Boa nação opaleira!
Legal ver a galera dando um trato nas máquinas!
Semana passada foi minha vez!
Resolvi que tava na hora de abrir o motor pra dar uma olhadinha como estão as coisas lá dentro, afinal prestes a completar 28 anos de serviço os 6 caneco nunca tinham visto a luz do dia depois de março de 1987 quando foi montado e espetado no cofre do meu diplomata...
Apesar de não estar apresentando sinais de cansaço, somente um vazamento de água por um dos selos do cabeçote, o peso da idade e o combustível etílico são crueis com alguns materiais como juntas, retentores e mangueiras... então tomei coragem e mãos a obra!
Comecei retirando o H34 e os coletores, depois a trava do capô, drenagem do sistema de arrefecimento, retirada da cápsula da termostática, alternador, correias, compressor do ar e seus respectivos suportes, tudo muito sujo, seguiram direto pra uma limpeza rigorosa com desengraxante para poder analisar o estado geral.
Depois foi a vez da tampa de válvulas, tampa do distribuidor e cabos de velas.
Pronto o caminho estava livre para a retirada do cabeçote.
Depois de quebrados os 12 kg de torque retirei os 14 parafusos gigantes que prendem o cabeçote ao bloco. Após uma breve forçada segurando os balancins em minha direção e aplicando o peso do corpo para alavancar o bichão estalou e se mexeu!
Pronto, estava solto o cabeçote... ergui o bichão (30kg - que mais pareciam 200 kg) pra fora do cofre.
Coisa linda ver ao vivo os 6 canecos que tantas alegrias me trouxeram durante esses quase 18 anos de convívio (a completar em 05-jan).
Gostei da situação que se encontram os pistões, o cabeçote e os balancins, tudo tá como novo ainda, sujos mas como novos, apesar dos quase 290 mil km rodados. Esse cálculo é aproximado já que não tenho como saber quantos km o primeiro proprietário rodou, quando comprei o velocímetro marcava 23 mil e uns quebrados, creio que ele já tinha virado uma vez... portanto seriam 123 mil e uns quebrados...
Bom cálculos a parte, segui com a desmontagem, inspecionando e marcando as varetas, balancins, tudo que saiu foi devidamente limpo e etiquetado, para voltar para o lugar de origem, como manda o manual...
Levei o cabeçote numa retífica pra fazer um banho químico e medições, ver se tinha alguma trinca, empeno... nada foi só trocar os o´rings das válvulas! Estava ZERO! Ficou como novo, levei direto para o pintor para aplicar a tinta amarela caterpillar original dos motores álcool daquela época... serviço fica pronto na semana que vem.
Enquanto isso, chegam pelo correio os materiais para finalizar a montagem, jogo de juntas, flange com prisioneiros do coletor de admissão, junta da descarga, mangueiras....
Bom depois de tanto blá-blá-bla, vamos ao que interessa! Fotos!
Sem a tampa dos balancins e coletores
Dá pra ver o caminho da água que vazou pelo selo na área do cilindro nº5
Agora já sem o monstro cabeçote de 30kg!
Linda imagem dos 6 canecos livres
O monstro fora do cofre!
Tenho mais algumas fotos, mas to sem tempo para colocar todas, quando chegar o restante do material atualizo a situação.
Abraço a todos.
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