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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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de 4 cil pra 6 cil
antonio neto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 177
Data de inscrição : 15/07/2009
- Mensagem nº51
Re: de 4 cil pra 6 cil
tenho uma boa noticia.....sobre o aumento de potencia nao poder passar de 10%, poem o 6 canecos, depois vai em um dinamometro e mede a potencia, claro que quem acelerar muito.... dai, voce fara a potencia desejada... pisa até ums 95 cv , acredito que com isto nao interfere nso problemas.... e aumento de potencia é aumento de potencia, mas acho que trocar motor, isso nao vai dar muita liga....pois... voce vai substituir motor, e nao aumentar a potencia.... rolos....
Tiozinho do Rock- Opaleiro
- Número de Mensagens : 958
Data de inscrição : 05/04/2009
- Mensagem nº52
Re: de 4 cil pra 6 cil
Por essas e outras que resolvi mexer no meu 4 cil em vez de montar um 6cil... Imagina então o caso do 100 que está fazendo um V8... se os "homi" pega é cana..hehehehe
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 31
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº53
Re: de 4 cil pra 6 cil
oumgue escreveu:Não sei se estou correto, mas no meu caso: O opala era 4c sem cadastro de nº no documento, comecei a restaurar ele em 2007, tirei o motor (que ficou no PR), coloquei um 6c, que era de um Opala 84 (nesse ano ainda não era combinado o motor com o chassi, passou a ser em 85), que também não tinha o nº no documento.
Como vão saber que o Opala tinha um motor 4 ou 6, se nem tinha cadastro algum em ambos? Se eu aparecer lá no detran com o SS 6 bocas, eles não vão só fazer a vistoria, cadastrar o 6c e boas?
Se puxarem o chassis vai saber que nasceu 4cil!
leo65 escreveu:Por essas e outras que resolvi mexer no meu 4 cil em vez de montar um 6cil... Imagina então o caso do 100 que está fazendo um V8... se os "homi" pega é cana..hehehehe
No caso dele a maioria das vezes deve andar em comboio, ai é menos pro, o duro é querer andar sozinho!
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
falermen- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
Idade : 47
Localização : Venâncio Aires RS
Data de inscrição : 26/11/2008
- Mensagem nº54
Re: de 4 cil pra 6 cil
oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.
VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.
PRA NÃO DAR ERRO!!!!
AMPLEXOS
E aí Tchê!
Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
Abraço,
Fábio
willian fóquinha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4642
Idade : 31
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009
- Mensagem nº55
Re: de 4 cil pra 6 cil
é muito dificil lhe dar bem com a lei ainda mais éssa
Marcelo Pitbull- Equipe de Moderação
- Número de Mensagens : 2280
Idade : 51
Localização : Camboriú - SC
Modelo do carro : EX... Diplomata SE 1991/92 Aut.
Ex... SS71
Ex... Especial 73
Cilindros : 18 cil
Data de inscrição : 17/07/2008
- Mensagem nº56
Re: de 4 cil pra 6 cil
oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
AMPLEXOS
falermen- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
Idade : 47
Localização : Venâncio Aires RS
Data de inscrição : 26/11/2008
- Mensagem nº57
Re: de 4 cil pra 6 cil
Marcelo Pitbull escreveu:oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
AMPLEXOS
Se fosse tão simples assim... o que está dificultando a troca não é a procedência do motor, mas a nova lei que impede o aumento de potência (acima dos 10%), depende de inmetro para inmetro, mas o que sei é que aqui eu não consigo emplacar veículo nenhum com aumento de potência acima dos 10%!
Abs,
Fábio
oldschool75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 165
Idade : 35
Localização : Uberaba - MG
Modelo do carro : Omega GLS 4.1 SFI 1995
Cilindros : 6 caneco 4100cc original
Data de inscrição : 30/09/2009
- Mensagem nº58
Re: de 4 cil pra 6 cil
Caro amigo...falermen escreveu:Marcelo Pitbull escreveu:oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
AMPLEXOS
Se fosse tão simples assim... o que está dificultando a troca não é a procedência do motor, mas a nova lei que impede o aumento de potência (acima dos 10%), depende de inmetro para inmetro, mas o que sei é que aqui eu não consigo emplacar veículo nenhum com aumento de potência acima dos 10%!
Abs,
Fábio
Sou inspetor do INMETRO. Nos da base de Uberaba, juntamente com outras bases de inspeção da região do interior paulista, juntamos forças junto com a ABSV, para alterarmos essa exigencia do CONTRAN.
Imaginemos a seguinte situação, meu bisavô tem um fusca 1962, com motor 1200cc, e não esta conseguindo achar peças de reposição... o que el etem que fazer, substituir por um motor 1300
fusca 1200 - 36cv
fusca 1300 - 46cv
Acrescimo de mais de 27,5% na potencia...
Realmente isso se torna um problema pra nos, porque casos assim precisam de uma folga maior para serem resolvidos...
antonio neto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 177
Idade : 38
Localização : Brusque-Santa Catarina
Data de inscrição : 15/07/2009
- Mensagem nº59
Re: de 4 cil pra 6 cil
okha, acho que se bater o pé, daqui umpouco vai acontecer como foi como turbina e suspençao..... os caras vao liberar, mas vai ter que pagar uma grana pra liberar.....
e país querido
e país querido
falermen- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
Idade : 47
Localização : Venâncio Aires RS
Data de inscrição : 26/11/2008
- Mensagem nº60
Re: de 4 cil pra 6 cil
Ficarei na torcida para que vcs consigam sensibilizar os orgãos responsáveis, pois, muita gente quer fazer estas mudanças dentro da lei...oldschool75 escreveu:Caro amigo...falermen escreveu:Marcelo Pitbull escreveu:oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
AMPLEXOS
Se fosse tão simples assim... o que está dificultando a troca não é a procedência do motor, mas a nova lei que impede o aumento de potência (acima dos 10%), depende de inmetro para inmetro, mas o que sei é que aqui eu não consigo emplacar veículo nenhum com aumento de potência acima dos 10%!
Abs,
Fábio
Sou inspetor do INMETRO. Nos da base de Uberaba, juntamente com outras bases de inspeção da região do interior paulista, juntamos forças junto com a ABSV, para alterarmos essa exigencia do CONTRAN.
Imaginemos a seguinte situação, meu bisavô tem um fusca 1962, com motor 1200cc, e não esta conseguindo achar peças de reposição... o que el etem que fazer, substituir por um motor 1300
fusca 1200 - 36cv
fusca 1300 - 46cv
Acrescimo de mais de 27,5% na potencia...
Realmente isso se torna um problema pra nos, porque casos assim precisam de uma folga maior para serem resolvidos...
blz,
Fábio
willian fóquinha- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
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Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009
- Mensagem nº61
Re: de 4 cil pra 6 cil
Somos 2falermen escreveu:Ficarei na torcida para que vcs consigam sensibilizar os orgãos responsáveis, pois, muita gente quer fazer estas mudanças dentro da lei...oldschool75 escreveu:Caro amigo...falermen escreveu:Marcelo Pitbull escreveu:oldschool75 escreveu:salve galera.
Vou explicar agora o que devemos fazer.
1°: você tira um decalque do numero do motor, levar na CIRETRAN da sua cidade, e requerer uma pesquisa para ver se o mesmo se encontra cadastrado em um outro veiculo.
Obs: nos veiculos em que a ultma transferencia tenha sido feita antes de 1990, o numero do motor não vem registrado nos documentos, nesse caso, será registrado o numero do motor que estiver instalado no veiculo.
2° para requerer a modificação de motor, você se dirige a CIRETRAN da sua cidade, munido do CRLV do veiculo, nota fiscal contendo o n° do motor, e declaração de procedencia de acordo com a resolução 250/08 do CONTRAN
http://denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_250.pdf
Com essas documentações em mãos, requerer a Pré-Autorização para troca de motor.
3° dirigir-se a uma base de inspeção do INMETRO (OIA-SV) para fazer o CSV (CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR).
4° Com o CSV em mãos, juntar com toda documentação supra-citada e voltar á delegacia para requerer ALTERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO, geralmente e cobrado uma taxa para isso.
Apos tudo isso, seu motor vira registrado no seu documento e poderá rodar tranquilo!!!
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Se fosse tão simples assim... o que está dificultando a troca não é a procedência do motor, mas a nova lei que impede o aumento de potência (acima dos 10%), depende de inmetro para inmetro, mas o que sei é que aqui eu não consigo emplacar veículo nenhum com aumento de potência acima dos 10%!
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Sou inspetor do INMETRO. Nos da base de Uberaba, juntamente com outras bases de inspeção da região do interior paulista, juntamos forças junto com a ABSV, para alterarmos essa exigencia do CONTRAN.
Imaginemos a seguinte situação, meu bisavô tem um fusca 1962, com motor 1200cc, e não esta conseguindo achar peças de reposição... o que el etem que fazer, substituir por um motor 1300
fusca 1200 - 36cv
fusca 1300 - 46cv
Acrescimo de mais de 27,5% na potencia...
Realmente isso se torna um problema pra nos, porque casos assim precisam de uma folga maior para serem resolvidos...
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Especial 1973- Opaleiro
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Localização : Giruá Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 06/05/2009
- Mensagem nº62
Re: de 4 cil pra 6 cil
MUITO INTERESSANTE ESSE ASSUNTO, EU TINHA MINHA CARAVAN 75 E ERA 89 CV NOS DOC ESSE MOTOR ENTÃO DARIA TRANQUILHAMENTE PARA SUBSTITUIR UM 4 CILINDROS.
willian fóquinha- Opaleiro
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Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009
- Mensagem nº63
Re: de 4 cil pra 6 cil
o meu motor é 90 cv nos documentos sérá que da?
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº64
Re: de 4 cil pra 6 cil
quero colocar um 6 boca aspro com mais ou menos 300hp no meu opala... não teria como no teste do immetro dar uma "estrangulada" no motor pra poder ficar nos 10%??? OU colocar o motor original estrangulado e depois preparar ele???
midobar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 652
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Localização : monte alto sp
Data de inscrição : 13/02/2009
- Mensagem nº65
Re: de 4 cil pra 6 cil
No meu caso eu já passei o carro para o meu nome e no documento está constando o número do motor mas a potencia está 000CV nesse caso se for colocar um 6 cil. vou ter que por ilegal mesmo e rezar pros caras não abrir o capô ?
Padilha4100- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala luxo
77 Comod...4100,
Corcel II guerreiro
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº66
Re: de 4 cil pra 6 cil
Amigos, eu estav olhando o tópico, no caso de passar o opala 4cc p/ 6cc ele tem que passar por dinamometro? se o problema for não passar dos 105 cvs é fácil, diminui 10% da giclage e deixa o ponto em 6°, sem avanço.Garanto que não passa dos 150 cvs.Abraço.
midobar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 652
Idade : 50
Localização : monte alto sp
Data de inscrição : 13/02/2009
- Mensagem nº67
Re: de 4 cil pra 6 cil
Conversei com um outro despachante aqui e expliquei pra ele que eu queria trocar meu motor 4 cil. por um 6 cil. e ele disse que pode basta ter a nota fiscal do motor daí ele pede uma mudança de dados dos documentos dá a baixa no meu motor e aí já sai um novo documento com a numeração do novo motor mas uma coisa que ele me disse que eu achei estranho é que ainda vai ficar constando no documento 4 cil. e depois nas próximas vistorias? esquisito não é ?
gui4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 673
Localização : RS
Modelo do carro : Comodoro 1975 coupe
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 19/05/2009
- Mensagem nº68
Re: de 4 cil pra 6 cil
no ducumento nao consta nada quanto ao numero de clindros, somente a potencia.midobar escreveu:Conversei com um outro despachante aqui e expliquei pra ele que eu queria trocar meu motor 4 cil. por um 6 cil. e ele disse que pode basta ter a nota fiscal do motor daí ele pede uma mudança de dados dos documentos dá a baixa no meu motor e aí já sai um novo documento com a numeração do novo motor mas uma coisa que ele me disse que eu achei estranho é que ainda vai ficar constando no documento 4 cil. e depois nas próximas vistorias? esquisito não é ?
Padilha4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 346
Localização : gmland
Modelo do carro : Opala luxo
77 Comod...4100,
Corcel II guerreiro
Data de inscrição : 14/01/2008
- Mensagem nº69
Re: de 4 cil pra 6 cil
Mas com o munero do motor cadastrado no documento quero ver qual guarda de transito vai querer segurar o veiculo
71EspecialdoGuga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 71
Idade : 44
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Modelo do carro : Opala Especial 1971
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 13/01/2008
- Mensagem nº70
Re: de 4 cil pra 6 cil
Não !willian fóquinha escreveu:mais o seu ta legalizado?71EspecialdoGuga escreveu:Olá amigos. boa discussão ...
E se o nº do motor tiver registrado em outro carro ?
Com relação a nota fiscal do motor: se não tiver pode-se fazer uma declaração assumindo a responsabilidade civil e criminal da procedencia do motor.
Fui atrás disso .... dois despachantes e um cara do Detran me disseram: pra que fazer isso !? Não dá nada ...
Assim já fazem cinco anos que estou com o carro 6CC a álcool, potencia nos documentos: 80cv - Gasolina ... fiz transferência sem problemas e nunca fui parado.
Não cheguei a falar com o Advogado mas acho que daria uma bela jurisprudencia se recolhessem o carro e depois alguém entrar na justiça dizendo: "Como é que eu vou saber !?" ... eu comprei o carro assim, transferi pro meu nome, não tenho acesso ao número do motor (aqui no Paraná ainda não é obrigatório para veículos antes de 1990) e não entendo nada de potência !! Se a conversa passa não sei .... mas enquanto não der nada o 6ão vai andando !
Abraço.
MontiPaz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : opala saia e blusa comodoro 89
Cilindros : 250s 4.4 a alcool
Data de inscrição : 02/04/2009
- Mensagem nº71
Re: de 4 cil pra 6 cil
petuia4100 escreveu:Mas com o munero do motor cadastrado no documento quero ver qual guarda de transito vai querer segurar o veiculo
é verdade... como ele vai saber quantos cavalos tem o motor hauhauahuahauha acho q na verdade os guardas estão pouco se importando com isso desde q o numero do motor e chassi batam... o q vcs acham???
oldschool75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 165
Idade : 35
Localização : Uberaba - MG
Modelo do carro : Omega GLS 4.1 SFI 1995
Cilindros : 6 caneco 4100cc original
Data de inscrição : 30/09/2009
- Mensagem nº72
Re: de 4 cil pra 6 cil
MontiPaz escreveu:petuia4100 escreveu:Mas com o munero do motor cadastrado no documento quero ver qual guarda de transito vai querer segurar o veiculo
é verdade... como ele vai saber quantos cavalos tem o motor hauhauahuahauha acho q na verdade os guardas estão pouco se importando com isso desde q o numero do motor e chassi batam... o q vcs acham???
Exatamente isso, mas sinceramente, com todo resapeito a policia militar e PRF... se pegarem um opala q era 4cilindros e ta instalado um 6 cilindros, nã horsa nunca vão saber qual a diferença...
Isso pega mais na hora de fazer uyma transferencia ok...
midobar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 652
Idade : 50
Localização : monte alto sp
Data de inscrição : 13/02/2009
- Mensagem nº73
Re: de 4 cil pra 6 cil
Oba!!! estão me animando para por um 6izão hein!!!
cristiano fernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 315
Idade : 45
Localização : ribeirão preto
Modelo do carro : 81
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/03/2009
- Mensagem nº74
Re: de 4 cil pra 6 cil
vixi e o meu que nem numero do motor tem no documeto e nem a cavalaria esposta ai eu acho que fica mais facio ou naõ ??????
manquinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8
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Localização : são paulo
Modelo do carro : Opala 73 coupe especial
Cilindros : 6cc escapamento 6x2
Data de inscrição : 24/11/2009
- Mensagem nº75
Re: de 4 cil pra 6 cil
E quem tiver o motor sem numeração (raspado)? Será que estará ferrado....?
Victor4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 909
Idade : 35
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
Opala SS 1979 (a reformar)
Opala STD 1976 (a restaurar)
Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
Data de inscrição : 02/07/2009
- Mensagem nº76
Re: de 4 cil pra 6 cil
Galera.... meu caso é o seguinte.... Opala 1979 com 0000cv no doc e nenhum motor ainda cadastrado no doc..... acho q esse se for pra vistoria com um 6zão original passa né ???????
bruno_andré- Opaleiro
- Número de Mensagens : 550
Idade : 36
Localização : Pindorama - SP
Modelo do carro : 1980 - Opala
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/08/2009
- Mensagem nº77
Re: de 4 cil pra 6 cil
Mais quer dizer intão que só tem problema na transferencia? e quando os "homi" parar não tem como eles saber se era 4cc? Ou eles só sabem se eles puxarem?
Victor4100- Opaleiro
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- Mensagem nº78
Re: de 4 cil pra 6 cil
Cara.... policia num quer nem saber dessas coisas ...... os caras num vão andar com a tabela de chassis dos Opalas nas viaturas ...... rsrsrsrsrsrs..... o importante é só ter o mesmo numero .......
Fui em um despachante pra tirar esta duvida e nem o cara sabia dessa nova lei de limite de alteração de potencia ..... e disse bem assim .... que se tiver isso aee "num pega nada" na transferencia não !!!! A gente confia neh ?? rsrsrs
Fui em um despachante pra tirar esta duvida e nem o cara sabia dessa nova lei de limite de alteração de potencia ..... e disse bem assim .... que se tiver isso aee "num pega nada" na transferencia não !!!! A gente confia neh ?? rsrsrs
nachtwolf- Opaleiro
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- Mensagem nº79
Re: de 4 cil pra 6 cil
amigos,
e no caso de quem quiser adaptar um V8 no Opala então, como fica? impossível, só comprando um Chevelle então?
e quem bota motor 4cil ou até 6cil em Chevette, e conseguem e andam por ai tranquilamente, como é isso?
tá estranho isso..
abraços
e no caso de quem quiser adaptar um V8 no Opala então, como fica? impossível, só comprando um Chevelle então?
e quem bota motor 4cil ou até 6cil em Chevette, e conseguem e andam por ai tranquilamente, como é isso?
tá estranho isso..
abraços
71EspecialdoGuga- Opaleiro
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- Mensagem nº80
Re: de 4 cil pra 6 cil
Esse assunto é bem complicado. Aqui no Paraná onde os carros abaixo de 90 ainda não tem o número do motor no documento, eu diria que é muito, mas muito difícil de numa blitz o carro ser guinchado por conta disso. A menos que seja número raspado ou o carro que o motor foi retirada tenha queixa de roubo; neste último caso mesmo assim acho difícil.
Primeiro porque se não há o número do motor do documento, a polícia consultar e disser que não está de acordo ... como o proprietário vai saber !?!?!?
Eu tive uma grande preocupação com isso quando comprei meu carro; pedi pro meu primo que é despachante consultar ... ele disse que era difícil, mas viu ... falou com um chefe lá no Detran e constatamos que o número do motor 6CC que estava no meu Opala estava cadastrado num Palio em Ponta Grossa. Um Palio 6 CC ??? Ou seja, o número foi raspado e re-marcado. Quando o carro estava deste jeito fiz a transferência, inclusive com vistoria no Detran (pq meu carro está sem plaqueta) e passou na boa ... na vistoria nem abriram o Capô.
Agora já troquei de motor, o número é quente ... mas de qualquer forma não está cadastrado no doc do carro. O guarda vai reclamar ... e aí ... Como é que eu, misero proprietário, que fiz a transferência no Detran, aprovado na vistoria ... vou saber ? Como é que eu vou saber ??
Eu acho o seguinte também ... se vc tiver com o carro em ordem ... IPVA (se tiver), seguro obrigatório em dia, tudo funcionando, pneus que não sejam "slick" etc ... não tem como os caras reclamarem nada.
Eu já ouvi que o Detran do Pr está se preparando para fazer o cadastro do número do motor nos carros abaixo de 90, mas como vão fazer eu não sei !? Imagine todos os fuscas que tiveram motor trocado ....
com essa info nova que não pode mudar + de 10% ... todos os 6CC que são originais 4CC vai ter que trocar para 4CC denovo ??
E mais ... tem que comprar motor com nota fiscal ............. desse jeito vai faltar motor no mercado .... cada motor 4CC vai custar 10.000 .... é isso ou andar com o carro "fora da lei".
Acho que ainda estamos muito longe disso acontecer.
Abrax.
Primeiro porque se não há o número do motor do documento, a polícia consultar e disser que não está de acordo ... como o proprietário vai saber !?!?!?
Eu tive uma grande preocupação com isso quando comprei meu carro; pedi pro meu primo que é despachante consultar ... ele disse que era difícil, mas viu ... falou com um chefe lá no Detran e constatamos que o número do motor 6CC que estava no meu Opala estava cadastrado num Palio em Ponta Grossa. Um Palio 6 CC ??? Ou seja, o número foi raspado e re-marcado. Quando o carro estava deste jeito fiz a transferência, inclusive com vistoria no Detran (pq meu carro está sem plaqueta) e passou na boa ... na vistoria nem abriram o Capô.
Agora já troquei de motor, o número é quente ... mas de qualquer forma não está cadastrado no doc do carro. O guarda vai reclamar ... e aí ... Como é que eu, misero proprietário, que fiz a transferência no Detran, aprovado na vistoria ... vou saber ? Como é que eu vou saber ??
Eu acho o seguinte também ... se vc tiver com o carro em ordem ... IPVA (se tiver), seguro obrigatório em dia, tudo funcionando, pneus que não sejam "slick" etc ... não tem como os caras reclamarem nada.
Eu já ouvi que o Detran do Pr está se preparando para fazer o cadastro do número do motor nos carros abaixo de 90, mas como vão fazer eu não sei !? Imagine todos os fuscas que tiveram motor trocado ....
com essa info nova que não pode mudar + de 10% ... todos os 6CC que são originais 4CC vai ter que trocar para 4CC denovo ??
E mais ... tem que comprar motor com nota fiscal ............. desse jeito vai faltar motor no mercado .... cada motor 4CC vai custar 10.000 .... é isso ou andar com o carro "fora da lei".
Acho que ainda estamos muito longe disso acontecer.
Abrax.
Victor4100- Opaleiro
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Opala SS 1979 (a reformar)
Opala STD 1976 (a restaurar)
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- Mensagem nº81
Re: de 4 cil pra 6 cil
concordo contigo..... se for assim os customizadores estão com os dias contados.... o importante para o governo... detran no caso.... é que seu carro esteja cadastrado e com todas as dividas pagas..... e, claro tudo na legalidade.... creio q não vai importar se o o carro é original 4cc e ta um 6zão no capo.... o cara (PM) vai abrir o capô... ver q ta tudonos conformes e já era.... o foguete vai ser se ele ver um caracol, nitro ou coisa do tipo..... aiiiiiiiii meu amigo.... é pátio !!!! Creio q se vc andar com o carro com o numero do motor cadastrado no doc .... isso não dará problemas nem para transitar com o carro e nem para transferencias e tal.....alguns opalas ainda vem no doc com a potencia 0000cv ( caso do meu diplo e do SS)... esses ainda são mais fáceis.... pois não terá que comprovar a potência exata do carro....e que realmente na minha opinião mesmo um 4cc com 80cv no doc... se chegar lá com um 6zão de 170cv.... é mto dificil o cara ir tirar a prova....mto mesmo !!!! Valeu galera....
Teta- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: de 4 cil pra 6 cil
só p/ citar de exemplo
Ttransferi meu Opala mes passado (hei de pagar a multa por atraso, já que se passarm meses e eu ainda não havia transferido ele). Porém ele, originalmente, era 4cc constando 80cv nos documentos, e durante a reforma(mal feita dica-se de passagem) foi trocado por um 6cc. Com medo que desse algum rolo no detran, já que foi mudada a cor, muitas taxas estavam atrazadas e o DUT estava datado de meses atraz entre outras coisas, resolvi levar em um despachante que em menos de uma semana me entregou os documentos sem nem ao menos conferir se o Opala possuia cinto de segurança (ainda não tem) e ainda disse que é possivel de regularizar o motor.
Enfim, sempre tem uma brecha.
Ttransferi meu Opala mes passado (hei de pagar a multa por atraso, já que se passarm meses e eu ainda não havia transferido ele). Porém ele, originalmente, era 4cc constando 80cv nos documentos, e durante a reforma(mal feita dica-se de passagem) foi trocado por um 6cc. Com medo que desse algum rolo no detran, já que foi mudada a cor, muitas taxas estavam atrazadas e o DUT estava datado de meses atraz entre outras coisas, resolvi levar em um despachante que em menos de uma semana me entregou os documentos sem nem ao menos conferir se o Opala possuia cinto de segurança (ainda não tem) e ainda disse que é possivel de regularizar o motor.
Enfim, sempre tem uma brecha.
odacir_z- Opaleiro
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- Mensagem nº83
Re: de 4 cil pra 6 cil
falermen escreveu:oldschool75 escreveu:E ASSIM MESMO... A RESOLUÇÃO 292/08 DO CONTRAN PERMITE SOMENTE UM ACRECIMO DE 10% NA POTENCIA ORIGINAL, ACIMA DISSO NÃO É Q E PROIBIDO, O INSTALADOR DEVE SER HOMOLOGADO DE ACORDO COM OS DISPOSTOS NA PORTARIA 47/98 E OUTRAS DISPOSIÇÕES DO IBAMA.
VOCÊ PODE REQUERER ISSO NA PRE-AUTORIZAÇÃO MESMO...
TROCA DE MOTOR DE N°......... E ALTERAÇÃO DA POTENCIA DE 80CV PARA 87CV.
PRA NÃO DAR ERRO!!!!
AMPLEXOS
E aí Tchê!
Alguns dias atrás fui até o inmetro daqui para ver a possibilidade de trocar o motor de um jeep que possuo (agora está rodando com um V6 da F250) mas o vistoriador me disse que não seria possível fazer a troca devido a nova resolução do Detran. Aí ele falou que tem uma única maneira, uma oficina mecânica se credenciar junto ao Detran como instalador/fabricante de protótipos, mas o custo deste credenciamento está por volta de 5 a 6.000 reais!!! Ou seja, ninguem vai fazer isso!
Gostaria de fazer tudo dentro da lei, mas pelo visto terei que buscar outros caminhos.
Abraço,
Fábio
Olha mas a questão para um "jeep" é diferente se ele for 4x4 não se
enquadra nesta mesma resolução. não lembro aonde mas nos clubes dos
jipeiros tem uma materia sobre isso.
se for 4x4 não importa os 10%
AvengeR- Opaleiro
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- Mensagem nº84
Re: de 4 cil pra 6 cil
Nossa se a troca de motor de um Opala 4cc para 6cc já é todo esse problema, ficou impossível regularizar um Chepala 6cc.
Para quem gosta de Hot Rod ficou bem complicado ...
Para quem gosta de Hot Rod ficou bem complicado ...
nachtwolf- Opaleiro
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- Mensagem nº85
Re: de 4 cil pra 6 cil
creio que isso vai ser útil pra todos opaleiros do paraná.
como isso tava me dando já uma pequena dor de cabeça, perguntei pra dois despachantes daqui de Londrina, e eis a resposta:
despachante X:
"CARO AMIGO:
AQUI EM LONDRINA NÃO PRECISA LEVAR O VEÍCULO NO DETRAN PARA VISTORIA.
NÓS MESMOS COMO DESPACHANTE FAZEMOS A VISTORIA. SE VOCÊ FOR TRANSFERIR
EM LONDRINA CU CONSIGO FAZER SEM LEVAR O VEÍCULO NO DETRAN."
despachante Y:
"Boa tarde! Guilherme
O colega falou em leitura
de fóruns provavelmente na internet, primeiramente ha se ressaltar que
cada
detran em Estados diferentes da Federação adotam procedimentos de
fiscalização
dos veículos e regularização de documentos de forma diferente, quanto a
vistoria
de veículos existe uma Resolução do Contran de numero 282 (pode ver no
contran)
que não é adotada em todos os estados, assim o Estado de Sp age
diferentemente do Parana assim como em outros Estados, mas enfim não
terá nenhuma dificuldade em registrar ou licenciaar esse veículo aqui no
Parana, poderá fazer com qualquer despachante ou então no próprio
detran, não
existe vistoria do motor no parana, nem se quer a fiscalização tem
observado o motor existente nos veículos abordados em blitz, exceto
quando
notadamente o veículo é movido a gasolina e possui motor diesel.
Espero ter esclarecido, porém
fico ao seu dispor para maiores esclarecimentos através dos fones ****************************** ******* *******
despachante londrina pr."
bom, agora o meu problema está resolvido, e espero que ajude muitos Opaleiros daqui que também estão passando de 4 pra 6.
abraços
como isso tava me dando já uma pequena dor de cabeça, perguntei pra dois despachantes daqui de Londrina, e eis a resposta:
despachante X:
"CARO AMIGO:
AQUI EM LONDRINA NÃO PRECISA LEVAR O VEÍCULO NO DETRAN PARA VISTORIA.
NÓS MESMOS COMO DESPACHANTE FAZEMOS A VISTORIA. SE VOCÊ FOR TRANSFERIR
EM LONDRINA CU CONSIGO FAZER SEM LEVAR O VEÍCULO NO DETRAN."
despachante Y:
"Boa tarde! Guilherme
O colega falou em leitura
de fóruns provavelmente na internet, primeiramente ha se ressaltar que
cada
detran em Estados diferentes da Federação adotam procedimentos de
fiscalização
dos veículos e regularização de documentos de forma diferente, quanto a
vistoria
de veículos existe uma Resolução do Contran de numero 282 (pode ver no
contran)
que não é adotada em todos os estados, assim o Estado de Sp age
diferentemente do Parana assim como em outros Estados, mas enfim não
terá nenhuma dificuldade em registrar ou licenciaar esse veículo aqui no
Parana, poderá fazer com qualquer despachante ou então no próprio
detran, não
existe vistoria do motor no parana, nem se quer a fiscalização tem
observado o motor existente nos veículos abordados em blitz, exceto
quando
notadamente o veículo é movido a gasolina e possui motor diesel.
Espero ter esclarecido, porém
fico ao seu dispor para maiores esclarecimentos através dos fones ****************************** ******* *******
despachante londrina pr."
bom, agora o meu problema está resolvido, e espero que ajude muitos Opaleiros daqui que também estão passando de 4 pra 6.
abraços
sergiomed- Opaleiro
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Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº86
Re: de 4 cil pra 6 cil
A troca de motor de 4cc para 6cc é permitida sim...mas TEM QUE TER NOTA FISCAL DE COMPRA e também NOTA FISCAL DO SERVIÇO DE INSTALAÇÃO do motor.
Como proceder:
1. Compre um 6cc com NOTA! OBS: Certifique-se junto ao detran se este número do motor está LIVRE de pendências.
2. Vá a um despachante ou entre com um pedido de modificação de POTÊNCIA/CILINDRADA no detran.
3. APÓS o detran autorizar esta troca você segue para oficina para que troquem o motor.
4. Antes da saída da oficina exija NOTA FISCAL do serviço de mecânica.
5. Entre em contato com o detran para que seja autorizada uma vistoria no seu carro, para ser obtido o CSV (Certificado de segurança veicular), junto a uma oficina de vistoria licenciada e indicada pelo próprio detran.
6. Seu carro é vistoriado e se passar na vistoria é emitido um laudo.
7. Leve o laudo e os documentos do carro no detran e eles emitirão um novo documento onde constará este novo número do motor no campo de observações do documento do carro.
8. Pronto está andando de 06 cilindros legalizado!
OBS: Pela resolução de detran o aumento de potência só pode ser de no máximo 10% do potência original do motor. Este é o ítem que mais gera confusão...pois se o 4cc tem 90cv no máximo poderia ir até 99cv....MAS....no caso seu motor novo é um 6cc que NATURALMENTE já possui cerca de 150cv...então NÃO SE APLICA este ítem..pois voce não está modificando a potência do motor original 4cc e SIM está colocando um NOVO motor com potência ORIGINAL de 150cv...portanto esta é a FALHA da resolução do detran...quando é efetuada a troca do 4cc pelo 6cc não é emitida no documento a potência de 150cv...vai ficar a potência antiga...e eu REALMENTE RECOMENDO que voce deixe ASSIM MESMO, porque tanto os homi quanto os caras da vistoria do detran nem ligam para isso e deixam passar na boa porque no fundo o que realmete importa é o número do motor cadastrado nos docs.
Mas caso voce queira corrigir a potencia é o seguinte:
O sistema/programa dos computadores do detran são programados para não aceitarem valores acima de 10% da potencia original que estava ali antes, sendo assim os 90cv originais não poderão virar mais do que 99cv. Portanto, na hora em que o funcionário estiver tentando digitar 150cv do laudo obtido no dinamometro no campo de potência do seu documento o cadastro não poderá ser concluido. A única pessoa capaz de alterar este valor no documento é o chefe do detran de sua cidade mediante senha especial do sistema que somente ele possui...quem digita todos os docs no detran não é o chefe e sim é um funcionario administrativo qualquer com senha comum e portanto incapaz de alterar este campo do documento.
Diante disto somente restam 02 opções:
1. Pague um "café" para o chefe do detran e sugira que ele pessoalmente digite seu documento com a senha dele.
ou
2. Deixe a potência original do 4cc no seu documento porque o que realmente interessa é o Número do motor esteja cadastrado no documento.
Abraços!
Como proceder:
1. Compre um 6cc com NOTA! OBS: Certifique-se junto ao detran se este número do motor está LIVRE de pendências.
2. Vá a um despachante ou entre com um pedido de modificação de POTÊNCIA/CILINDRADA no detran.
3. APÓS o detran autorizar esta troca você segue para oficina para que troquem o motor.
4. Antes da saída da oficina exija NOTA FISCAL do serviço de mecânica.
5. Entre em contato com o detran para que seja autorizada uma vistoria no seu carro, para ser obtido o CSV (Certificado de segurança veicular), junto a uma oficina de vistoria licenciada e indicada pelo próprio detran.
6. Seu carro é vistoriado e se passar na vistoria é emitido um laudo.
7. Leve o laudo e os documentos do carro no detran e eles emitirão um novo documento onde constará este novo número do motor no campo de observações do documento do carro.
8. Pronto está andando de 06 cilindros legalizado!
OBS: Pela resolução de detran o aumento de potência só pode ser de no máximo 10% do potência original do motor. Este é o ítem que mais gera confusão...pois se o 4cc tem 90cv no máximo poderia ir até 99cv....MAS....no caso seu motor novo é um 6cc que NATURALMENTE já possui cerca de 150cv...então NÃO SE APLICA este ítem..pois voce não está modificando a potência do motor original 4cc e SIM está colocando um NOVO motor com potência ORIGINAL de 150cv...portanto esta é a FALHA da resolução do detran...quando é efetuada a troca do 4cc pelo 6cc não é emitida no documento a potência de 150cv...vai ficar a potência antiga...e eu REALMENTE RECOMENDO que voce deixe ASSIM MESMO, porque tanto os homi quanto os caras da vistoria do detran nem ligam para isso e deixam passar na boa porque no fundo o que realmete importa é o número do motor cadastrado nos docs.
Mas caso voce queira corrigir a potencia é o seguinte:
O sistema/programa dos computadores do detran são programados para não aceitarem valores acima de 10% da potencia original que estava ali antes, sendo assim os 90cv originais não poderão virar mais do que 99cv. Portanto, na hora em que o funcionário estiver tentando digitar 150cv do laudo obtido no dinamometro no campo de potência do seu documento o cadastro não poderá ser concluido. A única pessoa capaz de alterar este valor no documento é o chefe do detran de sua cidade mediante senha especial do sistema que somente ele possui...quem digita todos os docs no detran não é o chefe e sim é um funcionario administrativo qualquer com senha comum e portanto incapaz de alterar este campo do documento.
Diante disto somente restam 02 opções:
1. Pague um "café" para o chefe do detran e sugira que ele pessoalmente digite seu documento com a senha dele.
ou
2. Deixe a potência original do 4cc no seu documento porque o que realmente interessa é o Número do motor esteja cadastrado no documento.
Abraços!
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº87
Re: de 4 cil pra 6 cil
E quem fez a troca do motor em casa, como faz? Arrumar notas frias?
_________________
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darlon- Opaleiro
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- Mensagem nº88
Re: de 4 cil pra 6 cil
os caras tentam tranca de tudo que é jeito...e se eles falarem que a potencia é do carro e nao do motor,por tanto nem motor novo(diferente)pode.....sergiomed escreveu:A troca de motor de 4cc para 6cc é permitida sim...mas TEM QUE TER NOTA FISCAL DE COMPRA e também NOTA FISCAL DO SERVIÇO DE INSTALAÇÃO do motor.
Como proceder:
1. Compre um 6cc com NOTA! OBS: Certifique-se junto ao detran se este número do motor está LIVRE de pendências.
2. Vá a um despachante ou entre com um pedido de modificação de POTÊNCIA/CILINDRADA no detran.
3. APÓS o detran autorizar esta troca você segue para oficina para que troquem o motor.
4. Antes da saída da oficina exija NOTA FISCAL do serviço de mecânica.
5. Entre em contato com o detran para que seja autorizada uma vistoria no seu carro, para ser obtido o CSV (Certificado de segurança veicular), junto a uma oficina de vistoria licenciada e indicada pelo próprio detran.
6. Seu carro é vistoriado e se passar na vistoria é emitido um laudo.
7. Leve o laudo e os documentos do carro no detran e eles emitirão um novo documento onde constará este novo número do motor no campo de observações do documento do carro.
8. Pronto está andando de 06 cilindros legalizado!
OBS: Pela resolução de detran o aumento de potência só pode ser de no máximo 10% do potência original do motor. Este é o ítem que mais gera confusão...pois se o 4cc tem 90cv no máximo poderia ir até 99cv....MAS....no caso seu motor novo é um 6cc que NATURALMENTE já possui cerca de 150cv...então NÃO SE APLICA este ítem..pois voce não está modificando a potência do motor original 4cc e SIM está colocando um NOVO motor com potência ORIGINAL de 150cv...portanto esta é a FALHA da resolução do detran...quando é efetuada a troca do 4cc pelo 6cc não é emitida no documento a potência de 150cv...vai ficar a potência antiga...e eu REALMENTE RECOMENDO que voce deixe ASSIM MESMO, porque tanto os homi quanto os caras da vistoria do detran nem ligam para isso e deixam passar na boa porque no fundo o que realmete importa é o número do motor cadastrado nos docs.
Mas caso voce queira corrigir a potencia é o seguinte:
O sistema/programa dos computadores do detran são programados para não aceitarem valores acima de 10% da potencia original que estava ali antes, sendo assim os 90cv originais não poderão virar mais do que 99cv. Portanto, na hora em que o funcionário estiver tentando digitar 150cv do laudo obtido no dinamometro no campo de potência do seu documento o cadastro não poderá ser concluido. A única pessoa capaz de alterar este valor no documento é o chefe do detran de sua cidade mediante senha especial do sistema que somente ele possui...quem digita todos os docs no detran não é o chefe e sim é um funcionario administrativo qualquer com senha comum e portanto incapaz de alterar este campo do documento.
Diante disto somente restam 02 opções:
1. Pague um "café" para o chefe do detran e sugira que ele pessoalmente digite seu documento com a senha dele.
ou
2. Deixe a potência original do 4cc no seu documento porque o que realmente interessa é o Número do motor esteja cadastrado no documento.
Abraços!
ate mais...
Juliano Lima- Opaleiro
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- Mensagem nº89
Re: de 4 cil pra 6 cil
Tiozinho do Rock escreveu:hehehe...tenho um 4 cil que no doc consta 000cv, daí coloco um 6 cil, aumento 10% e fico com...000cv. Esse detran é uma piada mesmo...
A minha Caravan originalmente é 4cil e está com um 250/S e a potência nos docs tb é 000.
Aqui no Rio tudo é uma bagunça, mas legalizei meu Passat GTS Pointer 1984 para 2.0 turbo sem dores de cabeça.
solicitei ao Detran autorização para aumento de potência fui no inmetro e fiz o laudo aonde passou a constar o motor 2000 e inclusão de kit turbo.
O carro possue 300cv e o engenheiro deu apenas 50% de potência sobre 112cv do motor 2.0
ficou assim
5 PAS/168/2000
Acredito que esse porcedimento se aplique a transição de motores 4cil para 6cil
Galera espero ter ajudado.
Abs.
Marko4100- Opaleiro
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- Mensagem nº90
Re: de 4 cil pra 6 cil
BOM.... CADA CASO É UM CASO.... EU PARTICULARMENTE DESISTI DE MUDAR...MUITA BUROCRACIA... TA CONSTANDO 98CV NOS DOCS... E TA COM 6CC (COMPREI ASSIM JÁ)... MAS COMO COMENTADO JA AQUI AXO DIFICIL ABRIREM O CAPÔ PRA VERIFICAR ALGUMA COISA SE ESTIVER TUDO OK..(IPVA, TRANSFERENCIA E TALS)...
O DIA Q ACONTECER ALGO DIFERENTE POSTO AKI...RSSSSS (ESPERO Q NUNCA)
E AÍ VAI UMA PERGUNTA AOS OPALEIROS..... ALGUEM AKI DO FORUM JÁ TEVE ALGUM PROBLEMA COM ISSO???????? POR ESTAR RODANDO COM UM MOTOR 6CC E ESTAR COM 98CV OU MENOS NOS DOCS? EU PARTICULARMENTE NUNCA VI NENHUM CASO... TBM NUNCA OUVI FALAR....
ABRAÇO!
O DIA Q ACONTECER ALGO DIFERENTE POSTO AKI...RSSSSS (ESPERO Q NUNCA)
E AÍ VAI UMA PERGUNTA AOS OPALEIROS..... ALGUEM AKI DO FORUM JÁ TEVE ALGUM PROBLEMA COM ISSO???????? POR ESTAR RODANDO COM UM MOTOR 6CC E ESTAR COM 98CV OU MENOS NOS DOCS? EU PARTICULARMENTE NUNCA VI NENHUM CASO... TBM NUNCA OUVI FALAR....
ABRAÇO!
sergiomed- Opaleiro
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- Mensagem nº91
Re: de 4 cil pra 6 cil
O meu cunhado comprou um deluxo 74 6cc adaptado e no detran nem pediram pra ele abrir capo nem nada e isso que ele fez a vistoria com o 6x2...passou sem problemas. No meu 79 que também é 6cc adaptado o fulano que foi fazer a vistoria se mostrou "o entendido" de opalas e percebeu que a potência estava do 4cc antigo no doc e o meu motor 6cc era adaptado e logo veio com um papinho de que eu teria fazer CSV porque a suspensão deveria ser reforçada, diferencial do 6cc, etc...o fulano queria estragar o meu dia....bom resumindo...não quis assinar a transferencia do meu opala...mas como estamos no brasil e quem grita mais alto é quem está com a razão...no outro dia conversei com o chefe do detran e ele assinou sem nem mesmo ter visto que cor era o carro....devo ressaltar que em ambos os casos o número do motor já estava cadastrado no documento...bom este foi o meu único embarasso com esta questão de potência errada nos docs. Em outra conversa com o pessoal do detran ficou claro para mim que eles não ligam pra esta história de potencia 4cc x 6cc dos docs e o que ressaltaram foi que o número do motor é o que realmente importa estar igual ao do que esta no carro...caso contrário é pátio na certa...abraços
Souza- Opaleiro
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- Mensagem nº92
Re: de 4 cil pra 6 cil
Aqui no RS, tá complicado, os caras estão dificultando o máximo, eu já estou quase desistindo de regularizar, ainda estou atrás de um despachante que conheça os "meios," o meu não queria nem fazer inmetro,somente colocar o nº do motor 6 nos docs e continuar com os 89 cv, o que vale mesmo é o nº nos docs.
Marko4100- Opaleiro
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- Mensagem nº93
Re: de 4 cil pra 6 cil
e se não consta o numero nos docs? no meu nao tem nada.... só a potencia... sem numero do motor....Souza escreveu:Aqui no RS, tá complicado, os caras estão dificultando o máximo, eu já estou quase desistindo de regularizar, ainda estou atrás de um despachante que conheça os "meios," o meu não queria nem fazer inmetro,somente colocar o nº do motor 6 nos docs e continuar com os 89 cv, o que vale mesmo é o nº nos docs.
Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 495
Idade : 43
Localização : RS
Data de inscrição : 29/10/2008
- Mensagem nº94
Re: de 4 cil pra 6 cil
Não tem problema, os originais não vem com o nº no doc, o meu 4cc não consta o nº no doc, somente no prontuário do detran, o problema é quando muda motor, aí tem que ir o nº no doc.Marko4100 escreveu:e se não consta o numero nos docs? no meu nao tem nada.... só a potencia... sem numero do motor....Souza escreveu:Aqui no RS, tá complicado, os caras estão dificultando o máximo, eu já estou quase desistindo de regularizar, ainda estou atrás de um despachante que conheça os "meios," o meu não queria nem fazer inmetro,somente colocar o nº do motor 6 nos docs e continuar com os 89 cv, o que vale mesmo é o nº nos docs.
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº95
Re: de 4 cil pra 6 cil
Se não tem o número do motor no documento eu acho que apareçer la já com o 6cc deve dar certo pois eles vão ter que cadastra-lo já que é o motor que está no carro...conta pra eles, se eles perguntarem, que voce já pegou o carro assim e nem sabia que originalmemte era 4cc..e em última instancia voce faz uma declaração de responsabilidade civil e criminal da origem do motor (acho que é este o termo)...desculpem se falei besteira neste caso....mas deve ser por aí...abraços!Souza escreveu:Não tem problema, os originais não vem com o nº no doc, o meu 4cc não consta o nº no doc, somente no prontuário do detran, o problema é quando muda motor, aí tem que ir o nº no doc.Marko4100 escreveu:e se não consta o numero nos docs? no meu nao tem nada.... só a potencia... sem numero do motor....Souza escreveu:Aqui no RS, tá complicado, os caras estão dificultando o máximo, eu já estou quase desistindo de regularizar, ainda estou atrás de um despachante que conheça os "meios," o meu não queria nem fazer inmetro,somente colocar o nº do motor 6 nos docs e continuar com os 89 cv, o que vale mesmo é o nº nos docs.
darlon- Opaleiro
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- Mensagem nº96
Re: de 4 cil pra 6 cil
o numero nao precisa aparecer no doc pra tar cadastrado.....se foi feito trnsferencia nos ultimos 10 anos,com certeza ta cadastrado....sergiomed escreveu:Se não tem o número do motor no documento eu acho que apareçer la já com o 6cc deve dar certo pois eles vão ter que cadastra-lo já que é o motor que está no carro...conta pra eles, se eles perguntarem, que voce já pegou o carro assim e nem sabia que originalmemte era 4cc..e em última instancia voce faz uma declaração de responsabilidade civil e criminal da origem do motor (acho que é este o termo)...desculpem se falei besteira neste caso....mas deve ser por aí...abraços!Souza escreveu:Não tem problema, os originais não vem com o nº no doc, o meu 4cc não consta o nº no doc, somente no prontuário do detran, o problema é quando muda motor, aí tem que ir o nº no doc.Marko4100 escreveu:
e se não consta o numero nos docs? no meu nao tem nada.... só a potencia... sem numero do motor....
aqui no RS e dificil.....to fazendo o meu..quando tiver pronto gostaria de cadastrar o numero do motor nos doc,pra fica tranquilo....
esse negocio de potencia certa no doc e besteira....tanto faz a que tiver.....
ate mais
Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 495
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Localização : RS
Data de inscrição : 29/10/2008
- Mensagem nº97
Re: de 4 cil pra 6 cil
Exatamente, o número não está no doc, mas está cadastrado nos dados do detran, exemplo: se eu trocar o motor e não mudar o número do motor, caso o carro seja preso ou se os policiais puxarem a ficha do carro verão que o número do motor que está no carro não bate com o número que está no cadastro do detran, esse negócio de cv é tranquilo, o que importa mesmo é o número do motor cadastrado como pertencente ao veículo, aqui no RS, está quase impossível de fazer isso, eu só farei isso se arrumar um despachante que tenha "amizades" no detran, se não nem vou esquentar com isso, nunca irei vender meu opala, e dificilmente um policial irá te parar e pesquisar no sistema qual é o número do motor cadastrado no seu carro já que meus docs não constam o número do motor.
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº98
Re: de 4 cil pra 6 cil
Cada estado é diferente nestes casos....no paraná nem tem cadastro do motor...fod*
Juliano Lima- Opaleiro
- Número de Mensagens : 11
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Localização : Rio de janeiro
Modelo do carro : 1975/1975
Cilindros : 6cil 250/S
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- Mensagem nº99
Re: de 4 cil pra 6 cil
Então, traz o carro para o Rio, regulariza a situação e retorna para o estado de origem, uma vez regularizado nunca mais vão te encher o saco!sergiomed escreveu:Cada estado é diferente nestes casos....no paraná nem tem cadastro do motor...fod*
O procedimento é o mesmo para inclusão de kit turbo, a desvantagem é que no campo obs vai aprecer veículo modificado!
diego.b.roa- Opaleiro
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Data de inscrição : 05/01/2010
- Mensagem nº100
Re: de 4 cil pra 6 cil
o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº101
Re: de 4 cil pra 6 cil
Isso é...no meu SS consta veículo modificado porque foi colocado comando mais forte e foi passado em dinamometro...nos docs estão constando veículo modificado e também a nova potência de 189cvJuliano Lima escreveu:Então, traz o carro para o Rio, regulariza a situação e retorna para o estado de origem, uma vez regularizado nunca mais vão te encher o saco!sergiomed escreveu:Cada estado é diferente nestes casos....no paraná nem tem cadastro do motor...fod*
O procedimento é o mesmo para inclusão de kit turbo, a desvantagem é que no campo obs vai aprecer veículo modificado!
sergiomed- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1234
Data de inscrição : 10/12/2009
- Mensagem nº102
Re: de 4 cil pra 6 cil
Cara voce pode descobrir pelo seu numero do chassis se se opala saiu de fabrica com 4 ou 6cc.diego.b.roa escreveu:o meu opala veio com um pequeno problema ,o motor nao ta cadastrado ,e ele ja foi trocado (o despachante ja olho : ele nao e roubado e nao esta cadastrado em nenhum carro ,menos mal ).agora esta sendo feito pesquiza de fabrica do motor q ta nele .tem como eu saber se meu opala saiu defabrica com 4cc o 6cc?eu acredito q foi com 4cc msm.
nooo ta demorando muito chega essa ''tal pesquiza de fabrica '' nao vejo a hora de transferi o opalao para o meu nome ...
t+
eu tbm ando irregular com minha variant 74,pq ela tem suspençao a ar ,ai se eles pedirem pra abrir o capu eu vou ta meio enrrolado kkkk
Vá até sua plaquetinha na porta e veja se saiu com letra D (6cc) ou letra E (4cc).
Por exemplo:
5R87D....
Essa é quinta letra que significa o motor que veio no seu carro..
Se voce quiser mais informações consulte este tópico aqui
http://www.opaleirosdoparana.com/assuntos-gerais-f3/identificacao-por-chassis-t292.htm
Abraços!
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