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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Nov - 13:10:08

    Achei esse texto muito bem bolado e explicativo sobre o conversão do sistema de ar condicionado que antes utilizava o gás R12 e que atualmente usa o gás R134A. Chamada de retrofit, essa conversão é necessária quando da revisão ou reparo do sistema, visto que o gás antigo está proibido.

    CONVERSÃO DE R12 PARA R134A:


    Se você possui um veículo mais antigo (até 1994 aproximadamente), se for um carro equipado com ar condicionado, provavelmente o gás refrigerante que nele está, é o R12 (Freon), que foi proibido o seu uso, pois tal gás prejudica a camada de ozônio, conforme determinação do Protocolo de Montreal. O gás refrigerante freon é um HCFC muito utilizado na aplicação em ar condicionado automotivo, residencial e comercial de média e baixa temperatura. O Freon (diclorodifluorometano) é um dos compostos responsáveis pela destruição da camada de ozônio cujo uso deveria ser erradicado definitivamente até o ano de 2010, segundo estabelecido pelo Protocolo de Montreal, em vigor desde 1989. O gás freon, quando liberado na atmosfera, acaba por agredir a camada de ozônio (Freon é à base de cloro-fluor-carbono (CFC)).

    Enquanto o seu veículo equipado com esse sistema de ar condicionado não apresentar nenhum problema, você pode continuar usando tranquilamente o seu ar condicionado. Mas, na medida em que notar que o AC do seu veículo perdeu a sua eficiência por causa de algum vazamento de gás, ou por uso, ou mesmo uma colisão, ou mesmo tendo a necessidade de abri-lo para substituição de qualquer componente do sistema, desta forma há a necessidade de converter de R12 para R134a, quando for recarregar o mesmo com gás refrigerante.

    O R12 não está sendo mais produzido no Brasil, bem como em diversos países pelo mundo, conforme determinação do Protocolo de Montreal. Pode ser que você ache este gás reciclado, ou mesmo em alguns fornecedores clandestinos (OFFSHORE), que além de difícil de encontrar é caro demais. Além do mais, fique sabendo que você está indo contra uma determinação legal, de um órgão internacional muito importante e, ainda estará contribuindo para destruição da camada de ozônio, caso insista em continuar usando o sistema de ar condicionado com R12. Por isso, procure converter o sistema de ar condicionado do seu veículo antigo para o R134a.

    Quanto mais velho o veículo, mais desvalorização de mercado ele sofre. Se este veículo é para o seu uso, realmente a conversão vai valer a pena. Hoje em dia não se pode, com este calor todo, andar em grandes metrópoles, com vidros abertos devido ao calor, pois estará correndo perigo de assalto, roubos, sequestros... Ficamos muito vulneráveis com vidros abertos. Aí a necessidade de se ter funcionando este, que há algum tempo atrás era considerada um acessório de luxo, mas que agora, a nosso ver está se tornando um acessório muito útil, necessário. O Ar Condicionado é considerado hoje um item muito importante, pois além de refrigerar o ambiente, também nos dá segurança, nos deixando com certeza com uma sensação agradabilíssima e acima de tudo bem confortáveis. Portanto, se este veículo antigo é realmente para o seu uso, vale a pena a conversão.

    Para uma conversão R12 > R134a é necessária algumas etapas a serem seguidas e respeitadas, para que se haja um resultado realmente satisfatório. Não existem grandes segredos nesta conversão, mas, estas etapas, ou serviços a serem realizados para a aplicação definitiva do R134a, devem ser bem feitos e, feitos por profissionais experientes e habilitados.

    Para uma boa conversão é necessário:

    1–Remoção de mangueiras, tubos, conexões, condensador, e compressor, para limpeza completa de todo o circuito por onde o gás refrigerante circula para limpar todo este material com produtos químicos para limpeza, eliminando qualquer resquício do óleo mineral.

    2-Desmontagem do compressor de ar condicionado para limpeza, bem como troca de todos os reparos, juntas e selo e, após, montagem do mesmo, bem como abastecimento do mesmo com o óleo sintético, compatível com o gás R134a.

    3-Trocar o filtro secador por um compatível ao R134a.

    4-Limpeza também do evaporador e condensador com os mesmos produtos, eliminando todo o antigo material (óleo mineral).

    5-Troca das válvulas de enchimento de alta e baixa.

    6-Troca da válvula de expansão.

    7-Remontagem de todo este material.

    8-Completar o sistema com o óleo sintético, que circulará com o gás R134a, lubrificando o sistema.

    9-Fazer a aplicação de vácuo no sistema, utilizando a bomba de vácuo e,

    10-Finalmente, a aplicação do Gás R134a.

    Dependendo do sistema, da resposta desta conversão, em alguns casos há a necessidade de troca de mais alguns itens, como por exemplo, o Condensador.


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    Mensagem por rafa_pr Ter 5 Nov - 17:13:04

    Hj em dia já existe um gás substituto pro R12 (e que não é o R134a) que dispensa alterações no sistema. Não lembro o nome dele, mas googlando deve ser rápido de achar...

    Fica dica!
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 5 Nov - 17:18:20

    rafa_pr escreveu:Hj em dia já existe um gás substituto pro R12 (e que não é o R134a) que dispensa alterações no sistema. Não lembro o nome dele, mas googlando deve ser rápido de achar...

    Fica dica!
    Boa informação, vou ficar esperto com isso então...estou planejando botar o ar do Opalão pra funcionar nos próximos meses..vlw..


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    Mensagem por Rubão6cc Qua 6 Nov - 10:46:24

    Pesquisando descobri no fórum Opala.com o outro gás que o Rafa_pr falou e que dispensa alterações no sistema: é o ISCEON M049 (ou ainda isceon série 9) ou R413A

    Segue informação descrita por "Iruan":

    "a DUPONT criou um gás chamado ISCEON M049 (ou ainda isceon série 9) destinado a sistemas de refrigeração (autmotivos ou não, tanto faz) antigos que usavam este fluido altamente agressor da camada de ozônio, de modo que pudessem ter uma sobrevida sem necessidade de caras intervenções. O retrofit de sistemas antigos para o ISCEON é prático e extremamente simples: basta remover o freon, fazer vácuo e preencher o sistema com o novo gás adicionando óleo mineral se for necessário. Como o ISCEON série 9 é um BLEND e usa óleo mineral (que é praticamente imune a umidade e é o mesmo óleo usado pelo freon), o único cuidado que se deve tomar é preencher o sistema com cerca de 10% menos de gás do que se preenchia com o freon. A eficiência do sistema com o ISCEON é a mesma que com o freon, sendo desnecessária a abertura ou mesmo a troca de peças."



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    Mensagem por willian fóquinha Sex 15 Nov - 15:12:03

    O  isceon  não tem um rendimento satisfatório
    pois é uma  uma  mistura  de 4 gases  diferentes
    é Melhor  fazer a conversão  e  usar  o  R134,se alguma  oficina  indicar  para vocês  colocar  o mp39 e  dizer  que é o substituto  para  o R134  fuja  deles,o  mp39  só  é  usado  em câmeras  frias,se colocar  ele  no a/c  normal  acaba  com  todas as mangueiras
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    Mensagem por opaleirorj Qui 2 Jan - 16:48:46

    Exatamente o isceon mp049 não é compatível com sistemas automotivos, só com sistemas comerciais e residenciais. pra veiculo só o 134 mesmo.
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    Mensagem por Kako Seg 6 Jan - 14:52:56

    Puxa, fui orçar para fazer a atualização do sistema e o cara me cobrou R$ 1.500,00... me deixa gelando muito e o ar quente funcionado... achei o preço salgado... isto foi em Limeira/SP, se alguém tiver alguém para me indicar na região de São José dos Campos, Taubaté eu agradeço!
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 6 Jan - 17:21:39

    Kako escreveu:Puxa, fui orçar para fazer a atualização do sistema e o cara me cobrou R$ 1.500,00... me deixa gelando muito e o ar quente funcionado... achei o preço salgado... isto foi em Limeira/SP, se alguém tiver alguém para me indicar na região de São José dos Campos, Taubaté eu agradeço!

    É por aí mesmo amigo, a mão de obra de quem mexe com AC é muito cara e as peças tb, especialmente as mangueiras...o meu ficou na oficina 1430,00. Fora isso foi mais 180,00 do compressor que eu comprei por fora e mais 180 da ventoinha que eu comprei made USA e estou aguardando chegar.


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    Mensagem por Kako Seg 6 Jan - 17:36:21

    Rubão, qual ventoinha precisou comprar?! E qual site compra lá fora peças pro seu Opala?!
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 6 Jan - 17:43:14

    Kako escreveu:Rubão, qual ventoinha precisou comprar?! E qual site compra lá fora peças pro seu Opala?!

    Comprei uma ventoinha universal de 8 polegadas porque é a única que cabe lá na frente do condensador sem precisar cortar a lataria. Comprei no Ebay, mas isso por que não se acha a ventoinha de 8 polegadas aqui no Brasil nem fudend*...não sei porque mas não acha, acha de 9 pra cima aqui.
    Foi essa aqui:
    http://www.ebay.com/itm/ELECTRIC-RADIATOR-Cooling-Universal-Reversible-Fan-kit-8-inch-8-/251317257333?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a83ad0475&vxp=mtr

    Se vc quiser dar uma olhada, tem esse site que tem peças pra AC automotivo:
    http://www.densul.com.br/


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    Mensagem por Kako Seg 6 Jan - 17:47:01

    Valeu!!!

    Assim que instalar a ventoinha no seu poste pra nós como ficou, etc...

    Abraços,

    Kako.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 7 Jan - 11:05:54

    Pode deixar amigão...abraço.


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    Mensagem por Falves Qui 22 maio - 20:57:49

    Boa noite amigos! Estou colocando meu A/C para funcionar de novo! Todo o processo de conversão do R134a, mais a substituição do pressostado e de uma das mangueiras me custará R$ 550,00, numa oficina de uma amigo de Jundiaí-SP!
    Particularmente não achei caro. O compressor, condensador, filtro secador e toda a parte elétrica estão conformes! De lá, ele vai pra outra oficina para substituição das buchas e pivôs da suspensão (Axxios e Nakata, respectivamente). A ansiedade pra pegar ele sem ruídos e com ar gelando tá grande!
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    Mensagem por Kako Qui 22 maio - 21:11:08

    Fernando, passa o contato da oficina em Jundiaí por gentileza... pois só encontrei uma até agora e a faca foi grande kkkkkkkkkk........
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 maio - 21:13:54

    Fernando Diplo 91 escreveu:Boa noite amigos! Estou colocando meu A/C para funcionar de novo! Todo o processo de conversão do R134a, mais a substituição do pressostado e de uma das mangueiras me custará R$ 550,00, numa oficina de uma amigo de Jundiaí-SP!
    Particularmente não achei caro. O compressor, condensador, filtro secador e toda a parte elétrica estão conformes! De lá, ele vai pra outra oficina para substituição das buchas e pivôs da suspensão (Axxios e Nakata, respectivamente). A ansiedade pra pegar ele sem ruídos e com ar gelando tá grande!

    Tá de graça isso hein velho...pode fazer..


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    Mensagem por Falves Qui 22 maio - 21:39:01

    Rubão6cc escreveu:
    Fernando Diplo 91 escreveu:Boa noite amigos! Estou colocando meu A/C para funcionar de novo! Todo o processo de conversão do R134a, mais a substituição do pressostado e de uma das mangueiras me custará R$ 550,00, numa oficina de uma amigo de Jundiaí-SP!
    Particularmente não achei caro. O compressor, condensador, filtro secador e toda a parte elétrica estão conformes! De lá, ele vai pra outra oficina para substituição das buchas e pivôs da suspensão (Axxios e Nakata, respectivamente). A ansiedade pra pegar ele sem ruídos e com ar gelando tá grande!

    Tá de graça isso hein velho...pode fazer..

    Legal cara, na verdade está fazendo já rsss. Vou observar a questão da eficiência e temperatura do motor. Meu sistema tem apenas a ventoinha elétrica original, de 2 velocidades, e dependendo do rendimento do A/C e da temperatura do motor, não vou partir pra instalação da ventoinha auxiliar.
    Um outro ponto que acho importante no arrefecimento dos nossos veículos é o estado e limpeza do sistema como um todo. Recentemente como eu postei em outro tópico, tive de reparar o radiador, e na ocasião, foi feito a limpeza completa do mesmo. Aproveitei e limpei todo o sistema no veículo, fazendo a troca de todas as mangueiras também. O sistema foi abastecido com água desmineralizada e 1 litro de aditivo. Antes desse reparo, o ponteiro de temperatura ficava constantemente em 3/4 do curso em trânsito urbano. Após esse reparo, o ponteiro não passa do meio! Ficou excelente. Agora, vou observar com o A/C funcionando.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 maio - 21:43:33

    Fernando Diplo 91 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Tá de graça isso hein velho...pode fazer..

    Legal cara, na verdade está fazendo já rsss. Vou observar a questão da eficiência e temperatura do motor. Meu sistema tem apenas a ventoinha elétrica original, de 2 velocidades, e dependendo do rendimento do A/C e da temperatura do motor, não vou partir pra instalação da ventoinha auxiliar.
    Um outro ponto que acho importante no arrefecimento dos nossos veículos é o estado e limpeza do sistema como um todo. Recentemente como eu postei em outro tópico, tive de reparar o radiador, e na ocasião, foi feito a limpeza completa do mesmo. Aproveitei e limpei todo o sistema no veículo, fazendo a troca de todas as mangueiras também. O sistema foi abastecido com água desmineralizada e 1 litro de aditivo. Antes desse reparo, o ponteiro de temperatura ficava constantemente em 3/4 do curso em trânsito urbano. Após esse reparo, o ponteiro não passa do meio! Ficou excelente. Agora, vou observar com o A/C funcionando.

    Com o AC ligado a temperatura do motor vai ficar sempre bem baixa...não vai passar do meio..não esqueça de postar depois suas considerações...


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    Mensagem por Falves Qui 22 maio - 22:17:37

    Beleza Rubão, certamente vou postar! Outra observação: Pus a válvula termostática nele, que estava sem!
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 22 maio - 22:22:53

    Fernando Diplo 91 escreveu:Beleza Rubão, certamente vou postar! Outra observação: Pus a válvula termostática nele, que estava sem!

    No meu estava faltando tb mas quando coloquei deu pitty..quando a ventoinha ligava não desligava mais...por isso deixei sem novamente..


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    Mensagem por Falves Qua 28 maio - 22:46:08

    Bem amigos, hj peguei meu Opalão com o A/C funcionando... Ficou excelente, gelando muito... Pena não estar calor pra ver a eficiência da refrigeração da cabine, mas numa primeira impressão, fica até dificil manter ele ligado sem parar... Pra vc ter uma idéia, se deixar ele ligado em marcha-lenta por 10 minutos, o sensor anti-congelamento do evaporador (pra quem não sabe, o Opala tem isso), comanda o desligamento do compressor, de tão frio que fica! Adorei, tô muito contente!
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 28 maio - 23:37:32

    Fernando Diplo 91 escreveu:Bem amigos, hj peguei meu Opalão com o A/C funcionando... Ficou excelente, gelando muito... Pena não estar calor pra ver a eficiência da refrigeração da cabine, mas numa primeira impressão, fica até dificil manter ele ligado sem parar... Pra vc ter uma idéia, se deixar ele ligado em marcha-lenta por 10 minutos, o sensor anti-congelamento do evaporador (pra quem não sabe, o Opala tem isso), comanda o desligamento do compressor, de tão frio que fica! Adorei, tô muito contente!

    Q bom hein Fernando...agora é só esperar o verão e curtir  Retrofit do Ar Condicionado - Explicação 56741 
    E essas coisas trazem um conforto absurdo não é man...tanto AC quanto AQ...é outro mundo tudo isso funcionando..


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    Mensagem por bigoll53 Qua 28 maio - 23:47:36

    Rubão, como sei que gás tem no meu sistema? tá funcionando, mas gela fraco...daqui apouco devo mexer nisso.....tem algum jeito de saber?
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 28 maio - 23:54:15

    bigoll53 escreveu:Rubão, como sei que gás tem no meu sistema? tá funcionando, mas gela fraco...daqui apouco devo mexer nisso.....tem algum jeito de saber?

    Cara..acho que não tem nem como...mas de qualquer jeito se for o gás freon quando vc for levar na oficina vão substituir pois nem é comercializado mais..


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    Mensagem por bigoll53 Qui 29 maio - 0:11:06

    Rubão6cc escreveu:
    bigoll53 escreveu:Rubão, como sei que gás tem no meu sistema? tá funcionando, mas gela fraco...daqui apouco devo mexer nisso.....tem algum jeito de saber?

    Cara..acho que não tem nem como...mas de qualquer jeito se for o gás freon quando vc for levar na oficina vão substituir pois nem é comercializado mais..


     Very Happy com certeza...
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    Mensagem por Falves Qui 29 maio - 0:34:41

    Rubão6cc escreveu:
    Fernando Diplo 91 escreveu:Bem amigos, hj peguei meu Opalão com o A/C funcionando... Ficou excelente, gelando muito... Pena não estar calor pra ver a eficiência da refrigeração da cabine, mas numa primeira impressão, fica até dificil manter ele ligado sem parar... Pra vc ter uma idéia, se deixar ele ligado em marcha-lenta por 10 minutos, o sensor anti-congelamento do evaporador (pra quem não sabe, o Opala tem isso), comanda o desligamento do compressor, de tão frio que fica! Adorei, tô muito contente!

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    E essas coisas trazem um conforto absurdo não é man...tanto AC quanto AQ...é outro mundo tudo isso funcionando..

    Nossa man, eu não to mais reconhecendo meu Opala, de quando peguei há 1 mes e meio atrás pra cá... com A/C, ar quente, luzes do painel e tudo mais funcionando é OUTRO CARRO!!
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    Mensagem por Falves Qua 25 Fev - 9:51:43

    Amigos, resolvi atualizar esse tópico interessante sobre A/C. Recentemente fiz a instalação da ventoinha auxiliar de 9" no condensador do A/C, naquele recorte existente no painel frontal dos 91/92. Ao longo do tempo, constatei que em dias quentes e trânsito urbano o A/C perde eficiência, além de o motor trabalhar muito mais quente do que o normal, problemas esses amenizados em quase 100% com a adição de uma ventoinha auxiliar. Entretanto terei de trocar o compressor do A/C, um ruído do tipo "estalo" se reproduz vindo do interior do mesmo com o sistema acionado, minha idéia é "copiar" o reparo feito pelo amigo Rubão6cc trocando o compressor do A/C por outro já compatível com fluido R134A, visto que os nossos originais do Opala (da marca NippoDenso, excelentes diga-se de passagem) já não existem em nosso mercado e originalmente eram compatíveis com fluido R12.
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    Mensagem por Alexandre Concatto Dom 7 Jun - 15:19:34

    Muito legal essas dicas, vai ser muito util.
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    Mensagem por Ivo Filho Dom 7 Jun - 18:31:17

    To sentindo que me ferrei com a ultima manutneção do ar do meu carro......troquei tudo , mas tudo mesmo para usar o freon.......e o ar ja nao ta aquelas coisas...


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    Mensagem por willian fóquinha Dom 7 Jun - 21:42:52

    Ivo Filho escreveu:To sentindo que me ferrei com a ultima manutneção do ar do meu carro......troquei tudo , mas tudo mesmo para usar o freon.......e o ar ja nao ta aquelas coisas...


    No 134 vai bem Ivo,a não ser que você consiga algun 12 ainda hoje
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    Mensagem por opala4cc Dom 7 Jun - 22:29:09

    Ivo Filho escreveu:To sentindo que me ferrei com a ultima manutneção do ar do meu carro......troquei tudo , mas tudo mesmo para usar o freon.......e o ar ja nao ta aquelas coisas...



    Última edição por opala4cc em Qua 4 Nov - 8:07:01, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por matheuskbeca Sex 16 Out - 15:48:11

    Rubão, você que é o cara que manja dos ar condicionados....o do meu carro funciona perfeitamente, gela legal mesmo,tudo original.Agora vem minhas perguntas....

    1º - Qual o nome daquela "caixa" que parece ser feita de tecido que fica no cofre do motor?
    2º - Nos última séria é do mesmo material?
    3º - Ainda tem algum lugar que venda?

    O motivo de tantas perguntas é que notei que a minha está bem boa ainda, mas acho que daqui algum tempo terei que substitui-la.
    E como sou chato ( curto manter a originalidade) já quero começar a caça né.

    Valeu.

    E bora jundiaí?
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    Mensagem por Alexandre Opaleiro Qua 4 Nov - 5:20:17

    Amigo,

    1) Se for a caixa grande na parede corta fogo no lado do passageiro é a Caixa Evaporadora
    2) De 85 em diante o ar condicionado é sempre igual em todos os aspectos (na parte do cofre e interna) até o ultimo opala, exceto nos 91-92 que tem uma ventoinha auxiliar a mais na frente do radiador
    3) Isso não se troca nunca, fica tranquilo

    Substituir porque?

    Quanto ao retrofit, um tempo atrás coloquei o ar do meu Diplomata pra funcionar novamente (carro ficou 11 anos parado, não tinha gás, etc...)

    Retrofit, na minha opinião, é somente oportunidade para tomar dinheiro, não precisa fazer nada disso. Encontrei um cara bom na minha cidade, que disse que ele não tomaria meu dinheiro igual fazem por aí, ele tem todos os cursos e diplomas da área e disse que rasgaria tudo e mudava de profissão se o ar não ficasse bom.

    Pelo tempo que ficou parado, trocamos uma válvula que estava vazando (aquela igual bico de roda) e uma "caneta" (tipo uma peneira) que fica no cano perto da vareta de óleo que entupiu (custou R$ 10,00 na época) e mais a carga de gás.

    Faz uns 2 anos e está gelando muito bem o ar, e aqui é quente...

    A gente está muito mal servido de profissionais no Brasil, além de não ser um país sério. Nos EUA por exemplo existem profissionais que trabalham com ar condicionado automotivo autorizados a utilizar o R12 justamente para atender a demanda de carros antigos e quem quer ter algum sistema desse, pois é um gás refrigerante muito melhor (gela mais que o R134).

    Mas isso foi apenas minha experiência, abraço.
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 4 Nov - 6:32:09

    matheuskbeca escreveu:Rubão, você que é o cara que manja dos ar condicionados....o do meu carro funciona perfeitamente, gela legal mesmo,tudo original.Agora vem minhas perguntas....

    1º - Qual o nome daquela "caixa" que parece ser feita de tecido que fica no cofre do motor?
    2º - Nos última séria é do mesmo material?
    3º - Ainda tem algum lugar que venda?

    O motivo de tantas perguntas é que notei que a minha está bem boa ainda, mas acho que daqui algum tempo terei que substitui-la.
    E como sou chato ( curto manter a originalidade) já quero começar a caça né.

    Valeu.

    E bora jundiaí?

    Opa..foi mal Matheus..só vi sua msg agora..rsrs...o Alexandre respondeu.

    Alexandre Opaleiro escreveu:Amigo,

    1) Se for a caixa grande na parede corta fogo no lado do passageiro é a Caixa Evaporadora
    2) De 85 em diante o ar condicionado é sempre igual em todos os aspectos (na parte do cofre e interna) até o ultimo opala, exceto nos 91-92 que tem uma ventoinha auxiliar a mais na frente do radiador
    3) Isso não se troca nunca, fica tranquilo

    Substituir porque?

    Quanto ao retrofit, um tempo atrás coloquei o ar do meu Diplomata pra funcionar novamente (carro ficou 11 anos parado, não tinha gás, etc...)

    Retrofit, na minha opinião, é somente oportunidade para tomar dinheiro, não precisa fazer nada disso. Encontrei um cara bom na minha cidade, que disse que ele não tomaria meu dinheiro igual fazem por aí, ele tem todos os cursos e diplomas da área e disse que rasgaria tudo e mudava de profissão se o ar não ficasse bom.

    Pelo tempo que ficou parado, trocamos uma válvula que estava vazando (aquela igual bico de roda) e uma "caneta" (tipo uma peneira) que fica no cano perto da vareta de óleo que entupiu (custou R$ 10,00 na época) e mais a carga de gás.

    Faz uns 2 anos e está gelando muito bem o ar, e aqui é quente...

    A gente está muito mal servido de profissionais no Brasil, além de não ser um país sério. Nos EUA por exemplo existem profissionais que trabalham com ar condicionado automotivo autorizados a utilizar o R12 justamente para atender a demanda de carros antigos e quem quer ter algum sistema desse, pois é um gás refrigerante muito melhor (gela mais que o R134).

    Mas isso foi apenas minha experiência, abraço.

    Concordo. Essa palhaçada de trocar o freon pelo R134a traz um problema grande pra nós. Eu se soubesse de alguma oficina que usasse freon na época que arrumei o meu ar teria feito isso. Se bem que meu compressor estava travado, eu precisaria comprar um novo de qualquer forma...e os originais para o gás freon já não são mais encontrados.


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    Retrofit do Ar Condicionado - Explicação Empty Re: Retrofit do Ar Condicionado - Explicação

    Mensagem por matheuskbeca Qua 4 Nov - 7:12:01

    Alexandre Opaleiro escreveu:Amigo,

    1) Se for a caixa grande na parede corta fogo no lado do passageiro é a Caixa Evaporadora
    2) De 85 em diante o ar condicionado é sempre igual em todos os aspectos (na parte do cofre e interna) até o ultimo opala, exceto nos 91-92 que tem uma ventoinha auxiliar a mais na frente do radiador
    3) Isso não se troca nunca, fica tranquilo

    Substituir porque?

    Quanto ao retrofit, um tempo atrás coloquei o ar do meu Diplomata pra funcionar novamente (carro ficou 11 anos parado, não tinha gás, etc...)

    Retrofit, na minha opinião, é somente oportunidade para tomar dinheiro, não precisa fazer nada disso. Encontrei um cara bom na minha cidade, que disse que ele não tomaria meu dinheiro igual fazem por aí, ele tem todos os cursos e diplomas da área e disse que rasgaria tudo e mudava de profissão se o ar não ficasse bom.

    Pelo tempo que ficou parado, trocamos uma válvula que estava vazando (aquela igual bico de roda) e uma "caneta" (tipo uma peneira) que fica no cano perto da vareta de óleo que entupiu (custou R$ 10,00 na época) e mais a carga de gás.

    Faz uns 2 anos e está gelando muito bem o ar, e aqui é quente...

    A gente está muito mal servido de profissionais no Brasil, além de não ser um país sério. Nos EUA por exemplo existem profissionais que trabalham com ar condicionado automotivo autorizados a utilizar o R12 justamente para atender a demanda de carros antigos e quem quer ter algum sistema desse, pois é um gás refrigerante muito melhor (gela mais que o R134).

    Mas isso foi apenas minha experiência, abraço.

    Bom dia Alexandre.

    Não quero substituir não,é que acho ele tão feio e com cara que vai desmanchar a qualquer momento....ai já penso em quando ele se deteriorar o que fazer.
    Já quanto a gás, meu carro ainda creio ser o gás Freon, mas gela super bem.E o tanto que não é da hora ( principalmente na rodovia) andar com o ar ligado, vidro fechado e ouvindo um som e ver a cara do povo olhando assustado.Não tem preço.

    At.

    Matheus


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    Retrofit do Ar Condicionado - Explicação Empty Re: Retrofit do Ar Condicionado - Explicação

    Mensagem por Pedrão B. Qua 4 Nov - 7:32:13

    Alexandre Opaleiro escreveu:Amigo,

    1) Se for a caixa grande na parede corta fogo no lado do passageiro é a Caixa Evaporadora
    2) De 85 em diante o ar condicionado é sempre igual em todos os aspectos (na parte do cofre e interna) até o ultimo opala, exceto nos 91-92 que tem uma ventoinha auxiliar a mais na frente do radiador
    3) Isso não se troca nunca, fica tranquilo

    Substituir porque?

    Quanto ao retrofit, um tempo atrás coloquei o ar do meu Diplomata pra funcionar novamente (carro ficou 11 anos parado, não tinha gás, etc...)

    Retrofit, na minha opinião, é somente oportunidade para tomar dinheiro, não precisa fazer nada disso. Encontrei um cara bom na minha cidade, que disse que ele não tomaria meu dinheiro igual fazem por aí, ele tem todos os cursos e diplomas da área e disse que rasgaria tudo e mudava de profissão se o ar não ficasse bom.

    Pelo tempo que ficou parado, trocamos uma válvula que estava vazando (aquela igual bico de roda) e uma "caneta" (tipo uma peneira) que fica no cano perto da vareta de óleo que entupiu (custou R$ 10,00 na época) e mais a carga de gás.

    Faz uns 2 anos e está gelando muito bem o ar, e aqui é quente...

    A gente está muito mal servido de profissionais no Brasil, além de não ser um país sério. Nos EUA por exemplo existem profissionais que trabalham com ar condicionado automotivo autorizados a utilizar o R12 justamente para atender a demanda de carros antigos e quem quer ter algum sistema desse, pois é um gás refrigerante muito melhor (gela mais que o R134).

    Mas isso foi apenas minha experiência, abraço.

    Passa o contato desse cara Alexandre...
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    Retrofit do Ar Condicionado - Explicação Empty Re: Retrofit do Ar Condicionado - Explicação

    Mensagem por opala4cc Qua 4 Nov - 8:20:18

    Alexandre Opaleiro escreveu:Amigo,

    1) Se for a caixa grande na parede corta fogo no lado do passageiro é a Caixa Evaporadora
    2) De 85 em diante o ar condicionado é sempre igual em todos os aspectos (na parte do cofre e interna) até o ultimo opala, exceto nos 91-92 que tem uma ventoinha auxiliar a mais na frente do radiador
    3) Isso não se troca nunca, fica tranquilo

    Substituir porque?

    Quanto ao retrofit, um tempo atrás coloquei o ar do meu Diplomata pra funcionar novamente (carro ficou 11 anos parado, não tinha gás, etc...)

    Retrofit, na minha opinião, é somente oportunidade para tomar dinheiro, não precisa fazer nada disso. Encontrei um cara bom na minha cidade, que disse que ele não tomaria meu dinheiro igual fazem por aí, ele tem todos os cursos e diplomas da área e disse que rasgaria tudo e mudava de profissão se o ar não ficasse bom.

    Pelo tempo que ficou parado, trocamos uma válvula que estava vazando (aquela igual bico de roda) e uma "caneta" (tipo uma peneira) que fica no cano perto da vareta de óleo que entupiu (custou R$ 10,00 na época) e mais a carga de gás.

    Faz uns 2 anos e está gelando muito bem o ar, e aqui é quente...

    A gente está muito mal servido de profissionais no Brasil, além de não ser um país sério. Nos EUA por exemplo existem profissionais que trabalham com ar condicionado automotivo autorizados a utilizar o R12 justamente para atender a demanda de carros antigos e quem quer ter algum sistema desse, pois é um gás refrigerante muito melhor (gela mais que o R134).

    Mas isso foi apenas minha experiência, abraço.



    Mas esse profissional usou o R134a ou o Freon (R12)?

    Sobre o R12 ser melhor do que o R134a, isso não é bem verdade. O r12 é melhor em sistemas projetados para o R12. Ponto. Para que um sistema de condicionamento de ar tenha o mesmo desempenho usando o R134, é necessário redimensionar algumas peças do ciclo de refrigeração: válvula de expansão, trocador quente e trocador frio, redimensionar algumas peças dentro do compressor para trabalhar com pressões de alta e baixa diferentes das do R12, etc...
    O que é melhor no ciclo de refrigeração do R12 (e isso eu não discuto), é o uso do óleo mineral ao invés do sintético. O óleo mineral é muito pouco higroscópico. Ele absorve um pouquinho de umidade e já satura. Já o óleo sintético é igual ao fluido de freio com relação à umidade. E a umidade faz um baita estrago no ciclo de refrigeração...
    O que é feito para tirar dinheiro da gente é o esquema que fazem por aí de simplesmente fazer a limpeza do sistema (quando fazem) e meter o R134a em sistemas antigos que foram projetados para R12 sem quaisquer outras modificações no ciclo... Mas é verdade que ainda não vi ninguém aqui no Brasil fazer o retrofit com o Isceon. Só vi os boletins da embraco ensinando a fazer.
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    Mensagem por omalvadeza Qui 5 Nov - 8:24:18

    Não trocou o filtro secador? (salvo se já trocado recentemente).
    Lembrei da época que trabalhava com refrigeração doméstica. Meu falecido patrão sempre nos orientava sobre a obrigatoriedade de trocar o filtro secador, qualquer serviço que fosse feito. E ai de quem não trocasse. As orelhas ardiam.

    Recapitulando:

    - MP 039: uso somente para câmaras frias. Prejudica o sistema.

    - R12: foi banido.

    - R12 recondicionado ou de reuso: é caro e não encontra (fugiu-me o termo correto)

    - R 134
    Prós: gela satisfatoriamente.
    Contra: exige a substituição de quase todos os componentes (encarece muito). Exige também a instalação de duas ventoinhas auxiliares e melhorias no isolamento térmico.
    Custo: R$ 2.500,00 (aprox.).

    - M049 é o substituto recomendado pela Dupont.
    Prós: não requer a troca dos componentes, salvo filtro secante/acumulador e válvula de expansão que podem estar sujos/entupidos (seriam trocados mesmo se recarregasse com R12).
    Contra: gela insatisfatoriamente. Mas gela.
    Custo: R$ 250,00 (aprox.). Chuto uns R$ 300,00.

    - Comprar um sistema completo de outro carro. Ex.: santana, blazer, omega etc.
    Custo: R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 + instalação.

    Bom. Pra quem tem ar condicionado que gela o cofre e cozinha o motorista, melhor  partir pro M049. Melhor custo x benefício.

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    Mensagem por Rubão6cc Qui 5 Nov - 9:27:57

    Muito boas informações Omalvadeza. Vale até uma discussão sobre o assunto..muito extenso. Gostei.


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    Mensagem por omalvadeza Qui 5 Nov - 11:38:31

    Ar condicionado não era um tema tão difundido. Aos poucos vai-se abrindo essa caixa preta.
    Aliás, sou do tempo que a gente tirava a correia do ar pra economizar combustível. Hoje deveria ser item de série.

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    Mensagem por matheuskbeca Qui 5 Nov - 11:47:19

    omalvadeza escreveu:Ar condicionado não era um tema tão difundido. Aos poucos vai-se abrindo essa caixa preta.
    Aliás, sou do tempo que a gente tirava a correia do ar pra economizar combustível. Hoje deveria ser item de série.


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    No dia que meu carro chegou,um conhecido foi ver e o primeira coisa que ele disse ao abrir o capo foi, tira a correria do ar que é "bobeira", todo mundo tira!hahahha
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    Mensagem por Alexandre Opaleiro Qui 5 Nov - 16:28:27

    Esse assunto de ar condicionado tem muitos detalhes kkkk

    Pedrão B. passo sim o contato, preciso achar o cartão da loja, se puder me mandar uma MP pra reforçar no fim de semana procuro e coloco aqui.

    opala4cc colocou R134 mesmo, como disseram o R12 no Brasil nem tem mais acho. Mas como disse, o cara da loja disse que rasga o diploma e larga a profissão se esse gás não ficar compatível, pode por sem problemas. Mas quanto as explicações que você deu assino tudo em baixo.

    Rubão, infelizmente mesmo se o compressor der pau já era mesmo, mas creio que possa arrumar, mas no seu caso como partiu para um novo do gás moderno o caminho era esse mesmo.
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    Mensagem por Alexandre Opaleiro Qui 5 Nov - 16:28:37

    Esse assunto de ar condicionado tem muitos detalhes kkkk

    Pedrão B. passo sim o contato, preciso achar o cartão da loja, se puder me mandar uma MP pra reforçar no fim de semana procuro e coloco aqui.

    opala4cc colocou R134 mesmo, como disseram o R12 no Brasil nem tem mais acho. Mas como disse, o cara da loja disse que rasga o diploma e larga a profissão se esse gás não ficar compatível, pode por sem problemas. Mas quanto as explicações que você deu assino tudo em baixo.

    Rubão, infelizmente mesmo se o compressor der pau já era mesmo, mas creio que possa arrumar, mas no seu caso como partiu para um novo do gás moderno o caminho era esse mesmo.
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 5 Nov - 17:04:54

    omalvadeza escreveu:Ar condicionado não era um tema tão difundido. Aos poucos vai-se abrindo essa caixa preta.
    Aliás, sou do tempo que a gente tirava a correia do ar pra economizar combustível. Hoje deveria ser item de série.


    Verdade isso aí. Lembro que antes de arrumar o meu eu li muito a respeito. Pesquisei muito na internet e na época o lugar que tinha mais relatos de experiência com a conversão do gás R12 para o 134a no sistema do Opala era no fórum do Opala.com. As postagens eram datadas de bem pouco depois que proibiram o freon. Eram muitas dúvidas na época e gente na tentativa e erro procurando qualidade no rendimento após a conversão. Tb teve uma época que aqui no fórum muito aparecia dúvida sobre AC. Devagar a gente vai desmistificando a assunto de uma vez por todas.

    Alexandre Opaleiro escreveu:
    Rubão, infelizmente mesmo se o compressor der pau já era mesmo, mas creio que possa arrumar, mas no seu caso como partiu para um novo do gás moderno o caminho era esse mesmo.

    Tem um cara que vai me ensinar a consertar esses compressores originais de Opala da marca Denso. Tenho 2 aqui comigo, um que estava no carro (travado) e outro que comprei no ML por 150 mangos mas que está roncando. Vou utilizar os dois como cobaia pra mexer mesmo que precise comprar ferramental específico para isso. Se tudo der certo vou postar um tutorial no fórum. Estou curioso pra ver como está por dentro do que está travado.


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    Mensagem por willian fóquinha Sex 6 Nov - 11:07:38

    Rubão6cc escreveu:
    omalvadeza escreveu:Ar condicionado não era um tema tão difundido. Aos poucos vai-se abrindo essa caixa preta.
    Aliás, sou do tempo que a gente tirava a correia do ar pra economizar combustível. Hoje deveria ser item de série.


    Verdade isso aí. Lembro que antes de arrumar o meu eu li muito a respeito. Pesquisei muito na internet e na época o lugar que tinha mais relatos de experiência com a conversão do gás R12 para o 134a no sistema do Opala era no fórum do Opala.com. As postagens eram datadas de bem pouco depois que proibiram o freon. Eram muitas dúvidas na época e gente na tentativa e erro procurando qualidade no rendimento após a conversão. Tb teve uma época que aqui no fórum muito aparecia dúvida sobre AC. Devagar a gente vai desmistificando a assunto de uma vez por todas.

    Alexandre Opaleiro escreveu:
    Rubão, infelizmente mesmo se o compressor der pau já era mesmo, mas creio que possa arrumar, mas no seu caso como partiu para um novo do gás moderno o caminho era esse mesmo.

    Tem um cara que vai me ensinar a consertar esses compressores originais de Opala da marca Denso. Tenho 2 aqui comigo, um que estava no carro (travado) e outro que comprei no ML por 150 mangos mas que está roncando. Vou utilizar os dois como cobaia pra mexer mesmo que precise comprar ferramental específico para isso. Se tudo der certo vou postar um tutorial no fórum. Estou curioso pra ver como está por dentro do que está travado.


    Ferramentas as quais você via utilizar,
    sacador de polia
    sacador de embreagem esse só vai achar em oficinas que trabalham com a/c,ou em lojas que vendem componentes para ar condicionado.
    Uma allen 6,
    Para montagem um selo novo
    e 3 anéis oring para vedação ,pois os velhos quando desmontar não da mais para serem utilizados.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 6 Nov - 13:11:28

    willian fóquinha escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Verdade isso aí. Lembro que antes de arrumar o meu eu li muito a respeito. Pesquisei muito na internet e na época o lugar que tinha mais relatos de experiência com a conversão do gás R12 para o 134a no sistema do Opala era no fórum do Opala.com. As postagens eram datadas de bem pouco depois que proibiram o freon. Eram muitas dúvidas na época e gente na tentativa e erro procurando qualidade no rendimento após a conversão. Tb teve uma época que aqui no fórum muito aparecia dúvida sobre AC. Devagar a gente vai desmistificando a assunto de uma vez por todas.



    Tem um cara que vai me ensinar a consertar esses compressores originais de Opala da marca Denso. Tenho 2 aqui comigo, um que estava no carro (travado) e outro que comprei no ML por 150 mangos mas que está roncando. Vou utilizar os dois como cobaia pra mexer mesmo que precise comprar ferramental específico para isso. Se tudo der certo vou postar um tutorial no fórum. Estou curioso pra ver como está por dentro do que está travado.


    Ferramentas as quais você via utilizar,
    sacador de polia
    sacador de embreagem esse só vai achar em oficinas que trabalham com a/c,ou em lojas que vendem componentes para ar condicionado.
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    e 3 anéis oring para vedação ,pois os velhos quando desmontar não da mais para serem utilizados.
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    Opa..valeu Willian..eu tava querendo saber isso


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    Mensagem por opala4cc Sex 6 Nov - 15:10:25

    willian fóquinha escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Verdade isso aí. Lembro que antes de arrumar o meu eu li muito a respeito. Pesquisei muito na internet e na época o lugar que tinha mais relatos de experiência com a conversão do gás R12 para o 134a no sistema do Opala era no fórum do Opala.com. As postagens eram datadas de bem pouco depois que proibiram o freon. Eram muitas dúvidas na época e gente na tentativa e erro procurando qualidade no rendimento após a conversão. Tb teve uma época que aqui no fórum muito aparecia dúvida sobre AC. Devagar a gente vai desmistificando a assunto de uma vez por todas.



    Tem um cara que vai me ensinar a consertar esses compressores originais de Opala da marca Denso. Tenho 2 aqui comigo, um que estava no carro (travado) e outro que comprei no ML por 150 mangos mas que está roncando. Vou utilizar os dois como cobaia pra mexer mesmo que precise comprar ferramental específico para isso. Se tudo der certo vou postar um tutorial no fórum. Estou curioso pra ver como está por dentro do que está travado.


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    Está esquecendo da ferramenta para centralizar o selo novo. A técnica é similar ao eixo piloto para centralizar o disco da embreagem do motor quando é trocada a embreagem.
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 6 Nov - 15:38:32

    Willian..se eu precisar comprar mais ferramentas acha fácil? Achei um cara pra fabricar pra mim o saca polia...larguei lá o compressor...pego segunda.


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    Retrofit do Ar Condicionado - Explicação Empty Re: Retrofit do Ar Condicionado - Explicação

    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 6 Nov - 17:30:41

    Rubão6cc escreveu:
    Para uma boa conversão é necessário:

    1–Remoção de mangueiras, tubos, conexões, condensador, e compressor, para limpeza completa de todo o circuito por onde o gás refrigerante circula para limpar todo este material com produtos químicos para limpeza, eliminando qualquer resquício do óleo mineral.

    2-Desmontagem do compressor de ar condicionado para limpeza, bem como troca de todos os reparos, juntas e selo e, após, montagem do mesmo, bem como abastecimento do mesmo com o óleo sintético, compatível com o gás R134a.

    3-Trocar o filtro secador por um compatível ao R134a.

    4-Limpeza também do evaporador e condensador com os mesmos produtos, eliminando todo o antigo material (óleo mineral).

    5-Troca das válvulas de enchimento de alta e baixa.

    6-Troca da válvula de expansão.

    7-Remontagem de todo este material.

    8-Completar o sistema com o óleo sintético, que circulará com o gás R134a, lubrificando o sistema.

    9-Fazer a aplicação de vácuo no sistema, utilizando a bomba de vácuo e,

    10-Finalmente, a aplicação do Gás R134a.

    Dependendo do sistema, da resposta desta conversão, em alguns casos há a necessidade de troca de mais alguns itens, como por exemplo, o Condensador.

    o rubao blz!!!!

    nao tinha visto este topico ainda,nao tenho muito conhecimento tecnico em A/C mas trabalho só com isso a mais de 3 anos,e assino em baixo de todos estes procedimentos descritos á cima....porem tem mais um detalhe q gostaria de explicar;

    *no caso de carros q utilizam o gas R12 tambem é de costume da oficina onde eu trabalha a troca das mangueiras.
    *pelo motivo de q o R134a é mais fino do q o R12,e como as mangueiras normalmente sao as originais e ja estao velhas ,o gas tende a nao ficar dentro por muito tempo,coisa de 3 ou 4 meses,as vezes até menos dependendo do estado das mangueiras.
    *ou seja;vc gasta um monte na entrada do verao ,usa o arcondicionado durante o verao inteiro,e no inverno deixa ele parado(ou quase sem uso) e quando chega o proximo verao de novo ele nao gela nada.
    *na oficina aonde eu trabalho o meu chefe nao pega carro com gas antigo pra fazer a conversao sem trocar as mangueiras,justamente pelo fato de ja ter ocorrido fatos no passado em q teve este acontecimento de nao parar gas no sistema.


    em uma das msg acima(se nao me engano, do ivo)ele relata q o ar dele nao esta funcionando direito apos a conversao pro R134a.e se nao houver nada de errado em todo o sistema,a maior probabilidade esta nas mangueiras....

    se nao me engano vai prescisar de uma feramenta chamada de ´´guia de selo``tambem...e uma alicate de abrir chaveta,para retirar a polia e a bobina se correr o risco de estraga-las....

    abç
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    Mensagem por Rubão6cc Sex 6 Nov - 19:26:45

    eleandro kalckmann escreveu:
    Rubão6cc escreveu:
    Para uma boa conversão é necessário:

    1–Remoção de mangueiras, tubos, conexões, condensador, e compressor, para limpeza completa de todo o circuito por onde o gás refrigerante circula para limpar todo este material com produtos químicos para limpeza, eliminando qualquer resquício do óleo mineral.

    2-Desmontagem do compressor de ar condicionado para limpeza, bem como troca de todos os reparos, juntas e selo e, após, montagem do mesmo, bem como abastecimento do mesmo com o óleo sintético, compatível com o gás R134a.

    3-Trocar o filtro secador por um compatível ao R134a.

    4-Limpeza também do evaporador e condensador com os mesmos produtos, eliminando todo o antigo material (óleo mineral).

    5-Troca das válvulas de enchimento de alta e baixa.

    6-Troca da válvula de expansão.

    7-Remontagem de todo este material.

    8-Completar o sistema com o óleo sintético, que circulará com o gás R134a, lubrificando o sistema.

    9-Fazer a aplicação de vácuo no sistema, utilizando a bomba de vácuo e,

    10-Finalmente, a aplicação do Gás R134a.

    Dependendo do sistema, da resposta desta conversão, em alguns casos há a necessidade de troca de mais alguns itens, como por exemplo, o Condensador.

    o rubao blz!!!!

    nao tinha visto este topico ainda,nao tenho muito conhecimento tecnico em A/C mas trabalho só com isso a mais de 3 anos,e assino em baixo de todos estes procedimentos descritos á cima....porem tem mais um detalhe q gostaria de explicar;

    *no caso de carros q utilizam o gas R12 tambem é de costume da oficina onde eu trabalha a troca das mangueiras.
    *pelo motivo de q o R134a é mais fino do q o R12,e como as mangueiras normalmente sao as originais e ja estao velhas ,o gas tende a nao ficar dentro por muito tempo,coisa de 3 ou 4 meses,as vezes até menos dependendo do estado das mangueiras.
    *ou seja;vc gasta um monte na entrada do verao ,usa o arcondicionado durante o verao inteiro,e no inverno deixa ele parado(ou quase sem uso) e quando chega o proximo verao  de novo ele nao gela nada.
    *na oficina aonde eu trabalho o meu chefe nao pega carro com gas antigo pra fazer a conversao sem trocar as mangueiras,justamente pelo fato de ja ter ocorrido fatos no passado em q teve este acontecimento de nao parar gas no sistema.


    em uma das msg acima(se nao me engano, do ivo)ele relata q o ar dele nao esta funcionando direito apos a conversao pro R134a.e se nao houver nada de errado em todo o sistema,a maior probabilidade esta nas mangueiras....

    se nao me engano vai prescisar de uma feramenta chamada de ´´guia de selo``tambem...e uma alicate de abrir chaveta,para retirar a polia e a bobina se correr o risco de estraga-las....

    abç

    Opam valeu amigo! Sobre as mangueiras eu conheço o fato...na verdade não fui eu quem bolei o texto sobre o retrofit..achei num site e gostei e resolvi postar. No meu quando fiz foram trocadas as mangueiras. Realmente se faz necessário.


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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 6 Nov - 19:32:50

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