e tive que transferir o jeep para outra cidade para poder cadastrar (com nota do motor e nota do serviço, tudo certinho, mas aqui não passou pq a potência era maior que 10%).
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº131
Re: de 4 cil pra 6 cil
Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.
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Souza- Opaleiro
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- Mensagem nº132
Re: de 4 cil pra 6 cil
thallisguimaraes escreveu:Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.
A lei diz que na mudança de motor não pode alterar mais que 10% dos cvs que estão cadastrados no teu doc, o que vale é a potência declarada pela fábrica e que está nos docs do carro, o motor estar preparado ou não, não tem interferência, pois não é feito nenhum tipo de medição do motor, então se o teu doc está cadastrado 80 cv, pode trocar por um motor de até 88 cv no papel, indiferente se na prática ele tem mais que isso.
Gudi021- Opaleiro
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- Mensagem nº133
Re: de 4 cil pra 6 cil
oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
AMPLEXOS
No casso meu Comodoro Cupe 78 4cc nao tem a potencia e nem a cilindrada no documento isso ajuda em alguma coisa? Para pode fazer a troca de 4c para 6c?
Sérgio_Monteiro- Opaleiro
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- Mensagem nº134
Re: de 4 cil pra 6 cil
thallisguimaraes escreveu:Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.
Amigo Thallis, a "lei" que dispões sobre os 10% é a Resolução 291/2008 do Contran. Nela falam sobre alteração das características do automóvel. Dentre outras coisas, estão suspensão, cintos, pintura e claro, do motor. É interessante pois podemos interpretá-la....rsrs. Pense bem, no artigo que fala sobre os 10%, o que não pode é alterar a potência original acima dessa porcentagem. O que acontece é que na troca para 6cil, é colocado um novo motor (139cv). Então na minha dedução, o que não poderia segundo a lei é "aspirar" ou "turbinar" o 4cil (motor original) pois dependendo do veneno, passaria dos 10% fixados na lei. Pense em um Celta MPFI com 60cv, se vc quiser colocar o VHC do próprio Celta com 78cv vc poderia, pois não está "adicionando" 10% e sim trocando de motor, que é outra Resolução e outros procedimentos. Aqui em MG, o pessoal faz a troca sem problemas. O importante como foi dito acima é a procedência do motor e se o mesmo é cadastrado. Sendo tudo ok, não há problemas. Já conversei com despachantes sobre isto e segundo o mesmo, a troca é feita sem grandes complicações.
** Quando comprei meu Opala, até procurei saber sobre a alteração. Depois de calcular os gastos pra fazer tudo dentro da lei, desanimei . Acho que o que gastaria com a troca, poderia investir no meu carro e ainda sobraria para dar uma aspirada de leve. Olhando tópicos sobre essa troca cheguei a uma conclusão: Se quer um 6cil, compra um original de fábrica. Adaptar é caro e pode eventualmente lhe trazer dores de cabeça.
Abração
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- Mensagem nº135
Re: de 4 cil pra 6 cil
Bruno Bariri escreveu:Um amigo tem um V6 Vortec no opala dele...só não sei se ele cadastrou...veja a foto...
ola amigo num sei se é o mesmo carro mais tem um avenda desse mesmo modelo so naum sei se é o mesmo
http://www.carroararaquara.com.br/2006/veiculo/1131601/lencois-paulista/chevrolet-opala-especial-1972-azul-gasolina
Tiago Prass- Opaleiro
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Re: de 4 cil pra 6 cil
arruma um despachante tramposo que ele resolve, mas tem que dar uma "gorjeta" pro cara.
É assim que alguns fazem
É assim que alguns fazem
Sr.Bianchi- Opaleiro
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- Mensagem nº137
Re: de 4 cil pra 6 cil
Pessoal, é o seguinte: Estava olhando um opala 4 cil. que tem cadastrado 88 cv no doc. Meu plano era instalar um v8 que por sua vez foi parado antes de 1990 e portanto não possui cadastro e logo não tem nenhum dado de potência relacionado à ele. Entendo que pela lei não se pode aumentar em mais de 10%, mas e nesse caso, ou seja, não é sabido a potência do motor a ser instalado e logo pretende-se manter a mesma potência no doc. alterando-se somente o numero do motor, como fica? Para trocar o numero do motor que esta no carro por outro sem cadastro precisa fazer vistoria?
Até já tinha falado uma vez sobre isso com o Souza. Digamos que nenhum despachante daqui se habilite, posso fazer com um despachante de outra cidade?
Um despachante daqui me disse que fazia, me custaria 1500, mas ai já sairia com a nova potência no doc. Acredito que ele se referia então ao processo de regularização que o oldschool75 citou: via inspeção. Caso não consiga apenas trocar o numero do motor sem alteração de potência, uma vez que pelo que entendi é necessário que haja algo que prove que a fábrica usava o motor no opala (o que seria impossível no caso de um v8), haveria para o v8, como último recurso a regularização via inmetro,CSV?
Até já tinha falado uma vez sobre isso com o Souza. Digamos que nenhum despachante daqui se habilite, posso fazer com um despachante de outra cidade?
Um despachante daqui me disse que fazia, me custaria 1500, mas ai já sairia com a nova potência no doc. Acredito que ele se referia então ao processo de regularização que o oldschool75 citou: via inspeção. Caso não consiga apenas trocar o numero do motor sem alteração de potência, uma vez que pelo que entendi é necessário que haja algo que prove que a fábrica usava o motor no opala (o que seria impossível no caso de um v8), haveria para o v8, como último recurso a regularização via inmetro,CSV?
Última edição por Sr.Bianchi em Sáb 3 Mar - 15:07:32, editado 1 vez(es)
Pablo Fernandes- Opaleiro
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Re: de 4 cil pra 6 cil
o meu tbm ja até fiz um forun pra tirar minha duvida sobre isso, os doc do meu opala não consta nada de potencia (em branco) ele era 6cc e ta 4cc consultando o chassi consta motor 6cc a alcool, mas numeros de motor tem nenhum
faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº139
Re: de 4 cil pra 6 cil
tá, dando uma fuga rápida do assunto:
O padeiro que trabalha comigo comprou um monza e quando foi fazer a transferência o pessoal constatou que o n do motor foi raspado ou não consta (eu não entendi essa duvida dos caras)
o topera foi num despachante pro caras darem entrada na papelada pra fazer avaliação e pra remarcar o numero, isso no inicio de janeiro, hoje ele foi ver o motivo da demora e o pessoal do despachante falou que isso pode demorar masi de 6 messes!
alguém ai já passou por algo parecido? to querendo ajudar o animal, mas tbm não sei o que fazer...
O padeiro que trabalha comigo comprou um monza e quando foi fazer a transferência o pessoal constatou que o n do motor foi raspado ou não consta (eu não entendi essa duvida dos caras)
o topera foi num despachante pro caras darem entrada na papelada pra fazer avaliação e pra remarcar o numero, isso no inicio de janeiro, hoje ele foi ver o motivo da demora e o pessoal do despachante falou que isso pode demorar masi de 6 messes!
alguém ai já passou por algo parecido? to querendo ajudar o animal, mas tbm não sei o que fazer...
Pablo Fernandes- Opaleiro
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- Mensagem nº140
Re: de 4 cil pra 6 cil
fassina tive um primo que teve um problema parecido com esse ele tinha um fusca e o bloco não tinha numeração na hora que foi fazer a vistoria o carro não passou ai ele tbm foi num despachante pagou 100k e foi numa enpresa que não sei ti informar la eles colocaram a numeração sem complicação..
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
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- Mensagem nº141
Re: de 4 cil pra 6 cil
Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...
Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...
faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº142
Re: de 4 cil pra 6 cil
Pablo Fernandes escreveu:fassina tive um primo que teve um problema parecido com esse ele tinha um fusca e o bloco não tinha numeração na hora que foi fazer a vistoria o carro não passou ai ele tbm foi num despachante pagou 100k e foi numa enpresa que não sei ti informar la eles colocaram a numeração sem complicação..
brigado pablo, vo dar um toque pro cara ficar em cima do pessoal do despachante
faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº143
Re: de 4 cil pra 6 cil
VICTOR-73-6CC- escreveu:Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...
depois de 85 ou 87 (ñ lembro) foi obrigado a constar o numero do motor nos documentos do carro. Qualquer um que tenha tenha trocado de dono(nos doc) depois disso, teve o numero do motor cadastrado no detran. ai que é o problema.
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Re: de 4 cil pra 6 cil
VICTOR-73-6CC- escreveu:Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...
entao omeu e raro audhs, motor ainda tem a numeraçao original 153 4cc opala ano 72
Rafhael- Opaleiro
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Re: de 4 cil pra 6 cil
Sr.Bianchi escreveu: Pessoal, é o seguinte: Estava olhando um opala 4 cil. que tem cadastrado 88 cv no doc. Meu plano era instalar um v8 que por sua vez foi parado antes de 1990 e portanto não possui cadastro e logo não tem nenhum dado de potência relacionado à ele. Entendo que pela lei não se pode aumentar em mais de 10%, mas e nesse caso, ou seja, não é sabido a potência do motor a ser instalado e logo pretende-se manter a mesma potência no doc. alterando-se somente o numero do motor, como fica? Para trocar o numero do motor que esta no carro por outro sem cadastro precisa fazer vistoria?
Até já tinha falado uma vez sobre isso com o Souza. Digamos que nenhum despachante daqui se habilite, posso fazer com um despachante de outra cidade?
Um despachante daqui me disse que fazia, me custaria 1500, mas ai já sairia com a nova potência no doc. Acredito que ele se referia então ao processo de regularização que o oldschool75 citou: via inspeção. Caso não consiga apenas trocar o numero do motor sem alteração de potência, uma vez que pelo que entendi é necessário que haja algo que prove que a fábrica usava o motor no opala (o que seria impossível no caso de um v8), haveria para o v8, como último recurso a regularização via inmetro,CSV?
Vou enfrentar um caso parecido...
Mais no caso em questão meu amigo Alexandre Garcia havia sido parado em uma blitz, por possuir uma Caravan um pouco barulhenta os canas abriram o capu e falaram seu carro não pode ter um motor desses de maneira alguma!
Ele falou - Leva o carro então.
Chegando no deposito verificaram se por acaso a caravan realmente teria sido modificado no cadastro se tinha o numero do motor nos docs (e num é que tinha) ficaram surpresos pois não poderia ter sido autorizado e como já havia sido autorizado não poderiam voltar atraz... verificaram se poderia haver alguma coisa estranha tipo falsificação seilaa esses cambalachos que fazem ai....
Como não era o caso voltou com ela pra casa tranquilamente...
Se não me engano a caravan dele é V8 350 a mais de 20 anos..
Isso em Brasilia não sei se vc conhece mais aqui os caras são chatos!
Abraços
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Re: de 4 cil pra 6 cil
Raphael, sei de um chevette com motor de opala assim, trocou a numeraçao do motor apenas
Agora como nao sei, rsrs
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Re: de 4 cil pra 6 cil
Ai no goias sei de uma mulher que ressuscita até carro baixado... Quem diráa regularizar um Chevas hehe
Pena que aqui no DF é mais bruto o sistema...
Se precisar tenho um contato de um que faz umas proesas dessas(regularizar numero do motor nos docs) rapidin sem levar o carro pra vistoria...
Pena que aqui no DF é mais bruto o sistema...
Se precisar tenho um contato de um que faz umas proesas dessas(regularizar numero do motor nos docs) rapidin sem levar o carro pra vistoria...
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Re: de 4 cil pra 6 cil
Logo vou precisar, rsrs
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Re: de 4 cil pra 6 cil
Fui no Detran hoje,ver se rola de cadastrar meu motor,a muié perguntou se eu troquei os motores,eu disse que não ,hehehe vamos ver,se rolar já era...
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4 DO OPALA E 4 DO ESCORT
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- Mensagem nº150
Re: de 4 cil pra 6 cil
e no caso do meu que marca potencia 000cv
kako_opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº151
Re: de 4 cil pra 6 cil
falermen escreveu:oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.
VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.
PRA NÃO DAR ERRO!!!!
AMPLEXOS
E aí Tchê!
Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
Abraço,
Fábio
Tenho uma boa noticia para te dar mas em um veiculo estilo jeep pode instalar qualquer motor, até diesel!
matheus.emanuel- Opaleiro
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- Mensagem nº152
Re: de 4 cil pra 6 cil
Verificando as resoluções e portarias do DENATRAN sobre alteração veicular, li na portaria 1101 de 20 de dezembro de 2011, na anexo II, ítem 4 "Aumento de potencia/Cilindrada (Acima de 10%) ou alteração de forma de tração"...
A portaria estabelece a partir da data da publicação da mesma, a tabela 1 (sobre classificação dos veículos conforme tipo/marca/espécie) e a tabela 2 (sobre transformações de veículos sujeitos a homologação compulsória).
Buscando no dicionário:
homologação significa registro, para comprovação de algo.
compulsório significa obrigatório.
No meu entender, não sou advogado nem nada, mas me parece que eles liberaram a alteração de potência acima dos 10%.
Fui tirar uma dúvida sobre troca de motor e o responsável pelo detran foi taxativo, dizendo que não faz acima dos 10%, mas eu nem comentei sobre esta portaria...
Quem for mais entendido do juridiquês, por favor, dê uma olhada nesta portaria para tirar nossa dúvida!!!
A portaria estabelece a partir da data da publicação da mesma, a tabela 1 (sobre classificação dos veículos conforme tipo/marca/espécie) e a tabela 2 (sobre transformações de veículos sujeitos a homologação compulsória).
Buscando no dicionário:
homologação significa registro, para comprovação de algo.
compulsório significa obrigatório.
No meu entender, não sou advogado nem nada, mas me parece que eles liberaram a alteração de potência acima dos 10%.
Fui tirar uma dúvida sobre troca de motor e o responsável pelo detran foi taxativo, dizendo que não faz acima dos 10%, mas eu nem comentei sobre esta portaria...
Quem for mais entendido do juridiquês, por favor, dê uma olhada nesta portaria para tirar nossa dúvida!!!
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