Suspensão
Se o pavimento das faixas de rodagem oferecesse perfeitas condições de
rolamento, os automóveis não necessitariam de um sistema complexo de
suspensão para proporcionar conforto aos seus ocupantes. Um bom sistema
de suspensão deve incluir molejamento e amortecimento. O primeiro
consiste na resistência elástica a uma carga e o segundo na capacidade
de absorver parte da energia de uma mola após esta ter sido comprimida.
Se
esta energia não for absorvida, a mola ultrapassará bastante a sua
posição original e continuará a oscilar para cima e para baixo até que
essas oscilações cessem.
O amortecimento converte a energia mecânica
em energia calorífica. Para reduzir o ruído e aumentar a suavidade, as
molas são montadas sobre borracha. O sistema de suspensão inclui ainda
almofadadas dos bancos, que também protegem contra as vibrações.
As
dimensões das rodas constituem um fator importante para uma marcha
suave. Uma roda grande transporá a maioria das irregularidades do
pavimento; contudo, não é viável uma roda suficientemente grande para
anular os efeitos de todas essas irregularidades. Uma roda não deverá
também ser tão pequena que caiba em todos os buracos da superfície da
faixa de rodagem o que resultaria numa marcha irregular.
Suspensão - Perguntas e Respostas
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Quais são as partes que compõe o sistema de suspensão ?
A suspensão de um carro juntamente com o sistema de freios faz parte do que se chama sistema de segurança do veículo.
Exige ao menos uma revisão periódica para verificação de eventuais
danos gerados pelas condições não muito propicias de nossas vias.
No que diz respeito as peças a lista é extensa sendo que os principais itens são:
· Amortecedores
· Molas
· Bandejas
· Pivos
· Barras e Terminais
· Juntas homocinéticas
De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão? Nos casos onde não se nota nenhum sintoma deve-se verificar a suspensão a cada 3 meses.
Quando se sabe que é necessário a substituição de algum item de suspensão ? Normalmente o sintoma mais comum são os barulhos que aparecem quando se está dirigindo.
Qual a vida útil de um amortecedor ? Em condições normais de uso um amortecedor mantém sua ação original em média durante 40.000 KM, de acordo com especificações do fabricante.
Qual a função de um amortecedor ? Diferentemente
do que se pensa a função principal de um amortecedor é limitar o curso
de atuação das molas equalizando e balanceando as oscilações do sistema
de suspensão e não a de absorver impactos. Esta função é do conjunto de
molas que deve sempre ser substituída em conjunto com os amortecedores.
Quais são os perigos de desgaste excessivo da suspensão ?
· Maior fadiga do condutor e aumento do tempo de reação
· Menor estabilidade em curvas
· A aquaplanagem acontece a uma velocidade 10 % menor que o normal
· O sistema de ABS não funciona adequadamente sem as rodas tocarem o solo
· Maior distância de frenagem
· Aumenta a possibilidade de derrapagem em solo molhado
· Acentua o desgaste de outros elementos mecânicos
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