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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por sergiomed Ter 4 maio - 18:58:37

    Juliano Lima escreveu:
    sergiomed escreveu:Cada estado é diferente nestes casos....no paraná nem tem cadastro do motor...fod*
    Então, traz o carro para o Rio, regulariza a situação e retorna para o estado de origem, uma vez regularizado nunca mais vão te encher o saco!

    O procedimento é o mesmo para inclusão de kit turbo, a desvantagem é que no campo obs vai aprecer veículo modificado!
    Isso é...no meu SS consta veículo modificado porque foi colocado comando mais forte e foi passado em dinamometro...nos docs estão constando veículo modificado e também a nova potência de 189cv de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Lol de 4 cil pra 6 cil - Página 3 562542

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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por sergiomed Ter 4 maio - 19:03:59

    diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.

    nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...

    t+



    eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
    Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.
    Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
    Por exemplo:
    5R87D....
    Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
    Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
    http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
    Abraços!
    diego.b.roa
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por diego.b.roa Ter 4 maio - 19:35:28

    sergiomed escreveu:
    diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.

    nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...

    t+



    eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
    Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.
    Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
    Por exemplo:
    5R87D....
    Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
    Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
    http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
    Abraços!

    vlw amigo e o 4cc msm...mi tirou uma preucupaçao da cabeça.....creio eu q nao vai da nenhun problema pra registra,pq o motor nao e roubado ,nao esta registrado em outro carro,e meu opala e um 4cc.

    vlw
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por sergiomed Qua 5 maio - 20:27:46

    diego.b.roa escreveu:
    sergiomed escreveu:
    diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.

    nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...

    t+



    eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
    Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.
    Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
    Por exemplo:
    5R87D....
    Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
    Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
    http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
    Abraços!

    vlw amigo e o 4cc msm...mi tirou uma preucupaçao da cabeça.....creio eu q nao vai da nenhun problema pra registra,pq o motor nao e roubado ,nao esta registrado em outro carro,e meu opala e um 4cc.

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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por laranjeira Sáb 29 maio - 19:14:06

    Souza, também sou do RS ( Porto Alegre ) e te garanto que não tem como colocar 6cc em 4cc; a maneira legal para fazer isto é transferir para o Paraná ( la é mais facil ), e não mudar mais o endereço( continuar lá ). É muito comum aqui, carros modificados com tarja do Paraná ( inclusive diesel ).
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Ivo Filho Qua 16 Jun - 10:35:18

    falermen escreveu:
    oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.

    VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
    TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.

    PRA NÃO DAR ERRO!!!!

    AMPLEXOS

    E aí Tchê!
    Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
    Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
    Abraço,
    Fábio

    Olá, sou engenheiro e fiquei interessado nesse credênciamento e se for o caso poder fazer os laudos em opalas e outros carros "enrolados"
    ALguem sabe mais a respeito desse credênciamento de instalador / frabricante????ou é ilusão de ótica?????

    algum despachate ou advogado de plantão ai???


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por MontiPaz Qua 14 Jul - 19:49:55

    amigos, já q é só cadastrar o motor e se eu levar o meu opala e dizer q troquei o motor para um a alcool(6cc) ja que originalmente é 4cc a gasolina... da certo???
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Bruno Bariri Qua 14 Jul - 22:22:23

    Bom ,vou passar o que acontece aqui na região do interior de SP

    Amigo comprou um Opala 73 original 4CC...o motor ainda ñ estava cadastrado no doc...ele arrumou uma troca em um 6CC que tbm ainda ñ estava cadastrado no doc...levou em uma oficina, trocou os motores, depois foi atráz de fazer o licenciamento do carro e aí já cadastrou o motor no carro...nada mais que isso!

    Não tem nada desse papo que a potência no documento é diferente do que está no carro..aliás o dele, o meu e de mais uma meia dúzia de amigos, no doc não consta nenhuma potência...

    Abraços
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por MontiPaz Qua 14 Jul - 22:24:27

    amanhã vou conversar com o pessoal do detran hauahuahaua se rolar ja cadastro o meu hahahahah
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por everton sadi Dom 3 Out - 20:42:45

    eu queria colocar um motor de bleizer v6 sera que pode
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Bruno Bariri Dom 3 Out - 20:58:56

    Um amigo tem um V6 Vortec no opala dele...só não sei se ele cadastrou...veja a foto...
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    Mensagem por MontiPaz Seg 4 Out - 20:27:51

    pessoal eu fui me informar em um despachante que fica na frente do detran
    e o lançe é como já haviam comentado aqui no forum
    vc não está mudando a potencia do motor, VC ESTÁ ALTERANDO O MOTOR QUE TEM POTENCIA "X" ORIGINAL como vou fazer isso com toda suspensão do 6cc então não tem problema algum. Só que o motor tem q estar com potencia original...e o meu foi modificado pra 4 polegadas... como faz???Simples, atrasa o ponto da ignição ... espero ter ajudado
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    Mensagem por betodacaravan Qua 6 Out - 19:28:44

    senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por MontiPaz Qua 6 Out - 19:50:40

    betodacaravan escreveu:senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?
    é só ir no despachante que ele resolve isso
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    Mensagem por Bruno Bariri Qua 6 Out - 20:26:01

    Mas se não precisar, nem cadastre..eu mesmo só estou procurando opala para comprar sem o numero do motor cadastrado...
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    Mensagem por Xann Seg 11 Out - 9:09:39

    betodacaravan escreveu:senhores, e como fazer para cadastrar o numero do meu motor no documento?

    Betão seu motor é trocado? No DF o número do motor não vem escrito no documento, isso é normal, mas lá no Detran consta tudinho, já no Goiás e em vários outros estados o número do motor vem gravado nos docs.


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    Mensagem por marcos.kuzma Seg 15 Ago - 14:32:03

    Boa tarde Galera!
    Trazendo à tona o tópico, estou com uma situação parecida.
    Tenho um Jeep Willys 1964 com motor original (6 cilindros gasolina) que está em vias de morrer, como é um motor antigo, para fazer ele gastarei mais do que instalar um motor 4 cilindros de Opala, pois as peças são difíceis de encontrar...
    Me informei com três despachantes aqui em São José dos Pinhais/PR e nenhum deles quis encarar a situação.
    Minha idéia era apenas inserir o número do motor do Opala (tenho um motor guardado na garagem, número livre no Detran, mas sem nota fiscal, não sei dizer de que carro saiu...) no documento do Jeep, não estou ligando se terão potência X ou Y, até porque são parecidas.
    Outra, se eu chegar com o Jeep no despachante, já com o motor do Opala instalado, e pedir para ele transferir para a minha esposa (por exemplo), nessa transferência o despachante pode inserir o número do motor que tá instalado no documento, correto? Já que é ele que vai "teoricamente" fazer a vistoria e mandar só a papelada para o Detran, o Detran nem vai saber que é outro motor e não o original.
    Isso bastaria para numa situação, que um policial, numa blitz, no máximo só vai ver se a numeração do motor tá no doc.
    Gostaria da indicação dos colegas para profissionais que possam fazer esse trâmite para mim.

    Em tempo, tenho uma Caravan 1978 que nos docs é 4 cilindros e gasolina e está com um 6 cilindros a alcool e faz 9 anos que ando e nunca me pararam, transferi para meu nome e não teve nenhum trâmite de numeração, pois o motor não tem número, era bloco zero...
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    Mensagem por Paulo_Fernando Qua 17 Ago - 20:37:39

    marcos.kuzma escreveu:Boa tarde Galera!
    Trazendo à tona o tópico, estou com uma situação parecida.
    Tenho um Jeep Willys 1964 com motor original (6 cilindros gasolina) que está em vias de morrer, como é um motor antigo, para fazer ele gastarei mais do que instalar um motor 4 cilindros de Opala, pois as peças são difíceis de encontrar...
    Me informei com três despachantes aqui em São José dos Pinhais/PR e nenhum deles quis encarar a situação.
    Minha idéia era apenas inserir o número do motor do Opala (tenho um motor guardado na garagem, número livre no Detran, mas sem nota fiscal, não sei dizer de que carro saiu...) no documento do Jeep, não estou ligando se terão potência X ou Y, até porque são parecidas.
    Outra, se eu chegar com o Jeep no despachante, já com o motor do Opala instalado, e pedir para ele transferir para a minha esposa (por exemplo), nessa transferência o despachante pode inserir o número do motor que tá instalado no documento, correto? Já que é ele que vai "teoricamente" fazer a vistoria e mandar só a papelada para o Detran, o Detran nem vai saber que é outro motor e não o original.
    Isso bastaria para numa situação, que um policial, numa blitz, no máximo só vai ver se a numeração do motor tá no doc.
    Gostaria da indicação dos colegas para profissionais que possam fazer esse trâmite para mim.

    Em tempo, tenho uma Caravan 1978 que nos docs é 4 cilindros e gasolina e está com um 6 cilindros a alcool e faz 9 anos que ando e nunca me pararam, transferi para meu nome e não teve nenhum trâmite de numeração, pois o motor não tem número, era bloco zero...

    Dae Marcos blz,cara também sou de Curitiba e também sou opaleiro e jeepeiro e tenho ma mesma intenção que a sua, meu jeep tem o motor origi e depois que não funfar mais penso em colocar um L4 de opala, mas cara nos carros aqui do Pr ainda não é obrigatório o nro do motor nos dctos certo, e no dcto consta 90 cvs então, se você pedir um certificado do motor p comprovar que não tem coisa ruim por tras e simplesmente instalá-lo não seria mais tranquilo? Ae vc guarda o bf por um tempo quem sabe até regularizar e boa, acho que para os "home" verificar o nro do motor teria que ter uma denuncia de roubo de jeep com as caracteristicas semelhantes ao seu, e não em uma blitz comum, tem também no forum 4x4brasil um cara aqui de Curitiba que o apelido dele é dic3 no forum, ele reformou um jeep e tem motor de opala 4 só não tenho certeza se foi ele que colocou ou já tinha o motor no jeep.
    Vou acompanhar o tópico e se souber de algo interessante posto aqui p todos.
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por marcos.kuzma Qui 18 Ago - 7:51:18

    Dae Marcos blz,cara também sou de Curitiba e também sou opaleiro e jeepeiro e tenho ma mesma intenção que a sua, meu jeep tem o motor origi e depois que não funfar mais penso em colocar um L4 de opala, mas cara nos carros aqui do Pr ainda não é obrigatório o nro do motor nos dctos certo, e no dcto consta 90 cvs então, se você pedir um certificado do motor p comprovar que não tem coisa ruim por tras e simplesmente instalá-lo não seria mais tranquilo? Ae vc guarda o bf por um tempo quem sabe até regularizar e boa, acho que para os "home" verificar o nro do motor teria que ter uma denuncia de roubo de jeep com as caracteristicas semelhantes ao seu, e não em uma blitz comum, tem também no forum 4x4brasil um cara aqui de Curitiba que o apelido dele é dic3 no forum, ele reformou um jeep e tem motor de opala 4 só não tenho certeza se foi ele que colocou ou já tinha o motor no jeep.
    Vou acompanhar o tópico e se souber de algo interessante posto aqui p todos.
    Abraço [/quote]

    E ai Paulo, que bacana encontrar um Opaleiro/Jeepeiro, de repente marcamos uma trilha na sequência (mande uma MP). Pois é, mexer no BF é complicado, motor muito antigo, rendimento muito baixo, fica muito caro fazer o motor, é mais fácil pegar um de Opala em bom estado, fica mai leve e rende bem mais, além de que dá para pegar o conjunto com cx de 5 marchas e adaptar a Tcase, resolvendo o problema de velocidade de cruzeiro do Jeep, não ficando amarrado... Se tiver novidades, me avise. Abraço
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    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Ter 27 Set - 18:17:52

    Pessoal boa noite aproveitando o tópico ,,,,, e o seguinte nesse 5 anos q estou com o carro nunca fui para por policiais... mas tipo ,, eu imagina q se coloca-se um 6cc ,, raramente em parada eles iam olhar o motor vs potencia ,, ate ,,, ,, , quando vcs foram parado foi verifica isso ,,,
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por Souza Ter 27 Set - 23:35:07

    MALAKA, comigo nunca conferiram nada, meu carro é 6 cil adaptado e deixei os 89cv no doc, só cadastrei o motor no carro, aqui no RS o nºdo motor não consta nos docs, então para os policiais saberem qual motor pertence ao carro tem que entrar em contato via rádio com a central, isso é quase impossível de ocorrer, mas se sua idéia é colocar o 6 cil e não cadastrar o motor dá também, mas tem que andar sem muito agito e com os docs em dia, se por uma eventualidade seu carro for preso vai ter que colocar o motor original para retirar do detran,então se não for documentar o 6 cil, deixe o seu 4cil guardado caso ocorra algum problema.
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    Mensagem por haymo ribeiro Qua 28 Set - 0:47:11

    o principal é o nº do motor cadastrado no detran na ficha do carro por causa da vistoria e tenho amigos que passaram por isso...o motor que constava era outro na hora da vistoria para tranferência... como o xann disse e é verdade não importa se vem ou não a potência no doc, mas na ficha nacional do carro um número de motor está lá..
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    Mensagem por opaleiro ss Qua 28 Set - 6:32:23

    Pessoal, gostaria de saber o seguinte:

    Por exemplo o meu ss é bege e 4 cilindros e faz 8 anos que estou com ele, portanto o número do motor não aparece no documento, certo!!!

    Se eu quiser mudar para amarelo sua cor e colocar um motor 6 cilindros, eu devo passar na vistoria (pela alteração da cor predomionante)??? ou não há necessidade???

    Porque se tiver que passar na vistoria, o motor não consta nos docs, portanto deverá ser cadastrado.......aí pode dar problema.
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    Mensagem por Souza Qua 28 Set - 7:46:24

    opaleiro ss, tenho um amigo que trabalha no detran aqui no RS, e ele me falou que aqui todo carro que tenha feito vistoria a partir do ano de 1988 tem o nºdo motor vinculado ao carro, se o seu opala não passou por nenhuma vistoria a partir deste ano bem provável que não tenha motor cadastrado nele, mas o mais certo a se fazer é ir até o detran e requisitar uma guia que tem todo o histórico do seu carro, aqui no RS, esse serviço custa 5 reais e sai tudo do carro, antigos proprietários, dados gerais, etc, se não tiver nenhum motor cadastrado no seu carro pode colocar o 6 cil desde que a potência deste motor que irá colocar não ultrapasse os 10% da potência que tem nos seus docs, a melhor alternativa, inclusive foi o que eu fiz, conseguir um motor que nunca tenha sido cadastrado em carro nenhum, ou seja não tem nenhum histórico de potência, aí você apenas cadastra ele no seu carro, sem alterar potência, deixa a potência que está no seu doc, quanto a cor, isso varia de estado para estado, mas acredito que neste teu caso seria necessário trocar a cor realmente, mas o mais certo a se fazer e entrar em contato com o pessoal do detran aí da sua cidade, leve uma amostra da cor que pretende pintar o carro, e pergunte ao responsável pelas inspeções se é necessário a mudança da cor nos docs.
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    Mensagem por haymo ribeiro Qua 28 Set - 19:48:04

    opaleiro ss escreveu:Pessoal, gostaria de saber o seguinte:

    Por exemplo o meu ss é bege e 4 cilindros e faz 8 anos que estou com ele, portanto o número do motor não aparece no documento, certo!!!

    Se eu quiser mudar para amarelo sua cor e colocar um motor 6 cilindros, eu devo passar na vistoria (pela alteração da cor predomionante)??? ou não há necessidade???

    Porque se tiver que passar na vistoria, o motor não consta nos docs, portanto deverá ser cadastrado.......aí pode dar problema.

    com certeza, mudando a cor (mudança de características) vai ter que passar na vistoria...e ai a troca de motor pode te dar problema, a não ser que seja documentado (nota fiscal) e alterado nos documentos (tb mudança de caracteristicas) só que motor o inmetro vai inspecionar a adaptação.
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    Mensagem por Souza Qua 28 Set - 20:34:43

    Aqui no RS só precisa fazer inmetro se alterar a potência do motor nos docs, e essa alteração só pode ser de até 10%, se não alterar os cvs não precisa inmetro apenas cadastra o nºdo novo motor no doc, desde que esse motor tenha o mesmo cvs do seu, no meu caso consegui um motor que não tinha registro nenhum junto ao detran, então com ajuda de um despachante registrei esse motor junto ao detran com 89 cv, mesma potência do meu antigo motor, 4cil, como me falou um vistoriador do detran, pra eles não interessa se o carro tem um motor de ventilador ou um v12, o que interessa são os cvs estarem de acordo com o que diz a lei, mas isso acho que cada estado da federação tem as suas normas.
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    Mensagem por MALAKA_OPALA82 Qui 29 Set - 12:08:31

    Pessoal ,, entao o meu e um 82 , olhei o doc , não tem numero de motor cadastrado, daí tava aki lembrando ,, quando eu transferi ele para o meu nome a uns 4 anos atrás eu fui direto ao detran, ,, o cara entrou no carro para pega o numero tal , ( falou q o caro tava bonito kkkk ) ,, fez aquele esquema de ver luz de freio farol e tal ,,, mas e nem um momento ele pediu para ver o motor , nem para ver numero nada ,,,,,
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    Mensagem por bahia Qui 6 Out - 15:33:08

    o meu ta 89 cv queria por mesmo un v6 mas é foda
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    Mensagem por DIPLO86 Seg 10 Out - 6:06:59

    Estou com um poblema diferente carro 6cc com motor 4cc o mané antigo dono trocou o motor e cambio ,eu ia cadastrar este motor de 4cc e o mecanico disse que assim seria mais fácil comprar 6cc para montar é caravam 89 sle
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    Mensagem por falermen Dom 6 Nov - 15:42:43

    Souza escreveu:Aqui no RS só precisa fazer inmetro se alterar a potência do motor nos docs, e essa alteração só pode ser de até 10%, se não alterar os cvs não precisa inmetro apenas cadastra o nºdo novo motor no doc, desde que esse motor tenha o mesmo cvs do seu, no meu caso consegui um motor que não tinha registro nenhum junto ao detran, então com ajuda de um despachante registrei esse motor junto ao detran com 89 cv, mesma potência do meu antigo motor, 4cil, como me falou um vistoriador do detran, pra eles não interessa se o carro tem um motor de ventilador ou um v12, o que interessa são os cvs estarem de acordo com o que diz a lei, mas isso acho que cada estado da federação tem as suas normas.

    Aqui em Araranguá/SC está bem difícil... se vc for trocar o motor e o pessoal do Detran desconfiar que não é original vão exigir laudo do inmetro. Fui até o inmetro e o responsável disse que se passar dos 10% não pode instalar... logo é uma questão de sorte... acredito que se for motor de Opala (4 ou 6) fica até mais fácil de passar na vistoria sem que o vistoriador note, mas se for colocar um V6 ou V8 aí já complica...

    Meu antigo jeep tinha um motor de opala cadastrado e coloquei um da F250 v6 e tive que transferir o jeep para outra cidade para poder cadastrar (com nota do motor e nota do serviço, tudo certinho, mas aqui não passou pq a potência era maior que 10%).
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    Mensagem por thallisguimaraes Dom 6 Nov - 16:38:10

    Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.


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    Mensagem por Souza Dom 6 Nov - 19:01:14

    thallisguimaraes escreveu:Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.

    A lei diz que na mudança de motor não pode alterar mais que 10% dos cvs que estão cadastrados no teu doc, o que vale é a potência declarada pela fábrica e que está nos docs do carro, o motor estar preparado ou não, não tem interferência, pois não é feito nenhum tipo de medição do motor, então se o teu doc está cadastrado 80 cv, pode trocar por um motor de até 88 cv no papel, indiferente se na prática ele tem mais que isso.
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    Mensagem por Gudi021 Seg 26 Dez - 9:37:27

    oldschool75 escreveu:salve galera.

    Vou explicar agora o que devemos fazer.

    1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.

    Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.

    2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
    http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
    Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.

    3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).

    4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.

    Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!

    AMPLEXOS

    No casso meu Comodoro Cupe 78 4cc nao tem a potencia e nem a cilindrada no documento isso ajuda em alguma coisa? Para pode fazer a troca de 4c para 6c?
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    Mensagem por Sérgio_Monteiro Sex 13 Jan - 7:13:03

    thallisguimaraes escreveu:Alguem que entende mais de lei podia ver direitinho se a clausula da lei diz que é alterar 10% do motor original, ou se a troca por outro motor que nao pode ter capacidade maior que os 10% originais.

    Amigo Thallis, a "lei" que dispões sobre os 10% é a Resolução 291/2008 do Contran. Nela falam sobre alteração das características do automóvel. Dentre outras coisas, estão suspensão, cintos, pintura e claro, do motor. É interessante pois podemos interpretá-la....rsrs. Pense bem, no artigo que fala sobre os 10%, o que não pode é alterar a potência original acima dessa porcentagem. O que acontece é que na troca para 6cil, é colocado um novo motor (139cv). Então na minha dedução, o que não poderia segundo a lei é "aspirar" ou "turbinar" o 4cil (motor original) pois dependendo do veneno, passaria dos 10% fixados na lei. Pense em um Celta MPFI com 60cv, se vc quiser colocar o VHC do próprio Celta com 78cv vc poderia, pois não está "adicionando" 10% e sim trocando de motor, que é outra Resolução e outros procedimentos. Aqui em MG, o pessoal faz a troca sem problemas. O importante como foi dito acima é a procedência do motor e se o mesmo é cadastrado. Sendo tudo ok, não há problemas. Já conversei com despachantes sobre isto e segundo o mesmo, a troca é feita sem grandes complicações.

    ** Quando comprei meu Opala, até procurei saber sobre a alteração. Depois de calcular os gastos pra fazer tudo dentro da lei, desanimei Crying or Very sad . Acho que o que gastaria com a troca, poderia investir no meu carro e ainda sobraria para dar uma aspirada de leve. Olhando tópicos sobre essa troca cheguei a uma conclusão: Se quer um 6cil, compra um original de fábrica. Adaptar é caro e pode eventualmente lhe trazer dores de cabeça.


    Abração

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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por luizmario caravan 76 Qua 25 Jan - 15:00:01

    Bruno Bariri escreveu:Um amigo tem um V6 Vortec no opala dele...só não sei se ele cadastrou...veja a foto...
    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Opala1x
    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Opala2r

    ola amigo num sei se é o mesmo carro mais tem um avenda desse mesmo modelo so naum sei se é o mesmo
    http://www.carroararaquara.com.br/2006/veiculo/1131601/lencois-paulista/chevrolet-opala-especial-1972-azul-gasolina
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    Mensagem por Tiago Prass Dom 12 Fev - 23:04:50

    arruma um despachante tramposo que ele resolve, mas tem que dar uma "gorjeta" pro cara.

    É assim que alguns fazem
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    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 3 Mar - 13:24:59

    Pessoal, é o seguinte: Estava olhando um opala 4 cil. que tem cadastrado 88 cv no doc. Meu plano era instalar um v8 que por sua vez foi parado antes de 1990 e portanto não possui cadastro e logo não tem nenhum dado de potência relacionado à ele. Entendo que pela lei não se pode aumentar em mais de 10%, mas e nesse caso, ou seja, não é sabido a potência do motor a ser instalado e logo pretende-se manter a mesma potência no doc. alterando-se somente o numero do motor, como fica? Para trocar o numero do motor que esta no carro por outro sem cadastro precisa fazer vistoria?
    Até já tinha falado uma vez sobre isso com o Souza. Digamos que nenhum despachante daqui se habilite, posso fazer com um despachante de outra cidade?

    Um despachante daqui me disse que fazia, me custaria 1500, mas ai já sairia com a nova potência no doc. Acredito que ele se referia então ao processo de regularização que o oldschool75 citou: via inspeção. Caso não consiga apenas trocar o numero do motor sem alteração de potência, uma vez que pelo que entendi é necessário que haja algo que prove que a fábrica usava o motor no opala (o que seria impossível no caso de um v8), haveria para o v8, como último recurso a regularização via inmetro,CSV?


    Última edição por Sr.Bianchi em Sáb 3 Mar - 15:07:32, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Pablo Fernandes Sáb 3 Mar - 13:47:59

    o meu tbm ja até fiz um forun pra tirar minha duvida sobre isso, os doc do meu opala não consta nada de potencia (em branco) ele era 6cc e ta 4cc consultando o chassi consta motor 6cc a alcool, mas numeros de motor tem nenhum
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    de 4 cil pra 6 cil - Página 3 Empty Re: de 4 cil pra 6 cil

    Mensagem por faccinaSS4 Sáb 3 Mar - 18:49:59

    tá, dando uma fuga rápida do assunto:

    O padeiro que trabalha comigo comprou um monza e quando foi fazer a transferência o pessoal constatou que o n do motor foi raspado ou não consta (eu não entendi essa duvida dos caras)
    o topera foi num despachante pro caras darem entrada na papelada pra fazer avaliação e pra remarcar o numero, isso no inicio de janeiro, hoje ele foi ver o motivo da demora e o pessoal do despachante falou que isso pode demorar masi de 6 messes! Shocked

    alguém ai já passou por algo parecido? to querendo ajudar o animal, mas tbm não sei o que fazer...
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    Mensagem por Pablo Fernandes Dom 4 Mar - 7:54:47

    fassina tive um primo que teve um problema parecido com esse ele tinha um fusca e o bloco não tinha numeração na hora que foi fazer a vistoria o carro não passou ai ele tbm foi num despachante pagou 100k e foi numa enpresa que não sei ti informar la eles colocaram a numeração sem complicação..
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    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 4 Mar - 12:41:20

    Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
    Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
    CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...
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    Mensagem por faccinaSS4 Dom 4 Mar - 15:31:37

    Pablo Fernandes escreveu:fassina tive um primo que teve um problema parecido com esse ele tinha um fusca e o bloco não tinha numeração na hora que foi fazer a vistoria o carro não passou ai ele tbm foi num despachante pagou 100k e foi numa enpresa que não sei ti informar la eles colocaram a numeração sem complicação..

    brigado pablo, vo dar um toque pro cara ficar em cima do pessoal do despachante
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    Mensagem por faccinaSS4 Dom 4 Mar - 15:33:59

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
    Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
    CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...


    depois de 85 ou 87 (ñ lembro) foi obrigado a constar o numero do motor nos documentos do carro. Qualquer um que tenha tenha trocado de dono(nos doc) depois disso, teve o numero do motor cadastrado no detran. ai que é o problema.
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    Mensagem por ickuss Qui 8 Mar - 14:35:19

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Carros antigos NÃO TEM numeração no bloco,nem nos vidros,nem na câmbio,NEM EM NADA.
    Trabalho com ferro velho,quando vou dar baixa em veículos antigos,(ou velhos)NUNCA bata o número do chassi com com o do bloco,naquela época,os números do bloco,servia APENAS pra um controle na fábrica,vc pode muito bem mudar a documentação de um opala 4 pra um opala 6,só que vc irá simplesmente cadastrar o motor,aí eles vão ZERAR a cavalaria do documento,e em baixo(onde quando o carro é financiado,existe uma descrição da financeira) vai ter a numeração do bloco 6 cil.
    CANSEI de ter meu opala preso,tinha uma época(solteiro é uma merda) que estava cada 2 meses no pátio,SEMPRE tirei de lá,NUNCA DERAM moral pra número de motor... Se fosse assim,esse esquema de número de motor,nem os 4cc rodavam,acho que raríssimos opalas 4cc ainda mantêm o motor original de fábrica...

    entao omeu e raro audhs, motor ainda tem a numeraçao original 153 4cc opala ano 72 Very Happy
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    Mensagem por Rafhael Ter 13 Mar - 14:54:00

    Sr.Bianchi escreveu: Pessoal, é o seguinte: Estava olhando um opala 4 cil. que tem cadastrado 88 cv no doc. Meu plano era instalar um v8 que por sua vez foi parado antes de 1990 e portanto não possui cadastro e logo não tem nenhum dado de potência relacionado à ele. Entendo que pela lei não se pode aumentar em mais de 10%, mas e nesse caso, ou seja, não é sabido a potência do motor a ser instalado e logo pretende-se manter a mesma potência no doc. alterando-se somente o numero do motor, como fica? Para trocar o numero do motor que esta no carro por outro sem cadastro precisa fazer vistoria?
    Até já tinha falado uma vez sobre isso com o Souza. Digamos que nenhum despachante daqui se habilite, posso fazer com um despachante de outra cidade?

    Um despachante daqui me disse que fazia, me custaria 1500, mas ai já sairia com a nova potência no doc. Acredito que ele se referia então ao processo de regularização que o oldschool75 citou: via inspeção. Caso não consiga apenas trocar o numero do motor sem alteração de potência, uma vez que pelo que entendi é necessário que haja algo que prove que a fábrica usava o motor no opala (o que seria impossível no caso de um v8), haveria para o v8, como último recurso a regularização via inmetro,CSV?

    Vou enfrentar um caso parecido...

    Mais no caso em questão meu amigo Alexandre Garcia havia sido parado em uma blitz, por possuir uma Caravan um pouco barulhenta os canas abriram o capu e falaram seu carro não pode ter um motor desses de maneira alguma!

    Ele falou - Leva o carro então.

    Chegando no deposito verificaram se por acaso a caravan realmente teria sido modificado no cadastro se tinha o numero do motor nos docs (e num é que tinha) ficaram surpresos pois não poderia ter sido autorizado e como já havia sido autorizado não poderiam voltar atraz... verificaram se poderia haver alguma coisa estranha tipo falsificação seilaa esses cambalachos que fazem ai....


    Como não era o caso voltou com ela pra casa tranquilamente...

    Se não me engano a caravan dele é V8 350 a mais de 20 anos..


    Isso em Brasilia não sei se vc conhece mais aqui os caras são chatos!

    Abraços
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    Mensagem por thallisguimaraes Ter 13 Mar - 16:11:09

    Raphael, sei de um chevette com motor de opala assim, trocou a numeraçao do motor apenas


    Agora como nao sei, rsrs


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    Mensagem por Rafhael Ter 13 Mar - 20:40:10

    Ai no goias sei de uma mulher que ressuscita até carro baixado... Quem diráa regularizar um Chevas hehe

    Pena que aqui no DF é mais bruto o sistema...

    Se precisar tenho um contato de um que faz umas proesas dessas(regularizar numero do motor nos docs) rapidin sem levar o carro pra vistoria...
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    Mensagem por thallisguimaraes Ter 13 Mar - 22:25:44

    Logo vou precisar, rsrs


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    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sex 16 Mar - 20:49:04

    Fui no Detran hoje,ver se rola de cadastrar meu motor,a muié perguntou se eu troquei os motores,eu disse que não Very Happy ,hehehe vamos ver,se rolar já era...
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    Mensagem por brunoaguiarpereira Sex 23 Mar - 15:19:50

    e no caso do meu que marca potencia 000cv
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    Mensagem por kako_opaleiro Ter 28 Ago - 21:10:06

    falermen escreveu:
    oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.

    VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
    TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.

    PRA NÃO DAR ERRO!!!!

    AMPLEXOS

    E aí Tchê!













    Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
    Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
    Abraço,
    Fábio




    Tenho uma boa noticia para te dar mas em um veiculo estilo jeep pode instalar qualquer motor, até diesel!
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    Mensagem por matheus.emanuel Qua 19 Set - 20:46:43

    Verificando as resoluções e portarias do DENATRAN sobre alteração veicular, li na portaria 1101 de 20 de dezembro de 2011, na anexo II, ítem 4 "Aumento de potencia/Cilindrada (Acima de 10%) ou alteração de forma de tração"...

    A portaria estabelece a partir da data da publicação da mesma, a tabela 1 (sobre classificação dos veículos conforme tipo/marca/espécie) e a tabela 2 (sobre transformações de veículos sujeitos a homologação compulsória).

    Buscando no dicionário:
    homologação significa registro, para comprovação de algo.
    compulsório significa obrigatório.

    No meu entender, não sou advogado nem nada, mas me parece que eles liberaram a alteração de potência acima dos 10%.

    Fui tirar uma dúvida sobre troca de motor e o responsável pelo detran foi taxativo, dizendo que não faz acima dos 10%, mas eu nem comentei sobre esta portaria...

    Quem for mais entendido do juridiquês, por favor, dê uma olhada nesta portaria para tirar nossa dúvida!!!

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