Todo começo de projeto de restauração é complicado, como sou um xarope perfeccionista, fica mais difícil ainda.
Tenho um coupe 1979, foi comprado há dois anos, e agora a coisa deu uma aliviada e vou iniciar a restauração.
O latoeiro já foi definido, um "tiozinho" que entende tudo de opala, mavecos e outros antigos, mas sua agenda é de ferrar. Está agendado para 15/07/2008 entregar o carro para ele iniciar os trabalhos.
Mas tenho milhares de dúvidas, e gostaria de compartilhar com vocês e ter as vossas opiniões antes de literalmente meter a mão na massas.
1 - O opala é um 4 cilindros, inicialmente vou jogar um 6 cilindros, alguém tem fotos ou descritivos de quais adaptações são necessárias para essa mudança? Muda radiador entre outras coisas e isso mexe estruturalmente na lataria do cofre.
2 - Não tenho interior. Os banco não existiam, era somente umas molas enferrujadas, tudo arrebentado, sem condições de recuperar. Existe algum local que venda bancos originais? Gostei do interior da caravan do mês de maio, diferente, mas mantendo o ar de original. Precisava de dicas disso. O painel também está em estado lamentável, é necessário troca da capa, acha-se fácil isso?
3 - Peças de lata, encontra-se na Casa do Latoeiro, mas tem que olhar bem antes de levar, que volta e meia nos deparamos com peças com grandes defeitos. Estava com duas dificuldades, paralama direito (que acabei achando um novinho por um preço muito baixo na última semana) e as curvas da roda traseira, externamente dos dois lados e internamente do lado direito.
4 - Rodas é um caso a parte. Já tenho decidido o modelo, são 17, com ar original puritano, talas menores na frente, maiores atrás, porém minha dúvida reside em se não vai ficar pegando na lata esse aro. Não gostaria de rebater a lataria por causa das rodas.
5 - Cromados do carro estão todos em mal estado, todos esses conjuntos são encontrados com facilidade? A borracha do parabrisa e vidro traseiro com os cromados precisam ser trocadas também, esses detalhes são os que dão o charme e trazem aquele saudosismo do visual do opala, tenho grande preocupação com esses detalhes.
6 - Faixa lateral é fundamental, acha-se isso fácil? São adesivas? Aplica-se depois da pintura?
7 - Pigmentação para dar um brilho é interessante, mas em exagero fica feio, existe alguma medida para passar para o pintor na hora da preparação da tinta?
8 - A grade é algo que dá o ar agressivo ao carro, gostaria de colocar uma cromada, mas não tenho idéia de quais modelos de grade cromada podem ser originais para esse modelo de opala. Manda cromar a grade original dele resolve?
9 - Teto de vinil para este modelo, dourado (consta cinza no documento) senão me engano a cor original chama-se cinza areia, qual cor cai melhor?
Se puderem me ajudar nessas poucas dúvidas que tenho.
Para facilitar tentem responder conforme número das perguntas, as opiniões e dicas são muito importantes para o coupê.
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