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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
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www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Caravan88 Sex 17 Dez - 11:40:23

    Bom pessoal, quando comprei minha Caravan ela marcava exatamente no meio do marcador de temperatura e não oscilava muito não.

    Depois de uma revisão no motor ela voltou marcando um pouco acima e o mecânico disse que está tudo normal com o motor e que o meu marcador havia quebrado, porque ele havia andado com o carro numa rua de paralelepípedo e o marcador ficava oscilando conforme ia passando nos buracos.

    Enfim, minha dúvida é qual o ponto ideal desse marcador? Exatamente no meio? Um pouco acima????
    É normal o marcador diminuir quando o carro está andando (pois ventilaria mais o motor) e depois aumentar quando o parro está parado? Preciso trocar o marcador ou está bom assim?
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    Mensagem por Müller Sex 17 Dez - 11:54:45

    Carro a álcool o correto é trabalhar no meio. Em trãnsito pesado, ou subidas longas e íngremes e em altas velocidades (acima de 140) é normal uma leve subida alem do meio. Em velocidade de cruzeiro e com o sistema de arrefecimento em ordem, o ponteiro permanece quase inalterada sua posição.


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    Mensagem por Jean Bida Sex 17 Dez - 11:57:45

    Dae! Na estrada, constante...vai marcar abaixo do meio sim...tanto no meu gasolina ou na alcool é igual...Na city, anda e pára o ponto é o meio mesmo...passando do meio aciona ventilador e volta um pouquinho abaixo do meio...logo estará no meio novamente...de boa...Quando peguei minha Comodoro, sempre andava com o ponteiro quase no vermelho, no primeiro dia com ela, percebi que não estava certo, carro cabeça quente, tem um bafo que apavora no calor...é de suar...a Comodoro apesar de estar quase no vermelho, não tinha bafão quente, nem rente ao motor e nem quando liga a ventoinha e carro com problema de aquecimento sente no pé, fora do carro com a ventoinha ligada...Era nítido que o marcador , ou o sensor do cabeçote estava errado. Mesmo assim fervi, termostática e sensor do radiador(que aciona ventoinha) içados no meio de uma panela(não pode tocar no fundo) e com um termometro digital aferi a abertura correta da termostática, e um multímetro, aferi o "click" do cebolão em cima do especificado...tudo certo, fresco e aferido rodei assim uns dias de boa...mas incomoda o ponteiro acima, e se de fato ele quisesse me mostrar uma temperatura elevada eu iria ignorar...Andando as vezes ele saia da parte alta e caia pro meio ou abixo, comprei um sensor de temperatura de marca original em seguida e pronto,marca no meio em transito, em estrada constante, abaixo do meio, velocidade 110...Talvez seja seu problema.A peça é barata, acho raro ser o marcador do painel, ainda mais que tu descreve que dá uns pulo, igual fazia na minha Comodoro.Usa sensor MTE.


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    Mensagem por Caravan88 Sex 17 Dez - 12:14:48

    Quando comprei ela marcava exatamente no meio. Mas então agora está confirmado, o correto para a Caravan álcool é bem no meio mesmo, obrigado Müller.

    Bem isso mesmo Jean, valeu pelo comentário. Realmente incomoda o sensor lá no alto! Vou comprar outro sensor e instalar.

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    Mensagem por sebastiao s junior Sex 17 Dez - 12:33:47

    oi galera me tira uma duvida o que pode ser quando ligo meu opala ta normal a temperatura ai quando ligo o farol ta tudo bem ainda ai passando um pouco o carro ja ta quente o ponteiro da temperatura fica colado no vermelho e quando eu desligo o farol volta pro meio ela so sobe quando eu ligo o farol se alguem souber agradeço. obrigado pessoal.
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    Mensagem por Jean Bida Sex 17 Dez - 12:40:04

    Caravan88 escreveu:Quando comprei ela marcava exatamente no meio. Mas então agora está confirmado, o correto para a Caravan álcool é bem no meio mesmo, obrigado Müller.

    Bem isso mesmo Jean, valeu pelo comentário. Realmente incomoda o sensor lá no alto! Vou comprar outro sensor e instalar.

    Marcador de Temperatura  122938 Valeu pessoal.

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    Pow...vai na fé que vai ser só isso...


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    Mensagem por Jean Bida Sex 17 Dez - 12:42:06

    sebastiao s junior escreveu:oi galera me tira uma duvida o que pode ser quando ligo meu opala ta normal a temperatura ai quando ligo o farol ta tudo bem ainda ai passando um pouco o carro ja ta quente o ponteiro da temperatura fica colado no vermelho e quando eu desligo o farol volta pro meio ela so sobe quando eu ligo o farol se alguem souber agradeço. obrigado pessoal.
    Fala irmão!!! Cara, todos que eu tive até hoje...os acima 88/...quando liga a luz, o ponteiro da temp. dá uma subidinha...mas de 1 ou 2 mm...Ai Muller que tem 3 em casa, disse que os dele igual...mas é uma variação bem mínima pra mais...do meio pra cima, deve ser a mesma coisa, porém tem algo mais...também gostaria de saber por que da variação...


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    Mensagem por sebastiao s junior Sex 17 Dez - 12:53:47

    entao jean e so quando eu ligo o farol se o farol estiver desligado fica normal e se ele estiver frio tambem nao sobe: por ex: se eu estiver andado ta quase escurecendo a temperatura vai ta normal certo ai quando eu ligo o farol se a temperatura estiver no meio ele ja sobe no vermelho + se eu desligar o farol ele volta pro meio ta funcionando a ventuinha ele abaixa a temperatura normal + quando ligo o farol fica uma merda. valeu pela sua informaçao jean obrigado
    T eve um colega meu que falou que poderia ser falta de terra:
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    Mensagem por Jean Bida Sex 17 Dez - 12:59:06

    sebastiao s junior escreveu:entao jean e so quando eu ligo o farol se o farol estiver desligado fica normal e se ele estiver frio tambem nao sobe: por ex: se eu estiver andado ta quase escurecendo a temperatura vai ta normal certo ai quando eu ligo o farol se a temperatura estiver no meio ele ja sobe no vermelho + se eu desligar o farol ele volta pro meio ta funcionando a ventuinha ele abaixa a temperatura normal + quando ligo o farol fica uma merda. valeu pela sua informaçao jean obrigado
    T eve um colega meu que falou que poderia ser falta de terra:
    Falta de terra é tenso...Uma vez bati de leve um Chavão...trincou a lanterna...cara...o carro vorou uma zona no painel...pisva no freio acendia lu altertnador...pisca vinha com mais de uma lampada lá atrás, uma bem fraquinha...tinha mais coisa...tudo por que perdi aterramento na lanterna que dei um cutucão...bagunçou a elétrica do carro...Pode ser isso mesmo...talvez nos filamentos do circuito do painel...não é difícil tirar fora(temm uma passo a passo bem explicativo aqui no Faça você mesmo) conferir os "caminhos" com um muiltímetro também é simples.


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    Mensagem por sebastiao s junior Sex 17 Dez - 13:04:27

    me passa esse passo a passo pra mim poder da uma olhada jean obrigado mesmo cara.
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    Mensagem por Jean Bida Sex 17 Dez - 13:14:40

    Tava no elétrica , pensei que tava no Faça tu mesmo...

    http://www.opaleirosdoparana.com/t3623-passo-a-passo-como-retirar-painel-88-92


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    Mensagem por Müller Sex 17 Dez - 13:58:35

    Como o Jean disse, os meus tem essa pekena variação qdo acende lanternas/farois. Temperatura sobe e combustível desce......

    Mas o do Sebastião tá pulando direto prarriba.....Pode ser aterramento.


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    Mensagem por Edenilson Sex 17 Dez - 14:53:14

    Caravan88 escreveu:Quando comprei ela marcava exatamente no meio. Mas então agora está confirmado, o correto para a Caravan álcool é bem no meio mesmo, obrigado Müller.

    Bem isso mesmo Jean, valeu pelo comentário. Realmente incomoda o sensor lá no alto! Vou comprar outro sensor e instalar.

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    Coloca um termometro no radiador pra vc ter certeza antes de sair trocando tudo.
    Tive problema com a temperatura do meu opala em dezembro, aconteceu o seguinte, marcava certo, o ponteiro não passava do meio. Depois de um tempo o ponteiro começou a marcar mais alto, em uma viagem em ritmo puxado a Ponta Grossa o ponteiro chegou perto do vermelho, fiquei preocupado, lavei radiador, troquei termostática, sensor, tampa do radiador e aditivo. Deixei o carro esquentar e o ponteiro colou no vermelho, fiquei puto da cara, arrumei um termometro e coloquei no radiador bem perto da mangueira que vem do bloco e a água não passava dos 80 graus.

    Conclusão, marcador do painel desregulado, levei pra arrumar e problema resolvido.
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    Mensagem por Caravan88 Seg 20 Dez - 7:38:16

    Pior que o sensor não é.

    De quanto em quanto tempo é aconselhável trocar a água do radiador para fazer uma limpeza? Será que é isso?

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    Mensagem por parra Seg 20 Dez - 9:58:34

    discordo um pouco dos amigos ... carro a alcool com a termostatica correta, pq o povo gosta de por a do gasolina em carro a alcool ... mas voltando, com o carro 100%, radiador, mangueiras, tudo novo ... e a termostatica do alcool, é pra fica acima do meio ... > 60 < 75
    justamente por ser a alcool trabalha um pouco mais quente.
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    Mensagem por Caravan88 Ter 21 Dez - 12:09:27

    parra escreveu:discordo um pouco dos amigos ... carro a alcool com a termostatica correta, pq o povo gosta de por a do gasolina em carro a alcool ... mas voltando, com o carro 100%, radiador, mangueiras, tudo novo ... e a termostatica do alcool, é pra fica acima do meio ... > 60 < 75
    justamente por ser a alcool trabalha um pouco mais quente.

    Será??
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    Mensagem por parra Ter 21 Dez - 19:37:56

    posso estar errado, mas por experiência no meu carro, com termostatica do gasolina ... o rendimento é bom e temperatura no meio 50... mas com a termostatica mais quente de alcool, o desempenho fica melhor, e o carro anda sempre entre 60/75 sempre, religioso ...
    vale lembrar, carro com élice mecanica, L4 alcool, radiador, bomba, aditivo, tudo zero.
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    Mensagem por Adrianomga Ter 21 Dez - 19:48:37

    sebastiao s junior escreveu:oi galera me tira uma duvida o que pode ser quando ligo meu opala ta normal a temperatura ai quando ligo o farol ta tudo bem ainda ai passando um pouco o carro ja ta quente o ponteiro da temperatura fica colado no vermelho e quando eu desligo o farol volta pro meio ela so sobe quando eu ligo o farol se alguem souber agradeço. obrigado pessoal.



    Ta medindo a temperatura da Lâmpada. . . hahaha. . .


    Acho q eh algum problema de aterramento na parte elétrica do carro eim. .
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    Mensagem por Jean Bida Sex 24 Dez - 14:23:31

    O correto é marcar no meio...alcool ou gasolina...passou , liga hélice e baixa do meio, mas logo já fica no meio igual...


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    Mensagem por luiz250s Sex 24 Dez - 14:55:56

    o meu diplomata 89 álcool marca um pouco acima do meio e depois liga a ventoinha.
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    Mensagem por betodacaravan Sex 24 Dez - 20:18:32

    gente, ontem coloquei a valvula termostaticae 75 graus que nao tinha no meu.


    dae a temperatura começou a ir acima do meio depois que ciona a ventoinha ela volta pra baixo do meio.


    antes sem a a valvula ficava mais frio.

    mas acho que assim ta legal, mas vou verificar o sensor tbm, ele fica oscilando bem pouqinho.
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    Mensagem por betodacaravan Sáb 25 Dez - 14:01:19

    e outra:


    o que é certo? o ponteiro marca naquele pingo do meio ou no segundo traço do meio?
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 25 Dez - 14:31:47

    betodacaravan escreveu:e outra:


    o que é certo? o ponteiro marca naquele pingo do meio ou no segundo traço do meio?
    Os dois meus marcam , bem no meio...acho que é no traço né?Na estrada baixa do meio....quando passa uns 2 mm liga hélice...Pow Beto...mantém a termostaica...nem deixa sem.


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    Mensagem por Paulo Corso Seg 27 Dez - 8:15:17

    O meu,é a gasolina, marca no meio, na estrada baixa bem pouco, e com o ar ligado ele baixa um pouco tb. Em fevereiro qdo fui pro litoral na serra ele trabalhou um pouco acima do meio, mas nada demais!!


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    Mensagem por sebastiao s junior Sáb 1 Jan - 4:42:23

    valeu galera ai pelas informaçoes era aterramento mesmo obrigado.
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    Marcador de Temperatura  Empty Pessoal, por favor, onde fica o aterramento do painel?

    Mensagem por gilmareu Dom 9 Set - 23:15:48

    sebastiao s junior escreveu:valeu galera ai pelas informaçoes era aterramento mesmo obrigado.

    O meu tá igualzinho.
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    Marcador de Temperatura  Empty To com esse mesmo problema

    Mensagem por Icebox Ter 3 Set - 7:59:34

    o meu é um 75 e o ponteiro cola no vermelho, troquei valvula, testei a bomba, troquei ate a concha que fica a termostatica - agua e oleo ok

    gasolina de procedência - apesar de as vzs dar uns estouros

    alguem sabe onde posso conseguir um tutorial de como desmontar o painel do 75?
    to querendo ver se consigo regular sozinho ou se é algum fio no marcador!
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    Marcador de Temperatura  Empty Re: Marcador de Temperatura

    Mensagem por Tcpthiago Ter 3 Set - 10:15:00

    Amigo, ou é o sensor da temperatura que estragou. Ou seu painel está marcando errado. Pra retirar o painel, tem que retirar uns parafusos que ficam escondidos no interruptor das luzes, limpador do para-brisas.
    O sensor fica no comando pouco acima do coletor de admissão.
    Confira com um multímetro e veja qual deles está com defeito.
    No meu caso, comprei um marcador de temperatura mecânico que utiliza mercúrio.
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    Mensagem por Icebox Ter 3 Set - 11:49:33

    Jóia Thiago, esqueci de falar...troquei o sensor tbm,

    uma coisa q achei estranho é q o meu carro ta com o radiador do 6cc sendo q o carro é 4cc - meu mecânico, de confiança, diz q isso não é um problema..!!!

    acredito q seja mesmo no painel!
    beleza..irei desmontar o painel no fds...esses sensores são fáceis de achar?

    ahh..o antigo proprietario comentou q pode ser algo como fio desencapado atras do painel....ou terra.....tem chance de ser isso?

    abraços!
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    Mensagem por FabioM Ter 3 Set - 13:15:26

    O opala de um amigo meu também acontece isso, ponteiro quase no vermelho andando de boa mas a temperatura do motor ta normal. Acredito que ai o problema pode ser fiação também, se estiver dando contato em algum lugar pode ser que faça o ponteiro subir e ficar marcando errado.
    Quanto ai sensor do cabeçote é fácil de achar, nas autopeças você encontra tranquilo.
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    Mensagem por Tcpthiago Qua 4 Set - 10:06:02

    Icebox, pode ter certeza que é o tal do fio desencapado! Outro problema pode ser aterramento. Bem, se ele marca alguma coisa, mesmo sendo errado, pode ter certeza que está fácil de corrigir. Munido com um multímetro fica mais fácil de descobrir.
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    Mensagem por galloorenato Qui 21 Abr - 18:35:36

    Minha experiência...tenho um 91 6cc, fiz o motor dele completo nesse mês. Para ficar zerado, mandei dar um talento no radiador, colocando 5 litros de aditivo bardal (rosa). Sempre rodei com ele no alcool, mas ele era gasolina. Termostatica de gasolina e marcador nunca passava do meio, e as vezes demorava muito para ligar a ventoinha. Agora com o motor retificado, com tudo a alcool, e termostatica tambem no alcool, ele fica colado no meio em marcha lenta, subindo uns 2 mm quando rodando a 40km/h por exemplo, e volta pro meio. Na lenta, parado demora pra ventoinha ligar. Pergunto, é normal? rodando mais quente no alcool é o correto?
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    Mensagem por renelousada Seg 5 Set - 9:19:10

    Bom dia, desculpe ressuscitar o tópico , bom sábado sai com a caravan notei que o painel estava pagado no lado esquerdo e as luzes de seta ligados direto sem piscar, como era noite não mexi, no domingo notei que ao acender as lanternas ou farol o ponteiro do marcador de temperatura vai lá em cima ,e ao ligar a seta para o lado direito o marcador acompanha o pisca da seta ou seja fica levantando e abaixando..kkk ontem tirei o painel notei alguns filamentos do circuito eletrico partidos, soldei todos mais nada resolvido será que deve ser algum curto no chicote ?
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    Mensagem por diplomata1985 Seg 5 Set - 13:25:31


    Galera. Não seria o meio do marcador de temperatura exatamente 90º ???

    No inicio do marcador 60º e o ponteiro no máximo pra cima 120º ???

    Se o funcionamento correto do motor é em 90º e o ponteiro fica na maioria das vezes em regime normal no meio creio que seria 90º no marcador de temperatura.

    Pelo menos nos meus 2 carros 6 cilindros alcool o ponteiro fica no meio exato. e a ventoinha é acionada com 95º. Ou seja, bem antes do vermelho que começa nos 100º.

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    Mensagem por diplomata1985 Seg 5 Set - 16:38:14

    Para o carro a álcool usando a termostática correta, radiador original e ponto de ignição corretos  ficaria mais ou menos assim:

    Marcador de Temperatura  29479071265_6d174af349_z

    Mas isso é apenas um exemplo e pode mudar de carro pra carro.

    Fiz baseado no funcionamento dos meus carros e de amigos que tem opala e que nunca deram problemas no mostrador de temperatura.


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